• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 21 janeiro, 2015

    Resenha: Livro Se Eu Ficar


    Se Eu Ficar é o 1° livro de uma duologia da autora Gayle Forman. O livro deu origem ao filme de mesmo nome, e foi lançado no Brasil pela Editora Novo Conceito. O livro tem a tradução de Amanda Moura.


    O livro tem 224 páginas, divididas em vários capítulos. Cada capítulo é dividido em duas partes: Uma que fala sobre o que está acontecendo atualmente enquanto Mia está na UTI, e outra onde ela lembra de coisas que aconteceram no passado dela. 
    Ao final do livro temos ainda uma entrevista com os atores Chloe Grace Moretz e Jamie Blackley, que protagonizaram o filme nas telinhas.



    A Edição da Novo Conceito, assim como tudo que eles fazem, está primorosa! A capa está muito bonita e a diagramação do livro está de encher os olhos de tão linda. Páginas amareladas, ótimo tamanho de fonte, margens e espaçamentos com bons tamanhos e todas as folhas estão cheias de desenhos de notas musicais, que tem tudo a ver com a história, e deixa o livro ainda mais lindo .


    Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

    Nesse primeiro livro da Duologia Se Eu Ficar, Nos conhecemos Mia, uma adolescente de 17 anos que mora com os pais e o irmão Teddy no Oregon. Mia é apaixonada por música clássica e desde cedo, descobriu uma paixão pelo violoncelo. Os pai de Mia também adoram música, seu pai era baterista de uma banda de punk rock na juventude e sua mãe sempre amou música, e mesmo ela tendo escolhido um estilo musical diferente eles a apoiam muito.

    Mia namora Adam, o vocalista e guitarrista de uma banda de indie pop que está em ascensão, a Shooting Star, Mia conheceu Adam no colégio onde ela está terminando o ensino médio e aguardando uma resposta da Juilliard School, que é uma escola de música e arte muito conhecida e localizada na cidade de Nova Iorque.

    Em um dia em que as aulas são canceladas por causa da neve, os pais de Mia decidem visitar Henry e Willow, que são amigos da família de longa data e no percurso acabam sofrendo um acidente.
    Mia no começo acha que está tudo bem, pois ela ainda consegue ouvir a música que estava tocando no carro e suas roupas estão intocadas, depois de sair da valeta em que estava caída, e voltar para a estrada, Mia se depara com os corpos do seu pai e de sua mãe, ambos já mortos. Ela decide então, procurar por seu irmão, e nessa procura ela acaba se deparando com o próprio corpo e só a partir dai Mia percebe que não está morta, mas está muito mal e que está vivendo uma experiência fora do próprio corpo.

    Tudo isso acontece nas primeiras páginas do livro, e a partir dai nós começamos a acompanhar a luta de Mia entre ficar ou ir embora e se juntar a sua família. Durante o período em que Mia está em coma e vagando fora de seu corpo nós acompanhamos também flash backs que aprofundam mais as relações de Mia, com os familiares, namorado e com sua melhor amiga Kim, somos levados a vários anos diferentes onde ficamos a par de histórias que aconteceram entre eles e que de alguma maneira marcaram a vida de Mia.

    "Num dos cantos da UTI, em meio ao silêncio, começo a pensar de verdade sobre todas as coisas terríveis que venho ignorando até agora. Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que sou órfã? Nunca mais sentir o cheiro do cachimbo do meu pai? Nunca mais ficar ao lado da minha mãe, conversando baixinho enquanto lavamos a louça? Nunca mais ler para Teddy um capítulo do Harry Potter? Ficar sem eles?"

    Mia é uma menina muito obstinada, doce e apaixonada pela música e pelo violoncelo. Ela não é popular na escola e sua única e verdadeira amiga é Kim, que é muito parecida com Mia, fato que faz as duas se darem muito bem, e serem companheiras e  confidentes uma da outra.
    Adam é um cara divertido, descolado e muito bonito, o que faz Mia, desconfiar das intenções dele quando ele demonstra interesse por ela.
    Apesar de terem gostos musicais diferentes e de serem muito diferentes um do outro, os dois se completam e acabam superando as diferenças iniciais que surgiram na relação.

    "— Mia, Mia, Mia — disse ele, acariciando os fios rebeldes que escaparam da peruca. — É de você que eu gosto. Você está, sem dúvidas, mais sexy e, sabe, essa peruca loira é diferente e tal. Mas a Mia que está aqui, nesta noite, é a mesma por quem me apaixonei ontem e a mesma que vou amar amanhã."

