• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 15 setembro, 2014

    PCBL #02: Parcerias de Blogs Literários


    Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje é dia 15 e todo dia 15 aqui no blog é dia de PCBL o/, e o tema desse mês é um tema muito polêmico, as tão desejadas parcerias com editoras.

    Vou dividir esse post em tópicos, cada um tratando sobre alguma dúvida que as pessoas tem ou sobre o comportamento dos blogueiros ou das editoras.

    • O que devo fazer para conseguir uma parceria com uma grande editora para o meu blog?
    — Na minha opinião antes de pensar em parcerias ou coisas desse tipo, o blogueiro deveria se preocupar primeiro com a qualidade do seu blog, tanto no que diz respeito aos posts, quanto no que diz respeito a estética do mesmo. Se seu blog é agradável e tem um bom conteúdo, mas leitores viram e também as parcerias.

    • Como faço para conseguir parceria com autores?
    — Minhas parcerias com autores já se fizeram de duas formas diferentes. Alguns dos autores parceiros do blog eu consegui mandando emails falando sobre meu blog e propondo parceria. Outros entraram em contato comigo através do meu email.

    • Recebi um livro de parceria e não gostei,  o que devo fazer?
    — Bem, em primeiro lugar, eu só solicito um livro a uma editora parceira ou diretamente ao autor, se o livro me interessar muito, por isso boa parte dos livros que resenhei de parceria, tem resenhas positivas, pois o conteúdo realmente me agradou. Mas se você não gostar do livro de jeito nenhum, seja o mais sincero possível com seus leitores e não indique para eles algo que você detestou ler, pois, não é nada justo para com eles. Lembre-se que sem eles seu blog não existe!

    • Você já recebeu muitos "nãos" de editoras?
    — Já recebi, e ainda recebo! Consegui a primeira parceria do blog em abril desse ano apenas e agradeço muito a Arqueiro, Sextante e Saída de Emergência pelo sim! No meu tempo meu blog tinha poucos seguidores e poucas curtidas, mas mesmo assim eles levaram em conta o meu conteúdo e minha dedicação ao blog. E confesso a vocês que depois dessa parceria meu blog cresceu muito, em relação a tudo!

    • O que te incomoda nesse mundo de parcerias?
    — Uma coisa que me incomoda é o mimimi dos blogueiros que não são selecionados, tipo, se me dizem um não (o que acontece frequentemente), eu digo para mim mesma: "ok! Quem sabe da próxima". Mas alguns blogueiros entram na página das editoras e ficam xingando ou falando que tal blog não merece ser selecionado, ou que elas só escolhem os mesmos blogs todo ano, e isso  me incomoda muito!

    • Quais os pontos positivos e negativos de uma parceria com uma grande editora?
    Positivos: É muito bom receber os lançamentos das editoras e poder resenhá-los e também receber os mimos que vem junto com os livros (marcadores, bottons e etc). Mas o que eu gosto principalmente disso tudo é que sinto como se fizesse parte de algo, parte de um pequeno grupo que ama ler e que é presenteado por isso.

    Negativos: Acho que se você fizer parceria com uma editora que os livros te interessem realmente e se você só tiver a quantidade de parcerias que realmente você dê conta de ter, acho que não haverá pontos negativos.

    Bem acho que vou parando por aqui! Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou quiser comentar alguma das minhas opiniões é só deixar comentário! Beijão :*




    31 comentários:

    1. Eu fiquei imaginando alguém xingando as editoras , sei não viu mas isso não é normal não , tudo bem ficar triste ou até chateado por levar um não, ainda mais porque eles não nos dizem o porque não fomos selecionados e fica difícil corrigir o erro, mas partir pra baixaria por isso não da.
      ⋙ Um beijo, te espero no blog
      Sorteio blog Livros com café

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é Pepi, mas acredite! Eu já testemunhei isso várias vezes nas postagens dos resultados dos blogs selecionados!

        Excluir
    2. Oie,
      editoras só acho uma coisa complicada, eles mandam os lançamentos, as vezes é aquele que você sabe que vai gostar e têm outros que só de olhar você já sabe que não é muito seu estilo e acaba lendo do mesmo jeito para cumprir a parceria rsrsrs

      Acho que todos recebem muitos não de editoras grandes, mas com dedicação e trabalho as coisas melhoram.

      bjos
      http://blog.vanessasueroz.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha Vanessa, isso depende muito da editora. A Arqueiro me manda todo mês os lançamentos do mês, mas eu só escolho se eu realmente quiser, pois não tem a obrigação de pedir todo mês...

