• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 23 fevereiro, 2015

    Resenha: Filme Razão e Sensibilidade


    Lançamento: 01 de Março de 1996 (2h15min).
    Dirigido por: Ang Lee
    Com: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant e Alan Rickman.
    Gênero:  Drama, comédia.

    Sinopse: Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.

    Pouco tempo depois do término da minha leitura de Razão e Sensibilidade (confiram a resenha aqui), eu procurei assistir a essa adaptação para poder fazer uma boa comparação entre livro e filme.
    Nessa adaptação de 1996 temos grandes atores como Emma Thompson e Hugh Grant, e o filme foi indicado a 7 Oscars, ganhando o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para Emma Thompson.

    Eu confesso pra vocês que gostei bastante dessa adaptação. O filme obviamente não supera o livro, mas em minha opinião não deixou tanto a desejar não.
    Algumas coisas são bem parecidas com o que acontece no livro outras estão bem mudadas. Alguns personagens do livro foram retirados do filme, mas isso não foi algo que me incomodou tanto.Várias cenas não do livro ficaram de fora ou foram adaptadas, mas nada que incomode tanto.
    Achei que no filme o Edward foi um personagem que se expressou bem mais do que no livro, e que alguns personagens como o Sr Palmer, em determinadas cenas, se mostraram diferentes de como foram narrados no livro.

    Gostaria de destacar a atuação da Emma Thompson, que é uma atriz que admiro muito o trabalho e que mais uma vez está impecável, dando vida a nossa querida Elinor.
    Recomendo o filme a todos que leram Razão e Sensibilidade, e também para aqueles que não leram, mas que adoram uma boa história de amor. 

    Confiram o trailer: 



    23 comentários:

    1. Oi Maiah, sua linda, tudo bem?
      Eu sou suspeita para falar, pois Jane Austen está na minha lista de melhores da vida. Ela é simplesmente minha Diva. Sobre o filme, eu acredito que Emma Thompson é uma das melhores atrizes que nós temos. Mas tenho que dizer, que esse filme foi essencialmente o contraste entre a atuação de Emma Thompson e da atriz Kate Winslet, as duas arrasaram.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Olá,
      Não cheguei a ver esse filme, mas sou apaixonada pelos papéis de Hugh Grant e esse filme é inspirado em um livro da diva da Jane Austen, já estou querendo ver!
      Beijos.
      Memorias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Oi Maiah,
      Não assisti essa adaptação ainda, mas as recentes adaptações dos clássicos de Jane Austen não têm me decepcionado. Nossa, a Emma Thompson era tão novinha, nem dá pra acreditar que era ela. Hoje, ela com certeza pegaria o papel de mãe do Hugh Grant kkkkkk Acho que é inevitável isso de cortarem alguns personagens secundários e se não fez falta, acho que deu certo ;)

      Beijos,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. oiiii .... quero muito assistir o filme mas só depois de ler o livro tbm! heheh

      xoxo
      http://www.amigadaleitora.com/

      ResponderExcluir
    5. Oi, Maiah! Tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado do filme tanto quanto eu! =) Eu também gosto muito do trabalho da Emma Thompson. E achei que o Sr. Palmer no filme falou mais do que no livro, rsrs. Mas mesmo assim eu gostei do filme =)

      Beijos,

      Juliana Garcez.

      www.livroseflores.com

      ResponderExcluir
    6. Sou louca para ler as obras de Jane Austen! O filme parece muito bom já coloquei na minha lista para assistir.

      http://blogquerida.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Acabei de comentar sobre a mesma postagem em um outro blog e como eu já tinha dito, eu só conhecia até então a história de ORGULHO E PRECONCEITO que já virou bastante famosa entre os leitores, mas RAZÃO E SENSIBILIDADE é a primeira vez que leio e sinceramente me atraiu, ainda mais sendo um romance que eu sou apaixonada. Espero ter a oportunidade de ler, só não li ainda, porque quero dar uma atençào especial, ainda mais eu que nunca leu nada de época. Mas olha, adorei a postagem. Espero ainda conhecer o filme e ler o livro junto, pois devem ser ambos maravilhosos xD

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      AQUI OLHA...AGORA COMENTEI ! hehehehe

      ResponderExcluir
    8. Eu preciso muito assistir esse filme! Eu sempre tive curiosidade quanto à Jane Austen, mas ainda não cheguei a ler nenhum livro dela, sabia? Acho que talvez vá fazer que nem você: ler primeiro os livros para, então, ler as continuações.
      Beijos,
      Déia!
      Own mine

      ResponderExcluir
    9. Eu sou completamente apaixonada por esse filme. O elenco é simplesmente maravilhoso e a Elinor é e sempre será uma das minhas personagens favoritas. Me apaixonei mais por Razão e Sensibilidade por causa desse filme do que o livro em si. Mas recomendo muito que você assista Persuasão, é de morrer de lindo.

      laoliphant.com.br

      ResponderExcluir
    10. Oiee, tudo bem?

