• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 18 fevereiro, 2015

    Resenha: Livro Razão e Sensibilidade


    Razão e Sensibilidade, é o 1° romance publicado da autora Jane Austen. Minha edição do livro é a da Editora Martin Claret e tem a tradução de Roberto Leal Ferreira.


    O livro tem um total de 453 páginas e está dividido em 50 capítulos. Cada capítulo tem uma média de 10 páginas.




    A diagramação deste livro está belíssima! Vários dos capítulos são antecedidos por essa página repleta de flores. E o início de cada capítulo começa com essa fonte super linda, que no começo vai dar um pouco de trabalho pra entender, mas que depois você acostuma. As páginas são amareladas e os tamanhos de fonte, margens e espaçamentos, são todos bons.


    Sinopse: Este romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento. À procura do amor verdadeiro, as filhas órfãs de uma família pertencente à pequena nobreza enfrentam o mundo repleto de interesses e intrigas da alta aristocracia. Marianne e Elinor representam polos opostos do universo ético de Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro.

    Em Razão e Sensibilidade nós conhecemos as venturas e desventuras das irmãs Elinor e Marianne Dashwood. Elinor e Marianne, vivem confortavelmente, em Norland Park, com sua mãe, seu pai e sua irmã Margaret.
    O Sr. Henry Dashwood teve um único filho em seu 1° casamento, chamado John Dashwood, e 3 filhas do 2° casamento. Com a morte do Sr. Henry, a propriedade acabou passando para as mãos de John Dashwood e de sua esposa.
    Apesar de ter prometido ao pai em seu leito de morte que cuidaria das irmãs, não foi bem isso que aconteceu. Assim que a Sra. John Dashwood se estabelece em Norland Park, ela logo rebaixa as irmãs do marido a mera visitantes, e faz questão de demonstrar sua insatisfação com a permanência das jovens em sua casa.


    "Muitas lágrimas foram derramadas por elas nas últimas despedidas de a um lugar tão querido. "Querida, querida Norland", disse Marianne, enquanto caminhava sozinha diante da casa, na última noite de sua permanência lá,  "quando deixarei de ter saudades de você! quando aprenderei a ter um lar em outro lugar! Ah, casa feliz, se pudesse saber como eu sofro ao ver você agora deste lugar, de onde talvez nunca mais possa vê-la! E vocês, arvores tão amigas! Mas continuarão as mesmas...Nenhuma folha vai cair por causa da nossa mudança, nenhum galho se imobilizará, ainda que não possamos mais observá-las! Não. Continuarão as mesmas, inconsciente do prazer ou do sofrimento que provocam e insensíveis a qualquer mudança naqueles que caminham sobre sua sombra!...Mas quem vai ficar para apreciá-las?""

    Indiginada com a forma com que são tratadas pela esposa de John, a mãe das jovens decide procurar um lugar mais humilde para viver e que esteja de acordo com sua condição. Elas acabam alugando então o chalé de Barton. Que apesar de simples era um lugar bem aconchegante. O dono do chalé e primo da Sra. Dashwood, Sir. John Middleton, fez questão de mostrar a elas o quanto eram bem vindas no seu chalé e também em sua residência, e a esposa dele, apesar de ser uma mulher reservada e de pouca conversa também se mostrou cordial a todas as Dashwoods.

    Após a chegada a Barton, as irmãs, Elinor e Marianne, irão passar por grandes desventuras amorosas, e cada uma irá lidar com o que estão passando a sua maneira. Elinor, com sua sensatez e paciência e Marianne com sua impetuosidade e sensibilidade a flor da pele.

    Esse é o 1° livro da Jane Austen que eu tive o prazer de ler e gente que livro incrível. A autora nos presenteia com uma riqueza de personagens e de personalidades que me impressionou muito durante a leitura. É muito cativante ver o amor e o cuidado que as mulheres da família Dashwood nutrem uma pela outra, mesmo com a notável diferença de temperamentos.
    De um lado nós temos Elinor, uma jovem sensata, racional, e que age sempre com muita educação e sempre pensando no bem estar maior de sua mãe e irmãs. Do outro lado temos Marianne, que é o completo oposto de sua irmã, uma vez que, é muito impetuosa, romântica, temperamental e sempre age por impulso. Apesar dessa notável diferença as duas compartilham um amor lindo uma pela a outra.

