• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 22 setembro, 2014

    Resenha: Livro As Brumas de Avalon 01 - A Senhora da Magia


    As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia, é o primeiro livro da série de 4 livros, escrito pela autora Marion Zimmer Bradley.


    O livro foi publicado no Brasil pela editora Imago, e tem a tradução de Waltensir Dutra.


    O livro tem 248 páginas e está dividido em 20 capítulos. Os capítulos são um pouco longos o que de certa forma pode tornar a leitura mais lenta.


    As páginas são brancas, e a diagramação está bem simples. Tem um bom tamanho de margens, mas o espaçamento entre as linhas é muito pequeno, o que somado ao fato das páginas serem brancas podem tornar a leitura um pouco cansativa.


    Sinopse: Em As Brumas de Avalon, a autora reconta a lenda do Rei Arthur e sua luta para unificar a Bretanha contra a invasão saxônica, através da perspectiva das mulheres do reino de Avalon e Camelot. Nessa série iremos conhecer Morgana e Guínevere mulheres que lutam pelo poder usando Arthur para promover as suas perspectivas visões de mundo.

    Em A Senhora da Magia, primeiro livro da série As Brumas de Avalon, nós começamos a conhecer a história do Rei Arthur, desde antes o seu nascimento.
    Igraine, mãe de Arthur, é casada com Gorlois, Duque da Cornualha e tem com ele uma filha chamada Morgana. Igraine apesar de não amar Gorlois vive tranquilamente com seu marido, filha e sua irmã mais nova Mourgase. Até que um dia ela recebe a visita de sua irmã e Senhora de Avalon, Viviane, e também de Merlin da Bretanha, que lhe dão a noticia de que ela será a mãe do próximo Grande Rei. O Grande Rei que ajudará a unificar a Bretanha contra invasão saxônica, lutará por todos os povos, e tratará com igualdade todos os homens, sejam eles cristãos ou pagãos. E que Igraine não terá esse filho com seu marido Gorlois, mais sim com Uther que será o próximo Pendragon.

    A primeira parte da história é mais focada em Igraine, e nós conhecemos o seu sofrimento ao saber que seu marido por quem sente um grande carinho e respeito irá morrer, e depois a vemos se apaixonar perdidamente por Uther Pendragon, com quem se casa após a morte de Gorlois. Logo no início de seu casamento com Uther, Igraine engravida de Arthur.

    Mas eu amo esta vida  na Terra, Morgan, e amo você com um amor mais forte do que a morte e, se o pecado é o preço da nossa união, vida após vida através das idades, então perecerei alegremente e sem lamentar, pois isso me leva de volta a você, minha amada!   

    Na segunda parte da história acompanhamos os acontecimentos que se passam principalmente na vida de Morgana, filha de Igraine e irmã de Arthur, que foi para Avalon viver junto de sua tia Viviane afim de estudar  para  ser sacerdotisa de Avalon. Nessa parte somos apresentados também a um Arthur quase adulto com 17 anos e também a personagens como Lancelote, que é filho de Viviane e lutará ao lado de Arthur.

    Grande parte da história é narrada em 3° pessoa, com exceção de algumas poucas partes onde vemos as coisas sobre a perspectiva de Morgana.
    Eu particularmente gostei bastante da história contada nesse primeiro livro. E apesar, de eu não ter conseguido criar um grande apreço ou um vinculo maior com nenhum dos personagens, eu achei muito interessante ver como toda a lenda aconteceu desde antes mesmo do nascimento de Arthur.

    As partes que mais gostei no livro são as que falam sobre Arthur e sobre Lancelote, e eu mau posso esperar pelo segundo livro, onde acredito eu, irá contar muito mais sobre a história deles.

    A única coisa que me incomodou um pouco nesse livro, foi a edição dele, que além de ter capítulos bem longos, possui páginas brancas e um espaçamento muito pequeno entre as linhas, o que por vezes tornou a leitura arrastada e cansativa.

    No mais é um ótimo livro, e que deve ser degustado com calma, para que não percamos nada da história. Recomendo a todos os amantes das lendas Arthurianas, e para que gosta de livros do gênero.

    -Ter consciência da ignorância é o início da sabedoria. Mas quando você  começar  a aprender, não precisará esquecer-se de todas as coisas que pensa conhecer.
    Classificação:


    37 comentários:

    1. Oi Maiara,

      O livro parece ser bem fininho, mas pelo jeito, é cansativo. Mas mesmo assim você gostou bastante, então acho que isso lembra aquela coisa de, o livro pode ser cansativo, mas é muito bom. Isso aconteceu comigo várias vezes.
      Bem, não conheço a história do Rei Arthur, e acho que com esse livro seria a oportunidade de conhecer. Só tenho um pouco de medo pelo fato de fazer parte de uma série de quatro livros, eu só li uma série até agora e parei no terceiro de quatro livros.

