• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 02 outubro, 2014

    Resenha: Livro A Sombra do Vento


    A Sombra do Vento, é o 1° livro da sério "O Cemitério dos Livros Esquecidos" , e foi escrito pelo autor espanhol Carlos Ruiz Zafón.


    O livro foi lançado no Brasil pela Editora Suma de Letras e tem a tradução de Marcia Ribas.


    São ao todo 399 páginas, divididas em 7 partes, e cada parte é ainda dividida em vários capítulos. O livro é narrado sempre em 1° pessoa, na maioria por Daniel Sempere, o protagonista, com exceção de uma pequena parte narrada por outra personagem.



    O Livro tem um tamanho de fonte agradável, mas infelizmente as páginas são brancas, o que apesar de não ter atrapalhado a leitura, não me agrada tanto. O tamanho das margens estão bem agradáveis, assim como os espaçamentos entre as linhas.


    Sinopse: Em uma noite em que Daniel Sempere de 11 anos acorda chorando por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta. Seu pai acaba o levando para um lugar misterioso chamado O Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, Daniel acaba escolhendo o livro A Sombra do Vento do escritor Julian Carax, o que Daniel não sabe ainda, é que esse livro irá mudar sua vida completamente e que o livro está envolvido em muitos mistérios que levaram Daniel em uma aventura cheia de segredos, intrigas e perigos, nas partes mais obscuras de Barcelona.

    A Sombra do Vento, é um livro que eu queria a muito tempo ler, pois estava muito curiosa para conhecer os livros do Zafón, já que vi várias pessoas lendo e comentando maravilhas sobre ele. Acabei comprando esse livro e não lendo, pois sempre passava outra leitura na frente e acabei assim, perdendo um pouco do interesse na leitura. Mas graça a minha TBR Jar do mês, eu acabei tendo que realizar essa leitura e eu confesso que estou muito satisfeita de esse livro ter sido o primeiro dos sorteados, pois ele acabou sendo uma grata surpresa para mim.

    Daniel Sempere tinha acabado de fazer 11 anos quando entrou pela primeira vez no cemitério dos livro esquecidos, uma espécie de labirinto cheio de prateleiras lotadas de livros (Paraíso ♥). Lá, ele acabou escolhendo e levando para casa o livro A Sombra do Vento do autor Julian Carax. Nessa mesma noite Daniel devorou o livro e gostou tanto da obra que decidiu procurar mais obras do autor, mas seu pai que é dono de uma livraria de livros usados não sabe nada sobre o autor ou sobre seus livros.

    Certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração.

    Na verdade quase ninguém conhece nada sobre Julian Carax ou sobre os seus livros, o que deixa Daniel muito intrigado e também muito determinado a descobrir mais sobre o autor.
    Daniel decidi então investigar sobre o passado do autor e sobre o fato de não encontrar nenhum outro livro dele e acaba entrando em um labirinto de segredos e de intrigas. Ao longo da investigação os anos passam e Daniel deixa de ser criança e se transforma em homem. Durante esses anos, além de procurar pelo destino do misterioso Julian, Daniel irá também conhecer o valor de uma verdadeira amizade, e os mistérios do primeiro amor.

    Como já falei anteriormente o livro é todo narrado em 1° pessoa, o que foi algo que eu gostei, já que boa parte dos livros que tenho lido atualmente são narrados em 3° pessoa.
    Os personagens são muito cativantes, eu  particularmente, gostei muito do Fermin achei ele um personagem muito engraçado, divertido, inteligente e um amigo muito leal. E eu achei muito bacana a maneira em que Fermin e Daniel se conheceram e como sua amizade se solidificou.

    A narrativa do Zafón é muito gostosa de ler e eu achei o livro muito bem escrito e bem estruturado, o autor me impressionou bastante nesse primeiro livro.

    A trama central é muito interessante e misteriosa. E muitas das revelações feitas durante a leitura me deixaram boquiaberta. A alguns momentos de tensão também durante o livro e alguns momentos um pouco mais sombrios, todos narrados com perfeição por Zafón.

    Recomendo muito a leitura para todos e não vejo a hora de ler O Jogo do Anjo que é o próximo livro dessa série de livros independentes (Isso mesmo! Podem ser lidos fora da ordem).

    Ele costumava dizer que nós existimos enquanto alguém se lembra de nós.

    Classificação:

    19 comentários:

    1. Desde que li Marina fiquei encantada com as obras dele. A Sombra do Vento está na minha lista de próximas leituras, gostei bastante do autor.

      Tudo que Motiva

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Linda!
        Também tenho vontade de conhecer Marina, e mais agora depois de ler A Sombra do Vento :D

        Excluir
    2. Oii,

      Eu tenho vontade de ler algo do Záfon, gostei bastante da resenha e da proposta do livro. Vou deixar anotadinho aqui pra comprar em breve :D

      Beijinhos,
      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Ana! Caso leia depois me conte o que achou :).

        Bjos ;*

        Excluir
    3. Você vai me fazer atropelar toda a minha lista de leitura, sério. Comprei A Sombra do Vento na Bienal do Rio no ano passado, mas nunca peguei pra ler. Sempre me falam maravilhas dos livros desse autor, e ainda assim, minha lista de leitura tá toda enrolada. Quero muito ler.

      www.laoliphant.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Haha
        Leia então Débora! Eu adorei, a escrita do Zafón tem um diferencial que me agradou muito.