    "Tinha um excelente coração, um temperamento afetuoso e sentimentos fortes; mas sabia como governá-los. Isso era algo que a mãe ainda tinha que aprender e que uma das irmãs resolvera que jamais lhe seria ensinado."

    Essa obra tem um grande número de personagens durante toda a história, então recomendo que você leia com calma para que possa acompanhar toda a história sem se atrapalhar e aproveitar o melhor que o livro pode oferecer.

    A Elinor, é sem dúvidas minha personagem favorita dessa história, nossa, torci muito para ela durante todo o livro. Ela tem qualidades que eu admiro muito. Ela é uma das personagens mais autruístas que eu tive a oportunidade de conhecer. Está sempre pensando no bem estar de sua família e apesar de estar vivendo um problema semelhante ao de Marianne, ela se mantêm calada, aguenta todo o sofrimento sozinha, e tenta resolver tudo a sua maneira, para não preocupar ainda mais a sua irmã.
    A Marianne também é uma personagem muito interessante, uma vez que seu excesso de impetuosidade a faz falar aquilo que todo mundo está pensando, mas não tem coragem.
    Confesso que a mãe das jovens me deixou um pouco chateada as vezes, pelo seu excesso de cuidados com Marianne e falta de atenção para os problemas de Elinor. Mas em determinado momento, ela mesma dá conta de seu erro.

    Como toda boa história, esse livro não tem apenas personagens bonzinhos. Tem alguns personagens que dá vontade de esbofetear gente, sério. Dois exemplos que eu vou dar para vocês são, o John Dashwood, irmão das jovens, e sua esposa. Olha, não sei de qual dos dois gosto menos viu. Ela, é super egoísta e gananciosa. Só pensa no próprio bem estar e no de ninguém mais. Já John, é um completo parasita, completamente influenciado pela esposa. Ele as vezes até tem vontade de fazer algo de bom para ajudar as irmãs, mas a esposa logo o convence do contrário e ele acaba concordando com ela em tudo.

     Se você gosta de livros cheios de ação e acontecimentos, onde tudo se desenrola rapidamente, esse não é um livro pra você! Mas se você, assim como eu, é um amante de Romances de época, tenho certeza de que irá gostar do livro e se deliciará com essa obra da incrível Jane Austen.
    É um livro que fala sobre desilusões, paixões, sobre diferenças, mais principalmente sobre o amor incondicional entre uma família, e sobre amadurecimento. O fato das personagens terem amadurecido com os percalços pelos quais passaram, foi algo que me agradou demais na história.
    Me perdoem por essa resenha gigante, mas não consegui me expressar de outra maneira por um livro que me arrancou tantos suspiros ao final da leitura, e que deixou meu coração tão cheio de bons sentimentos.

    "Às vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir e julgar."

    Classificação:

    31 comentários:

    1. Oi, Maiah! Tudo bem?

      Uau! Sua resenha ficou incrível. Amei! :) Concordo com você em tudo... O livro é realmente incrível e enche nossos corações de afeto e esperança. Estou muito animada com o nosso projeto!

      Beijos,

      Juliana Garcez |Livros e Flores

      ResponderExcluir
    2. Apesar d'eu ser uma grande apaixonada por romances de época, nunca li nada da autora Jane Austen.
      O que é uma vergonha, já que é leitura obrigatória para quem gosta desse gênero
      Assim como a sua resenha, também encontro muitos elogios pela blogosfera
      Já esta na minha lista para esse ano ler algo da autora, e a edição está linda, amei os detalhes

      Beijos
      http://pocketlibro.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Agora que você leu o primeiro, não vai parar mais! Jane Austen é uma autora maravilhosa que conta histórias simples de uma maneira que toca fundo o coração da gente! Parabéns pela resenha!

