• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 28 novembro, 2014

    Resenha: Livro Minha Metade Silenciosa


    Minha Metade Silenciosa é um livro Young Adult do autor Andrew Smith. O livro foi lançado no Brasil pela Editora Gutemberg e foi gentilmente cedido ao blog em parceria.


    O livro tem um total de 303 páginas, divididas em vários capítulos. Em cada capítulo, temos como título, o nome do personagem secundário que terá destaque nesse capítulo. A tradução da obra ficou por conta do Rodrigo Seabra.



    A diagramação deste livro está incrível! Eu particularmente, amei o trabalho da Gutemberg na edição desse livro. As páginas são amareladas, as margens e espaçamentos tem um bom tamanho assim como o tamanho da fonte que está bem agradável. A forma como o texto foi disposto (alinhamentos e parágrafos), é intencional para que nós leitores percebamos como o Palito (Personagem principal) escuta as coisas. O que só nos ajuda a criar ainda mais vinculo com o personagem. Outro detalhe interessante na diagramação desse livro é que assim como o personagem o livro só tem uma das orelhas, que no caso é a orelha direita.



    Sinopse: Stark McClellan, tem 14 anos. Por ser muito alto e também muito magro ele é conhecido por todos por seu apelido "Palito". Palito, nasceu com apenas uma das orelhas, o que o faz ser uma vitima constante de Bullying.
    Palito vive em Washington com seu irmão Bosten e seus pais. Bosten sempre defende o irmão do Bullying e de qualquer outra situação, inclusive dos próprios pais, que tratam os dois de maneira extremamente abusiva.
    Um dia, após uma briga com o pai, Bosten foge de casa, o que deixa Palito sem chão. Palito sai então em busca do irmão, pois sem Bosten ele não se sente completo. Na busca pelo irmão ele passará por várias situações, algumas boas, outras ruins.

    Não posso deixar de começar essa resenha declarando para vocês o quanto esse livro mexeu com meus sentimentos. A forma como eu me conectei com o personagem e com seus problemas e situações do dia a dia, foi incrível. Eu me apaixonei completamente por tudo nele, a história, os personagens, a narrativa, a edição.

    O que você ouviria
    Se minhas         palavras

    Produzissem sons?

    E, se elas fizessem isso,

    que          música       eu escreveria
                                     para você?

    Stark McClellan, mais conhecido por todos como Palito, é um garoto de 14 anos que nasceu sem uma das orelhas, o que o faz ser alvo constante de Bullying. Apesar de sofrer vários maus tratos por parte dos colegas de escola, Palito nunca revida e age sempre de forma muito passiva, o que acaba fazendo com que seu irmão Bosten o defenda.
    A relação entre Palito e Bosten é muito linda e muito bem trabalhada pelo autor. Palito tem Bosten como seu herói, pois o irmão sempre o defende de tudo, inclusive dos próprios pais.

    O Mundo para mim soa diferente de como soa para todas as outras pessoas.
    Basicamente o tempo todo, ele soa                       assim.

    Metade da minha cabeça fica em silêncio.

    Os Pais de Palito e Bosten, tratam os dois muito mal, não dão a mínima atenção para nenhum dos filhos e os batem e castigam por qualquer motivo, eles mantém em casa inclusive, um quarto que é nomeado pelos garotos como quarto de São Fillan, esse quarto é usado como forma de castigo para os irmãos, onde eles ficam presos, sem luz, sem roupa ou comida, pelo tempo que os pais acharem necessário.
    Palito, que é inocente com relação a várias coisas acha que tudo que eles passam é normal, que todas as famílias são assim e que todos os pais batem em seus filhos. Afinal, essa é a realidade com que ele tem que conviver desde sempre.

     E não há amor na minha casa, somente regras.

    Além do irmão, Stark tem ainda, uma grande amiga chamada Emily. Emily nunca se importou com o fato de Palito ser diferente e é a única garota que ele conhece que nunca gozou dele. Palito é encantando pela amiga, e ao longo de toda a história, nós acompanhamos o crescimento dessa linda amizade entre os dois.

    Ela aprisionou meu coração dentro da minha cabeça.
    Tudo estava mudando.
    Tudo, menos aquela metade silenciosa da minha cabeça.

