• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 29 setembro, 2014

    Resenha: Livro Scar Tissue - A Vida Alucinada do Vocalista do Red Hot Chili Peppers


    Scar Tissue, é a biografia de Anthony Kiedis vocalista e fundador da banda de rock Red Hot Chili Peppers. A biografia foi escrita em 2004 pelo Anthony, em parceria com Larry Sloman.


    O livro chegou ao Brasil lançado pela Editora Ediouro com a tradução de: Luiz Roberto Mendes Gonçalvez e Andréia Moroni.


    A edição do livro não é tão maravilhosa quanto eu gostaria, para falar a verdade é bem simples para o valor cobrado. As páginas são brancas e a fonte tem um bom tamanho, mas as margens são muito apertadas o que incomoda na hora da leitura. O valor do livro varia de R$70,00 acima, o que é um preço alto para um exemplar tão simples. Achei a capa desse livro bem bonita apesar de ser bem simples.


    Em sua biografia Anthony relata vários fatos que aconteceram em sua vida desde sua infância, até os dias de hoje. Ele conta tudo de maneira muito clara e objetiva, e não esconde nada dos leitores, nem mesmo os momentos mais sombrios de sua vida.

    Esta é a minha história, com cicatrizes e tudo.

    O livro tem um estilo bem Sexo, drogas e Rock and Roll, que pode chocar os leitores mais fracos. Anthony não esconde nada, e relata tanto sua dependência com drogas, quanto suas várias relações amorosas de uma maneira muito detalhada. Por isso eu não aconselho a leitura para menores de 18 anos!

    A.K. nasceu em Grand Rapids no Michigan, filho de Peggy Nobel e John Michael Kiedis, que alguns anos depois de casados acabaram se divorciando e Anthony ficou morando com sua mãe no Michigan enquanto seu pai se mudou para Califórnia.

    Ainda durante a sua adolescência Anthony se mostrava um menino rebelde e impulsivo e acabou convencendo a mãe a ir morar com o pai na Califórnia. O pai de A.K, era uma hippie que tinha como principal fonte de renda a venda de drogas. Ele presenciou várias vezes o pai fazendo a droga em casa para vender e vendendo para várias pessoas, além de mesmo ainda sendo muito novo acompanhar o pai a boates e festas movidas a álcool e drogas.

    Através de seu pai ele teve também sua primeira experiência com drogas, aos 11 anos apenas, quando o pai ofereceu-lhe um cigarro de maconha. A partir desse dia Anthony começou a consumir mais e mais drogas, principalmente cocaína e heroína.

    Ele relata várias de suas experiências escolares, e também sua primeira experiência sexual, que foi com a namorada de seu pai e com o consentimento dele (Dá pra acreditar gente?).
    Na escola ele conheceu seus dois melhores amigos de toda a vida e também seus futuros companheiros de banda: Michael Balzary (Flea) e Hillel Slovak.

    Quando saí de lá, pensei: " Esse é o meu novo melhor amigo para o resto da vida". Foi como quando conheci Mike (Flea) e Joe Walters. Às vezes você simplesmente sabe.

    Anthony fala abertamente sobre sua dependência em drogas e sobre a sua luta para tentar se manter sóbrio. Fala sobre a perda precoce de seu melhor amigo e guitarrista dos RHCP, Hillel, que morreu por uma overdose, e de como ele conseguiu passar 5 anos sóbrios e depois de uma simples visita ao dentista caiu novamente no mundo do vício.

    "...Porque o preço é sempre maior que a recompensa. Você desiste do seu amor, da sua luz e da sua beleza para virar um buraco negro no universo que só suga energia ruim, em vez de ajudar alguém ou ensinar algo que ajude alguém."

    Ele fala também de como conheceu Kurt Cobain vocalista do Nirvana, e de como se sentiu ao saber que o mesmo tinha se suicidado.
    Anthony fala muito sobre a banda, desde a primeira vez que pensaram na possibilidade de se juntarem e fazerem algo, até a escolha do nome, a construção dos álbuns, gravações de Videoclipes, turnés mundiais e as dificuldades que eles enfrentaram para alcançar a fama.

    Eu amei muito de ler essa biografia e conhecer mais sobre o vocalista da minha banda favorita, acho que esse deveria ser um livro obrigatório para todos os fãs do Chili Peppers. Eu gostei muito de saber o que os inspiraram a compor várias das canções que eu tanto escuto e gostei de saber que elas não são simplesmente versos que foram colocados no papel sem nenhum propósito, mas sim, na maioria das vezes uma maneira expressar o que Anthony estava sentindo.



    Várias das músicas da banda foram compostas para expressar os sentimentos do Anthony durante as várias fases de sua vida. Um momento de solidão (Under the Bridge), a tristeza pela perca de uma pessoa amada (Knock me down, Tearjerker, Venice Queen) e até mesmo as várias relações amorosas que não deram certo na vida dele ( Breaking the Girl, I Could Have Lied).