      Nunca li Jane Austen mas morro de vontade, também nunca assisti nenhum filme, espero poder mudar isso em breve, que bom que o filme não deixa tanto a desejar.

      Beijos

      www.livrosechocolatequente.com.br

      ResponderExcluir
    11. Oi Maiah, tudo bem ???
      Confesso que de tantos livros da Jane, que já foram adaptados para o cinema, esse é um dos únicos que eu ainda não tive a chance de conferir. Sempre me esqueço dele, coitadinho, hahaha
      Agora que você comentou sobre ele, vou tratar de assistir, com a Emma Thompson e a Kate Winslet no elenco eu tenho certeza de que não vou me decepcionar !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    12. Oi Maiah!
      Muito bom saber que a adaptação não deixou a desejar. Pretendo assistir, mas somente após ler o livro, que está na minha meta para esse ano.
      Orgulho e Preconceito é outro que quero assistir/ler.
      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    13. Olá Mai
      Já ouvi falar muito dos livros da Jane, mas não costumo ler muita coisa falando do filme.
      É um dos que pretendo ver até o fim do ano, pra ter uma opinião.
      Eu gosto de uma boa história de romance, então rsrs
      Beijos

      ResponderExcluir
    14. Oie, li sua resenha sobre o livro e adorei. Ainda não li o livro e também não sabia que tinha adaptação para o cinema. Bem, como você mesma disse o filme não supera o livro e realmente a maioria das adaptações nunca são melhores que os livros, a riqueza de detalhes do livro sempre é maior e sem falar que sempre muitas passagens são retiradas, o livro é sempre melhor por que a gente tem mais liberdade de imaginar os cenários e os personagens e normalmente a imaginação da gente é beeem generosa rsrs.

      Bjos!

      luadeneonblog.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    15. Oi Maiah.
      Eu nunca li o livro, mas já assisti a adaptação inúmeras vezes e amei, e foi bom saber que o livro supera o filme, isso me anima mais um pouco, já que não consigo levar adiante a leitura de clássicos.

      Beijos.
      Leituras da Paty

      ResponderExcluir
    16. Eu vi este filme e assim como todos de época eu amoooo hahahah mas confesso que quero agora, ler os livros =D

      Beijos,
      Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    17. Ei Maiah!
      C acredita q n vi nem o filme e nem li o livro?!
      Este ano quero ler de todo jeito Orgulho e preconceito, e se hostar da JA eu vou querer ler todos os livros dela!
      Mas adorei saber q vc gostou da adaptação!
      Bjos!!

      Aline Praça
      www.leituravipblog.com

      ResponderExcluir
    18. Oie, tudo bom?
      Nunca li nada da Jane Austen e nem assisti a nenhuma adaptação. Realmente é difícil superar uma obra tão aclamada como a dela, mas pelo visto o filme é satisfatório.
      Beijos,
      http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Oie, tudo bom?
      Acredita que até hoje eu não li nada da Jane Austen? Nem as adaptações cinematográficas eu tenho acompanhado, porque gosto de ler o livro primeiro. Mas tenho muitas amigas que amam a ambientação e toda a história das irmãs. A Emma Thompson é uma atriz fenomenal, eu sou apaixonada pela atuação dela!
      Beijão
      http://www.sarahmarques.com.br/

      ResponderExcluir
    20. Boa analise! Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas gostei da sua opinião sobre o filme, pois acredito que para qualquer pessoa, será uma emoção e bom proveito, agora tenho uma boa dica de filme para assistir a dois.

      www.daimaginacaoaescrita.com

      ResponderExcluir
    21. Oi,

      Que bom que você gostou da adaptação!!
      Eu só li e assisti Orgulho e Preconceito, referente a Jane Austen. Tenho curiosidade de conhecer esta história, ainda mais depois de ver você elogiá-la tanto.
      Beijos :*

      ResponderExcluir
    22. Nunca li nada da Jane... mas confesso que tenho vontade e já assisti o filme... eu gostei muito, mas o meu queridinho é Orgulho e Preconceito... adorei suas reflexões sobre o livro e o filme. Xero!!!

      ResponderExcluir
    23. Oi Maiah! Estou me preparando para tentar ler os livros da autora e espero gostar assim como você. Ainda não vi nenhum dos filmes sobre os livros dela, mas espero no futuro assistir.
      Gostei bastante de sua opinião e fico feliz por vê-las aqui

      Beijos
      http://www.amorliterario.com

      ResponderExcluir