• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 13 fevereiro, 2014

    Resenha: As Crônicas de Nárnia


    As crônicas de Nárnia é uma série de 7 livros de fantasia escritas pelo escritor britânico C.S. Lewis. Os livros foram escritos entre 1949 e 1954. 
    A minha edição desse livro é da Editora Martins Fontes em volume único. Ela custa geralmente R$ 99,00 na maioria dos sites, mas está sempre em promoção no submarino, e em uma dessas promoções eu paguei R$ 16,90.


    O livro traz as crônicas em ordem cronológica e não na ordem que foram escritas pelo Lewis. Logo, as crônicas estão dispostas na seguinte ordem:
    • O sobrinho do mago;
    • O leão, a feiticeira e o guarda roupas;
    • O cavalo e seu menino;
    • Príncipe Caspian;
    • A viagem do peregrino da alvorada;
    • A cadeira de prata
    • A última batalha.

    Essa edição da Martins Fontes tem 751 páginas,e possui as ilustrações originais de Pauline Baynes, que podem ser vistas no início de cada capítulo e no início de cada crônica. A margem e o espaçamento são bons e a fonte tem um tamanho razoável. As páginas são brancas o que não me agrada muito, prefiro páginas amareladas, mas isso não atrapalhou minha leitura ou me cansou como eu imaginei que fosse acontecer.

    Sinopse: Em O sobrinho do mago, nos conhecemos o Digory e a Polly, que são as primeiras pessoas do nosso mundo a estar em Nárnia, pra ser mais precisa eles estavam presentes no momento em que Aslam  cria Nárnia. O Digory e a Polly são enviados a um mundo desconhecido pelo tio do Digory, o tio André. O tio André que é uma espécie de cientista descobriu uma forma de viajar entre os mundos, e quando vê a oportunidade não pensa duas vezes acaba mandando a Polly e o Digory para esse outro mundo, pois ele tinha uma enorme curiosidade de saber o que tinha e como era esse outro mundo. Durante toda a história as crianças passam por várias situações diferentes. É nesse livro também que temos o primeiro contato com a feiticeira branca.

    Em O leão, a feiticeira e o guarda roupas, nos conhecemos os irmãos e futuros reis e rainhas de Nárnia: Lúcia, Edmundo, Pedro e Suzana. Por causa da guerra, os irmãos acabam saindo de Londres e indo morar com um professor em uma grande casa cheia de cômodos. Tudo muda quando um dia a Lúcia acaba entrando dentro de um guarda roupas que havia em um dos cômodos e saindo na terra de Nárnia. Assim que chega em Nárnia Lúcia conhece o simpático fauno Senhor Tumnus e ficam muito amigos. Lúcia passa horas e horas conversando e tomando chá com o Sr. Tumnus, e entre as várias coisas que ele conta pra ela ele fala também sobre  a feiticeira branca que reina em Nárnia a mais de 100 anos e que acabou com o verão em Nárnia. Quando Lúcia volta pelo guarda roupas e conta tudo para os irmãos eles não acreditam nela, o que a deixa muito triste. Até que um dia ao se esconderem da governanta da casa do professor eles todos acabam entrando no guarda roupas e entrando no mundo de Nárnia, e ai começam as aventuras dos 4 irmãos na fantástica terra de Nárnia.

    Em o Cavalo e seu menino, Shasta é uma criança que não conhece seus pais, ele é criado por um pescador chamado Arriche em uma enseada ao sul da Calormânia. Shasta chama Arriche de pai, mas o mesmo hora é bom com o menino hora o trata muito mau. Em uma noite um tarcaã pediu pousada na casa de Shasta e Arriche aceita. O tarcaã decide comprar Shasta a Arriche e ao ver que o "pai" está negociando sua venda ao tarcaã, Shasta decide fugir com o cavalo do estrangeiro, o que Shasta não sabe ainda é que esse cavalo não é um cavalo comum, mas sim o cavalo falante de Nárnia. Os dois acabam fugindo juntos junto rumo a Nárnia, e no caminho Shasta e Bri (o cavalo falante) acabam se encontrando com Aravis uma menina que está fugindo da madrasta e sua égua Huin, as duas que também estão tentando achar o caminho para Nárnia acabam se juntando aos dois nessa aventura.