        Beijão ;*

        Excluir
    4. Olá
      Tenho esse livro a um bom tempo, mas ainda não o li, estou criando coragem, pois não é meu tipo de leitura, porém, escuto falar muito bem e espero gostar muito mesmo, de verdade.
      Ótima resenha.

      Beijooos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-extraordinario-r-j-palacio.html

      ResponderExcluir
    5. Nunca li nada do Záfon e só vejo falarem bem dos livros dele, o gênero não faz muito meu tipo mas fico curiosa sempre que vejo uma resenha sobre... Muito boa a resenha, quem sabe um dia rs.

      ~Ah, respondendo sua pergunta sobre o anime Psycho-Pass: eu baixo pelo Anbient.net ou pode assistir online pelo AniTube :)

      http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Eu já tinha visto esse livro mas não sabia que tinha outros, parece interessante, não muito o que leio mas... interessante!

      Dá uma olhada na minha Última Resenha publicada: Pérola na Areia -> http://www.byanak.com.br/2014/09/perola-na-areia-tessa-afshar.html

      ResponderExcluir
    7. É muito bom quando a gente finalmente da chance àquele livro que há muito estava esquecido na "pilha de livros para ler" e ele nos surpreende dessa forma!
      Parece uma saga cheia de mistérios, que deixa a gente com vontade de ler até descobrir todos esses mistérios.

      Beijos e até mais!!



      O Outro Lado da Raposa
      Twitter
      Facebook

      ResponderExcluir
    8. Já ouvi muitos murmurios desse livro e parece ser realmente bom
      E PELA SUA RESENHAAA
      AAAI MEU CORAÇÃO deve ser demais!
      Vou marcar no skoob agorinha para ver
      amando seu blog
      se vc gosta de chick lit , provavelmente pode gostar de Meg Cabot, mas se nao gostar, voce vai gostar de Paula Pimenta - mt bom! Ou Marian Keys <3, Sophie Kinsella <3 Rachek Gibson <3
      com leituras extremamente viciantes HAHAHAH
      obrigada pela compreensão rsrs
      também curti e segui seu blog, obrigada querida!
      Um beijo!
      Pâm - www.interruptedreamer.com

      ResponderExcluir
    9. Oi Maiah, como vai??
      Nossa, sou doida para ler um livro do Zafón, mas assim como você, sempre acabo passando outros na frente :S
      Acho que vou me obrigar a iniciar a leitura em breve, porque todo mundo ama a narrativa do autor, e pelo visto, com você não foi diferente, né? :)
      Beijos ♥

      Thati;
      http://nemteconto.org

      Venha participar do sorteio de um exemplar autografado de "Pó de lua".

      ResponderExcluir
    10. Sempre quis ler um livro do Zafón, mas para falar a verdade nunca pesquisei nenhum título para ver se tinha interesse. Depois que li sua resenha percebi que realmente fiquei curiosa e animada com Sombra do Vento! Vou dar um jeito que ler esse livro o mais rápido possível!

      Beijão!
      http://porenseetcs.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    11. Marina é um livro sensacional! A sombra do vento será o próximo do autor :)

      www.livroseflores.com

      ResponderExcluir
    12. Oi Maiah! Como cê tá?
      Bem, sinceramente, eu nunca tinha me interessado tanto por esse livro. Na verdade, ouvi pouco sobre ele. Foram poucas as vezes, mas sempre me falavam que com certeza era uma leitura do Zafón que valia a pena. Depois da sua resenha, no entanto, me sinto intrigada por ele e estou curiosa para saber que rumo o Daniel vai tomar!
      Resenha maravilhosa.
      Um beijo e ótima semana flor.
      Paula, Poetisa & Literária

      ResponderExcluir
    13. Oi Maiah,
      Ah, eu sou uma lesada e queria comprar esse livro, mas na hora peguei outro. O Prisioneiro do Céu. Todo mundo diz que os livros do Zafón podem ser lidos fora da ordem, mas eu acho que vou perder alguma coisa. kkkk De qualquer forma, preciso comprar esse livro. Só ouço coisas boas a respeito e sua resenha me comprovou isso. Não tem nada que eu goste mais ao ler uma resenha do que ver que você não citou nenhum ponto negativo. Isso me dá muita vontade de ler o livro.

      Beijos,
      Mari Siqueira
      Love Lovers Blog

      ResponderExcluir
    14. Olá.

      Li Marina e realmente gostei bastante do modo como o Zafón narra a história. Mas não sei se leria outro livro dele, e realmente não consigo explicar o porque. Acho que com sua resenha vou reconsiderar um pouco isso e ler A Sombra do Vento assim que possível.

      Beijos

      Bruna
      http://coolturenews.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Quero ler esse livro faz um tempo já e com a sua resenha fiquei mais interessada! Só ouço coisas boas em relação a esse autor, vamos ver se eu gosto também.
      Beijos
      Thaís Lima
      http://imperiodico.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Já vi muito essa capa por aí, mas nunca tinha lido nenhuma resenha. A história parece muito boa! Uma conhecida, minha sogra, já viveu a experiência de procurar muito por um livro e nunca encontrar. Meu namorado e eu acabamos encontrando o livro pra ela, mas foi uma jornada. Fiquei curiosa para conhecer a história desse menino!
      www.blogsemserifa.com

      ResponderExcluir