    O livro é todo narrado em 1° pessoa pela Mia, que é algo que eu aprecio bastante, já que nos deixa mais próximos do protagonista. A narrativa da Gayle Forman é bem gostosa de ser lida, e a forma com que o livro foi dividido entre o presente e o passado, está super organizado, não gerando confusão no leitor, o que é algo bem positivo.

    Eu gostei bastante do livro, com algumas ressalvas é claro. Eu sinceramente esperava muito mais, já que li algumas resenhas e ouvi vários comentários super positivos sobre ele.
    Na minha opinião a autora deveria ter tentado aprofundar mais as relações no livro, tanto de Mia com seus familiares, quanto com Adam. Apesar de os flash backs nos mostrar vários fatos e momentos das relações e das vidas deles, eu não consegui me sentir emocionalmente envolvida com o livro.
    Acho que a autora poderia ter explorado mais as cenas dramáticas. Foram poucas as cenas que conseguiram mexer realmente comigo, e em determinado momento quando parecia que isso finalmente ia acontecer, o livro termina, e deixa no ar muitas perguntas não respondidas e muitas dúvidas pairando.

    Já estou com o 2° livro o Para Onde Ela Foi, e espero que ele responda todas as dúvidas e complete as lacunas que o 1° livro deixou. Em breve irei assistir o filme Se Eu Ficar, e assim que fizer isso, posto resenha aqui no blog!
    De qualquer maneira eu gostei do livro e recomendo para vocês! Apesar das lacunas do final, ele é um livro gostoso de ser lido e que tem uma história bem bonita.

    "As vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você"

    Classificação:




    28 comentários:

    1. Eu sou suspeita para falar desse livro, porque SE EU FICAR é muito bom. Adorei toda a história, embora eu acho que autora poderia ter explorado mais a parte da Mia no hospital, mas mesmo assim adorei as partes que foram contadas da vida dela antes de ter acontecido o acidente. Achei tudo muito lindo e quando vi o filme eu achei até melhor viu?

      Mas te aconselho agora a ler o livro PARA ONDE ELA FOI, porque é PERFEITO
      Eu amei pra te falar a verdade. Acho que você vai ver que tem muitas explicações nele. E vai entender também muitas coisas. Enfim...Espero que goste =]

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu gostei dele Silvana, mas esperava muito mais, devido ao grande alarde que foi feito sobre esse livro. A parte do hospital com toda certeza deveria ter sido melhor explorada...
        Já li Para Onde Ela Foi e é realmente bem melhor que Se Eu Ficar!
        Bjos.

        Excluir
    2. Já vi muitas blogueiras falando desse livro, quero muito ler para saber tirar minha própria conclusão.
      Suas resenhas são as melhores Maiah! Parabéns!
      Beijos!
      http://bidicas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Leia sim Bih! É uma boa leitura...
        Obrigada pelo elogio ♥.
        Bjo :*

        Excluir
    3. Oi flor!
      Da mesma forma que você, também estava esperando mais desse livro. Eu gostei, pude notar o potencial da história, mas infelizmente a narrativa não me tocou como eu esperava que fosse acontecer. Por conta disso ainda não me arrisquei a ler o segundo livro, mas espero que a leitura seja melhor do que no primeiro.

      Beijos!
      www.procurei-em-sonhos.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Leia o 2° livro sim Cássia! É bem melhor que o primeiro!
        Bjos ;*

        Excluir
    4. Oii Maiah, tudo bem?
      Acredita que li esse livro só pela capa e trailer do filme? hahaha, foi diferente como imaginei, a história é bem bonita, só não me tocou para me surpreender, decepcionei com o final que esperava algo melhor, vou descobrir como será o segundo livro, amei a resenha <3
      Beijos
      http://www.doceliterario.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O mesmo aconteceu comigo Amanda! Li pelo mesmo motivo que você e me decepcionei um pouco, principalmente com o final...
        Bjos.

        Excluir
    5. Oi Maiah!
      No momento eu estou lendo esse livro mas, infelizmente, até agora não alcançou minhas expectativas. Não sei, li tantas resenhas positivas que esperava muito mais. Mas enfim, ainda estou na metade do livro e espero que minhas impressões mudem.

