• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 09 agosto, 2014

    Resenha: Livro O Resgate + Sorteio


    O Resgate é um Romance escrito pelo autor Best Seller Nicholas Sparks. O livro foi publicado no Brasil em  Julho de 2014 pela Editora Arqueiro,  e foi cedido ao blog em parceria.


    O livro tem 316 páginas e está dividido em 30 capítulos, já contando com o prólogo e epílogo, esses capítulos são ainda divididos em seções mais curtas. A obra foi traduzida por Maria Clara de Biase.



    As páginas são amareladas, e o tamanho da fonte é muito agradável, o livro possui uma diagramação simples mas bem agradável, com ótimos tamanhos de margem e espaçamento.


    Sinopse:  Denise Holton e seu filho Kyle se mudaram a pouco tempo para  a pequena cidade de Edenton na Carolina do Norte. Em uma noite de forte tempestade ao voltar para casa os dois acabam sofrendo um acidente de carro. Taylor McAden, um voluntário do corpo de bombeiros local, acaba encontrando o carro de Denise no meio da estrada e a resgatando. Mas ao recobrar a consciência, Denise percebe que seu filho kyle de 4 anos que possui problemas na fala não está no carro. Os homens do corpo de bombeiros começam então as buscas pela criança que está perdida na tempestade, e Taylor se dedica ao máximo para encontrar a criança, o que ele não sabe ainda é que ao resgatar Kyle  estará salvando não só a criança, mas também a si mesmo.

    Esse é apenas o 4° livro do Nicholas Sparks que leio  e apesar de muitas pessoas falarem sobre o quão clichês são as obras do autor, eu amo os livros dele.

    O livro trás a história de Denise que é mãe solteira e acaba tendo que largar sua carreira profissional de professora para cuidar de seu filho. Kyle tem 4 anos e tem problemas de fala.
    Desde pequeno Kyle se mostrava diferente das outras crianças e Denise percebeu isso. Ela consultou durante um ano vários especialistas e cada um deu um diagnóstico diferente para o problema do menino: autismo, surdez, transtorno do déficit de atenção.
    A cada novo parecer, Denise lia todo o material possível sobre o assunto afim de ajudar seu filho, mas nada parecia funcionar. Cansada, ela acaba adotando um método próprio de ensinar seu filho todos os dias durante várias horas, e apesar de extremamente cansativo o método parece estar funcionando aos poucos.
    "A Juventude traz a promessa de felicidade, mas a vida traz a realidade do sofrimento."
    Ela acaba tendo que se mudar de Atlanta onde morava para a pequena cidade de Edenton, para uma casa que herdou te uma tia, e depois de pouco tempo acaba sofrendo um acidente. 
    Após o acidente de carro que sofreu em uma noite de tempestade, as coisas na vida de Denise Holton começam a mudar.
    Denise conhece Taylor McAden o homem que a salvou e que salvou também a seu filho. Os dois acabam se conhecendo melhor e se apaixonando.

    Ao contrário de vários livros do Sparks, nesse não temos um grande impedimento para o casal principal, nenhuma doença ou impedimento da família, nem nada do tipo. A única coisa que pode atrapalhar o amor entre Taylor e Denise é o próprio Taylor, que é um personagem que carrega uma culpa muito grande e que não se acha merecedor da felicidade, e devido a isso, acaba sempre afastando todas as mulheres que conhece.

    A relação entre Denise e seu filho Kyle é muito linda. Apesar de não ter sido uma gravidez planejada e de Denise ter mudado toda sua vida para cuidar do filho, ela não se arrepende de nada, pois sabe que Kyle foi a melhor coisa que já aconteceu em sua vida, e apesar da dificuldade de fala ele sempre dá muitas alegrias a Denise, e é uma criança doce e meiga.

    A relação entre o Taylor e Kyle também é muito bonita, Taylor o trata com muito carinho e mesmo o menino não falando direito, Taylor o trata como um garoto normal, ao contrário da maioria das pessoas que Denise conhece que acaba se afastando da criança. O carinho que os dois tem um pelo é o fator determinante para que Denise, se entregue a paixão que sente por Taylor.