    A.K. fala também de maneira muito aberta sobre as várias relações amorosas que teve ao longo da vida. E ele me pareceu uma pessoa muito sensível quando se trata desse quesito. Se apaixonando de maneira muito rápida pelas mulheres que conheceu. Ele se mostra um tipo de homem que olha para uma garota que o interessou e na mesma hora pensa: "essa garota tem que ser minha namorada". E o mesmo escreve versos, manda flores, faz de tudo para que ela realmente vire sua namorada!

    Sei que essa resenha está enorme, provavelmente uma das maiores que já fiz, mas queria dividir o meu amor por essa leitura com vocês. Eu não sou tão fã de biografias, mas essa eu simplesmente amei e entrou na minha lista de favoritos da vida! 
    Se você é fã dos Red Hot Chili Peppers, leia! Pois você saberá de muitas coisas interessantes não só sobre a vida do Anthony mas também sobre a banda e seus integrantes.

    É estranho, eu queria tanto fazer parte da vida e ao mesmo tempo tentava jogar fora a vida que havia em mim.

    Classificação:





    Confiram a playlist que fiz com músicas que foram citadas pelo Anthony durante o livro e que eu escutei durante toda a leitura do livro.


    Livro - Scar Tissue by Maiara Vieira on Grooveshark

    33 comentários:

    1. Oi Maiah!
      Adoro RHCP e fiquei muito interessada em ler o livro, mas "carinho" ele hein? rs
      Adorei sua resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler. Acho bacana podermos conhecer melhor os nossos ídolos, ainda mais com uma biografia tão intensa como essa parece ser.
      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Li, tudo bem?
        O preço do livro é realmente bem salgado, mas se você é realmente fã dos Chili Peppers, o livro vai valer cada centavo.
        É muito bacana saber como minhas músicas favoritas da vida foram compostas e o que as inspiraram.

        Beijão ;*

        Excluir
    2. Oie linda, tudo bem?
      Olha você percebeu que agora as editoras estão lançando várias BIOGRAFIAS de gente famosa? Eu estou até surpresa, porque eu nunca fui de ler esse tipo de livro, mas depois que comprei o da Miley Cyrus na Bienal de SP eu vou começar abrir uma exceção para poder conhecer, principalmente aqueles que gosto.
      Mas tipo, Red Hot é um pouco do meu tempo e curtia bastante algumas das músicas deles, mas eu sou mais Linkin Park pra te falar a verdade. Adoraria saber mais sobre o Mike Shinoda ou o Chester Bennington. Mas pela sua resenha falando do vocalista eu achei bastante interessante, porque a vida de todo cantor é sofrida, mesmo tendo a fama de tapa olho né?! Mas eu vou pensar em ver se leio esse livro só por conta de vc ter gostado e favoritado, com certeza eu posso até gostar. Mas eu ainda irei ver. Parabens pela sua resenha e principalmente pela anterior, porque eu estou super interessada no livro Salvas pelo Amor e queria saber se vc adquiriu ou a autora cedeu?

      Fico no aguardo
      bjokas


      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Silvana, eu realmente tenho reparado o crescente número de biografias sendo lançadas!
        Eu curto Link Park também, mas não tanto quanto RHCP, banda por quem tenho um amor muito grande.
        Fiquei curiosa pela sua resenha da biografia da Miley, espero que você leia em breve.
        O Livro Salvos Pelo Amor, foi lido pela minha colaboradora que participou de um book haul do livro recentemente.

        Beijo :*

        Excluir
    3. Confesso que não sou fã de biografias, apesar de achar que saber um pouquinho mais do nosso ídolo sempre é bom. Mesmo assim eu gostei da sua resenha, bem explicadinha e mostrou todos os detalhes do livro, até mesmo o preço. Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
      maluquice de garota
      página no face
      página no Twitter

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Isa!
        Também não sou fã de biografias, mais ler uma do nosso ídolo é incrível! Recomendo essa experiência.

        Beijo.

        Excluir
    4. Oi Maiah, tudo bem?

      Gosto da banda, adoro as musicas, mas não sei se eu leria um livro sobre a banda. Até pode ser interessante e tudo o mais, mas acho que o livro é mais para aqueles que são super fans mesmo. Não me considero tão fã da banda assim

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Kel! Tudo ótimo...
        Tem bandas que apesar de eu gostar eu também não leria uma biografia, mas quando se é muito fã eu acho bastante valido.

        Beijão ;*

        Excluir
    5. Oi ^^ sabe nunca li uma biografia? Tenho curiosidade de ler uma *-* mas o livro esta bem caro mesmo, deve ser bom para estar com esse preço... Adorei sua resenha, bem clara e objetiva *-* voltarei mais vezes, beijo :D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O livro é muito bom mesmo Aliscia e valeu cada centavo que paguei por ele.