    Em O Príncipe Caspian, o jovem Caspian mora em um castelo em Telmar com seu Tio Miraz. O Pai de Caspian está morto e Miraz e a esposa que aparentemente não podem ter filhos criam Caspian, para que esse seja rei após a morte de Miraz. Quando a mulher de Miraz milagrosamente engravida, ele decide dar um fim a vida do seu sobrinho para que ele não ameace o trono do seu mais novo herdeiro. Caspian acaba fugindo para a floresta indo parar em Nárnia e lá ele acaba trazendo de volta os reis e rainhas do passado: Suzana, Pedro, Lucia e Edmundo para que o ajudem a enfrentar seu Tio Miraz e o exercito telmarino.

    Em A viagem do peregrino da alvorada, Lucia e Edmundo estão passando as férias na casa do seu primo chato Eustáquio. Durante uma discussão entre os três em um dos quartos da casa eles percebem que a água de um quadro está se movendo e em alguns minutos os três estão em alto mar sendo ajudados por Caspian a entrar abordo do navio Peregrino da Alvorada, onde o agora rei de Nárnia Caspian está em uma viagem em busca de 7 lordes desaparecidos.

    Em A cadeira de Prata, Eustáquio volta a Nárnia, dessa vez acompanhado por sua colega de turma Jill, nessa aventura Jill e Eustáquio ajudarão a encontrar e trazer de volta a Nárnia o Jovem príncipe Rilian que foi roubado e enfeitiçado por uma feiticeira. Rilian é  filho do Rei Caspian que agora está muito velhinho e tem ainda o sonho de encontrar seu filho perdido a anos.

    Em A última Batalha, a história começa contando a história de um macaco muito esperto chamado Manhoso e um jumento muito ingênuo chamado Confuso, Manhoso se aproveita muito da inocência de Confuso e o faz trabalhar para ele, buscar água, comida entre outras coisas. Um certo dia os dois encontram pelo caminho uma pele de Leão e Manhoso tem a "brilhante" ideia de vestir a pele em Confuso e fazer com que o mesmo finga ser Aslam. Confuso não gosta da ideia mas Manhoso acaba o convencendo. Ao tomar  conhecimento do acontecido o Rei Tirian descendente de Caspian decide por um fim a farsa imposta pelo macaco e para isso ele conta com a ajuda de Jill e Eustáquio, que voltam a Nárnia depois do chamado do Rei.

    Minha Opinião: Já assisti aos 3 filmes lançados sobre as crônicas de Nárnia e gostei muito, por esse motivo decidi adquirir o livro com as outras crônicas sobre o maravilhoso mundo de Nárnia. Apesar de muitas pessoas não terem conseguido ler o livro inteiro e até mesmo abandonarem e desistirem de ler o livro, eu amei ter lido todas as crônicas, foi uma leitura super gostosa e muito fluida, em momento nenhum eu senti preguiça ou achei a história cansativa. A primeira crônica que foi na verdade a 7° escrita pelo Lewis conta muito bem toda a história da criação de Nárnia e é uma das partes mais bonitas do livro. O modo como o Aslam cria Nárnia e os animais falantes é muito, muito bonita, e a crônica é encerrada de uma ótima maneira, onde nos descobrimos a história por traz do guarda roupas da segunda história. 
    A segunda crônica que eu acredito ser a preferida e mais conhecida pelas pessoas também é maravilhosa, eu acho a Lucia muito fofa e inteligente e eu também gosto muito do Edmundo que apesar de ser um personagem extremamente egoísta nesse primeiro livro, ele aprende a lição com tudo que acontece com ele e se torna uma pessoa maravilhosa.
    A 3° crônica é a minha favorita e também a que as pessoas menos gostam, eu sempre vejo todo mundo falar em vídeos que detestou a história e que a achou super chata, mas eu adorei! Achei a "moral da história" que podemos perceber no desfecho final da crônica muito bonita.
    A viagem do peregrino da alvorada foi a história que eu menos gostei de todas, Mas eu meio que já esperava isso, uma vez que eu não gostei tanto assim do filme. Mas mesmo assim é também uma história boa.
    A última crônica encerra as aventuras na terra de Nárnia tão bem quanto as mesmas são iniciadas. Achei o final da crônica muito interessante e muito coerente.

    Eu espero ler esse livro novamente em breve pois eu adorei a leitura e pretendo no futuro ler essas histórias também para os meus filhos, quem desistiu de ler eu aconselho que dê mais uma chance ao livro pois vale muito a pena.