    O Kyle é uma criança maravilhosa, mesmo com todas as suas limitações, e em muitas cenas me deu uma grande vontade de poder abraçá-lo.
    Denise nos dá uma grande lição do quanto nos importamos com coisas supérfluas, quando tem tanta gente no mundo com verdadeiros problemas e seguem a vida sem reclamar da sorte. E é exatamente isso que ela sente quando vê mães brigando com seus filhos por falarem demais, e serem muito agitados, quando tudo que ela queria era que Kyle pudesse falar normalmente como todas as crianças, quando ela deseja do fundo do coração que um dia Kyle consiga dizer a ela três simples palavras: Eu Te Amo.

    O grande diferencial desse livro é que a inspiração para o personagem Kyle veio do segundo filho de Nicholas, Ryan, que tem um problema de aprendizado ligado à linguagem. Nicholas e sua esposa passaram pela mesma aflição da personagem Denise e por muitas das experiências narradas no livro. Assim como Denise passou 4 horas para fazer com que Kyle conseguisse pronunciar a palavra maçã, Nicholas passou a mesma coisa com seu filho Ryan, o que só torna a história ainda mais bela e interessante.

    Eu me apaixonei por essa história e por seus personagens assim que inicie a leitura, e a cada página virada mais eu me senti envolvida com a leitura. 
    Ao final do livro eu não consegui segurar a emoção e as lágrimas rolaram. Lágrimas por saber que o livro chegou ao final, mas principalmente por compartilhar da emoção e da felicidade dos personagens.

    Com um bom enredo e personagens maravilhosos e apaixonantes, O Resgate, é um lindo livro que trata não apenas da  relação amorosa entre um homem e uma mulher, mas principalmente da relação de amor entre mãe e filho.
    Na vida você vai conhecer pessoas que sempre lhe dirão palavras certas nos momentos certos. Mas no final você deve julgá-las é pelas ações. São as ações, não as palavras, que importam.
      Classificação:
    Regras:
    • Ter endereço de entrega no Brasil;
    • Cumprir todas as entradas obrigatórias (Curtir a página do blog, Curtir a página da Editora Arqueiro, deixar email para contato);
    • Caso ganhe através de uma das chances extras terá quer ter cumprido;
     Informações Gerais:
    • O período de inscrições vai até o dia 08 de Setembro;
    • Os ganhadores deverão responder o e-mail de contato em até 48 horas, ou o sorteio será refeito;
    • O envio dos prêmios será realizado em até 30 dias úteis;
    • A Editora Arqueiro ficará responsável pelo envio de um livro;
    • Perfis fakes ou de promoção no twitter serão desclassificados;
    • Perfis do facebook restritos impossibilitam de conferir se o participante curte ou não as páginas, então também serão desclassificados;
    • O resultado do sorteio estará disponível no dia 08/09;
    a Rafflecopter giveaway

    58 comentários:

    1. Olha eu já li dois livros do Nicholas Sparks que eu simplesmente ADOREI - Uma Longa Jornada e O melhor de mim que acabei de resenhar no blog. Eu ainda não li o RESGATE, mas ontem mesmo na livraria já peguei o meu exemplar e não vejo a hora de começar a leitura assim que eu tiver chance, porque tenho ainda umas leituras para terminar e resenhar no blog. Mas olha, eu gostei bastante de tudo que vc escreveu sobre o livro, pois despertou ainda mais meu interesse, principalmente seu ponto de vista que foi a CHAVE para me deixar ainda mais curiosa com a história.

      Enfim...Espero gostar bastante do livro como vc gostou.
      Até porque faz pouco tempo que comecei a ser fan do Tio Nicholas (risos)

      Se cuida amiga e fica com Deus viu?
      Tenha um BOM FINAL DE SEMANA e deseja um FELIZ DIA DOS PAIS para o seu Dady.
      bjokas

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que legal Silvana!! Espero que você goste de O Resgate pois eu realmente adorei :).
        Beijo.