    O livro é todo narrado em 1° pessoa pelo Palito, o que nos faz compreender bem o personagem. É muito interessante entender como o jovem se sente e como ele escuta o mundo ao seu redor. Logo de início nós percebemos que o fato de não ter a orelha, faz com que ele se sinta feio e até mesmo que se sinta um fardo para a família.
    Eu adoro livros narrados em 1° pessoa, porque nós conseguimos sentir um pouco das alegrias, angustias, medos e de todos os outros sentimentos que o personagem sente durante toda a história.

    Após uma briga com o pai, Bosten foge de casa, e Palito foge também para procurá-lo, pois ele não consegue se imaginar no mundo sem o seu amado irmão. Na busca pelo irmão, Palito vai passar por várias situações difíceis, e vai aos poucos amadurecendo e aprendendo algumas coisas sobre o mundo que ele nao conhecia.

    Esse livro tem uma história muito tocante do início ao fim, e que despertou em mim diversos sentimentos durante toda a leitura. Eu senti tudo que o personagem sentiu, desde a alegria compartilhada com o irmão ou a melhor amiga, até o desespero e o medo que ele sente quando Bosten foge.
    O autor soube trabalhar de maneira única e realista assuntos pesados como violência, uso de drogas, abuso sexual e a falta de um lar, equilibrando sempre com momentos e personagens muito positivos que fazem da vida do Palito uma vida mais feliz.
     O ponto alto desse livro sem sombra de dúvidas é a relação de Bosten e Palito. É maravilhoso acompanhar uma leitura onde a principal história de amor é entre dois irmãos. E o autor trabalhou tudo de uma maneira maravilhosa e muito emocional.

    Recomendo demais para vocês esse livro, que se tornou um dos meus favoritos da vida. É um livro perfeito para quem gosta de livros que trazem assuntos pesados, de uma maneira simples e que tem como foco principal o amor fraternal.

    Acho que, às vezes, coisas que parecem muito importantes tomam outro aspecto quando a gente se vira e olha de novo alguns quilômetros adiante.


    Classificação:
     

    21 comentários:

    1. Oi Maiah! Ficou ótima a resenha, me deu até uma vontade de comprar ele agora mesmo e ler.. Gostei da capa também ^^
      Beijos, Ariane
      www.diariodostreze.blogspot.com < Visita?

      ResponderExcluir
    2. Olá, ainda não li o livro, gostei muito da sua resenha. Acho que também gostaria bastante da história, gosto de histórias sobre irmãos.
      Te indiquei pra um tag lá no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

      ResponderExcluir
    3. Oi, Maiah!

      Que livro interessante! Fiquei interessada pela diagramação diferente dele. E essa história de tanto o personagem quanto o livro terem apenas uma orelha foi genial! Com certeza vou querer lê-lo.

      Beijos!

      www.livroseflores.com

      ResponderExcluir
    4. Oi Maiah,
      Visualmente é um livro muito bonito, adorei os detalhes. Nunca tinha ouvido falar sobre ele e ao ler a sinopse já fiquei bastante curiosa e um tanto triste. Eu também adoro ler livros em primeira pessoa, pelo mesmo fato que você. Fiquei encantada com a história e é claro, com a sua resenha.
      Beijão, Tão doce e tão amarga.


      ResponderExcluir
    5. A sua resenha ficou ótima, meus parabéns! Se eu estivesse com dinheiro eu seria capaz de comprar esse livro.
      Bjs e sucesso para o blog!
      http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Oii linda, tudo bem?
      Quando terminei em ler sua resenha, logo pensei "Preciso ler esse livro!!!" Sua resenha me conquistou mais do que a sinopse, explicou toda forma a história, o lado difíceis que o Palito passa em casa e também á procura de seu irmão, acho lindo o amor entre irmãos e sua melhor amiga que não tem preconceito nenhum. Ficou muito linda as fotos, você podia deixar seus cachos aparecer mais <3
      Fique com Deus! - Doce Literário
      http://www.doceliterario.com/

      ResponderExcluir
    7. CARAMBA! Necessito lê-lo.
      Amo livros assim, que transborda angústias e medos, e ao mesmo tempo um amor.
      É uma história completamente diferente <3

      http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. A dica já está anotada, esse livro parece ser muito bom, fiquei super interessada com a sua resenha. A capa também chama bastante a atenção. Ótima dica e resenha!
      Beijo,
      http://pactoliterario.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Eu sou louca pra ler esse livro! Sempre leio muitas resenhas positivas e já me indicaram, assim que puder eu vou comprar porque parece ser maravilhoso!!!
      Seu blog é lindo demais, amei tua resenha e já estou seguindo, amei tudo hahahaha
      Beijão,
      Thousand Lives to Live ❤

      ResponderExcluir
    10. Imagino que o livro seja um pouco pesado por se tratar de um tema muito sério. Mas acho que quanto mais livros sobre Bullying melhor. Infelizmente isso virou uma prática corriqueira hoje em dia =(

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      ResponderExcluir
    11. Amo a capa desse livro! Sempre tive vontade de lê-lo, mas agora necessito. Adorei a resenha!


