• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 02 dezembro, 2014

    Resenha: Livro O Penúltimo Capítulo


    O Penúltimo Capítulo é um livro nacional, escrito pela autora Clarice Pessato, e foi publicado pela editora Imprensa Livre.  O livro foi cedido ao blog gentilmente pela autora.


    O livro tem um total de 206 páginas e está dividido em 14 capítulos, mais a apresentação e epílogo. A edição conta também com dois prefácios, escritos por pessoas que acompanharam de perto a história de Clarice.


    A diagramação desse livro está muito linda e eu parabenizo a autora e a editora pelo cuidado que tiveram com essa obra. A capa do livro como vocês já viram é linda! A edição tem orelhas e apesar das páginas serem brancas, isso não atrapalha em nada a leitura. A fonte tem um tamanho razoável e as margens e espaçamentos tem bons tamanhos, o que facilita a leitura.


    Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dele e executar seus propósitos através de nós. 

    Eu sinceramente, fiquei muito feliz quando recebi esse livro em parceria com a autora. Li uma resenha sobre ele e achei sua história muito bonita e tocante, então quando a autora me propôs essa parceria vocês não tem noção da minha felicidade.

    Numa bela manhã ensolarada de domingo do mês de julho de 1981, estava sentada no degrau da calçada ao lado da minha casa, olhando a natureza, contemplando a beleza do céu, sentindo o calor do sol, quando de repente, com seu cavalo branco, o príncipe chegou, levou-me consigo e fomos felizes para sempre!
    É assim que sonhamos, mas nem sempre é assim que acontece.

    O Penúltimo Capítulo é uma biografia, e conta a história da jovem Clarice Pessato, que aos 18 anos sofreu um acidente de carro e ficou tetraplégica.
    Nesse livro Clarice nos leva em um tour por sua vida, nos mostrando um pouco da sua infância, da sua adolescência, da sua família e dos seus sonhos.

    Ela nos conta também de vários detalhes sobre como aconteceu seu acidente e tudo que aconteceu com sua família enquanto ela esteve em coma lutando pela sua vida. Conhecemos também as dificuldades pelas quais ela passou com sua nova condição, e um pouco da discriminação que ela sofreu por ser cadeirante. 

    Mas nesse livro não só temos fatos tristes, Clarice nos mostra também que quando menos esperamos, anjos aparecem em nossas vidas para ajudar, seja com uma ajuda naquelas horas que não sabemos ou não temos forças para agir, com apoio, ou uma palavra de superação. Graças a Deus, nesse período de grande dificuldade em sua vida e na de seus familiares a família Pessato contou com verdadeiros anjos.

    Poder, ou não, fazer algo é muito relativo, e, provavelmente é diretamente proporcional ao desejo de concretizar o que se pretende.

    Da metade do livro em diante a autora nos mostra o quanto a fé mudou sua vida radicalmente. Apesar de ela ter sido sempre uma pessoa guerreira e que sempre acreditou em sua recuperação, ela percebeu que na realidade ela nunca aceitou sua atual condição, e se ela mesma não se aceitava como poderia exigir o mesmo das outras pessoas?
    A partir desse ponto, nós conhecemos o poder de Deus na vida de Clarice e a forma como a fé agiu em sua vida. Conhecemos uma nova Clarice que através do poder da palavra de Deus, conseguiu continuar seus estudos e conseguiu também ajudar e confortar muitas pessoas com as suas palavras.

     No decorrer da leitura você irá perceber o quanto a capa e o título do livro fazem sentido, então isso me agradou bastante enquanto eu estava lendo.

    Apesar da autora falar bastante sobre sua fé e sobre sua religião, recomendo esse livro para qualquer pessoa que tenha fé e que goste de ouvir sobre Deus e sua palavra, independente de religião.
    É um livro muito bonito e que indico bastante para quem gosta de histórias reais e de superação. A Clarice é uma pessoa especial e cheia de obstinação e força. E que usou sua condição com muito amor e alegria para ajudar pessoas que precisam de apoio, consolo e direção.

    Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses. Depois disso, ela voa  embelezando a natureza com seu colorido e o que é mais importante: Espalhando sementes para produzir novas flores e frutos.

    Quem tiver interesse em adquirir o livro é só entrar em contato com a autora através do email: claricepessato@hotmail.com.br.

    15 comentários:

    1. Olá Maiah, tudo bem ???
      Não conhecia esse livro e nem a autora, fiquei muito feliz de saber um pouco sobre a história dela, que deve ter sido muito difícil. Fiquei feliz por saber que ela está bem, feliz e que conseguiu vencer diversos desafios !!!
      Achei a capa desse livro uma graça, é simples, mas é linda e chama a atenção !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    2. Olá,
      Primeiro eu adorei a forma como o título tem um significado profundo, que logo é exposto na sinopse, e segundo que agora estou morrendo de vontade de ler. E adorei suas fotos!
      Beijos.
      Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Oi Maiah!
      Simplesmente amei a capa! Que coisa mais linda!
      O livro parece interessante. Acho bacana conhecer a história de pessoas após passarem por algum acontecimento que mude suas vidas. Livros assim sempre trazem ótimas lições para nós!