        Excluir
    2. Esse livro me chamou a atenção desde quando o vi. Faz tempo que não leio nada do Nicholas, estou com saudades! hahaha
      Adorei a resenha. Participando da promoção.
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou da resenha Thamiris, e boa sorte com o sorteio.

        Beijo.

        Excluir
    3. Oi, Mai! Como vai? *-* (Nunca vou me cansar dessa rima.)
      Achei linda a resenha. Adoro os livros do tio Nick porque ele nunca fala só sobre o amor, mas também sobre a relação pai(s) e filho(s), apesar de tudo, e isso é mais focado em "O Resgate", pelo que você disse; gostei! Quero muito ler o livro, parece ser ótimo. Os melhores livros são os que me fazem chorar, e creio que o farei nesse. Eu simplesmente não consigo segurar as lágrimas, e pelo visto, nem se eu tentar conseguirei, né? Porque você chorou... Fiquei sabendo dessa coisa do filho do tio Sparks há pouco tempo e fiquei meio, sei lá, assim: '-' | =O | Pois é. Deve ter ficado bem mais realista (mais?) pelo fato de ele ter passado por isso. Denise é uma mãe guerreira e Tyler parece a ajudar bastante. Muito bom. O Nicholas e a esposa dele merecem aplausos, porque é cada mãe que abandona o filho por essas coisas... dá vontade de chorar. Morro de dó.
      Beijinhos,
      Karol.
      http://heykarol.blogspot.com.br/

      P.S. Obaaa, sorteio? hahaha :P Vou tentar, não custa nada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Haha, você é uma graça Karol!
        Que bom que gostou da resenha e que se interessou pelo livro também, é realmente uma história bem bonita. Tudo ficou muito realista, eu quase pude ver o Kyle sabe...
        Beijinhos e boa sorte no sorteio gata!

        Excluir
    4. Oi, u quero muito ler este livro, ja faz um bom tempo quem sabe com o sorteio eu levo sorte, sua resenha ficou muito boa, parabens, abraços.
      visite meu blog:
      https://literaturaparaosaber.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Espero que tenha sorte e ganhe Vinicius :).
        Abraço.

        Excluir
    5. Oi Maiah, tudo bom? Eu não sou nenhuma fã do Nicholas, mas tenho de confessar que depois da sua resenha, fiquei muito curiosa para com este livro. Geralmente não gosto de ler os livros dele por serem clichê demais, mas esse não acho que seja assim, pelo que você disse. O fato de não ter doenças nem nada e o amor deles só ser impedido por um deles me atrai muito. Gostei da ideia do autor de ter inspirado Kayle em um de seus filhos. Que bom que você gostou da leitura, beijo!
      entreeleitores.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gostei muito sim Jessica, e fico muito triste com essa coisa das pessoas ficarem falando que os livros dele são clichês, quando aposto que a maioria delas nem se deu o trabalho de ler um livro dele, só repeti o que os outros falam :/.

        Excluir
    6. Sou fão de Nicholas Sparks, muito ansiosa para ler!

      http://paginasefrases.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Oi, tudo bem? Passando aqui pela primeira vez... adorei a sua resenha, mas confesso que tenho uma relação de amor e ódio com o Nicholas Sparks. Acho a escrita dele brilhante, e as adaptações cinematográficas também. No entanto as histórias dele não me surpreendem mais, acho que por conta disso perdeu um pouco o encanto.

      Beijo grande.

      Thati;
      http://nemteconto.org

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também adoro os filmes dele e acho que ele escreve de uma maneira muito bonita. Sei que a realidade das coisas são diferentes, mas um pouco de amor não faz mal a ninguém....Haha
        Beijo.

