• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 22 maio, 2015

    Resenha: Um Conto Sombrio dos Grimm


    Um Conto Sombrio dos Grimm foi escrito pelo autor Adam Gidwitz e lançado pela Editora Galera Record em abril de 2015. O livro foi gentilmente cedido em parceria com o blog.


    O livro tem 270 páginas e é dividido em 8 contos: O Fiel Johannes, João e Maria, As Sete Andorinhas, Irmão e Irmãs, Um Sorriso Vermelho Como Sangue, Os Três Fios de Cabelo Dourado, João e Maria e o Reino Destruído, João e Maria e o Dragão e João e Maria e Seus Pais. A tradução foi feita pelo Rodrigo de Abreu.



    A diagramação desse livro está belíssima e a editora merece os parabéns pelo cuidado que teve com o livro, que tem os capítulos iniciados por belas ilustrações. As páginas são amareladas e os tamanhos de fonte, margem e espaçamento estão bem agradáveis.


    Sinopse: João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!
    João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.


    Um Conto Sombrio dos Grimm, traz 8 contos originais dos irmãos Grimm contados pelo autor Adam Gidwitz.
    Nesse livro nós conhecemos a história de João e Maria antes mesmo de eles nascerem. No primeiro conto, O Fiel Johannes, temos a história de como os pais de João e Maria se conheceram e do nascimento dos irmãos. Alguns fatos regados a bastante sangue acontecem nessa história o que faz com que João e Maria decidam fugir de casa, e a partir dai várias histórias vão se desenvolver com esses irmãos. Histórias terríveis e que talvez você não deva ler para uma criança.

    No segundo conto João e Maria, nós temos a velha e conhecida história dos irmãos que acabam encontrando uma casa feita de doces, mas que nem imaginam que se trata da casa de uma bruxa, que tentará comer os dois irmãos! Sobre esse conto eu nem preciso falar nada, pois acho que toda criança já leu ou ouviu falar dele. A partir dessa história, João e Maria, fogem de sua história e se deparam com várias outras cheias de sangue e de acontecimentos terríveis.

    Juntos e sozinhos, os irmãos decidem procurar um novo lar para morar. Eles procuram pais que possam os criar e amar, como eles tanto sonham, mas em cada história eles passaram por acontecimentos macabros que criança nenhuma deveria viver.
    Eles procuram por adultos responsáveis e amorosos, mas acabam sempre desiludidos com os adultos que encontram durante suas andanças em cada conto.


    "Afinal de contas, para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso passar pelas zonas mais escuras. E, nessa escuridão, não há nenhum guia."

    Juntos, os irmãos irão passar pelas mais diversas situações, que exigiram deles bondade, sabedoria, sacrifício e principalmente muita força e coragem.
    São histórias infantis, mas que o autor avisa durante toda a história que alguns acontecimentos podem chocar e deixar qualquer criança várias noites sem dormir.

    Todas as histórias são narradas em 3° pessoa e intercalada com alguns comentários do Adam Gidwitz que conversa conosco sobre o que irá acontecer ou sobre o que aconteceu em determinada história, o que foi algo bem interessante ao decorrer da leitura.
    Eu gostei bastante desse livro! Todos os contos são igualmente bons e as histórias se encaixam muito bem na ordem em que foram dispostas. Os comentários do Adam só deixam o livro ainda melhor, pois são em sua maioria cheios de ironia.
    Quem não gosta ou tem medo de livros de terror, nem precisa se preocupar, pois a meu ver, o livro é sombrio, mas de uma maneira leve.

    Recomendo bastante esse livro para quem gosta das histórias dos irmãos Grimm e principalmente para quem gosta de contos de fadas sombrios e cheios de sangue, onde nem sempre temos um final tão feliz.

    "Veja Bem, O mundo dos Grimm pode ser um lugar bem angustiante, mas vale a pena ser explorado. Afinal de contas, é nas zonas mais escuras da vida que se encontra a beleza mais iluminada e a sabedoria mais profunda."


