• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 02 junho, 2014

    Entrevista: Autora E. Samuel


    Como vocês já sabem a Elaine é a mais nova autora parceira do blog, então eu decidi fazer uma entrevista com ela. Vamos conferir as respostas!


    Eu: Como decidiu começar a escrever o seu primeiro livro?  

    E. Samuel: O livro “As Quatro Portas do Tesouro - Em Busca do Amuleto de Aloni” começou há muito tempo, com um caderninho e uma letrinha bem garranchosa! Eu devia ter uns dez, doze anos e adorava ler! Ler só já não era o suficiente, eu queria ser uma escritora! Resolvi começar a escrever e foi assim que nasceu a história que serviu de inspiração para o que é hoje o livro. A história era boa, mas, infelizmente, não tinha nenhum valor literário e a letra, uma desgraça! Como eu achava que podia melhorar, nem que fosse só a letra, resolvi guardar o caderninho. Quase quinze anos depois, eu tinha acabado de me mudar do interior de volta para São Paulo e achei, no meio de algumas coisas guardadas, o tal caderninho. Reli o que tinha escrito e achei que a história tinha potencial. Como tinha deixado meu emprego e ainda não havia arranjado outro, resolvi usar o tempo livre para reescrever a história. Foi assim que surgiu a primeira versão do que é hoje o livro “As Quatro Portas do Tesouro – Em Busca do Amuleto de Aloni”.

    Eu: Quais são as suas inspirações literárias? 

    E. Samuel: Eu gosto muito de ler e não tenho um estilo ou autor favorito, mas acho que poderia citar alguns autores de livros infanto-juvenis que considero minhas fontes de inspiração: JK Rowling, Marcos Rey, João Carlos Marinho, Rick Riordan, Jeff Kinney, para citar alguns.

    Eu: Como descobriu a paixão pela leitura? 

    E. Samuel: Descobri minha paixão pela leitura quando li pela primeira vez o livro “O Mistério do Cinco Estrelas” de Marcos Rey. O livro estava rodando pela minha casa, por que meu irmão mais velho tinha que lê-lo para a escola. Eu peguei o livro e resolvi tentar ler. Embora eu ainda fosse muito nova, pois deveria ter uns oito anos, li e adorei! Terminei de ler e comecei de novo! E de novo! Meus pais perceberam que eu tinha REALMENTE gostado e começaram a incentivar o meu novo hábito. Sempre que podiam me levavam à uma livraria e eu saía de lá com vários livros! Quando acabava de ler todos, relia os meus preferidos e continuava assim até a próxima visita à loja.

    Eu:  Qual é o seu livro preferido? 

    E. Samuel: Gosto de tantos livros, acho que é difícil escolher um preferido, mas se eu tiver mesmo que escolher, tenho que dizer que o meu predileto é “Anna Karenina” de Tolstoy.

    Eu: Você possui algum gênero literário favorito? 

    E. Samuel: Não tenho um estilo nem um autor favorito. Leio de tudo! Tem livros que leio só pra saber do que se trata, outros por que realmente me interessam, mas os estilos que mais gosto são aventura, fantasia, livros policiais, de mistério, e romances.

    Eu: Como autora, qual é seu maior sonho? 

    E. Samuel: Eu quero ver meus livros sendo lidos por milhares de crianças pelo mundo inteiro!!

    Eu: De onde surgiu a ideia para escrever esse livro?

    E. Samuel: A ideia para o livro surgiu da história que eu mesma escrevi quando criança, que já contei um pouco na pergunta anterior, mas para falar a verdade, eu não me lembro de onde surgiu a ideia para escrever a história pela primeira vez! Dessa história que escrevi quando criança surgiu a primeira versão do livro, mas com o passar dos anos a história foi sendo acrescentada de novas ideias baseadas nas minhas novas experiências de vida e como mãe também. 

    Eu: Quais os planos para 2015? Vem mais livro por aí?

    E. Samuel: Vem sim!! Na verdade, quando comecei a escrever, eu queria escrever um livro e pronto, não pensava em uma série. Conforme fui escrevendo, porém, a história foi crescendo na minha cabeça, com outras possibilidades, então resolvi fazer uma série. A minha ideia é que os personagens cresçam e amadureçam com o livro, juntamente com os leitores. Na verdade, como todo escritor, não consigo falar pouco, por isso preciso de mais de um!   
    O segundo livro será uma sequência do primeiro, mas com uma história completamente nova, não uma continuação. Cada história da série é independente, mas se relacionam umas com as outras Pretendo lançar no final desse ano ou começo do ano que vem o segundo livro da série. A aventura continua!.

    E ai pessoal, gostaram de conhecer mais sobre essa autora nacional? Espero que sim pois eu adorei saber um pouco mais sobre ela, que por sinal é uma simpatia de pessoa.
     

