• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 15 dezembro, 2014

    Resenha: Livro A Vida Secreta das Abelhas


    A Vida Secreta das Abelhas da autora Sue Monk Kidd, foi lançado no Brasil pelo selo Seguinte da Editora Companhia das Letras. O livro foi traduzido Maria Ignez Duque Estrada.


    O livro possui um total de 232 páginas e está dividido em 14 capítulos. Cada capítulo é iniciado com um pequeno trecho, onde conhecemos um pouco mais sobre os segredos das abelhas em suas colmeias.


    Eu adorei todo o trabalho de edição desse livro! A capa está maravilhosa, e a diagramação está bem agradável. As páginas são amareladas, a fonte tem um bom tamanho e as margens e espaçamentos também.


    Sinopse: A adolescência de Lily Owens tem sido complicada. Ela não se lembra da morte da mãe, há mais de dez anos, e sua relação com o pai é mais que difícil. Em 1964, quando completa catorze anos, ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Lily sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs. Aos poucos, Lily descobre um mundo mágico de abelhas, mel e da Madona Negra. Com a ajuda das irmãs Boatwrigh

    Esse livro foi o sorteado para o mês de novembro na minha TBR Jar, e eu fiquei muito animada em realizar essa leitura já que ouvi ótimos comentários sobre ele. Adianto a vocês que esse livro foi tão bom e tão envolvente quanto eu achei que ele seria. Mais um livro maravilhoso para a minha lista de lidos em 2014.

    Lily Owens está as vésperas de completar 14 anos quando decide fugir com sua baba Rosaleen. Ela vive com o pai, com quem te uma relação muito difícil. 
    Além da péssima relação com o pai a menina vive atormentada com a culpa de ter matado acidentalmente sua mãe quando ela tinha apenas 4 anos de idade. 

    "Assim eram as coisas. A perda penetra em tudo mais cedo ou mais tarde, e vai corroendo o que encontra."

    Lily e seu pai T. Ray vivem em uma fazenda em Sylvan na Carolina do Sul, T. Ray tem uma fazenda de pêssegos e Lily ajuda com as vendas na barraca de pêssegos. Desde a morte de sua mãe, Deborah Fontanel Owens, há mais de 10 anos, Lily vive sobre os cuidados de sua baba negra Rosaleen, a única pessoa que demonstra afeto por ela.

    A história se passa entre os anos de 1964 e 1965 e tem como plano de fundo a luta dos negros americanos contra o racismo e pela conquista dos direitos civis. Então durante todo o livro nós deparamos com situações revoltantes de machismo e principalmente de racismo contra os negros, o que me deixou muito indignada com algumas situações, e que me fez refletir e agradecer por não ter vivido em uma época como essa. Já que hoje em dia mesmo que ainda haja muito preconceito ele não ultrapassa níveis tão extremos como em algumas situações do livro.

    "Nós não podemos mudar a cor da nossa pele. É preciso mudar o mundo, é assim que devemos pensar."

    T. Ray foi sempre um homem muito duro com a filha e sempre evitou falar sobre a mãe de Lily. Em uma noite em que Lily vai até o quintal ver algumas coisas de sua mãe que ela enterra embaixo de uma arvore para que o pai não veja, T. Ray a surpreende deitada na grama e acredita que ela estava com alguém. Furioso com a filha ele a castiga fazendo-a ficar de joelhos sobre grãos de milho.
    Após uma briga com o pai, Lily decide então fugir com sua baba para Tiburon, Carolina do Sul, onde Lily acredita que sua mãe tenha estado e onde ela acredita que poderá  obter algumas respostas sobre sua mãe.

    Em Tiburon, elas acabam sendo acolhidas pelas irmãs Boatwrigh: August, May e June. As irmãs Boatwrigh são negras e tem uma criação de abelhas. Ambas são muito bem recebidas por August e May. Mas June faz sempre questão de mostrar o quanto ela está incomodada com a presença de Lily em sua casa.

    Na casa das irmãs Boatwrigh, Lily vai ter várias experiências novas e aos poucos ela vai descobrir muitas coisas sobre mel e sobre as abelhas. Lily conhecerá um pouco mais também sobre as irmãs e sobre a fé delas na Madona Negra. E receberá o carinho incondicional das irmãs, e pela primeira vez em muitos anos Lily irá se sentir feliz e amada.

