• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 22 abril, 2015

    Resenha: Livro Garota Online


    Garota Online é um livro juveni escrito pela  Zoe Sugg, blogueira inglesa conhecida também como Zoella. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Verus e foi enviado ao blog como cortesia.


    O livro tem 308 páginas e está dividido em 44 capítulos. Os capítulos em geral são curtos. A tradução foi feita pela Débora Isidoro.


    A diagramação do livro está simples, mas agradável. Com bons tamanhos de fonte, margem e espaçamentos. A capa do livro está linda e se manteve igual a original publicada na Inglaterra.


    Sinopse: Penny tem um segredo. Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
    Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
    De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
    Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.

    Comecei essa leitura de maneira despretensiosa, pois não sabia bem o que esperar desse livro, confesso até que fiquei com um pouco de receio de não gostar da história.
    Garota Online, conta a história de Penny, uma adolescente que secretamente mantém um blog, onde desabafa todos os seus dramas adolescentes. Penny escreve sobre tudo que acontece em sua vida de maneira anônima sob o codinome garota online, e aos poucos nós vamos acompanhando o crescimento do blog.

    Penny tem 15 anos e ainda está na escola. Ela tem um melhor amigo gay chamado Elliot. Penny e Elliot se conhecem a muito tempo e tem uma amizade sólida e verdadeira. Na escola Penny se relaciona principalmente com Megan sua ex melhor amiga e com Ollie, garoto por quem Penny nutre uma paixão.
    Após passar uma grande vergonha diante de toda a escola e virar um viral da internet, Penny se sente muito mal e triste e quando surge uma oportunidade de trabalho para os pais em Nova York, eles decidem aceitar para que Penny possa esquecer todo o incidente durante essa semana que passarão fora.

    "Eu tenho um sonho em que, secretamente, todas as meninas adolescentes se sentem exatamente como eu. E talvez um dia, quando elas perceberem que todas nós sentimos a mesma coisa, vamos poder parar de fingir que somos alguma coisa que não somos."

    Já em Nova York, Penny conhece Noah, que mais parece um príncipe encantado do rock, e por quem Penny percebe que está se apaixonando cada vez mais. Mas a hora de voltar para a Brighton está chegando, e Penny mal sabe que seus problemas na verdade só estão começando.

    A história é toda narrada  em 1° pessoa, sob o ponto de vista da Penny. Algo que achei bem bacana nessa narrativa é que a Zoella trouxe os posts que a Penny escreve no seu blog.
    O livro traz uma história simples e até um pouco clichê, garota deslocada, com um melhor amigo gay e que usa as palavras para mostrar como realmente se sente.
    Penny é uma garota além de deslocada muito atrapalhada, então as mais inusitadas situações acontecem com ela durante a história. Algumas dessas situações são engraçadas, já outras na minha opinião se mostraram um pouco forçadas.

    "Essa é uma das coisas que eu amo nas fotos: O jeito como pode ajudar a capturar momentos de felicidade, para que sejam revividos eternamente."

    A amizade entre ela e o Elliot é muito bacana e um sempre pode contar com o outro para tudo que precisar. A relação entre Penny e sua família também é ótima, ela tem pais amorosos e cuidadosos e um irmão mais velho que é muito protetor.
    O Romance entre ela e o Noah, é fofo, mas tudo acontece de uma maneira muito rápida e isso me incomodou um pouco. Em menos de 1 semana ela já acha que o Noah é sua alma gêmea e isso foi exagerado demais na minha opinião.  Afinal o quanto conhecemos de uma pessoa em apenas uma semana? Falar de alma gêmea e de amor verdadeiro em tão pouco tempo soa exagerado demais para mim, mesmo se tratando de uma trama adolescente. 
    As atitudes da Penny com o Elliot, depois que conhece o Noah também deixam a desejar! Acho que ela foi um pouquinho egoísta e deixou o amigo meio que de lado na história. As crises de pânico da protagonista também foram mal exploradas pela autora.

    Apesar disso, o livro tem uma história simples e divertida, ótima para quando queremos relaxar com uma leitura leve.
    O fato da protagonista ser blogueira é muito legal e tenho certeza que muita gente vai se identificar com essa história. Achei bem bacana também a autora ter incluído na história o cyberbullying que é algo tão presente na sociedade atual.
    Se você está a procura de um livro com uma trama adolescente leve e que pode ser lido facilmente em uma tarde, recomendo esse livro para você!

    "Às vezes você precisa encarar seus medos para perceber que eles não são reais."

    Classificação:

    16 comentários:

    1. Oi, Maiah! Tudo bem?

      Quando eu vi o livro não me interessei nem pela capa e nem pelo título. Mas, nossa, que legal! Não sabia que o livro era escrito pela Zoella. Eu adoro os vídeos dela. Quando iniciei a leitura da sua resenha, pensei que seria a história da própria autora e não ficção. Que bacana ela ter se aventurado assim! Ainda assim, a sinopse não me encantou. E o fato de em 1 semana ela ter "encontrado" sua alma gêmea também me deixa irritada, rsrs. Mas acho que deve ser uma boa leitura para aqueles dias que queremos algo leve...

      Beijos,

      Juliana Garcez |Livros e Flores

      ResponderExcluir
    2. Oi Maiah!
      Adorei a resenha, está super bem escrita.
      Eu já tinha visto ótimos comentários sobre o livro, mas sua resenha acabou me desanimando um pouco, acredita?
      Odeio quando a autora não sabe explorar bem aquilo que a é dado, e como você disse que isso ocorre, acho que não gostaria tanto do livro assim.