      E. Samuel
      As Quatro Portas do Tesouro - Em Busca do Amuleto de Aloni
      www.asquatroportasdotesouro.com

      ResponderExcluir
    4. Oii Maiah, tudo bem?
      Com certeza esse livro não é para mim haha, não sou fã de romance de época, mas ouvi falar muito bem da autora e vou dar uma pesquisada pela internet para ver se algum livro desperta de vontade :D Gostei em ler essa resenha gigante, escreve muito bem <3
      Espero sua visita *-*
      http://www.doceliterario.com/

      ResponderExcluir
    5. Nossa, esse livro tem uma estética linda, muito delicado e feminino, adorei.
      Não conhecia essa autora ainda, gostei da história das irmãs porém não sou uma grande leitora de romances de época, li muito poucos até hoje, gosto mais de coisas contemporâneas, mas a dica deste livro é muito válida, além de lindo pareceu bem interessante, quem sabe me arrisco e mudo um pouco meu estilo literário.

      Adorei seu blog, parabéns e sucesso.

      http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Oi Maiah!!

      Menina, gostei muito da sua montagem e da resenha. Fica uma postagem alegre e que dá vontade de ler, muito legal!!!

      Eu gosto de Austen, apesar de romance de época não ser meu gênero mais querido. Eu gosto de um pouco mais de ação, como você comenta na resenha... mas tem momentos em que a gente precisa de algo mais leve e introspectivo, aí certamente Austen é perfeita!

      Beijos

      www.escrevarte.com.br

      ResponderExcluir
    7. Olá!! Tudo bem??

      Nunca tinha lido nada da Jane Austen, até que esse mês li Orgulho e Preconceito e genteee, por que demorei tanto para conhecer essa autora maravilhosa??? Tenho Razão e Sensibilidade em inglês, então dá aquela preguicinha, rsss, mas logo vou ler! Se for tão bom quanto Orgulho e Preconceito eu não vou me arrepender!! Amo romances de época, então esse é o livro pra mim!!

      Beijos,

      Mari
      cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Nunca li nada da Jane e nem romance de época. Mas quando começar vou ler orgulho e preconceito primeiro. Pois ja assisti ao filme e me apaixonei.

      Inquietudes Secretas

      ResponderExcluir
    9. Oi Maiara! Assim como você sou fã de romance de época e por incrível que pareça ainda não li nada da Jane Austen. Adorei sua resenha. Você apresentou de maneira bem clara a trama que é desenvolvida e a diferença de temperamento das irmãs.

      Beijos
      Espero sua visita =)
      http://numrelicario.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Oi! Tudo bom? Que resenha incrível, ein! Sempre tive vontade de ler Jane Austen (muita mesmo), talvez eu comece por esse depois da sua resenha! =D =D

      Parabéns!

      Beijos,
      www.falandoemlivros.com

      ResponderExcluir
    11. Oie Maiah!
      Fui presenteada com uma edição da mesma editora do seu Livro (Martin) que no Livro vem três Livros da Jane! O meu livro tem ao total 631 páginas, bem gordinho! *-* Ainda não consegui concluir ele!
      A primeira história que tem é Razão e Sensibilidade, mas como tem muito personagem nessa história, que eu me confundia com os sobrenomes, então decidi que ia pular ele e volta depois para ler com mais calma! E ao pular ele, li Orgulho e Preconceito que fez eu me apaixona pela escrita da Jane e desejar todos os Livros dela! <3 Virei uma fã!
      A próxima história que tem na minha Edição é Persuasão, ainda não comecei, mas to muito animada! :D
      A sua edição é lindaaaa! *-* *-* *-*

      Beijoos e até logo!
      Depois da sua resenha, talvez eu não me perca tanto nos sobrenomes dos Personagens ! jfhdkhdfjkd :D Porquê tem bastante personagens mesmo! O.O
      https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    12. Oi, Maiah.