        Excluir
    8. Oii...
      Sempre ouço elogios sobre o autor, MUITOS, mas eu nunca me interessei em ler sabe? Não me chama muito atenção. Gostos dos filmes inspirados neles, mas as obras mesmo não me interessa tanto.
      Sua resenha está incrivel. Espero um dia perder esse desinteresse.
      Beijinhos,

      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Leia algum Ana, quem sabe assim você não gosta né?
        Beijo.

        Excluir
    9. Oi Mai <3

      Eu só li um livro do Nicholas, haha Foi A Última Música, eu lembro de ter gostado pra caramba... Enfim, quem ama o Tio Sparks mesmo é a Laís, colaboradora do meu blog :) Vocês iriam se dar bem hahaha
      Sempre leio algo como "clichê" sobre os livros dele, mas sei que cada história tem algo de diferente e singular que a torna especial. Fiquei curiosa com O Resgato, é um tipo de leitura que não estou habituada, mas que acho que vou gostar.
      Ótima resenha, Mai ♥
      Vou te ajudar na divulgação do sorteio!

      Beijocas
      http://www.estantedasfadas.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carol <3.
        Eu também amei a Última música, e concordo com sua opinião, nos livros dele tem sempre algo que o tornam especiais.
        Haha curiosa para conhecer a Laís...
        Espero que goste do livro caso leia e boa sorte no sorteio!

        Beijão :*

        Excluir
    10. Olá!
      Sou super suspeita para falar de Nicholas Sparks, pois clichê ou não, AMO os livros dele!
      O Resgate é uma das minhas próximas leituras e tenho certeza que irei gostar (e chorar..rs) já que não tem nenhum livro dele que eu não tenha gostado. E sua resenha me dá essa certeza também!
      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Haha, eu também Aline!!
        Espero que você goste do livro, pois é uma ótima leitura :).
        Beijão :*

        Excluir
    11. Oie, como está?
      Eu gosto do autor, apesar de minha última leitura de um livro dele não ter sido muito boa.
      Adoro livros com páginas amareladas *-*
      Gosto quando as mocinhas protagonistas não são clichês. Denise, por ser mãe solteira e tal, parece ser forte!
      Também gosto quando tem crianças na trama.
      Eu não sabia que o filho do autor tinha esse problema o.O

      Você me deixou com vontade de ler esse livro, parece perfeito.
      Beijos <3
      http://livros-cores.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bem Roberta, e você?
        Adoro livros com crianças também! E com personagens fortes...
        Beijão :*

        Excluir
    12. Oi, Maiara, como vai?
      Menina, tenho um certo problema com as obras desse autor... Não curto :/
      Minha irmã (e minha amiga e minha mãe tb) gostam mt da obra dele, eu não consigo gostar. Li dois livros dele em 2012, mas, enfim... Gosto é gosto, né?
      Abraços

      http://incriativos.blogspot.com.br/2014/08/o-tempo-e-um-rio-que-corre-lya-luft.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bem, obrigada!
        Que pena que você não curto, eu como sua mãe e sua amiga também adoro. Vai ver que você não leu os livros dele que pudessem te agradar, mas gosto é gosto...

        Excluir
    13. Já li muitos livros do autor, e tive a sorte de vê-lo duas vezes aqui em Curitiba, ele é demais! Super querido! Que bom que você gostou do Regaste, ainda não li, mas a sua resenha me animou bastante!
      Beijos
      http://www.gemeasescritoras.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nossa menina que sonho heim?
        Adoraria poder conhecer ele...
        Beijão :*

        Excluir
    14. Oi Maiah linda!!
      Ahhhh *---* eu sabia que você ia amar esse <3
      Eu sou suspeita a falar, né? Mas esse é um dos incríveis romances do tio Nick.
      Guria, eu também gostaria de abraçar o Kyle e falar pra ele que não tem problema ele falar errado. Afinal, ele quase sempre conseguia se fazer entender. Em alguns momentos eu fiquei com raiva da Denise, por ser cruel e não aguentar firme a missão dela como mãe, mas depois nós percebemos o quanto deve ser difícil encarar uma situação dessas, ainda mais sendo mãe solteira :/
      Quando li que o Nick ficou 4 horas treinando a palavra maçã com o filho eu percebi, poxa, esse cara escreve sobre o que ele sabe. Seus livros falam de amor e sua família deve ser muito abençoada para ser cercada de tanto amor <3

