• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 18 maio, 2015

    Resenha: Livro Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently


    Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, foi escrito pelo autor Douglas Adams e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro. O livro nos foi gentilmente cedido em parceria.


    O livro tem um total de 240 páginas e está dividido em 36 capítulos. Os capítulos são curtos e isso faz com que a leitura flua bem. A tradução foi feita por Fabiano Morais.


    A diagramação do livro está simples, mas agradável. Com bons tamanhos de fonte, margem e espaçamento. As folhas são amareladas <3.


    Sinopse: Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
    Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
    De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.


    Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, foi lançado em abril pela editora Arqueiro. O livro foi escrito pelo autor Douglas Adams, que morreu em 2001, mas que deixou dois livros dessa série. Sendo esse, o 1° a ser publicado no Brasil. O autor é muito famoso pela série de livros de grande sucesso O Guia do Mochileiro das Galáxias.

    Eu confesso para vocês que não tinha a menor intenção de ler esse livro, pois não conheço a escrita desse autor, então acabei que nem me interessei pelo livro. Mas, quis o destino que por engano o livro fosse enviado para mim, pela arqueiro.
    Assim que vi esse livro me apaixonei pela capa que é linda de viver, e a premissa do livro me atraiu bastante quando li a sinopse, já que vi que se tratava de um livro de investigação que é um gênero que adoro.

    O livro é narrado em 3° pessoa e traz a história do Richard que trabalha para uma grande empresa de informática. Richard namora Susan Way, irmã de Gordon Way, que é nada menos do que o chefe de Richard.
    Uma noite Richard acaba enviando uma mensagem para secretária eletrônica de Susan e acaba se arrependendo, então ele decide escalar o prédio dela para apagar aquela mensagem, quando estava fazendo a escalada, de um outro prédio ele é observado pelo seu ex colega de faculdade, Dirk Gently, que agora tem uma agencia de investigações.

    Com a morte de Gordon Way, Richard acaba se tornando um dos principais suspeitos, mas Dirk acredita haver uma ligação entre a morte do chefe e o comportamento estranho de Richard e resolve ajudá-lo a desvendar os mistérios por trás dessa morte.

    "— Será que você não percebe que precisamos ser infantis para entender? Que apenas crianças veem as coisas com total clareza, pois ainda não desenvolveram todos os filtros que nos impedem de enxergar aquilo que não esperamos ver?"

    O livro tinha um premissa que tinha tudo para me agradar, mas infelizmente isso não aconteceu. Ao decorrer da leitura eu me senti em muitas partes confusa com os fatos que eram narrados e isso fez com que a leitura se tornasse um pouco arrastada.
    Nenhum dos personagens de fato me conquistou ou me chamou a atenção, e eu não consegui me envolver ou me apegar a essa história e isso foi um dos fatores que me fez não gostar tanto do livro.

    Alguns momentos do livro onde se focava na investigação até me chamaram a atenção, mas eles logo acabam e o livro voltava para uma série de diálogos que não me convenceram muito e tornaram para mim a leitura cansativa.
    O desfecho do livro não me convenceu totalmente e eu continuei com uma série de dúvidas que tive durante a história, acho que algumas coisas não ficaram bem explicadas no final. Algumas coisas levantadas ao decorrer da história poderiam ter sido melhor explicadas e não foram, e o final conseguiu me deixar ainda mais confusa do que o resto do livro.

    Não sei se o fato de eu não ter gostado desse livro é culpa minha ou dele. Vi que ele tem uma boa nota no Skoob, mas eu definitivamente não curti muito essa leitura.
    Não sei se o fato de eu não estar muito familiarizada com ficção científica influenciou na minha opinião, por isso de qualquer forma, recomendo para quem é fã do autor ou de ficção científica! Leiam e me contem o que acharam pois quero muito saber de outras opiniões!

    "No grande debate que já dura séculos sobre o que acontece com você após a morte, se é que  acontece alguma coisa, quer seja céu, inferno, purgatório ou extinção, uma coisa nunca foi colocada em questão: a possibilidade de você não saber a resposta mesmo depois de morrer."