      Beijos!
      Books and Movies
      www.booksandmovies.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho que a blogosfera encheu tanto os leitores de expectativas que acabamos nos decepcionando um pouco com o livro!
        Bjos.

        Excluir
    6. Tentei ler esse livro, porém não consegui, algo não me prendeu. Mas, assisti o filme e diferente do livro até que gostei e fiquei curiosa para saber o que iria acontecer depois.

      Beijos!
      livrosdawis.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ainda tenho que assistir o filme para ver o que vou achar da adaptação!
        Bjos.

        Excluir
    7. A capa do livro parece ser linda e sem dúvidas a NC soube trabalhar isso muito bem, mas confesso que não curto essa "dose" meio Sparks. Não curto dramas e nem vi o filme temendo ser um dramalhão haha mas bom ler uma resenha com outro ponto de vista. Também ouvi comentários de pessoas que sentiram falta de algumas coisas kkk
      Beijos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Essa leitura não tem muito a ver com Sparks não Juliana! E nem é tão dramalhão quanto você está acreditando que é...
        Bjo.

        Excluir
    8. Olá, gostei muito da sua resenha. Pelas resenhas que vi, o segundo livro é melhor que o primeiro, eu ainda não os li, mas quero ler.

      petalasdeliberdade.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Mari,
        o 2° livro é realmente melhor!
        Bjos.

        Excluir
    9. Estou louca pelo livro, acho ele lindo... Acabei vendo o filme antes de ler, mas isso só fez minha curiosidade aumentar haha, quero muito ler todos <3

      Beijos
      intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que está ansiosa pela leitura Joice! Espero que goste bastante...
        Bjos :*

        Excluir
    10. Oi flor, tudo bem ???
      Nem acredito que esse será o próximo livro que vou ler esse ano ... Eu lembro muito bem que quando comprei o livro, na pré-venda, estava super ansiosa pela leitura, mas infelizmente não tive a chance de ler e após algumas resenhas negativas eu acabei deixando o livro de lado por um tempo.
      Quando eu assisti ao filme me encantei, me emocionei e fiquei pensando porque não li o livro. Mas finalmente, depois de tanto tempo, vou poder conferir a história de pertinho !!!
      Gostei muito das suas ressalvas, foram esses elementos que fizeram muita gente se decepcionar com o livro, apesar disso, acredito que só lendo para ter certeza né !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Ryoko! Espero que você tenha uma boa experiência de leitura e que goste bastante do livro...
        Beijo ;*

        Excluir
    11. Heey, tudo bem??
      Eu li esse livro esse ano e foi uma decepção... Eu esperava muito mais do livro e infelizmente ele não correspondeu às minhas expectativas.
      Eu adorei sua resenha, muito bem escrita ^^
      Abraços!
      Enjoy The Little Things

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Guilherme!
        Esse livro meio que decepcionou muita gente, mas mesmo assim ainda o considero uma boa leitura, apesar das ressalvas...
        bjos.

        Excluir
    12. Oi Ma, tudo bem?
      Eu li o livro antes de ver o filme e gostei bastante, porém o filme me deixou ainda mais apaixonada pela história. Comprei o segundo livro mas ainda não li .... só queria que as capas fossem mais semelhantes pois um é a do filme e a outra não =(

      xoxo
      http://www.amigadaleitora.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo Thais! Achei a capa do 1° linda, mas não gostei tanto da do 2°, principalmente pelo fato de não combinar...
        Bjos.

        Excluir
    13. Oi Maiah!
      Eu também esperava mais desse livro. Na verdade, romance não é bem meu gênero de leitura, mas o livro vinha fazendo tando sucesso lá fora que fiquei curiosa. O principal problema que eu tive foi um que você também teve: não me envolvi com o livro. Para a situação em que a Mia estava achei que ela não transmitia emoção, você não acha?
      Beijos
      alemdacontracapa.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo Mariana! A Mia tá em coma, perdeu toda a família e não me passou a emoção nem drama suficientes que a sua situação requeriam...
        Bjos.

        Excluir
    14. Oie Maiah!

      Tenho visto tantas resenhas dos livros, mas ainda assim não tenho vontade de lê-los. Não sei, mas eles não me despertam a devida atenção

      Beijos
      http://www.amorliterario.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Fernanda! São bons livros...Caso você leia, espero que aprecie a leitura...
        Bjos :*

        Excluir