    22 comentários:

    1. Autora que despertou para a leitura com Marcos Rey?! Me identifiquei. rss Muito simpática a Elaine mesmo.

      Bjs
      http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ela é uma fofa mesmo Pétala! Muito simpática e muito legal.
        Beijão :*

        Excluir
    2. Oii Maiah, só de saber que a inspiração é Jk Rowling já amei, heheeh!
      Adorei a entrevista, super legal :)

      Beijoos!
      http://traduzindo-sonhos.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou da entrevista! Fico feliz por isso :)
        Beijos :*

        Excluir
    3. Oi Maiah!!!
      Adorei a entrevista! Acho sempre bastante interessante conhecer um pouco mais sobre os autores e suas criatividades nos fazem nos aproximar ainda mais desse universo literário maravilhoso! Parabéns pela parceria! =)
      Beijos
      http://estantedafer.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou Fer! Também acho importante conhecer um pouco mais sobre nossos autores.
        Beijão :*

        Excluir
    4. Quem J.K não inspira?!
      Muito legal a entrevista.
      Interessante saber que ela guardou as ideias por mais de 15 anos. Muito interessante mesmo!
      Adorei!

      http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também achei bem interessante isso Marcelo.
        O legal é que ela pode ver tudo que escreveu a tanto tempo com uma cabeça muito mais madura :)
        Abraço.

        Excluir
    5. Olá, deu pra perceber que a autora é super simpática, não a conhecia e nem conhecia seu livro. Parabéns pela parceria e para a autora.
      Beijos.
      http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ela é uma fofa Vinicius! E estou muito feliz pela parceria.
        Abraço.

        Excluir
    6. Olá, tudo bem??
      Adorei a entrevista. O ponto positivo de vir aqui foi conhecer um pouco dessa autora que nunca tinha ouvido falar e saber que ela escreve para o público infanto juvenil me deixou super animada, busco trazer a leitura para a vida de minha filha de 11 anos e apoio muito a literatura nacional e nada mais justo do que procurar pra ela novidades em nossa literatura... Xero!!

      http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah Diana, faça tudo para que ela se encante por esse mundo maravilhoso da leitura! Espero que você encontre o livro perfeito para ela. Quem sabe não é esse né?
        Beijo :*

        Excluir
    7. Oi Maiah!

      Ameiiiiiiiiiii o nome do blog ♥
      Ei, amei conhecer a E. Samuel também. Bom saber que se inspirou na J.K ahhahaha Ansiosa pela resenha do livro!

      Beijos
      http://www.estantedasfadas.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou do nome Carol! Obrigada pelas dicas.
        A autora já enviou o livro pra mim, estou aguardando chegar aqui em casa *-*.
        Beijão :*

        Excluir
    8. Amiga muito bacana você ter conseguido uma colaboradora para o seu blog, porque eu também consegui para o I LOVE MY BOOKS. Estava ficando maluca cuidando do blog sozinha e espero que dê tudo certo pra mim e agora pra vc que conseguiu essa menina linda.

      Espero de coração que dê tudo certo e que vocês conquistem muitas coisas juntas com o blog. Parabens e sinceramente tenho que dizer que adorei a entrevista. Nem tinha pensado em algo assim hahahaha....

      Eu preciso apresentar a minha Colunista também. Já está pronto sabe, mas eu não sei se vou postar hoje ou amanhã. Vamos ver.

      Se cuida minha querida e fica com Deus
      bjokas

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Silvana! Acho que você trocou as bolas...rsrs
        Na verdade a E. Samuel é uma autora parceira.
        Consegui uma colaboradora mas já faz um tempinho.
        Beijão :*

        Excluir
    9. Adorei a entrevista. Que simpatia!
      É tão bom quando os pais incentivam a leitura desde cedo.. Acredito que isso seja o primeiro passo para leitores assíduos e futuros escritores *-*

      Thati;
      http://nemteconto.org

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Verdade Thati! É muito importante incentivar a leitura dos pequenos ;)

        Excluir
    10. Oi Maiah! <3

      Ahhhh já virei fã da autora só pelas respostas que ela deu *-*'
      Primeiro, “O Mistério do Cinco Estrelas” foi o meu primeiro livro também, claro, o primeiro livro que me fez GOSTAR de ler. Foi leitura obrigatória na escola, mas é um livro bem jovem e não é chato como os clássicos. Adoro a ideia de uma série fantástica, isso no Brasil hoje é tão raro. Muitas das crianças cresceram (inclusive eu) lendo Harry Potter e as novas gerações precisam de séries de livros sendo lançadas para acompanhar seu desenvolvimento, em especial séries nacionais :) Adorei a entrevista, ótimas perguntas e parabéns pela parceria amiga! <3

      Beijos,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Mari! Fico feliz que tenha gostado da autora, em breve tem resenha do livro dela no blog :)
        Beijos ;*

        Excluir
    11. Adorei a entrevista, e parabéns pela parceria! A JK é inspiração pra todos, né?
      Beijos
      http://www.gemeasescritoras.com/

      ResponderExcluir