      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Que história mais linda. Adoro livros assim, justamente para dar mais valor, sabe? Dica mega anotada e, sem dúvida, vou entrar em contato com ela. Para comprar o livro e quem sabe ela topa dar uma entrevista lá para o blog. Ah! A capa é linda!! ♥♥

      Beijos,
      Carol
      www.pequenajornalista.com.br

      ResponderExcluir
    5. Oi, como vai?
      Nossa! Não conhecia esse livro. Parece ser bem bacana com uma história encantadora.
      Mais encantadora é essa capa! A autora acertou em cheio, ficou linda demais.
      Parabéns pela resenha.

      www.enquantoestavalendo.com.br

      ResponderExcluir
    6. Pois é, superação é tudo. E livros que conta histórias assim são maravilhosos não vou nem comentar sobre a capa desse livro de tão diva que é rsrs
      Beijos!

      leehlivrosillustration.blogspot.com

      ResponderExcluir
    7. Oi, Mai
      Biografias e autobiografias nunca foram meu gênero literário favorito. No entanto, desde que li Minha Lista de Prioridades (te convido a ler a resenha. O livro é ótimo) e vi o quanto aquela leitura me marcou, eu estou a procura de outras biografias. Não conhecia a Clarice e adorei a forma como você falou do livro, com todo carinho e estima que a obra merece. Um assunto delicado, mas que traz consigo a força de quem batalha todos os dias e supera as dificuldades! Eu amei o enredo. E também elogio o trabalho grafico. FICOU LINDO E ESTA BORBOLETA ESTÁ APAIXONANTE! *sim, eu gritei*

      Adorei a resenha, Mai!

      Abraços
      Adriano
      GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    8. Olha ultimamente tenho até tido interesse de ler mais livros de BIOGRAFIA, pois não tenho muito o costume. Mas me pareceu bastante interessante pela sua resenha ,pois o livro e toda diagramação me chamou bastante atenção. Eu quero ver se dou uma chance, até porque quero conhecer FATOS REAIS agora sabe? Achei o desenvolvimento da sua resenha muito boa e quero te dar os parabéns também pela sua sinceridade sobre ele. =]

      Outra coisa minha querida, já está participando do sorteio de NATAL/ANO NOVO do I LOVE MY BOOKS ?? Já se inscreveu? Já tem mais de 50 blogs inscritos - http://goo.gl/forms/HkwF3VvdrX =] Espero que participe. Bjokas

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    9. Oi, Florzinha! Tudo bom?
      Estou apaixonada pela capa e ainda mais por toda a dedicação da editora para com o livro, diagramação e resultou em uma aparência linda. Gostei de saber que apesar das páginas brancas isso não te atrapalhou, as vezes me incomoda, principalmente se as letras forem pequenas.
      Como você disse, eu não vejo a história todo como algo triste, sim foi trágio o que lhe aconteceu, mas o fato de superar isso um pouquinho a cada dia é uma superação única. No fundo, eu entendo o fato dela não aceitar sua condição, antes fazia tudo sozinha, não dependia de ninguém, e agora para determinadas ações ela necessita de ajuda. Fico feliz ao ler que ela encontrou e reconheceu o poder de Deus em sua vida e tenho certeza que hoje ela é uma pessoa feliz e de bem com a vida, aprendendo agora a viver essa nova etapa da vida. Tenho certeza que é uma leitura emocionante, vou colocar na minha lista e espero ter a chance de ler esse livro maravilhoso também!

      Beijos linda!
      www.percepcoes.blog.br

      ResponderExcluir
    10. Uauuu que capa lindíssima em primeiro lugar, a diagramação tudo perfeito, gostei de conhecer mais sobre a autora o livro e sua historia, com certeza é uma historia que merece ser repassada!

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    11. Oi Maiah, tudo bem?

      Eu amei a capa desse livro! Só por isso fui correndo adicionar no skoob hahaha
      Depois que li sua resenha, realmente, eu preciso ler. Sou muito apega a minha fé, acredito que Deus possa confortar o coração de qualquer pessoa diante de qualquer situação, e no caso, da Clarice. A leitura seria muito prazerosa, eu vou procurar online e comprar.

      Beijos,
      http://www.estantedasfadas.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Oi Maiah, como vai?
      Nossa, que lindeza a capa desse livro, hein?
      Lindo demais! A história parece ser muito tocante, como você mesmo disse.
      Fiquei intrigada e vou procurar sabe mais a respeito. Parabéns pela parceria, é tão bom quando ela é positiva e nos agrada, não é?
      Beijo grande ♥

      Thati;
      http://nemteconto.org

      ResponderExcluir
    13. Oii Maiah,
      a capa é realmente linda <3 Mas não leria o livro pois a história não faz meu tipo.
      Sei que essas são as histórias "boas" de se ler, pois adquirimos "conhecimento", além de ser uma história de superação, que são coisas que sempre nos fazem bem. Mas mesmo assim... sei não.
      Beijo,
      entreeleitores.blogspot.com

      ResponderExcluir
    14. Olá Maiah!
      Devo te dizer que acho todas as biografias incríveis, muito embora eu não seja leitora assídua do gênero. Achei esta capa um ponto incrivelmente alto para a história e já imagino mesmo qual seja o papel que ela representa na mesma.
      Sou realmente fã de pessoas que compartilham as lições que aprenderam com a vida, e que em vez de permanecerem no chão, aceitam mãos amigas e se erguem a ponto de escrever um livro! É realmente admirável toda essa reflexão.
      Um beijo enorme pra ti!
      Paula, Poetisa & Literária

      ResponderExcluir
    15. Oi Maiah! Eu lembro quando anunciasse aqui a parceria com a Clarice. Naquela postagem a história dela já foi tocante, com essa resenha então ficamos mais instigados ainda a conhecer a obra.

      Autor de A Página Certa
      www.laplacecavalcanti.com

      ResponderExcluir