    Classificação :

    34 comentários:

    1. Vishi. Queria ler, mas se for assim vai ser uma decepção que só. Foi curiosidade pelo autor, o livro não chamou tanta atenção...
      Odeio quando o livro se perde, começa aquele monte de coisa inútil, enche linguiça e só vai ficando confuso. Vou ver outras resenhas e ver se animo, mas provavelmente nem leio mais =/

      ResponderExcluir
    2. Oláa
      nossa é tão ruim assim? nossa eu estou curioso para ler esse lviro
      mas vocÊ me deixou muito decepcionado rsrsrs
      Bjks

      Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Amiga olha quando comecei a ler a sua resenha me chamou bastante atenção só de falar de informática, porque sou apaixonada por histórias que envolvem hackers e esses tipos de coisas. Acho bastante interessante esses tipos de história e sinceramente o livro me deixou curiosa. Eu acho que o colocarei na minha lista de desejados, porque quero tirar minhas conclusões sobre ele e espero gostar bastante, porque pelo que li da sua resenha, fiquei perfeita apesar de vc não ter curtido muito. As vezes tu espera muito de um livro e acaba n sendo exatamente o que vc esperava. Mas quem sabe eu venha a gostar ou até seus outros leitores né? Mas eu vou ler sim. Adorei!


      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-temporada-de-segredos.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga depois venha conferir minha nova resenha
        assim que tiver atualização passarei aqui

        http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-daisy-esta-na-cidade-olha-o-que.html

        Excluir
    4. Oi Maiah, tudo bem contigo ???
      Eu tenho que admitir que nunca li nenhum dos livros do Douglas, mas sempre fui muito curiosa com relação a sua escrita, as histórias que ele criou, e a todo o universo que ele arquitetou !!! Confesso que tenho mais vontade de ler esse livro do que O Guia do Mochileiro das Galáxias, acho que é porque eu também gosto bastante de livros de investigação.
      Pena que você não curtiu o livro, mas isso que é o mais legal, cada um é cada um, e nem sempre a gente curte as mesmas coisas né ?! E assim sempre podemos trocar uma ideia com quem gostou, ou com quem amou, e entender melhor os pontos que eles gostaram !!! ^^

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    5. Oii minha linda, primeiramente quero dizer que sua unha está um arraso. Agora já posso comentar da resenha, primeira vez que entro aqui no blog e amei conhecer sua escrita, achei rápida, fácil e sem rodeios. É uma pena não ter gostado do livro, talvez a primeira leitura de um autor não agrade muito mesmo. Porém gostei tanto da sua resenha que caso eu tenha a oportunidade de ler o livro,farei com gosto.
      Mil beijos da Lêeh

      Mãe, tô escrevendo

      ResponderExcluir
    6. Conheço o autor, é bem aclamado pelos fãs. Nunca li esse livro, mas fiquei surpresa com sua opinião, com a resenha ao todo. Porque não me parece mesmo um livro escrito pelo Douglas. Curto ficção científica, então com certeza ainda vou dar uma lida nesse livro, uma conferida. Porém, não agora

      ResponderExcluir
    7. Má (fazendo a íntima), tudo bem? Então, eu li há pouco uma resenha do mesmo livro que era positiva, mas que mesmo assim não me convenceu. Agora lendo a sua estou mais certa do que nunca de que não irei ler, pois não gosto de livros assim. Cheios de pontas soltas, que só nos deixam com dúvidas e mais dúvidas.

      ResponderExcluir
    8. Eu gostei muito da capa, mas por ser em terceira pessoa dificilmente ganhará minha atenção. Não costumo ler livros assim, porque meio que você sabe os sentimentos de todos os personagens, mas não consegue aprofundar, sentir nenhum de verdade.
      Gostei da sua resenha, sinceridade é a virtude.

      ResponderExcluir
    9. Eu amei a leitura. Acho que tem que saber apreciar a escrita do autor, por isso nem todo mundo gosta, já que ela tem um lado cômico.
      Eu achei esse personagem fantástico e a trama toda divertida. :D
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    10. Acabei de ler outra resenha dele e acho que ficaria confusa nesse livro.
      Agora vendo que vc deu 2 estrelas nem me arrisco rsrs.
      Amei a capa dele tbm e o kit que a editora mandou pros parceiros achei bem criativo
      Muito ruim quando não nos indentificamos com os personagens, aí não fluí mesmo

      http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Hahaha não sei se já leu a série "O guia dos mochileiros da galáxia" mas, é exatamente essa sensação que dá.
      Nossa, eu fiquei super confusa, não consegui gostar de NENHUM personagem em especial e toda vez que a história estava ficando legal, o autor desembestava tudo.
      Acho que o problema não está em você e se estiver, está em nós duas.
      Acho que é esse estilo do autor meio doido que só pessoas com a mente extremamente aberta e disposta a aceitar qualquer tipo de loucura gosta (e eu não estou falando de bruxas, vampiros... porque dessas loucuras eu gosto e aceito numa boa).
      ;**

      www.saladadelivro.blogspot.com

      ResponderExcluir
    12. Oi, Maiah! Tudo bem?