    Eu realmente amei a leitura desse livro! Através dele conhecemos um pouco mais sobre as abelhas e seus segredos, e também sobre o preconceito racial que sempre existiu no mundo. 
    Os personagens desse livro são apaixonantes! Principalmente as irmãs Boatwrigh, cada uma com suas  peculiaridades. Toda a história é narrada em primeira pessoa por Lily, que apesar de ter apenas 14 anos se mostra muito madura e muito à frente de seu tempo. A narrativa em 1° pessoa nos ajuda a compreender melhor os conflitos internos sofridos pela protagonista Lily que se sente ao mesmo tempo vítima e vilã.

    Recomendo demais essa leitura, é um livro emocionante que fala sobre a vida, o amor, o  poder do feminismo e sobre as injustiças sociais.

    "A centrífuga separa o mel. Tira a parte ruim e deixa a parte boa. Eu sempre achei que seria ótimo ter centrífugas assim para os seres humanos. Era só jogá-los aí dentro e pôr a máquina para funcionar"
      
    Classificação: 



    35 comentários:

    1. Olá Maiah, este não é p gênero de livro que costumo ler, mas achei muito interessante a história, principalmente pelo fato de se passar em 1964 e abordar a questão do racismo. Gostei muito da resenha.
      Um abraço
      Oficina do Leitor / Facebook

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Daniel!
        Esse é um livro muito interessante mesmo e uma leitura muito boa e que recomendo muito! Fico feliz que tenha gostado da resenha :).
        Abraço.

        Excluir
    2. Posso estar falando besteira, mas acho que existe um filme desse livro e é com a Dakota Fanning..
      De qualquer maneira a história deve ser tocante. Só não imagino porque a baba iria deixar que ela fugisse... Uma menina tão nova.
      Não sabia que tinha o livro dessa história. Acho que eu ia gostar de lê-lo.

      Beeijos, O Outro Lado da Raposa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Existe sim Raissa! E sim, é com a Dakota! Um ótimo filme por sinal...
        Se você realizar a leitura entenderá a baba!
        Espero que leia e que goste ;).

        Bjo ;*

        Excluir
    3. Olha eu já tinha visto esse livro nas livrarias, mas nunca tinha chamado minha atenção. Gostei bastante de tudo que vc contou na resenha e sinceramente tenho que dizer que me lembrou um pouco a ESCRAVA ISAURA, porque estou vendo a novela gravada pela SKY. Nunca vi pra falar a verdade e estou conhecendo só agora a história. Não sei, o livro pode não ter nada haver com a novela, mas pelo pouco que li algumas coisas sobre os negros e tudo mais me fizeram lembrar. Mas eu vou ver se leio o livro, até porque eu sempre o via, mas nunca me chamava atenção, até pq a capa eu achei meio feinha =x hahahaahahah

      Mas vou dar uma chance pra ele
      Se cuida linda

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Silvana! Eu sinceramente não sei te dizer se o livro lembra a novela escrava Isaura, pois eu não vi a novela. Mas posso te garantir que é uma história muito linda e que mostra um pouco das dificuldades e preconceitos sofridos pelos negros.

        Beijão ;*

        Excluir
    4. Li apenas um livro dessa autora, A Invenção das Asas, e já fiquei fascinada pela escrita dela. Preciso muito ler esse livro! E realmente, a capa é linda.

      Beijos!
      livrosdawis.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou louca para ler esse livro também Wis ♥.

        Excluir
    5. Já assisti ao filme, adorei! Nunca quis comprar o livro, justamente por causa disso. Lendo a sua resenha, parece que o filme ficou bastante parecido com o livro. Parabéns pela resenha, gostei bastante!

      Love, Nina.
      http://ninaeuma.blogspot.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O filme é ótimo mesmo Nina! Ambos valem a pena :).
        Bjo.

        Excluir
    6. Esse livro me lembrou um pouco a história do livro "A Menina que fazia Nevar" (tem resenha lá no blog). São histórias diferentes, claro, mas tem essa história com pai, mãe que já morreu e filha. Gostei bastante da sinopse, só não sei se me agrada a parte das abelhas. Não que eu não goste, mas sei lá. Mas também acho que posso me surpreender. Então, dica anotada. ;-)

      Beijocas,
      Carol
      www.pequenajornalista.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A parte das abelhas apesar de inicialmente não parecer, é algo muito interessante no livro :).
        Bjos.