      Não me importei pela resenha grande, esse é um livro que pretendo ler em breve e foi bom ler a sua opinião a respeito dele. Quero ler mais clássicos esse ano e comprei um Box da Jane Austen. Depois que você falou que tem vários personagens eu irei seguir a sua dica de ler com calma, as vezes eu leio muito rápido. Espero me apaixonar por essa família. Parabéns pela resenha, eu não teria coragem de escrever uma resenha da Jane. >.<

      Beijos.
      Visite: Paradise Books BR // Curta: Facebook

      ResponderExcluir
    13. Maiah, é uma vergonha mas tenho que confessar que nunca li nada da Jane Austen. :'(
      Preciso mudar isso logo!
      Adorei sua resenha. Esse é exatamente o tipo de livro que eu gosto. Romance de época onde os acontecimentos se desenrolam todos ao seu devido tempo. É perfeito!
      Sei que tem o filme desse livro e também não vi. Você assistiu?
      Vou procurar pelos dois.

      bjs.

      www.booksandmuchmore.com

      ResponderExcluir
    14. Oi Maiah!
      Eu ainda não li nada de Jane Austen, mas sou louca para conhecer sua escrita e suas histórias. Está na minha meta para este ano ler Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito. É o tipo de leitura que me agrada, tenho certeza que irei gostar.
      Que edição mais linda essa! Apaixonada!
      Ótima resenha!
      Beijos

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    15. Olha primeiramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, pois eu ainda não tinha lido nada de Razão e Sensibilidade. Me chamou bastante atenção realmente por conta do romance que é meu ponto forte para ler um livro. E outra, eu comprei o livro da Jane Austen com as 3 histórias famosas dela....Esse...Orgulho e preconceito e Perspicácia. Eu ainda não o peguei para ler, porque meu livro é bem grandinho, mas espero ter a oportunidade de ler, pois tenho visto muita gente elogiar as histórias da autora e não tenho dúvidas, pois ela faz um sucesso tremendo com muitos leitores =]

      Parabéns pela sua resenha e tbm tenho que dizer que adorei a edição sua do livro da autora.
      Eu já vi pessoalmente e a capa tem um material diferente né? Muito lindo.
      Enfim

      lovereadmybooks.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    16. Até agora só li um livro... O Eu fui a melhor amiga de Jane Austen e amei rsrs :D

      Espero sua visitinha lá no blog tá? Beijos
      www.vitoriareginah.blogspot.com

      ResponderExcluir
    17. Oi Maiah, tudo bom?
      Nossa, que blog lindo, parabéns! Amei a estética da resenha!
      Sou doida para ler os livros da Jane Austen desde que comprei um volume unico em inglês com todas as obras dela. Mas meu inglês ainda é muito fraco para isso. Esse livro é lindíssimo, já vi os exemplares de Orgulho e Preconceito e Persuasão e morri de amores!
      A história também me cativa, eu quero muito poder mergulhar nessa era vitoriana da mente da Jane!
      Beijão
      http://www.sarahmarques.com.br/

      ResponderExcluir
    18. Olá, Maiah, boa noite. Parabéns pela resenha, foi tão bem feita que dá uma genuína vontade de ler. Jane Austen é uma ótima escritora, amo o seu livro "Orgulho e Preconceito". E sim, também sou autor, da trilogia "Tudo por você, Lett".

      Continue assim. Abraço.

      http://autormatheusmelo.com

      ResponderExcluir
    19. Ainda não li nada da Jane...
      Até comentei em outro post que foi tentar participar desse projeto para poder ler mais clássicos.
      Adorei a resenha, ficou impecável. :)

      Beijos!
      Rayane Oliveira |A Universitária

      ResponderExcluir
    20. Oi Mayah.
      O trabalho gráfico está lindo.
      Eu tenho uma edição especial da Jane Austen que tem a história de Razão e Sensibilidade, até tentei ler mas a leitura estava arrastada e desisti.
      Eu gosto de romance, mas a história não me envolveu, vou tentar em outra época.