      Realmente... A premissa do livro é bem interessante! Foi o que me chamou atenção também, porque adoro livros sobre investigações. Também não tive nenhum contato com a escrita do autor anteriormente e confesso que me senti confusa várias vezes durante a leitura. Eu achei que a história um pouco enrolada e que faltou muita conexão no início... O mais interessante aconteceu lá entre a página 130 e 150... o que para um livro de 240 páginas é MUITA coisa =/

      Beijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    13. Oi Maiah!
      Li recentemente O Guia do Mochileiro das Galáxias e não foi uma leitura que me agradou tanto. Quando vi que esse livro era do Douglas Adams, já fiquei com o pé atrás, aí lendo sua resenha quando disse que a leitura se tornou cansativa e não lhe agradou, tive certeza que não irei ler. Eu já tava "traumatizada" com a leitura de O Guia... porque apesar de ter apenas 160 páginas, demorei 10 dias para ler, de tanto que a leitura se arrastou. Definitivamente a escrita do autor não é para mim...rs
      Beijos.

      Li
      Literalizando Sonhos

      ResponderExcluir
    14. Eu amei a capa desse livro e a premissa, mas confesso que com sua resenha sobre ele fiquei um pouco preocupada, mas acho que a confusão que ele causa desse algo que o autor fez de próposito, ainda não li nada dele mas dizem que ele tem um pouco disso de deixar os leitores um pouco confusos, mas só eu lendo pra saber né kkk.

      http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Oi!
      Não sabia que o autor havia morrido, que pena.
      Vi uma resenha do livro e gostei da apresentação, do jogo de palavras que o autor faz, por isso, quero muito ler a obra.
      http://www.poesianaalma.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Oi Maiah, tudo bem?
      Pen que você não curtiu o livro, eu sou louca pela escrita do Douglas, acho que ele era simplesmente genial.
      Estou lendo o livro agora e adorando!
      Bjs

      A. Libri

      ResponderExcluir
    17. Oi oi, como vai??
      A única experiência que eu tive com o Douglas foi O Guia do Mochileiro das Galáxias, que amei! Achei muito criativo e tudo mais.
      Esse livro é lindo, a edição ficou um amor e a história parece ser bem legal, acho que eu ia gostar.
      Uma pena você não ter gostado...
      Beijão!

      ResponderExcluir
    18. Olá amore.O fato de você não está familiarizada com ficção cientifica, ajudou muito na sua nota. O autor é maravilhoso, mas para quem não está adaptado com a forma da escrita dele pode acabar boiando no meio de história. Isso aconteceu comigo nos primeiros volumes da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mas acontece rs. Enfim, fiquei bem curiosa para ler e a capa é realmente maravilhosa.
      Espero que quando eu ler me atraia e tenha uma opinião diferente da sua.
      Beijos, sucesso.

      ResponderExcluir
    19. Oie Maiah! :D
      Nunca tive interesse no Guia do Mochileiro da Galáxia e por esse motivo que não sabia que o escritor de Agencia de Investigações era o mesmo. Pretendo ler esse livro, pois quanto a sinopse quanto a capa me deixaram curiosa.

      Beijos e até logo!
      E que pena que o livro não te conquistou...
      https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    20. Poxa, que pena você não ter gostado. Contudo, a escrita de Douglas Adams é assim mesmo sempre tende a deixar duas vertentes: ou você ama ou você odeia. Eu já gostei como você pode ver na resenha do meu blog.

      http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Sério que é ruim? :( eu queria tanto ler, mais pelo autor, mas depois da tua resenha, fiquei com um pé atrás haha

      http://anneandcia.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    22. Oi,
      Nossa que pena que foi uma leitura ruim pra você, as vezes acontece que a escrita do autor não nos envolve por diversos motivos.
      Eu fui fisgada primeiramente pela linda capa, depois pela sinopse e por fim depois que li alguma resenhas pelo jogo de palavras que o autor faz, gosto muito de suspense acredito que será uma boa leitura pra mim.
      Beijos



      Mari - Stories And Advice

      ResponderExcluir
    23. Oiii Mai.
      Primeira vez aqui no blog. Eu ameiii e já estou seguindo.
      Eu vi o livro no skoob e não me interessei até ler sua resenha. Sério, mesmo o livro não te agradando, fiquei curiosa. Não costumo ler livros desse gênero, mas quero conferir.
      Menina que loucura, o cara manda a mensagem e depois resolve escalar o prédio da namorada para apagar, coisa tão natural né? Todo mundo faz isso. kkkkkkkk Hilario.
      Eu vou dar uma chance para o livro sim, e espero gostar.
      Beijos, amei a resenha e as fotos, ficaram lindas.