      Gostei da resenha, muito completa.

      Beijão - Tão doce e tão amarga.


      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Thamiris!
        O livro apesar de ter uma história muito boa, acabou tendo uma leitura um pouco cansativa, não sei se devido a diagramação do livro ou a narrativa da autora. Mas mesmo assim vale a pena fazer essa leitura, pois é muito boa!

        Beijos ;*

        Excluir
    2. Oi flor, amei a sua resenha e fiquei triste por eu não ter comprado a saga mês passado,kkkkk... gosto bem desse gênero e devorei a sua resenha, espero a resenha do segundo livro em?

      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Simeia!
        Nem se preocupa gata! Essa série sempre aparece em promoção no submarino então outras oportunidades de comprá-la virão :).
        Beijo :*

        Excluir
    3. Oi Maiah! Estou com esta coleção já a algum tempo na minha estante rss. Gostei muito da sua resenha , bem detalhista... Me incomoda a diagramação com pouco espaçamento também , mas o que vale mesmo é a estória ;) Renovei agora meu desejo de ler o livro. E aliás, adorei o quotes!

      Bjs
      http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom Pétala! Também estava com essa série parada na estante e fico feliz por ter iniciado a leitura.

        Beijão :*

        Excluir
    4. Comprei a série inteira no final do ano passado e estou louco pra le-los, mas toda vez que o pego e vejo a diagramação, as folhas brancas e o espaçamento minusculo, me bate um desanimo </3. Eu adoro a lenda do Rei Arthur e agora que vc disse que gostou da historia, provavelmente eu tome coragem e comece logo essa série


      Abraços
      http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso realmente desanima Erick, mas é uma boa história e vale a pena ser lida, mesmo não tendo caprichado tanto na edição...

        Excluir
    5. To louca pra ver ler essa série a um tempo. Vou esperar sair a outras resenhas pra ver se compro rs
      https://itgeekgirls.wordpress.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ainda não comecei a ler os outros da série, mas assim que eu fizer isso posto resenha Evellyn!

        Excluir
    6. Fico até com vergonha de dizer que mesmo todo mundo falando deste livro eu ainda não soubesse que se tratava de lendas do rei arthur huehuehe
      Não leria; me desanima muito o fato de letras pequenas, capítulos longos e pouco espaçamento juntos..
      Mas gostei da tua resenha, beijo,
      entreeleitores.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rsrs, Que nada Jéssica, acontece!
        A diagramação realmente não está legal, mas vale a pena superar esse fato!
        Fico feliz que tenha gostado da resenha.
        Beijos :*

        Excluir
    7. Todo mundo fala que esse livro é a minha cara, e que eu amaria se lesse. Confesso que, assim como outras resenhas, a sua me deixou bastante curiosa. O espaçamento pequeno é uma coisa que realmente me incomoda, a ponto de eu abandonar a leitura /:

      Beijão
      http://porenseetcs.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Então dê uma chance ao livro Waleska, quem sabe você realmente gosta bastante né?
        Bjo.

        Excluir
    8. Espaçamento pequeno, páginas brancas e capítulos longos tornam um livro de 200 páginas maior que um de 500 páginas. Lembro de tentar ler esse livro anos atrás, quando eu era mais jovem, mas não consegui por esses motivos que você citou e também eu não entendia muita coisa. Mas gosto da história do Rei Arthur e assisti o filme As Brumas de Avalon, que é legalzinho, quem sabe eu dou outra chance.

      Laplace Cavalcanti
      Autor de A Página Certa
      www.laplacecavalcanti.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Verdade Laplace! Quero ler toda a série para depois assistir ao filme, que parece ser bem legal pelo que no no trailer.
        Abraço!

        Excluir
    9. Olá! ^^
      Parabéns pela resenha!
      Eu comprei os quatro volumes numa super promoção no subs, e o box saiu por R$ 4 e alguma coisa. Sério, paguei só isso! *0*
      Mas, ainda não tive coragem de ler, pelo fato mesmo de ter essas páginas brancas, capítulos longos e letras pequenas. Mas, quem sabe um dia? ^.~

      Beijos!

      http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sério Lorrane? Nossa acho que nunca vi ele tão barato assim, que sorte a sua!
        Leia quando bater a vontade, é uma história muito boa!