        Beijão ;*

        Excluir
    6. Oi Maiah! Já gostei muito da banda, mas atualmente escuto muito pouco. No entanto fiquei bastante curiosa com relação a leitura, pois adoro ler biografias.

      Ótima resenha!
      beijinhos =)
      http://numrelicario.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Érika,
        Você pelo visto é uma das poucas que gosta de ler biografias pelo que vi por aqui...rsrs.

        Beijão ;*

        Excluir
    7. Oi, Mai! Como vai? (Essa rima <3 hahahha)
      Nunca li uma biografia na vida, mas essa me pareceu interessante... Contudo não lerei por agora, já que você recomendou para maiores de dezoito e, bem, eu só tenho quatorze. De qualquer forma, entrou para a lista! Não sou fã de RHCP, mas ouço bastante e gosto pra caramba :3 Depois de saber um pouco mais sobre a vida dele na sua resenha, algumas músicas fazem mais sentido. Pelo visto ele teve uma vida bem conturbadinha, né? :S Mas tudo isso fez ele se tornar quem é hoje. Ainda não ouvi a playlist que você colocou, porém está ótima pelo que eu vi!
      Adorei a resenha, Mai <3
      Beijinhos,
      Karol.
      http://heykarol.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Karol ♥,
        Eu tinha lido apenas uma biografia, e eu até tinha gostado, mas não tanto quanto essa.
        Sério que você só tem 14 anos? Que novinha *-*
        O Anthony realmente teve uma vida bem louca...rsrs

        Beijão ;*

        Excluir
    8. Oi Maiah, tudo bom?
      Ótima resenha, bem detalhada e me ajudou a entender bastante o "universo" deste livro. Eu sabia, claro, que era uma autobiografia do Anthony. Mas não sabia exatamente tudo o que encontraria ao folhear as páginas. Me parece interessante, para quem realmente gosta... Mas acho que não é uma leitura tão pretendida.
      Um beijo, ótima semana para ti!
      Paula, Poetisa & Literária

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tudo ótimo Mirella!
        Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz por isso.
        Fico feliz por ter esclarecido suas dúvidas!

        Beijão ;*

        Excluir
    9. Vi já ótimas resenhas sobre este livro, mas Red Hot não é aquela BANDA da minha vida sabe? mesmo assim acho interessante a leitura!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Joi, pois é...Já eu adoro a banda!

        Beijão ;*

        Excluir
    10. Oi, como está?
      Não curto nem biografias, nem a banda, então não é um livro que me interesse.
      As fotos que acompanham a resenha ficaram lindas como sempre, parabéns :)

      www.enquantoestavalendo.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo elogio Marcelo!
        Abraço...

        Excluir
    11. AAAH eu quero ler!! Nunca li biografias, mas essa me interessou muuito!


      http://mundoemcartas.blogspot.com.br/2014/10/resenha-cor-dos-olhos-teus-andrea-lopes.html

      ResponderExcluir
    12. Meu Deus Maiah, esse livro parece ser perfeito, já quero para mim, só q é meio salgado o preço rsrs.
      Tenho 2 biografias, uma da Marilyn Monroe e uma do John Lennon

      ResponderExcluir
    13. oi Maia!!!
      Ainda não li nenhuma biografia, e quero me desafiar a ler pelo menos uma a cada 2 meses... Vai demorar um pouquinho... É super interessante conhecermos o outro lado, principalmente dos famosos, como eles chegaram e sua trajetória para o sucesso. Me empolguei em ler este livro, e pedimos para santo submarino nosso de cada dia, lançar uma promoção para nós, pobres leitores vorazes pobres de estas na terra huahuahua
      Amei as fotos menina!!!
      Parabéns!!!
      Beijos
      Ariana Silva
      http://ariabooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Respostas
      1. Mas não acho em lugar nenhum

        Excluir
      2. Ninguém respondi 😭😭😭😭😭

        Excluir
      3. Oi Rodrigo desculpe não responder antes!!!
        Olha eu demorei a encontrar também, mas encontrei ele no site da livraria cultura! Dá uma procurada lá e se não encontrar mais procura no Estante Virtual!!

        Excluir
    15. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    16. Ótimo Post Maia! Essa biografia deve ser sensacional!! Gostaria muito de ler! Você tem interesse em vender? Já procurei em diversas librarias, sebos, inclusive na estande virtual, mas nunca encontro... Compraria com muito gosto e pelo preço que vc comprou! Aguardo anciosamente sua resposta! Beijos

      ResponderExcluir
    17. legal o blog! tambem estou procurando o livro, adoro biografias e sou fã do RHCP, espero começar a ler-lo em breve.

      ResponderExcluir
    18. legal o blog! tambem estou procurando o livro, adoro biografias e sou fã do RHCP, espero começar a ler-lo em breve.

      ResponderExcluir