      Coleções Literárias

      ResponderExcluir
    24. Oi,
      essa é a segunda resenha que eu vejo
      desse livro hoje, adorei a premissa do livro
      e fiquei morrendo de vontade de ler.
      Beijos
      Conversas de Alcova ❤

      ResponderExcluir
    25. Que pena que não gostou da leitura, já li algumas resenhas desse livro e super recomendam, por isso eu fiquei bastante curioso com a leitura, mas agora não irei com tantas expectativas quando eu tiver a oportunidade de lê-lo... Adorei sua resenha e as imagens! Parabéns!

      Abraços e até!

      lendoferozmente.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    26. Olá; essa é a segunda resenha que leio do livro hoje, eu acho a capa bem bonita. Ainda não li nada do autor, mas tenho um certo temor de começar a ler e não entender nada, por serem histórias bem fantasiosas.

      petalasdeliberdade.blogspot.com

      ResponderExcluir
    27. Oi Maiah!
      Estava tão animada para realizar a leitura desse livro pois gosto muito desse gênero investigativo, mas sua resenha me desanimou um pouco. Gosto muito de ver diversos fatos diferentes inseridos no enredo e ao longo da história poder ver tudo se encaixar, mas perceber que tudo acaba se tornando uma confusão é desolador.
      Beijos!

      Rafaela, Eterna Leitora.
      www.eterna-leitora.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    28. Adorei sua resenha sincera, mas apesar disso eu tenho vontade de ler o livro. Talvez pq eu venho com Adam desde o guia do mochileiro, mas eu adoro ficção e estou ansiosa pra ler. Amei as suas fotos e nossa que unha diva.

      ResponderExcluir
    29. Difícil quando a história não nos convence assim, nos perguntamos se a culpa é do livro ou da gente mesmo, haha. Quero muito ler esse livro, mas agora diminui um pouco as expectativas quanto à história, não gosto de livros cansativos. Adorei a resenha. A capa é realmente muito linda, e a sinopse também.
      Bjs
      http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    30. Eu amo esse estilo de livro, e depois que li a sinopse me encantei mais ainda.
      Mas lendo a sua resenha fiquei bem desmotivada, leitura arrastada, confusa e que não combina nada com nada me deixa pé da vida, então nem vou anotar esse livro na minha listinha, curto ficção científica, mas esse livro não sei não viu.

      Bom, curti muito a sua resenha sincera, e não fica assim viu?É assim mesmo, alguns gostam e outros não.


      bjs

      www.adorkable.com.br

      ResponderExcluir
    31. Estou lendo esse livro ainda. Mas também já me sinto um pouco confuso. Espero não me decepcionar tanto com ele.
      Bjos,
      http://porredelivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    32. Oi Maiah! Esse foi um dos livros os quais solicitei da Arqueiro, mas o meu ainda não chegou. Resolvi solicitá-lo pelos mesmos motivos que você se sentiu atraída quando o viu: ¹a capa que é linda de viver, e a premissa maravilhosa que ele tem.
      Espero que a história funcione comigo melhor do que funcionou com você!
      Beijos e sorte nas próximas leituras!
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    33. Oi, Mai! Como vai?
      Nossa, que chato você não ter curtido a leitura! Pensei que fosse amar... Mas é a vida, nem todos os lovros nos agradam. Ao contrário de você, adoro ficção científica e não me interessei pela história. No começo eu achei intrigante por ser Douglas Adams, mas a história em si é meio louca - okay, não é para menos, hahaha; olhemos o escritor. Não tinha lido nenhuma resenha até agora, mas a sua não me animou e nem desanimou. Continuo na mesma... Talvez um dia, não? Haha. A capa é linda mesmo.
      Beijinhos,
      Karol.
      www.heykarol.com

      ResponderExcluir