        Excluir
    7. Oi,
      Tudo bom?
      Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Literalizando Sonhos e vi que você se interessou pelo meu livro, gostaria de te convidar a conhecer um pouquinho mais da história e te avisar que ainda estou com parcerias abertas até o dia 18/12,s e tiver interesse me mande um e-mail raquel.machado2014@yahoo.com.br. Assim poderemos conversar melhor ok?
      Beijos
      Raquel Machado
      Escritora Vingança Mortal
      http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo convite Raquel :).
        Beijos ;*

        Excluir
    8. Adorei a sua resenha, gostei tanto que fiquei até com vontade de ler o livro, coisa que com diversas resenhas anteriores ainda não havia acontecido.
      Beijos
      www.estilogisele.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Gisele! Fico feliz em saber...
        Leia i livro sim, pois é ótimo!
        Bjos.

        Excluir
    9. Oi, Flor! Tudo bom?
      Se não fosse por sua resenha não daria nada para o livro, mas fiquei surpresa ao saber que estamos lendo algo retratando a vida das abelhas, deve ser muito interessante. Gostei da maneira como temos um pouco de drama e no fundo amei o fato dela ter fugido com a babá e entrarmos nesse mundo mágico, é de fato uma história repleta de reviravoltas. Não consigo parar de pensar no Bee Movie, desde o momento você disse que vemos um pouco esse mundo! Estarei colocando o livro na minha lista e espero gostar tanto quanto você.

      Beijinhos,
      www.percepcoes.blog.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É um livro incrível Poli! Vale muito a pena realizar essa leitura. É muito interessante também conhecer um pouco da vida das abelhas.
        Bjos.

        Excluir
    10. Oi, tudo bem?
      Nossa que premissa sensacional de livro e que vontade de lê-lo rs. Vai pra minha lista de 2015, fiquei muito animada quando soube que ia ler este livro e sua resenha como sempre está muito boa. Continue assim!! ;)
      http://www.magisbook.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico feliz que tenha gostado da resenha e da premissa do livro!
        Espero que leia em breve e que goste tanto quanto eu gostei :).
        Bjos.

        Excluir
    11. Huuuum, é um tipo de leitura bem diferente, e isso me cativou muito <3 . Amei a premissa do livro e o leria com certeza, livros que tem o assunto escravidão, e tudo que se passou nessa época me interessam muito. Espero lê-lo em breve.

      Amei a resenha, maravilhosa como sempre. A foto ficou linda.

      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Simeia! Fico muito feliz por isso...
        Espero que leia e que goste bastante.
        Bjos.

        Excluir
    12. Oii! Tudo bem? Vi esse livro na Leitura e fiquei querendo comprar, porém nunca tinha ouvido falar nele. Agora com sua resenha, deu pra ver que é bom ! :3 Adorei a resenha!
      http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que se interessou pelo livro! Ele é muito bom e recomendo demais essa leitura.
        Abraço!

        Excluir
    13. Olá
      Estória bem impressionante, deve ser daqueles livros que te deixam muito tempo pensando sobre eles após virar a ultima página.
      Adorei a resenha.
      Abraços

      http://chacomresenha.blogspot.com.br/2014/12/resenha-transcendencia-da-carne-de-alex.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É realmente uma história muito interessante e muito tocante!
        Abraços.

        Excluir
    14. Oi, juro que se visse esse livro passaria batido por ele sem saber que é tão fantástico assim, por isso é ruim julgar pela capa/título. Esse é um livro para se refletir bastante sobre as coisas, já tinha ouvido falar mas não sabia do que se tratava. Amei a premissa e tudo o que o livro aborda, fiquei curiosa para saber o que acontece com Lily.

      Bjs
      http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é Andressa! Julgar livro pelo nome/capa, jamais viu?rsrs
        Se bem que a capa desse é tão linda que eu leria mesmo sem saber do que se trata.
        O livro é incrível e tem uma história e personagens muito cativantes.
        Bjo

        Excluir
    15. Olá! Este livro sempre me chama atenção! Justamente por abordar temas reflexivos, eu adoro! Adorei a resenha e ter mais detalhes dele.

      Beijos Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    16. Oi Maiah!
      Eu estava ansiosa pela resenha desde que vi um outro post que falava sobre o livro.
      A premissa parece interessante. Parece ser uma leitura agradável e reflexiva.
      Adorei sua resenha! Com certeza entrou para minha wishlist.
      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou da resenha! Espero que você leia em breve e que goste :).

        Excluir
    17. Oi Maiah,
      Fiquei super curiosa sobre esse livro, parece ser bem interessante.
      Adorei a sua resenha <3

      Beijos
      Thay Lima
      http://imperiodico.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    18. Ótima resenha, me deixou curiosa. Principalmente pelo fato da menina ter matado a mãe sem querer :O hahah Não conhecia esse livro mas agora já está na minha lista.

      ResponderExcluir