      Beijos,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Mari, amei mesmo <3.
        Você com certeza é suspeita, mas eu confio muito na sua opinião...rsrs
        Em alguns momentos eu também achei a Denise meio cruel, mas eu me imaginei na situação dela e eu entendo ela sabe...
        Pois é, muito lindo o que ele fez...E também achei lindo ele ligar para a mulher para que ela ouvisse ele falar Eu te amo ♥.

        Beijão :*

        Excluir
    15. OI!! Eu também amos os livros do Sparks, acho que, mesmo sendo clichê, tem todo aquele dramão que nos fazem cair em lágrimas e mais lágrimas.. estou louca para ler esse!

      Seguindo e curtindo a página!!
      Beijinhos
      www.serleitora.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah, concordo com você Érica *-*.
        Beijão :*

        Excluir
    16. Oi linda, tenho alguns dele aqui e ainda não consegui ler ,acredita?Os livros de parceria estão na frente, mas esse mês pretendo ler algum.
      Desde que vi a divulgação desse livro e do lançamento, fiquei doida querendo, acho um livro lindo com uma história que pode me trazer um ensinamento bom.
      Sua resenha só me instigou mais.
      PARTICIPANDO
      simeiasilva@ymail.com
      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah, entendo Simeia, eu também ponho os de parceria sempre na frente....
        Boa sorte no sorteio ;)
        Beijão :*

        Excluir
    17. Olha, nunca li um livro do Nicholas. Mas esse me chamou a atenção e parece ser muito bom.
      Estou participando do sorteio. Vai que eu ganho né?
      bjs
      formula-amor.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É realmente ótimo Sofia!
        Não custa tentar né? rsrsrs
        Boa Sorte linda!!
        Beijo :*

        Excluir
    18. Esse livro parece ser muito bom, sua resenha está incrível.
      Vou participar <3
      beeijos
      http://cookierobsten.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Oii Maia!
      Então, como já disse váriaaaaasssss vezes, eu simplismente AMO N.S!
      Sério!
      Mas ainda não li o Resgate!
      Juro que sua resenha quase me mata do coração, pq fico desesperada para ler! hahaha
      Curiosidade mil! :P
      Adorei a resenha, tá linda e já estou participando do sorteio! Vai que eu ganho? Ahhhh mds mds! :)
      Nunca ganhei nada, então vai que dá?
      Beijos!
      http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Linda!
        Eu também amo os livros dele!!
        Boa Sorte no sorteio, espero que ganhe ;)
        Beijão :*

        Excluir
    20. Olá Maiah tudo bem? Estou adorando as novas capas do Nicholas, aqueles casais capa de filme antigões já não andavam com nada hahaha, bem o que falar Nicholas é Nicholas né confesso que faz tempo que não leio nada dele, mas estou vendo uma ótima oportunidade de ler algo novo dele. Até agora só li os clássicos como Amor para Recordar e Diario de uma Paixão ^^

      Espero ganhar!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também gostei da mudança nas capas dele...Estão realmente mais bonitas!
        Diário de uma paixão é ótimo...
        Boa Sorte!
        Beijão ;*

        Excluir
    21. Olá gostei muito muito da sua resenha,e sou apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks,espero ler em breve!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Aline!
        Leia mesmo, é um ótimo livro...