      Beijos.
      Leituras da Paty

      ResponderExcluir
    21. Olá Maiah, tudo bem ???
      Adorei, adorei, adorei ver essa resenha por aqui !!! Sou apaixonada por Jane Austen e adoro conferir a opinião de outras blogueiras com relação aos livros da autora.
      Infelizmente ainda não tive a chance de ler Razão e Sensibilidade, mas tenho certeza de que irei amar. Sua resenha me deixou super ansiosa e animada pela leitura. Gostei que você destacou sua personagem preferida e também aqueles de que não gostou tanto. Uma das coisas que eu adoro nos livros da Jane é que ela consegue inserir diversos personagens na história e cada um possui sua importância, isso torna a leitura muito interessante e nos prende ainda mais no mundo criado pela autora !!!
      Mal posso esperar pelas resenhas dos outros livros da autora !!! ^^

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    22. Oie, tudo bom?
      Adorei sua resenha, pois fez com que eu ficasse com vontade de conhecer essa história. Nunca li nada da Jane Austen, mas gosto de romances de época e pretendo conhecer a escrita da autora ainda esse ano. Parece ser um livro envolvente que trata de várias questões importantes e que fala sobre o amor. A sua edição é linda.
      Beijos,
      http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    23. Olá!

      Só li Orgulho e Preconceito da autora e gostei, mas acho que a edição que li era muito resumida... li através de um empréstimo de biblioteca. Pretendo reler numa edição melhor. Falando nisso, essa de Razão e Sensibilidade é linda!! Adorei a descrição e as fotos. É o tipo de livro confortável de se ler. Adoro.
      Que bom que você gostou. Também tenho essa sensação de "por que não li antes?" kkkkk.. Também quero ler os outros livros dela.
      Os personagens dela são legais, porque retratam bem a sociedade da época.
      Beijos
      http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Olá... tudo bem??
      Eu ganhei aquele livro que tem 3 livros dentro de um rs. Ainda não li nenhum, mas tenho uma imensa vontade de começar, porque a capa é linda e são histórias que eu tenho uma imensa vontade de conhecer através da escrita. A sua resenha foi bem inspiradora... conhecer mulheres fortes é o que há de bom... eu gostei da premissa da história..... e o que ela retrata. Xero!!

      ResponderExcluir
    25. Jane Austen é diva demais! Não li esse livro ainda, mas tenho muita vontade.
      Acho legal esse contraste entre as irmãs, ainda mais considerando a época em que o livro foi escrito. A Jane sempre dá um jeitinho de criticar sua sociedade, rs. E também já odeio o irmão e a cunhada das meninas, credo! :)
      beijos
      http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    26. Oi, tudo bem?

      Eu ainda não li nenhum livro da Jane Austen, já assisti Orgulho e Preconceito, mas sei que não é a mesma coisa de ler. Estou com alguns livros dela aqui para ler e espero ler em breve.

      Razão e Sensibilidade, depois de Orgulho e Preconceito é o livro que eu mais quero ler. Acho a história muito interessante e também quero ver o filme, pois me recomendaram muito.

      Beijos.

      http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

      Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

      ResponderExcluir
    27. Oi, Maiah!
      Ainda não li nada da Jane Austen, o que acho um absurdo da minha parte, mas enfim, coloco muitas expectativas em seus livros e adorei esta edição de Razão e Sensibilidade, me animou para ler!
      E agora quero assistir o filme também, não tinha certeza da adaptação antes. Bjuu.
      http://orocardovento.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    28. Jane Austen é Jane Austen, impossível não amar, né? Ainda não li esse livro,mas acredito que seja tão bom quanto os outros da autora. Ela escreve romances de época como ninguém e quando você engrena na história, não consegue largar

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      ResponderExcluir
    29. Os livros da Jane são muito elogiados, e acredita, ainda não tive a oportunidade de ler! Razão e Sensibilidade tem um enredo bem legal, interessante e cativante, gostei de suas impressões sobre o mesmo, me deixou curiosa para saber mais, principalmente sobre os personagens.

      www.daimaginacaoaescrita.com

      ResponderExcluir
    30. Eu li orgulho e preconceito ano passado , que acabou virando meu livro preferido e agora não paro mais de ler os livros da Jane Austen. Recomendo Emma também.

      http://mklawand.wix.com/escritoporumagarota

      ResponderExcluir
    31. Amei o blog! Amei a resenha! Adoreiii... beijos =)

      ResponderExcluir