        Excluir
    3. Nossa, você escreveu tudo o que eu penso em respeito à parcerias, e até onde vai sua sinceridade com um livro que goste/não goste.
      Não é só porque ganhou um livro que tem que falar bem, e não deve-se sair ofendendo editora só porque não gostou (nunca vi isso acontecer). O jeito é conversar com a editora e ser sincero, eles podem relevar e aceitar numa boa.

      Tudo que Motiva

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é, penso o mesmo que você! Sinceridade é bom para ambas as partes!

        Beijão ;*

        Excluir
    4. Oi, Maiah!
      Adorei o post, achei sincero e instrutivo.
      Só tentei parceria com 2 editoras e infelizmente não consegui, mas tenho muito a melhorar no meu blog. Gosto e estou feliz com o conteúdo dele, mas preciso investir em layout. Curti muito as dicas! =)
      Beijos,

      Priscilla
      http://infinitasvidas.wordpress.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Priih!
        Melhore seu blog cada dia mais que um dia seu trabalho será reconhecido! Eu também não tenho muitas parcerias, mas estou bastante satisfeita com as que tenho.

        Beijão :*

        Excluir
    5. Oi Maiah, bom dia! :D
      Adorei o post, acho que muitas pessoas ficam em dúvida sobre isso. Eu também concordo que, se o blog for bem cuidado, com bons posts, boa frequência e visual agradável, as parcerias virão. Não adianta criar o blog, postar uma vez por mês e esperar conseguir uma parceria. Sabendo que estou no começo e que tenho muito a construir, não vou ficar chateada se não conseguir uma parceria com alguma editora.
      Beijos e ótima semana!

      http://confissoesdeumleitor.wordpress.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Liah!!
        Pois é Liah, vejo muito isso, a pessoa cria um blog hoje e daqui a um mês já quer resultado e as coisas não são assim, consegui parceria esse ano e meu blog já tem quase dois aninhos de vida já *-*.

        Beijão ;*

        Excluir
    6. Oi Maiah!

      Adorei o post, me esclareceu muito enquanto blogueira literária iniciante, eu penso que se você não gostou da sinopse do livro ou se não gosta do gênero que a editora publica, nem tente, tem que ser um parceiro que combine com você.

      http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Tainan!
        Fico feliz que tenha esclarecido algumas coisas para quem está chegando agora nesse mundo literário!

        Beijão :*

        Excluir
    7. Adorei o seu post! Além de dar a sua opinião, ainda deu dicas para quem quer começar a fazer parcerias. Minha opinião é bem parecida com a sua! Realmente esse mimimi é horrível, mas eu não posso deixar de concordar com o fato de algumas editoras realmente escolherem quase sempre os mesmo blogs. Quero dizer, tem editoras que estão procurando um tipo especifico de blog e desta forma acaba não dando tanto espaço para os iniciantes. Mas isso é coisa de cada uma, nem todas são assim. Enfim, gostei muito do post! Beijos e tenha uma ótima semana!! :D
      maluquice de garota
      página no face
      página no Twitter

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Isa :D
        Também acho que algumas editoras escolhem os mesmos blogs e tal, mas quem sou eu pra julgar né? Ou pra ficar jogando pedra.
        Mas fico feliz por saber que algumas editoras dão chance para quem está começando e tem futuro, pois tenho visto muito isso...

        Beijão linda!

        Excluir
    8. Eu sempre tento me organizar para que as parcerias que eu faço se encaixem no tempo que eu dedico ao meu blog. É sempre importante que a blogueira cumpra com o que é combinado nas parcerias, mas sempre seja honesta sobre o trabalho que realiza.

      www.laoliphant.com.br

      ResponderExcluir
    9. Maiah, super curti esse blog, e tudo o que você falou nele é verdade! Quando eu não consigo uma parceria, simplesmente sigo em frente e tento melhorar o meu blog para a próxima seletiva. Pena que nem todos pensam assim, né?

      Beijos,
      Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é Carol, se todo mundo fosse assim seria bem melhor! Sei que algumas editoras realmente escolhem os mesmos todo ano, mas xingar adianta o que né?