      Beijos
      http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/04/um-mundo-chamado-filmes-velozes-e.html

      ResponderExcluir
    3. Amiga eu recebi esse livro por esses dias em casa e estou bastante curiosa para fazer a leitura, mas vou esperar um pouco, porque agora virou moda todo mundo postando resenha dele, e por isso, vou esperar um pouco e postar outras resenhas que estou querendo colocar. Mas mesmo assim tenho que confessar que sua resenha me deixou bastante curiosa para ler o livro, porque a história me parece ser bastante envolvente e tenho só lido comentários ótimos sobre esse livro. Espero gostar bastante também viu?!
      Parabéns pela sua resenha, porque além de tudo, você escreve muito bem e se expressa de uma maneira que gosto bastante =]

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/novas-colaboradoras-parte-3.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga quando puder dá uma passadinha no meu cantinho
        Assim que você atualizar estarei aqui =]

        http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html

        Excluir
    4. Estou super ansiosa para ler esse livro, e a sua resenha está maravilhosa. Parabéns! <3
      http://www.facetasdacarol.com/

      ResponderExcluir
    5. Oi Maiah,
      Eu estou aproveitando meu período de leituras densas, kkkk então estou fugindo desse tipo de trama adolescente. Já li algumas resenhas sobre esse livro, inclusive negativas. Gosto muito do fato de o livro abordar o cyberbullying, estamos chegando em um ponto que isso precisa ser discutido nas escolas, virou caso de vida ou morte. Crianças se suicidam por conta disso. É bom uma leitura leve que fale sobre isso sem chocar os adolescentes. Ótima resenha!!

      Beijos,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
    6. Eu quero muito ler, antes mesmo de saber qualquer coisa sobre a história já queria, só por ter sido escrito pela Zoe, adoro ela *oo*

      Sorriso Espontâneo

      ResponderExcluir
    7. Oi Maiah!
      Acho bacana a protagonista ser blogueira, mas apesar de ter lido várias resenhas positivas, a história não me atraiu. Adorei a capa e só...rs
      Gostei do seu ponto de vista sobre a história, mas como você disse, é uma trama adolescente e não é o tipo de leitura que eu quero no momento.
      Ótima resenha!
      Beijos

      Li
      Literalizando Sonhos

      ResponderExcluir
    8. Oi Maiah,
      Queria ter gostado desse livro mais do que eu realmente gostei. Achei a ideia do enredo bem legal, mas os personagens, principalmente a Penny, me irritaram muito, Como ela pode ignorar o melhor amigo quando conheceu o Noah? Mesmo ele sendo fofo, foi muito... estranho. Achei que tudo aconteceu meio rápido nesse livro.

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Oi Maiara,
      Eu estou louca pra ler esse livro, tanta gente comentando, achei legal você ter falado que o livro tem uma história simples e divertida, que é ótima para uma leitura leve pra relaxar, às vezes é bom pegar leve mesmo, mas só às vezes, rsrsrs espero gostar também quando eu ler

      ResponderExcluir
    10. Esse livro está na minha wishlist, apesar de ter ouvido algumas coisas negativas sobre ele, como o boato dela não ter escrito de fato o livro, mesmo assim quero lê-lo. E mesmo sendo também um pouco clichê, mas eu gosto um pouco rsrs E é uma boa leitura para relaxar. Adorei sua resenha!

      estilolia.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Achei que esse livro era do gênero mais biográfico, não sei. Pensei que era uma história da própria autora ou algum fato da vida dela. Apesar de não me interessar pelo título ou aparência do livro, gostei bastante da sua resenha. Até por se tratar de blogs, que é o que nós mantemos, deve ser uma boa leitura.

      www.bonitapordentro.com

      ResponderExcluir
    12. Oi Maiah, tudo bem?

      Já tinha ouvido falar deste livro, tem muitos blogs postando sobre ele ou divulgando o lançamento. Mas ainda não tinha lido uma resenha, a sua foi a primeira.
      Não imaginava que o livro seria uma história e sim falando mais sobre a própria Zoella, então foi uma surpresa boa!

      Sobre a história, concordo que seja beeem clichê, mas por ser leve e divertida, eu acho que leria também! É bom ter uma vasta opções de livros levinhos na lista também, assim no momento certo pegamos e aproveitamos a leitura da mesma forma que um livrasso.

      Gostei muito da resenha!

      Beijo!
      http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Oie, Maiah!
      Não gosto tanto do gênero, mas confesso ter ficado um pouco interessada pela premissa. Além disso, com sua resenha tão bem estruturada, a reli duas vezes hahaha amo demais suas resenhas, cê não tem noção. Conseguem me convencer a dar uma chance para livros que eu nunca leria.
      Com carinho,
      Celly.

      Me Livrando: Livre-se você também!

      ResponderExcluir
    14. Oi Maiah, tudo bem contigo ???
      Desde o momento em que eu soube que esse livro seria lançado aqui no Brasil eu fiquei super animada !!! Eu acompanho a Zoe faz muito tempo, sou fã dos vídeos dela e acho que ela é uma fofa, por isso fiquei contente quando descobri que ela tinha escrito um livro e que ele seria lançado aqui.
      Não sabia muito sobre a história, só o básico, mas mesmo não sendo o tipo de livro que eu normalmente leio, ainda quero comprar o meu exemplar e tirar minhas próprias conclusões. Sei que ele vem recebendo muitas críticas, mas ainda tenho aquela animação guardada para quando comprar meu exemplar !!!
      Adorei a sua resenha, gostei que você foi bem sincera com relação ao livro !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    15. Olá, tudo bem?

      Já vi muitas resenhas desse livro, e muita delas não diferem da sua opinião. A premissa é bem interessante e me deixou bem curioso em relação ao livro, talvez tenha sido por vivermos no mesmo mundo, o dos blogs.

      Adorei a resenha e as fotos.

      Beijos,
      http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir