• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 29 abril, 2015

    Resenha: Livro Orgulho e Preconceito


    Orgulho e Preconceito, é o 2° romance publicado da autora Jane Austen. Minha edição do livro é a da Editora Martin Claret e tem a tradução de Roberto Leal Ferreira. Esse post faz parte do projeto Lendo Jane Austen, em parceria com a Juliana do Livros e Flores.


    O livro tem um total de 480 páginas e está dividido em 61 capítulos. Os capítulos são curtos, o que dá um bom ritmo a leitura.
     


    A diagramação deste livro está lindíssima! Vários dos capítulos são antecedidos por essa página repleta de flores. E o início de cada capítulo começa com essa fonte super linda. As páginas são amareladas e os tamanhos de fonte, margens e espaçamentos, são todos bons.


    Sinopse: Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: "É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa". O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroina irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

    Como é difícil para mim, começar a resenha de um livro que não só se tornou meu favorito, mas que também tem como protagonistas o meu casal favorito da literatura.
    Em Orgulho e Preconceito nós conhecemos a família Bennet, composta pelo patriarca e sua esposa e também pelas suas 5 filhas: Jane, Lizzy, Mary, Kitty e Lydia.

    Jane e Lizzy, são as mais velhas e também as mais sensatas Bennets da família. Jane é doce e inocente e está sempre disposta a acreditar no melhor das pessoas. Já Elizabeth (Lizzy), é inteligente,  impertinente e sempre fala o que pensa, tais características a tornam a favorita de seu pai, e a filha menos querida de sua mãe.
    Mary dedica sua vida aos estudos, enquanto Kitty e Lydia são bobas e fúteis, assim como sua mãe, que além disso é dramática a extremamente exagerada. Já o patriarca da família, é um homem inteligente porém bastante reservado.

    “É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa”.

    Com a chegado do Jovem, rico e solteiro sr. Bingley a Netherfield Park, todas as mães da região ficam extasiadas com a possibilidade de casar alguma suas filhas com um pretendente tão bom, e em 1° lugar nessa lista está a sra Bennet que não vê a hora de casar uma de suas filhas com Bingley.
    Junto com Bingley, em Netherfield Park, estão também suas duas irmãs e seu melhor amigo, o também solteiro e ainda mais rico sr. Darcy.

    Assim que conhecem o sr. Bingley, todos na região ficam encantados com sua educação, seu bom humor e sua beleza, e ele se encanta logo de início pela jovem e linda Jane Bennet, com quem passa a maior parte do tempo nos bailes e a quem dedica a maior atenção.
    Já Darcy, é visto por todos como um homem bonito, porém muito orgulhoso e metido. Ele de cara esnoba Lizzy em um baile, e ela com o pouco que conhece dele passa a abominá-lo, mas durante a história muitas coisas irão acontecer e muitos sentimentos virão a tona. Será o amor capaz de vencer tanto orgulho e preconceito, por parte dos nossos protagonistas?

    O livro é todo narrado em 3° pessoa, o que é bom, pois assim nós conhecemos mais a fundo os sentimentos de cada personagem.
    Assim como o título do livro sugere, a história fala principalmente sobre esses dois sentimentos: o orgulho e o preconceito. Por um lado nós temos o Sr. Darcy, que se mostra inicialmente muito orgulhoso e também preconceituoso com as condições sociais da família Bennet, mas que ao decorrer da história se redime de todo o seu comportamento ruim e nos faz suspirar durante a leitura e do outro lado temos Elizabeth Bennet, uma mulher inteligente e nem um pouco ingênua, que julga o sr. Darcy como o pior homem do mundo pelas atitudes que tem com ela e com sua família, mas que aos poucos vai descobrindo as qualidades de Darcy.

    A forma como o amor entre esses dois personagens surgiu, é maravilhosa. Tudo acontece no seu devido tempo e lugar, o que nos faz torcer e suspirar por esse casal maravilhoso.
    O desenvolvimento dessa história é incrível. A genialidade de Jane Austen é incontestável nessa obra, que conquista o coração dos mais variados leitores a mais de 200 anos. Austen não só criou personagens maravilhosos e cheios de personalidades e de características marcantes, mas também criou uma das mais belas e verdadeiras histórias de amor da literatura.

     "Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."


    Essa é sem dúvidas uma das obras primas da literatura mundial reunindo romance, comédia, ironia e sarcasmo, ingredientes tão presentes nas obras da autora. O livro é cheio de críticas e alfinetadas ao comportamento das pessoas que viviam na Inglaterra naquela época, o que mostra o quanto Jane Austen era a frente do seu tempo.
    Recomendo esse livro a todos em geral, esse é com toda a certeza um livro que vale a pena e que deve ser lido por todos.

    "Quanto mais conheço o mundo, mais me sinto insatisfeita com ele"

    Classificação:

    25 comentários:

    1. Oi, amiga! Tudo bem?

      Fico TÃO, mas TÃO feliz que você tenha gostado tanto dessa leitura. O que eu mais gosto no nosso projeto é isso, poder ver como cada livro proporciona uma experiência diferente para cada leitor. Todos os aspectos que você mais gostou, foram os que mais me incomodaram, rsrs. Vivendo com as diferenças!! rsrs Espero que o próximo livro seja tão agradável para mim quanto foi Razão e Sensibilidade.

      Beijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    2. Oie Maiara.
      Menina adorei seu cantinho, mesmo e estou seguindo.
      Orgulho e Preconceito está na minha lista de metas desse ano e essa edição está lindíssima, acho que vou comprar ela rsrs. Parabéns.
      Bjokas Agatha
      www.lovereadmybooks.blogspot.com.br e www.starbooks.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi Maiah!
      Esse livro é muito lindo, eu adoro! E essa sua edição é incrivelmente bela! O meu Mansfield Park é dessa mesma edição e eu simplesmente babo nele, perfeição define. <3
      Tenho um carinho enorme por Orgulho e Preconceito, afinal foi o primeiro livro da Jane que li. Gosto demais da história e tenho pretensões de reler ele esse ano. Espero conseguir. Não é meu livro favorito da Jane, mas é muito fofo e é difícil não gostar. *-*
      Beijos
      Coisas de Meninas

      ResponderExcluir
    4. Oi Maiah! Q bom q gostou =)
      To curtindo muito este projetinho seu e da Ju, tenho este livro na minha estante, mas vou demorar um pouco para lê-lo, mas me conforta um pouco este seu favoritismo!!!
      Bjos!
      Aline Praça
      www.leituravipblog.com

      ResponderExcluir
    5. Oi Maiah!
      Acho demais esse projeto!
      Ainda não li nada de Jane Austen, e estava em dúvida se começava por Razão e Sensibilidade ou esse, mas após ler sua resenha, decidi começar com Orgulho e Preconceito. Quero muito conhecer o tão famoso Mr. Darcy.
      Ótima resenha!
      Beijos.

      Li
      Literalizando Sonhos

      ResponderExcluir
    6. Gente que diagramação linda!! O meu é com a capa do filme, capa dura e bilíngue, mas amei o seu, já quero essa edição tbm (hahaha). Então, eu ainda não li nada da Jane, mas já li muito sobre a autora, e sou fã antes mesmo de ler algo que ela escreveu, pode isso? (hahaha)
      OEP está na minha listinha de próximas leitura, pretendo lê-lo o quanto antes <3

      xoxo
      http://www.amigadaleitora.com/

      ResponderExcluir
    7. Oie!!!!

      Orgulho e Preconceito e simplesmente amor <3 adoro..amo esse livro, até hoje não consigo falar sobre ele corretamente, sempre acabo qualquer frase com "já falei que ele é incrível" adorei sua resenha, sempre achei essas edições da Martin Claret um charme, as minhas são da Landmark. Adorei seu blog e a resenha :)
      beijão*...*
      http://notinhasderodape.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Oláaa Maiah!
      Venho acompanhando todos os passos deste projeto, tanto pelo teu blog, quanto pelo da Ju, e é ótimo ficar sabendo as diferentes opiniões que o livro causou em vocês duas.
      Adorei sua resenha! Preciso dizer que fiquei encantada por esta edição, e a quero em minha estante.
      Estou super curiosa para conhecer Lizzy e Jane, e até mesmo a Irmãs Fúteis. Mas estou mais curiosa ainda para conhecer Mr. Darcy e o Sr. Bingley.
      Beijos,
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    9. Eu preciso de mais clássicos, preciso aprender a gostar deles.
      É meio dificil pra mim,acostumado com Yas mais leve mas quero tentar um dia.

      Adorei a resenha

      Beijos

      http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Amiga olha eu comprei um livro que tem todas as histórias da Jane Austen e quero poder conhecer a história ORGULHO E PRECONCEITO por conta do filme e também por causa de outros livros que alguns autores lançaram baseado sabe? Eu quero muito saber sobre esse famoso Mr.Darcy e espero gostar bastante, porque eu nunca li nada assim de Romance Histórico, embora eu acho que não irei começar por ele, pois quero começar por um antes. Mas tipo, eu adorei tudo que você abordou em sua resenha sobre o livro, porque eu gostei bastante da história, ainda mais porque contém um romance que eu amo e você sabe né? hehehe...Sou fã e espero que assim que tiver chance de fazer a leitura eu me apaixone como tantas outras leitoras =] Parabéns pela sua resenha amiga e desculpa não ter passado aqui antes viu? É que tenho comentado sempre no dia seguinte por falta de tempo. Mas espero que esteja bem. Se cuida

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/lidos-no-mes-abril.html

      ResponderExcluir
    11. Olaaa
      Sempre quis ler esse livro mas estou esperando o momento certo para poder ler e espero gostar muito. Poxa, que bom que curtiu tanto a leitura haha

      Reality of Books
      Beijos

      ResponderExcluir
    12. Olá!
      É muito vergonhoso dizer que eu ainda não li Orgulho e Preconceito, mas eu estou querendo mudar isso em breve, pois é quase obrigatório ler esse livro quando se é um leitor como nós.
      Fico feliz que tenha gostado tanto do livro. Espero gostar da mesma forma!

      Beijos
      http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/05/resumo-do-mes-abril.html

      ResponderExcluir
    13. Ahhhh Orgulho e Preconceito! <3
      Esse é um dos meus livros preferidos *-* Impossível falar desse livro e suspirar pelo Sr. Darcy. Muito amor!
      Adorei a sua resenha, eu no seu lugar não conseguiria falar desse livro sem surtar, rs

      Bjs,
      Fernanda
      http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

      P.S.: A diagramação desse livro da Martin Claret é muito linda! *-*

      ResponderExcluir
    14. ownnnn, amo esse livro!
      Começo dizendo que amei sua edição, a minha é aquela de capa dura bilíngue que eu amo tbm rsrs
      Sente que é muito amor envolvido? rsrs
      Quando eu li Orgulho e Preconceito tinha assistido o filme uns dias atrás, então eu fiquei muito perdida, porque é muito diferente, mas amei tudo, e espero que em breve possa ler mais livros da Diva Jane Austen *-*

      Adorei sua resenha e as fotos <3
      Beijos Maiah!
      www.aculpaedosleitores.com

      ResponderExcluir
    15. Oi! Só conheço a história pelo filme, mas tenho muita vontade de ler este livro e A abadia, que também é da Jane. Sou apaixonada por estes romances, e os que leio hoje foram inspirados neste, com certeza irei gostar.
      Bjos!! Cida
      Moonlight Books

      ResponderExcluir
    16. Oie Maiah! :D
      Eu adoro esse livro! Como não amar esse casal e a forma como eles vão aos poucos superando seus preconceitos e implicâncias? Impossível! <3
      Eu quero muito conferir o filme para ver se fizeram uma boa adaptação!
      Estou com mais dois livros da Jane aqui em casa para serem lidos. *-*

      Beijocas e até logo! ;)
      https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    17. Oiee

      Ainda não li nada da autora mas morro de vontade até tenho o livro na minha estante mas ainda não tive tempo para ler, diante de tantos elogios a vontade só aumentou espero poder conferir e me apaixonar em breve.

      Beijos

      www.livrosechocolatequente.com.br

      ResponderExcluir
    18. Oi Maiah, tudo bem contigo ???
      Confesso que até hoje só tive a chance de ler Orgulho e Preconceito ... Tenho outro livro da Jane aqui em casa, mas ainda não tive a chance de realizar a leitura, o que para mim é algo terrível, pois desde o momento em que terminei Orgulho e Preconceito, eu me apaixonei pela escrita e pela genialidade da autora !!!
      Eu sou apaixonada pelo Mr. Darcy, não tenho palavras para explicar o quanto eu amo esse personagem !!! Definitivamente, ele e a Lizzy formam o meu casal preferido de todos os tempos !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    19. Oiee flor tudo bem,eu amo esse livro, li a muito tempo emprestado e tenho muita vontade de reler e ter um só pra mim! Linda sua resenha!

      ResponderExcluir
    20. Oie, tudo bom?
      Nunca li nada da Jane Austen, mas sei que ela foi uma autora inteligente e capaz de criar personagens inesquecíveis. Orgulho e Preconceito está na minha lista de desejados há muito tempo e espero me apaixonar por esse casal.
      Beijos,
      http://www.livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Olá, tudo bem? Eu sou uma apaixonada por romances de época e ate esse ano nunca tinha lido Jane Austen, até que li Orgulho e Preconceito e eu não acreditei que fiquei tanto tempo sem conhecer a escrita da autora!!! A história é demais e é impossível não simpatizar por Lizzy e suspirar por Mr. Darcy!! Adorei!!
      Beijos

      Mari
      cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    22. Livro lindo demais, profundo demais, especial demais. Meu livro de romance preferido. E pra mim, é um romance atemporal. Jane tem uma escrita maravilhosa que é sempre atual, sempre feminista! E que personagens ela consegue construir!!! E os diálogos, nem se fala

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      ResponderExcluir
    23. Oi, tudo bem?

      Eu tenho a maior vontade de ler este livro, mas ainda não encontrei tempo. Acho que Orgulho e Preconceito é um livro que eu vou precisar ler devagar e apreciar a leitura. Eu simplesmente amei essa edição e quero uma pra mim. Está muito lindo!

      Beijos.

      http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Muito legal saber sua opinião sobre esse clássico, acabei de ler e estou postando minha opinião hoje.
      Lindas suas fotos, parabéns!!!

      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
    25. Ola gostaria de saber os fatos que levaram o sr benne a desiste do namoro com a senhorita benedth
      É para um trabalho escolar

      ResponderExcluir