    Classificação:


    28 comentários:

    1. Amo contos de fadas! Sou completamente apaixonada pelas histórias, especialmente essas que tem o lado "verdadeiro". Estou aguardando ansiosa pelo meu exemplar e espero gostar dele tanto quanto você.
      Parabéns pelo seu blog, Ma! amo passar por aqui, me identifico muito com ele.
      Beijos!
      www.palavrasradioativas.com

      ResponderExcluir
    2. Amo contos de fadas e sou louca nos irmãos grimm desde a edição que vi ilustrada por eles mesmo *-* adoro releituras com lado mais sombrio dos contos e menina que livro lindo é essa? ja tinha visto a capa e amado e vendo por dentro fiquei ainda mais encantada.

      http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Meu deus que capa linda!!! Adorei as artes do livro. Confesso que tenho muita vontade de lê-lo, mas me falta tempo. :( :( Espero poder desfruta-lo logo. :3

      http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/05/resenha-incrivel-historia-de-adaline.html

      ResponderExcluir
    4. Aiii que livro mais amorzinho.
      Estou apaixonada pela capa, e que diagramação mais *-* Lindaaa.
      Eu amei a resenha, lembro que li o conto de João e Maria quando tinha 8 anos, mas quero ler essa "versão nova" amo livros com um toque sombrio.
      Amei

      Coleções Literárias

      ResponderExcluir
    5. Que edição mais linda *-* A história me interessou também, ótima resenha.
      Abraços.
      http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Olá!!
      Que livro lindo hein!!!
      Gostei bastante da sua resenha e fiquei bem interessada pelo livro!!
      Parabéns!!

      Beijos

      ResponderExcluir
    7. Olá; por coincidência, ontem mesmo minha sobrinha estava falando sobre a história de João e Maria, mas esse seria um livro que eu leria sozinha, não leria pra ela ou poderia traumatizá-la. Gostei muito da resenha, ainda não conhecia o livro, que tem uma capa linda.

      petalasdeliberdade.blogspot.com

      ResponderExcluir
    8. Esse livro é maravilhoso! Me apaixonei pela capa e pela diagramação. Sou uma amante de contos dos irmãos Grimm, me interessei muito no livro, ainda mais que tem esse toque mais sombrio!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    9. Adoro livros de contos e esse me chamou muito a atenção, fiquei intrigada e gostaria de ler. Não gosto de histórias de terror, mas adoro ver um sangue rolar kkk
      Obrigada pela ótima indicação.
      Beijos

      ResponderExcluir
    10. Estou com muita vontade desse livro, infelizmente, não estou conseguindo comprar tudo o que quero e nem ler. Gosto bastante de ler os conto originais e a capa desse livro é super fofa. suas fotos também estão lindas!
      http://www.poesianaalma.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Amei tua resenha, Maiah! Acho que super condiz com o livro. Adoro coisas sober os Grimm, como, por exemplo, a série de televisão.
      Imagino o quanto João e Maria sofreram passando por esses momentos sombrios, mas penso que eles tenham tido um final feliz, certo?
      Amei também a capa, super bonitinha. E as ilustrações as quais tu mostrasse. Ele já entrou para minha lista de vou ler <3
      Beijos,
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    12. Amiga tenho que confessar que gostei bastante da resenha do livro.
      Fiquei encantada com tudo que você disse sobre a história. Me chamou atenção, até porque enquanto eu lia lembrava um pouco do filme João e Maria, apesar de ter visto só uns pedaços. Mas eu acho muito bacana eles lançarem livros falando sobre eles. Eu fiquei bastante interessada assim que li e também gostei da maneira como você se expressou em seu ponto de vista. Percebi que vc realmente gostou da leitura. Espero que eu ou mesmo as meninas tenha a oportunidade de fazer a leitura.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-estudo-independente.html

      ResponderExcluir
    13. Primeiramente quero dizer que amei as suas fotos e a sua estante. Agora vamos falar sobre a sua resenha... Rs Obrigada por me deixar com vontade de ler, e automaticamente me deixar mais pobre tbm. Rs http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Oi,
      adorei sua resenha, muito boa. Você acredita que eu vi esse livro no instagram e printei a tela para comprar depois? sempre faço isso quando vejo algum livro que gosto. Uma coisa que me chamou atenção é o nome Grimm, eu sou louca pelo filme e por uma série do mesmo nome... se for estilo as duas, eu já to amando sem ler hahahahaa. Acho legal que a história envolva João e Maria, pelo menos quando assisti um episódio da série, continua um conto sobre eles. Depois da resenha, quero ler muito o livro.
      http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/05/entre-nos-entrevista-com-barbara-negrao.html