    Classificação:  

    22 comentários:

    1. O filme é muito bom...e muitos dizem que os livros são melhores então deve ser ótimo ler ^^

      - Post novo no blog sobre sapatos com estampa de bandeiras está show ^^

      Beijoss *-*

      ==> Blog Resenhas da Pâm

      ResponderExcluir
    2. Eu assisti só o filme,com certeza ler o livro é mais emocionante,apesar de eu não ser muito da de livros,esse eu leria.Bjos seguindo aqui!
      www.mulherunika.com

      ResponderExcluir
    3. adorei o post, vou procurar pra ler ;D

      ResponderExcluir
    4. Minha querida quero te agradecer...Já estou te seguindo viu e sua page está curtida =]
      E olha, tenho que dizer uma coisa, simplesmente adorei o seu blog. É lindo. E gostei bastante do trabalho que vc teve para escrever a resenha.
      Acredita que até hoje n consegui ler esse livro das Cronicas de Narnia?
      Nossa, tenho interesse muito grande de ler logo, até porque dizem que é muito bom.

      Logo estarei postando uma resenha sobre fantasia/aventura e é capaz que vc goste.
      Estou montando a postagem aqui =]
      Mas amei sua resenha, porque vc soube explicar direitinho os acontecimentos e fico feliz que tenha gostado da historia.

      PARABENS LINDA
      Ahhh, outra coisa, pega o BANNER do I LOVE MY BOOKS e traga para cá, porque quando eu gosto de um blog eu gosto que peguem como um PRESENTE. E se quiser ser minha parceira de blog me avisa que linko o seu blog lá nos meus parceiros.
      bjokas

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Silvana, fico muito feliz mesmo que tenha gostado da resenha e do blog! Adoro seu blog também e sempre que dá separo um tempinho para visita-lo. Beijo :*

        Excluir
    5. Confesso que nunca me interessei nem por esses livros e nem pelo filme, mas gostei da sua resenha e vou ver se pego emprestado com um amigo que tem esse livro. Ps: Essas promoções do submarino são incriveis né? Blog Fan page  → Grupo de divulgaçãoGrupo do blog

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Leia mesmo Aléxia! As promoções do submarino são realmente incríveis eu comprava livros na Saraiva antes mas agora compro quase sempre no submarino :D

        Excluir
    6. Quero muito comprar esse livro, minha amiga disse que é legal!

      http://meniinademoda.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É sim Júlia, pode ler porque vale a pena!

        Excluir
    7. Eu sou doida pra ler esse livro, só não tenho tempo ainda hahahaaha quando tiver com certeza vou ler *-*

      Beijos, Lolla

      vivalavidalolla.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Esse livro é um clássico que ainda não li.
      Bom fds!
      Big Beijos
      Lulu on the sky

      ResponderExcluir
    9. Adoro :) Ficou lindo seu post!
      Beijos,
      blogdaninha.com.br

      ResponderExcluir
    10. Eu tenho esse livro e acho muito legal. São bastante histórias, então a aventura nunca acaba. Para quem nunca leu, recomendo!

      Blog Clandestina a Bordo | FanPage | Twitter

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que legal que vc também gostou Luiza :D

        Excluir
    11. Minha tia de deu de presente este livro, porém, não tenho tanta vontade de ler! :/ Apesar de eu ler várias resenhas dele e a maioria das pessoas falando ''bem''..
      Beijos, Luiane.

      investeguria.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu recomendo a vc que leia! Mas se vc realmente não for ler troca por um que vc queira, melhor que ficar com ele empoeirando na estante...rsrs

        Excluir
    12. Adorei a resenha, eu li esse livro e gostei muito dele e que bom que você gostou também, quando li o livro foi emprestado, mais quero comprar ele.

      momentocrivelli.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    13. Adorei a resenha, , pretendo ler esse livro em breve!
      Parabéns.
      Mayara
      http://magisbook.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Acho 'As Crônicas de Nárnia' incrível! Não gosto muito desta edição mas foi a que comprei (e acredito ter pego a mesma promoção que você, o comprei no Submarino por este exato valor), espero um dia ter todos os sete livros individualmente e em capa de couro. Um abraço!

      http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Adorei o resumo do livro, ainda não o adquiri, mas está na minha lista de compra para esse ano! O blog é lindo, parabéns pelo desempenho! <3

      http://www,leitoraindefinida.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    16. Tenho e já o livro todo e vi os filmes também, adorei tanto um quanto o outro. Mas li a bastante tempo e nem me lembrava de algumas coisas, mas lendo sua resenha sentir saudade do "meu tempo em Nárnia"...rs

      ResponderExcluir