        Excluir
    10. Muito bacana esse post, muto informativo, inclusive. Adorei!
      Acho que vai ajudar muita gente, principalmente na questão de aprender a ouvir "não" das editoras, que serão muitos.

      memorias-de-leitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Inês!
        Espero que ajude um pouco :D.

        Excluir
    11. Olá Maiara
      Concordo em alguns pontos que você demonstrou. Também participei de seleções quando meu blog estava bem no comecinho, e no meu caso não fui selecionado, mas nem me importei com as respostas negativas. Como disse, estava no começo.
      Agora, blogs mais privilegiados sempre teve e sempre vai ter como em todas as áreas da nossa vida e eu até poderia citar editoras e editoras que fazem isso. Não vejo isso como parceria.
      Abraços

      estantejovem.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ola Paulo, também recebi vários não e ainda recebo até hoje! Fico triste mas levanto a cabeça e parto para a próxima!

        Abraço!

        Excluir
    12. Oi, com toda a certeza que o sonho de qualquer blogueiro literário é ter parcerias com editoras. Meu blog tem menos de 1 ano de existência, mas já tentei parcerias e obviamente recebi um não. Mas fui madura o suficiente para aceitar que existem milhares de blogs melhores e se eu quero parcerias, tenho que melhorar o meu. Acho ridículo essas pessoas que ficam com dor de cotovelo e ficam xingando os blogueiros que conseguiram parceria, com certeza eles lutaram por isso.
      Adorei seu blog e estou seguindo.
      Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que sua atitude foi essa Bianca!
        Fico feliz que tenha gostado do meu blog :)

        Beijos.

        Excluir
    13. Oi Maiah *-*
      Também estou para fazer uma postagem sobre esse tema no meu blog. Muita gente me pergunta 'como recebo livros grátis' e aí já percebo que essa pessoa começou errado. Não é fácil conseguir parceria com editoras e não recebo os livros de graça. É uma relação comercial, de troca. Eu faço um trabalho em troca desses livros. Nós somos marketeiros, críticos e avaliamos (de acordo com nossos próprios padrões) as obras. Pra quem acha que é fácil, não é não. Mas sim, as parcerias ajudam demais o crescimento do blog, da estante e claro, melhoram muito as nossas resenhas. Afinal, a prática nos faz melhorar. Quando eu consegui minha primeira parceria, com a Novo Conceito (logo uma das maiores) eu chorei, gritei e surtei. E minhas resenhas eram horríveis. Horríveis mesmo. Agradeço a eles todos os dias por acreditarem em mim e enxergarem potencial no meu blog. *-*'

      Beijos,
      Mari Siqueira
      Love Lovers Blog

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Com certeza quem pensa assim, não está indo por um bom caminho Mari. Realmente não é nada fácil, apesar de as pessoas acharem que são, e realmente não ganhamos livros de graça, os livros são a recompensa da nossa divulgação e movimentação do mercado literário, eu mesma a maioria dos livros que compro são por indicações de blogs.

        Beijão ;*

        Excluir
    14. Parabéns pelo post! Claro que penso em ter parcerias no meu blog, mas tenho noção que agora é muito cedo, haha, é preciso espera-lo crescer mais um pouco ;)

      Beijos,
      www.a-book-devourer.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Letícia, e continue trabalhando em seu blog para que ele cresça e você possa conseguir em breve uma boa parceria!

        Beijos.

        Excluir
    15. Oieee!
      Amei o post!!!
      Tanto as perguntas quanto as respostas foram muito interessantes :D E no mundo de blogueiro é assim mesmo... Quem ama, respeita, participa, chora, sorri e faz tudo de novo!
      Nada melhor fazer o que se ama, e o nosso amor é pelos livros!
      Parabéns mais uma vez pelo seu blog! E que ele possa crescer mais e mais
      Beijos
      Ariana Silva
      http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/09/livro-os-doze-guardioes-da-luz.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Ari!
        Pois é, nada melhor que fazer algo que te dá prazer :).
        Beijão :*

        Excluir
    16. Olá, Maiah! Finalmente consegui passar aqui, não ia perder a oportunidade! O mimimi dos blogueiros é uma coisa que também me incomoda muito, especialmente nessa última seleção da Rocco. Assim, se quer criticar, beleza. O ruim é que daqui a três dias a gente vai ver essas mesmas pessoas que criticaram puxando saco da editora quando tiver uma promoção, sei lá. É irritante! Enfim, adorei suas respostas! Beijos!

      www.bibliophiliarium.com

      ResponderExcluir