        Excluir
    22. Assim como você, eu amo todos os livros do Nicholas Sparks que já li! E olha que já li quase todos! Faltam raros para ler... Ao contrario do que dizem, como vc mesmo falou, eu não acho cliches os livros dele. Eu amo, choro, me emociono com cada um deles.
      Esse livro porém traás um diferencial dos outros livros dele, que ele vai tratar de um tipo de amor além do amor homem-mulher. Geralmente amor carnal é o que domina os livros dele, mas esse não, trás como centro um amor maternal.
      Quero muito lê-lo.
      E realmente é muito interessante ler sabendo que o autor colocou um pouquinho do que ele já viveu no livro, nos trás mais a realidade.
      Parabéns pela resenha.
      Bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Haha também amo Leticia, mas eu infelizmente li menos livros dele do que eu gostaria...
        Fico feliz que tenha gostado da resenha.
        Beijão :*

        Excluir
    23. Oi! Conheci o blog agora e já estou amando *-* Parabéns! Tá tudo muito fofo :3

      Amei a resenha! Já estava muito curiosa com relação a esse livro, agora estou muito mais! hahaha :D Claro que eu vou participar da promoção! Agora que eu estou curiosa, preciso ler ^^ Espero que a sorte esteja ao meu favor! ;D

      http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi linda!
        Que bom que gostou do blog! Boa sorte no sorteio...
        Beijo.

        Excluir
    24. Oi
      Eu adorei ua resenha a forma como descreveu a história e deu sua opinião sobre o livro sem revelar nenhum fato muito importante.
      Também sou fã dos livros de Sparks, porém ainda não li esse em questão, não sei se leria porque goto mais daqueles livros muita emoção e ação.
      Mas de qualquer maneira sua resenha ficou impecável!

      Beijos

      O Outro Lado da Raposa
      Facebook
      Twitter

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Raissa! Fiz com muito carinho como sempre! Amo escrever as resenhas...
        Mais uma fã de Sparks, bate aqui o/...rsrs

        Beijão :*

        Excluir
    25. Amo os livros de Nicholas Sparks, pra mim seus livros não tem nada de clichê, a história parece muito emocionante, estou doida pra ler, claro que já esta na minha lista de leitura.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Milena,
        Concordo com você, também amo os livros dele! Podem até ser um pouco clichês, mas o amor é algo super clichê e mesmo assim é o sentimento mais lindo que existe <3.

        Excluir
    26. Nossa, que história liiinda *-* ele sempre dá um toque, um diferencial nos romances. Eu amo o Nicholas, já li vários livros dele, pretendo ter todos um dia rs, falta pouco, eu acho ;D sempre dou preferencia a eles. Essa história, tanto quanto as outras, encantou-me e me deixou com muuuuuita vontade de ler \o/
      Estou participando já ;D :*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É realmente linda Larissa, um romance maravilhoso. Também quero todos os livros dele e estou comprando aos poucos também :D.
        Boa sorte no sorteio!
        Bjo.

        Excluir
    27. Mesmo que os livros dele sejam clichês, eu me surpreendo com todos e são os que compro sem medo de me arrepender. Me apaixono cada vez mais pelas obras do Sparks e tenho certeza que com essa não será diferente. Achei super fofa a história e estou realmente ansiosa para ler. Sua resenha me cativou ainda mais! Hahahaha Espero um dia ter a coleção inteira!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também Liana! Sou apaixonada pelas obras dele!
        Essa história é realmente muito boa e vale a pena a leitura :)

        Excluir
    28. Eu também amo as histórias do Nicholas, mesmo aquelas que têm um clichê ou outro (o que acho perfeitamente normal).
      Nesse livro em particular, achei que a abordagem foi mais light em relação ao drama. Aqui temos uma história linda entre mãe e filho e também do casal. Aliás, é tão bom ver um adulto machucado aprendendo a aceitar uma nova chance e a amar!!
      Espero ler em breve. Com certeza vou me emocionar!
      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É um livro muito leve e muito gostoso de ser lido Ana!
        Acho lindo histórias de amor entre pais e seus filhos. É um livro muito bom, sem dúvidas.

        Excluir
    29. Eu queria muito mas perfil é todo bloquiado
      ⋙ Um beijo, te espero no blog
      blog Livros com café

      ResponderExcluir