      Beijos!
      livrosdawis.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    12. Eu preciso muito desse livro, me encantei por ele desde a primeira resenha que li, tenho a impressão de que é aquele tipo de livro que todos devem ler, aquele que nos faz pensar sobre nossa vida, sobre nossas atitudes e que nos faz ter consciência de que existem outras pessoas no mundo além de nós. Adorei a resenha. Beijos
      http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    13. oi! adorei esse livro, adoro saber das suas características e "curiosidades"! uma orelha só? rsrs adorei! preciso lê-lo! parabéns pelo blog, esta lindo demais *----*

      ResponderExcluir
    14. Oi, a resenha ficou bem legal, ate deu vontade de ler o livro.

      http://meninadasleituras.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Oi Maiah, tudo bem? Nossa, adorei a sua resenha e aumentou ainda mais a minha vontade de ler o livro. Adorei o cuidado da editora com a diagramação, e a forma como a fez para criar ainda mais uma relação com o leitor, de modo a ficar ainda mais próximo do personagem. A história em si parece ser muito envolvente e emocionante, deve ser incrível sentir o que o Palito sente, e se emocionar com o amadurecimento dele, ou se sentir mal pelos maus tratos que ele passa. Espero ler esse livro em breve e ter a mesma experiência que você teve.

      Linda resenha!!

      Beijinhos,

      Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

      ResponderExcluir
    16. Oi Maiah tudo bem? lembro que quase comprei este livro em uma promoção, mas quando fui concluir a compra estava esgotado =/ Achei a premissa bem interessante e pretendo ler em breve!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    17. OOi,

      Eu só vejo elogios para esse livro. Ainda não comprei, mas já peguei duas vezes. acabei trocando no final. Gostei de saber seu ponto de vista e sua opinião. Realmente parece ser um livro sensivel e tocante, vou comprar mais rapido do que pensava hahaha!
      Gostei da sua resenha!

      Beijinhos,
      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
    18. Olá, Maiah! <3
      Sabe, fico extremamente feliz quando surge para mim essas leituras profundas e marcantes. Esse livro parece ter em si uma reflexão imensa, e a capa me conquistou inteiramente. Só percebi a falta de uma orelha quando você comentou, confesso. Toda a arte chama muita atenção de quem vê e é realmente perceptível a dedicação que a editora teve com essa edição.
      Acho que como você disse, a chave mestra do livro é a ligação entre os irmãos. É muito raro encontrar obras que além de marcantes, abordem amor verdadeiramente fraternal e sincero. Me encanta!
      Sua resenha é rica em detalhes e mesmo assim deixa a gente curioso, o que me faz gostar ainda mais de tua escrita.
      Parabéns mais uma vez! <3
      Um beijo enorme e ótima semana.
      Paula, Poetisa & Literária

      ResponderExcluir
    19. Eu sou louca para ler esse livro, mas não consigo encontrar na minha cidade pra comprar. Já ouvi falar tão bem desse enredo que... ah, vontade de ler!

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    20. To louca para ler esse livro. Adoro quando os autores escolhem protagonistas deficientes, pois é um personagem como outro qualquer, mas que nem sempre tem um bom destaque. Realmente, ta sendo difícil encontrar esse livro, acho que este ano a leitura não sai, mas ano que vem com certeza.

      Bjs, @dnisin
      www.seja-cult.com

      ResponderExcluir
    21. Fiquei com muita vontade de ler esse livro após a resenha, e gostei de nos capítulos informar qual personagem secundário terá destaque. Em muitas obras os secundários são ignorados ou não recebem o destaque certo. E por mais que as tramas sejam sobre os protagonistas, sem os secundários elas não fluem.

      Autor de A Página Certa
      www.laplacecavalcanti.com

      ResponderExcluir