      ResponderExcluir
    15. Oieee, poxa que bacana esse livro, não sei se eu me interessaria para ler, mas achei bem legal a ideia dele, você falou tão bem dele, que devo repensar sobre ler ou não, gosto de livros que tenham ilustrações entre as páginas e nada como começar um capítulo com uma!
      http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    16. Adoro a forma que você faz suas resenhas, sabia? *-*
      Sobre o livro: adoro contos, recontos, o que for! <3 Desde que soube do lançamento estou louca para ler esse livro, e sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda para fazer isso. A edição da editora está linda mesmo! <3
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    17. Olá
      eu fiquei muito fanatico por esse livro, eu quero ele para mim, mas como um livro tão pequeno pode ta por mais de 30 Dilmas? eu quero de mais mas eu não estou disposta a pagar tanto assim
      Bjks
      Passa Lá No meu Blog, Tem Resenha Nova - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    18. Oi oi, como vai?
      Eu já tinha visto esse lindo maravilhoso por aí, mas não sabia que trazia contos assim, tão sombrios e cheios de sangue, e olha, já quero!
      Com certeza todos (isso me inclui) conhece a história dos dois irmão, e deve ser muito bom poder saber sobre o antes e depois deles. Fiquei bem curiosa, e parece ser uma leitura rápida, que espero poder fazer em breve!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    19. Olá! Tudo bem?

      A diagramação desse livro está linda mesmo! *O*

      Eu A-M-O contos de fadas e sempre com finais felizes. Esse livro me deixou super curiosa, mas, não sei se leria.

      Acontecimentos que deixariam crianças várias noites sem dormir? Sou tão impressionável quanto uma criança, então, não obrigada. Hahaha

      Sua resenha está ótima! E fico feliz que o livro tenha te agradado tanto! <3

      Beijos e até!

      http://www.dreamsandbooks.com/

      ResponderExcluir
    20. Essa capa é belíssima! Com essa diagramação ainda! Já amo, rsrs! Bom, a história parece ser muito boa, apesar de ser contos, parece que eles vão narrando a história dos irmãos (aos quais tenho pena), e é ainda melhor por ser um clássico que cresci ouvindo, adorei a resenha! Muito bem escrita e desenvolvida!!

      Abraços e até!!

      lendoferozmente.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    21. Oi Maiah, tudo bem?
      Já queria ler o livro e quero mais ainda agora!
      Adoro contos, e contos de fadas mais sombrios são sempre bem vindos, mas os comentários do autor acredito que para mim seja um atrativo a mais.
      Bjs

      A. Libri

      ResponderExcluir
    22. VC acredita que pena o livro na livraria Martins Fontes aqui em SP e não comprei. Mano eu necessito do livro, já até o coloquei como desejado no skoob. Sua resenha venho somar a minha vontade, QUERO PRA ONTEM
      Brubs
      O Diário do Leitor

      ResponderExcluir
    23. Oi Maiah, tudo bem?
      Que livro mais lindo, simplesmente amei a diagramação!
      Morro de medo de livros de terror, mas que bom que não é tão assustados assim, pois fiquei super curiosa em relação ao livro. Adoro outros pontos de vistas sobre histórias que já conhecemos.
      Super beijos <3
      http://livros-cores.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Oi flor, tudo bem ???
      Estou de olho nesse livro desde que ele foi lançado, a primeira coisa que me encantou foi essa capa. Me apaixonei por essa capa e depois, quando estava pesquisando para saber mais sobre o livro, me encantei pelo livro como um todo. Sua resenha só aumentou a minha vontade de ler esses contos !!!
      Dizem que todos os contos de fadas foram criados para assustar e alertar as pessoas, que em seu formato original eles eram sombrios e em muitos casos, macabros, por isso achei esse livro maravilhoso. Difícil não querer um exemplar na minha estante. Só espero conseguir conferir essas histórias logo !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    25. Maiah, sua linda! Eu sou apaixonada pela história de João e Maria desde sempre, nunca soube o porque. Quando vi esse livro achei que era uma história longa sobre os irmãos Grimm ou algo assim, mas mesmo não gostando de livros de contos, depois da sua resenha, eu vou ter que colocar esse livro na minha estante. É simplesmente tão lindo. E realmente, a diagramação encanta.

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    26. Olá Maiah,
      Amo tudo que é relacionado aos irmãos Grimm.
      Vi esse livro em alguns posts de lançamento e fiquei encantada com ele, olhando suas fotos fiquei apaixonada pela diagramação que está linda. Espero conseguir ler em breve pq amo contos também.

      Coração Leitor

      ResponderExcluir
    27. Oie, tudo bom?
      O fato da narrativa ter um teor mais sombrio não me incomoda, pelo contrário, me deixa curiosa com esse livro. Achei interessante também os comentários do autor no texto. Além disso, a capa é muito bonita.
      Beijos,
      http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    28. Oi Maiah, tudo bem?
      Já vi umas resenhas desse livro e ele parece bem bacana, as fotos internas que eu já vi me deixaram mais louco pelo livro, mas o preço por enquanto está bem salgadinho. Depois compro, espero.

      ResponderExcluir