        Bjos.

        Excluir
    10. Oi Maiara, muito boa a resenha. Mas nunca tive vontade de conferir essa série, não faz muito o meu gênero. Quem sabe um dia, ele sempre está baratinho nas lojas online...

      http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Andressa!
        Beijão e obrigada pela visita...

        Excluir
    11. Olá =).
      Eu sempre quis ler os livros dessa trilogia, já achei todos por 15 reais e não comprei, me arrependi tanto!
      Beijos.
      Memórias de Leitura (memorias-de-leitura.blogspot.com)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Inês! Na verdade não se trata de uma trilogia, mas sim uma série com 4 livros!
        Não se preocupe, em breve eles com certeza aparecem em promoção no sub ;).

        Excluir
    12. Oi Maiah,
      Toda vez que eu vejo esses livros no Submarino em oferta (praticamente de graça) eu coloco a coleção no carrinho, mas conheço pouca gente que leu e fico achando que não vale a pena. Se você gostou, já vou dar um peso extra na próxima vez que colocar no carrinho, tá? kkkk Eu imaginei que essa era edição econômica, os livros parecem mesmo ser diagramados para caber muita coisa em pouco espaço.
      A partir do próximo livro as coisas devem ficar ainda melhores, porque a saga de Arthur (segundo a mitologia literária) é fantástica! Aguardo suas próximas resenhas <3

      Beijos,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Mari ♥,
        Pode dar um peso extra sim, pois eu gostei bastante da história. A edição é normal apesar de a diagramação não ser lá essas coisas.
        Eu adoro a saga de Arthur, já vi vários filmes, então espero gostar ainda mais dos próximos livros.

        Beijos :*

        Excluir
    13. Oi Maiah!
      Tenho essa coleção, mas ainda não li.
      Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre os livros e gostei bastante da sua.
      Acho que vou gostar da história, pois gosto de histórias medievais, principalmente sobre o Rei Arthur.
      Também não curto capítulos longos, acho que tornam a leitura cansativa.. Capítulos curtos fazem a leitura fluir mais rápido, pelo menos isso acontece comigo..rs
      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Aline!
        Concordo com você e também prefiro capítulos curtos, a leitura flui bem mais rápida e mais dinâmica.
        Mesmo assim é um livro muito bom.

        Excluir
    14. Maiah sempre fico de olho nesta série em promo no Submarino mas sempre acabo tirando do carrinho, quero ler muito em breve, e sua resenha me motivou!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que te motivei Joi, fico muito feliz com isso :D.
        Beijo ;*

        Excluir
    15. Pra falar a verdade não sou fascinado pelas histórias Arthurianas como muitas pessoas que conheço, no entanto essa série em particular sempre me chamou a atenção, mais ainda após um encontro do Clube do Livro em que um amigo comentou sobre ela. Ele disse tantas coisas interessantes que desde então quero ler. Pena que ainda não foi possível.

      Beijos,
      Ricardo - www.overshockblog.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você participa de um clube do livro? Uau que coisa legal! Adoraria fazer parte de algo do tipo! Muito legal mesmo :).

        Abraço!

        Excluir
    16. Eu li esses livros tem uns 10 anos, mas quando vi a promoção na internet comprei a coleção, adoro a história, o leitor é facilmente transportado para outro universo, mas concordo com vc, a diagramação é bem complicada. Provavelmente as letras e os espaços são pequenos para ser uma versão mais econômica, ne?

      Adorei a resenha
      Beijos
      Isadora

      www.novoromance.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acredito que sim Isadora!
        Que legal você ter gostado tanto da série! Me motiva ainda mais a continuar a leitura.

        Abraço!

        Excluir
    17. Adorei a resenha! Eu tenho esses livros aqui, bem guardadinhos, nunca me interessei em pegar! Essa foi a primeira resenha que eu li, e me interessei bastante! Acho que vou dar uma chance!!
      http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Markus!
        Que bom que se interessou em começar a leitura! Se ler me fala o que achou, tá?

        Excluir
    18. eu gosto demais dessa série, só falto ler o quarto livro :D
      Adoro Morgana.
      bjs
      http://torporniilista.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que legal Maria! Eu não conseguir gostar muito de nenhum personagem, mas estou gostando bastante da história.
        Bjos.

        Excluir
    19. Essa coleção é a campeã de entrada e saída do meu carrinho do Submarino hahahahaahahaha
      Gostei bastante da resenha,vou me animar pra comprar na Black Friday.
      Beijos!!
      http://livreirocultural.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir