• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 10 junho, 2015

    Resenha: Livro Uma Longa Jornada


    Uma Longa Jornada é um romance escrito pela autor Nicholas Sparks. O livro foi relançado com a capa do filme recentemente pela Editora Arqueiro, que nos cedeu esse exemplar como cortesia.


    O livro tem um total de 361 páginas, dividas em 33 capítulos mais epílogo. Os capítulos são de um bom tamanho e são ainda subdivididos em algumas partes.


    A diagramação está simples, mas bem agradável com páginas amareladas, um bom tamanho de fonte e também de margens e espaçamentos.


    Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
    Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
    Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
    Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem
    juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.
    Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado.
    Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
    Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. 


    Uma Longa Jornada, conta paralelamente as histórias de amor dos casais Ira e Ruth e Luke e Sophia. Ira é um senhor de 91 anos que perdeu o grande amor de sua vida a 9 anos e ao sofrer um acidente de carro, onde ele acaba ficando preso, começa a ver a imagem de sua amada Ruth.
    Já Luke e Sophia se conheceram durante uma festa de rodeio. Sophia estava sendo perseguida pelo ex-namorado e Luke, que é um peão de boiadeiro que acaba de vencer a competição, acaba a salvando do assédio do ex-namorado.

    A história é narrada alternadamente em 1° pessoa, sob o ponto de vista do Ira e em 3° pessoa quando se trata da história de Sophia e Luke.
    No início de cada capítulo temos o nome do personagem sobre o qual esse capítulo se destina. Esse duplo estilo de narrativa foi algo interessante e que me agradou bastante nesse livro.


    "Acabei percebendo que suas regras não eram apenas a base de uma filosofia que lhe servira bem, mas diziam tudo sobre quem ele era."

    Após acordar e perceber que está preso em seu carro Ira começa a ver a imagem de sua esposa Ruth que morreu a 9 anos, mesmo sabendo que aquilo não é possível. Ruth o dá forças para se manter vivo e enquanto ele fica a espera de que alguém o socorra, ele relembra junto de sua amada, a sua grande história de amor.
    Através do ponto de vista do Ira nós voltamos ao tempo e o conhecemos desde a época que ele ainda era solteiro e não conhecia Ruth ainda. Ira relembra todos os momentos vividos com Ruth, desde o dia em que a conheceu e até um pouco depois de sua morte.

    Eu confesso pra vocês que pensei que as partes do Ira e da Ruth fossem ser um pouco maçantes, mas como eu estava enganada. Fui conquistada pela linda história de amor desse casal, que nós traz em seus relatos as partes mais lindas e comoventes dessa história. Foi lindo e eu suspirei muito acompanhando desde o primeiro beijo, a primeira noite de amor, o casamento até mesmo o sofrimento do Ira com o falecimento do amor de sua vida.

    "— Você mal olhou para mim.
     —  Não consegui olhar. Você era a garota mais bonita que eu já tinha visto. Era como tentar olhar para o  sol."

    Os capítulos dedicados a história da Sophia e do Luke foram igualmente gostosos de serem lidos e nós acompanhamos toda a evolução desse casal que apesar de serem completamente diferentes e viverem praticamente em mundos distintos, são perfeitos um para o outro.
    Luke é um rapaz obstinado e muito honesto que ganha a vida como peão de boiadeiro. Ele trabalha arduamente e faz de tudo para ajudar a mãe a tomar conta da fazenda onde moram.
    Já Sophia é universitária e está no último ano de história da arte, ela sonha atualmente em conseguir um emprego em um museu, mesmo sendo uma tarefa um pouco difícil, já que a poucas vagas e muitos profissionais na área.

    Com o passar do tempo Luke e Sophia vão se conhecendo cada vez melhor e se apaixonando perdidamente um pelo outro, mas o fato de Sophia descobrir um segredo que Luke guardou dela, pode mudar tudo nessa relação.

    Eu gostei demais das histórias trazidas em Uma Longa Jornada, achei o livro romântico e bonito na medida certa e gostei muito de como o enredo foi se desenvolvendo. A escrita do Sparks é muito fluida e fazia com que eu quisesse ler mais e mais dessa história.
    Eu gostei bastante de como as duas histórias se cruzaram e da forma como isso aconteceu. 
    O final também não me desapontou e as últimas frases me fizeram sorrir e suspirar com o encerramento dessa linda  história que sem sombra de dúvidas laçou meu coração.

    Sei que muita gente acha as histórias do Nicholas clichês e até certo ponto eu concordo que são, mas nem por isso elas perdem a beleza e deixam de nós emocionar e encantar.
    Recomendo muito a leitura para quem goste de romances e principalmente para os fãs do autor, pois esse é mais um ótimo livro de Nicholas Sparks.

    "Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa."

    Classificação:

    31 comentários:

    1. Oi Maiah,
      Awwwn esse livro me arruinou completamente. Eu o considero um dos melhores do tio Sparks <3
      Adoro a história de Ira e Ruth, e fiquei decepcionada pelo foco do filme ter sido o caubói, a história do Luke e da Sofia nem chegou perto da história incrível de Ira.. <3 Em todos os momentos que Ira via sua Ruth com ele eu chorava, e nossa como chorei. *-* Linda resenha! <3 E pra variar, fotos lindas no post!

      Beijo,
      Mari Siqueira
      http://loveloversblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Nhaim, eu sou das que acha o Sparks clichê. Rsrsrrsrsrs.
      Eu não consigo gostar do enredo quando vejo muita coisa que já foi feita antes, sou preconceituosa mesmo, acho feio, mas não consigo mudar. Hahauhauha

      ResponderExcluir
    3. OI Maiah :) Tudo bem?
      Fiquei com vontade de ler esse livro ou algo do Nicholas. Eu quando comecei a ler foi com Harry Potter e logo de seguia foi o Tio NIck, porque era os livros que o meu pai tinha em casa. Já li bastantes mas entretanto perdi o hábito porque comecei a ler apenas distopias e livros de fantasia que se tornaram os meus géneros prediletos. No entanto, desde o início deste mês estou com vontade de ler alguns New Adults, Young Adults e até romances. Uma Longa Jornada já foi lançado cá em Portugal também, então talvez eu dê uma oportunidade '-'
      Beijo
      www.fofocas-literarias.blogspot,pt

      ResponderExcluir
    4. Eu li antes que fosse falado que fariam o filme e eu ameiiii, uma leitura bem gostosinha e emocionante, no livro eu gostei mais da história do Luke , mas no filme gostei mais do Irá haha! gostei dos dois tanto o filme como o livro, claro que o filme é bem diferente!

      www.byanak.com.br

      ResponderExcluir
    5. OIe!
      Eu nunca li nada do Nicholas até O Milagre e não estou gostando muito da escrita dele. Não sei se é pela história cliche que você já sabe o final ou por não ter gostado mesmo da escrita dele. uma longa jornada está na minha lista de leitura, quero ler mesmo sendo do Nicholas, vai ver é bem mais legal, porque o enredo parece mais legal do que O milagre... Tô em duvida ainda!
      Beijos
      LuMartinho |Face

      ResponderExcluir
    6. Ola!
      Não sou muito fã de romances, acho todos tão parecidos,mas leio porque as vezes algum acaba me surpreendendo, que não é o caso ,tenho uma certa birra com o tio Nick sempre acho que os livros dele ficam melhores quando são adaptados,Mas fico feliz que tenha gostado da leitura.
      Beijos!
      http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Olá!
      Já tinha lido várias resenhas sobre o livro, e sabia que se tratava de dois casais, mas uma curiosidade que eu tinha era como era feita essa narrativa intercalando entre os dois casais, e gostei bastante de saber que um é primeira pessoa e outro, terceira.
      Não é novidade que sou fã do tio Nicholas, apesar de não ter lido ainda Uma Longa Jornada. Pretendo em breve.
      Beijos.

      Li
      literalizandosonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. ai não me animei pra ler... só esse lance de rodeio já me desanimou completamente. >.<
      a capa tbm não me ajudou.. =/
      Você gosta mesmo de Sparks, né??? Bela coleção na imagem ^^
      já li outros 3 titulos do autor, mas apenas um me fez chorar... achei os outros medianos...
      http://torporniilista.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Oi Maiah, faz tempo que não mergulho de cabeça nos livros do sparks, confesso que lendo agora sua resenha me bateu uma saudade ♥ Por este ser o filme mais recente vou dar uma oportunidade =D

      Beijos,
      Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    10. Olá, eu aprendi a amar Nicholas Sparks, li Uma Longa jornada e me decepcionei um pouco, eu fui com muita sede ao pote e cheia de expectativas e isso me iludiu, quando terminei de ler amei o livro mas não foi o que eu esperava, que bom que tenha gostado e não tenha achado maçante a narração de Ira, eu achei, mas é um bom livro.

      http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. Olha eu acabei virando fã do TIo Nicholas por conta desse livro.
      Foi o primeiro contato que tive com sua escrita e tenho que confessar que a história me encantou em todos os sentidos. Principalmente por se passar em fazenda e rodeio que eu adoro.
      Enfim...
      Eu li esse livro ano passado quando foi lançado e agora comprei ele com a capa do filme e realmente a diagramação está maravilhosa. Gostei bastante de tudo que vocÊ falou do livro. Se expressou bem falando da história e também contou cada parte importante do livro. Não dando spoiler claro. Isso é essencial. Espero que goste dos outros livros do autor, apesar que os romances são sempre os mesmos né? Mas mesmo assim a escrita dele é muita gostosa e eu sinceramente amei.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/caixinha-de-correio-parte-2.html

      ResponderExcluir
    12. Eu assistir o filme e acabei gostando muito. Confesso que me comovi mais com a história da Ruth e Ira, do que com o outro casal. Mas apesar de ter gostado do filme, não me faz uma leitura. Eu simplesmente não gosto da escrita do Nicholas, o último livro que li foi Um Amor Pra Recordar quando foi lançado. Eu gosto muito desse livro e principalmente do filme, que renovou algumas partes que não gostei do livro... mas é ele e só. Tentei ler A última música, mas acabei abandonando. Prefiro assistir só os filmes mesmo e olhe lá, porque tem uns que realmente não consigo. Sua resenha ficou muito boa, Parabéns.


      http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-indie.html

      ResponderExcluir
    13. Gostei da sua resenha maiah *-* é bom ver que tanta gente gosta do sparks, e mesmo você dando 5 estrelas eu nao iria ler porque sparks é dono do meu trauma kkkkk não aguento esses romances cheio de 'melosidade' e enrolação.

      http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Eu já muitas resenhas do livro a realmente não curto o autor, às vezes, até vejo as adaptações da obra para o cinema, mas não é algo que me cative. Legal você ter achado o livro na medida certa, eu sou do time que acha clichê, me desculpe. :(

      ResponderExcluir
    15. Eu adorei sua resenha! Não estava lá querendo muito ler esse livro não pois ultimamente o tio Sparks tem me decepcionado bastante mas depois dos seus comentários fiquei curiosa com a leitura. Bem, espero não me decepcionar e gostar bastante.
      Beijos!
      http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Oie Maiah! :D
      Não sou fã do Spark, mas esse livro dele me chamou a atenção por contar a história de dois casais, acho que irei dar uma chance. Talvez dessa vez eu goste!

      Beijooos e até logo! :*
      https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    17. Oiiie.
      Eu sou completamente apaixonada pelos livros do tio Sparks e realmente muitas pessoas acham os livros clichê eu concordo, mas assim como você eu adoro dos livros dele. São tão intensos, adoro.
      Ainda não li Uma longa jornada e adorei sua resenha, mas mesmo se você não tivesse gostado e dado 1 estrela eu iria ler kkkkkkk AMO qualquer coisa que o tio Sparks escrever kkkk, mas ainda estou longe de completar minha coleção.
      Enfim, eu amei a resenha, muito bem escrita como sempre.
      bjs

      Coleções Literárias
      Participe do Top Comentarista

      ResponderExcluir
    18. Olá!
      Eu sou do tipo que não curte os livros do tio Nick por vários fatores, mas principalmente porque nos livros dele tem muito amor e eu to revoltada com esse sentimento. Acho as histórias meio repetitivas também, sabe? Por isso não leio nada dele e nem assisto aos filmes, com exceção de Diário de uma Paixão

      Beijos
      http://www.breakingfree.blog.br/

      ResponderExcluir
    19. Olá, Maiah!
      Gostei da resenha! Eu sou uma das pessoas que acham os livros do Nicholas bem clichês, e é bom saber que você acha que vai além disso. Li somente dois ou três livros do autor e estava totalmente desanimada a ler qualquer outra obra dele. Com certeza vou ler Uma longa jornada e tirar minhas próprias conclusões, tanto sobre a história de Ira e Ruth quanto de Luke e Sophia.
      Beijão!
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    20. Tenho lido muitos livros românticos ultimamente (inclusive Querido John), e posso dizer que a sinopse desse me conquistou! Assim que terminar de ler os livros da minha lista, vou procurar por esse. Concordo com você sobre os livros do Nicholas serem fluídos, além de eles prenderem bastante a gente na leitura (dá vontade de ler por horas). Uma Longa Jornada parece ser maravilhoso ♥

      http://www.thaisnacidade.com/

      ResponderExcluir
    21. Oi, tudo bem?!

      Sempre que vejo resenha do Sparks falo a mesma coisa... Que já li alguns livros e não gostei deles. Essa alternância entre primeira e terceira pessoa e a vida paralela dos casais me parece um tanto quanto confuso. Confesso que fiquei curiosa pra saber como o autor lidou com isso na narrativa.


      Beijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    22. Olá... tudo bem?
      Só li um livro do autor e não gostei, mas tenho 4 livros aqui que eu ganhei e pretendo ler... não vou ficar só na primeira impressão.... de cara na leitura de sua resenha esse será um livro dele que não pretendo ler, não me senti cativada pela história e esse seria um livro cansativo pra mim... de qualquer forma eu fico feliz por você ter curtido... xero!

      ResponderExcluir
    23. Oi oi, tudo bem??
      Faço parte da porcentagem que acha as histórias do Sparks clichês e chatas, mas não me leve a mal, é que eu realmente não sou a maior fã de romances, ainda mais esses cheios de mimimis e coisas fofinhas e tal.
      Mas vou indicar esse pra minha irmã, ela não é de ler muito e estou tentando ajudá-la a ler mais, e como sei que ela gosta de romances, acho vai gostar de Uma Longa Jornada.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    24. Você tem toda razão, as história de Nicholas é para quem gosta de lindos romances. E isso de forma alguma é algo ruim. E deve ser respeitado. Acho ótimo que exista diversidades de gêneros e histórias que abarcam todos os tipos de leitores.

      Eu, particularmente, não sou leitora de Nicholas. Mas vejo os filmes baseados em suas obras.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    25. Olá! :)

      Eu gosto bastante da escrita do Nicholas Sparks, mas, tinha enjoado um pouco. Acho que pelo fato de ter lido vários livros dele um atrás do outro, sei lá.

      Eu já ouvi falar muito desse livro e acabei não tendo a curiosidade de saber mais, por estar nesse tempo que necessitei ficar longe da escrita do tio Nick.

      Mas, a sua resenha e essa história que parece maravilhosa, me fez querer voltar! Com certeza vou ler esse livro! Parece ser maravilhoso!

      E isso de dois casais deve ser lindo! <3

      Já coloquei na minha lista!

      Beijos!
      www.dreamsandbooks.com

      ResponderExcluir
    26. Sinceramente, se não fosse pela sua resenha eu nunca me interessaria por esse livro. Primeiro, porque sim, eu julgo livros pela capa. As capas não são escolhidas por acaso, o designer que as faz leva em conta uma série de coisas, como o público-alvo do livro. E capas assim, com fotos, me dão uma sensação de história clichê, sabe? Bem, eu nunca li nada do Nicholas Sparks justamente pela impressão de que a escrita dele é clichê. Como sempre estou com muitos livros na lista, os dele acabam ficando lá para o final sempre.
      Mas eis que chega a sua resenha, desconstruindo tudo isso que eu te disse aí em cima. Dane-se a capa, ela pode ter sido um erro, afinal. A história do livro me pareceu ser muito boa, do tipo que faz a gente pensar, e eu adoro isso! Gostei também do fato de o livro contar duas histórias ao mesmo tempo, deve dar uma boa comparação de pontos de vista e mundos diferentes. Enfim, resumindo: Lerei esse livro por causa do seu blog! Hahaha
      Um abraço,
      www.literasutra.com

      ResponderExcluir
    27. Oi Maiah, tudo bem?
      Sparks tem uns livros bem doces, porém como você disse que esse o romance está na medida certa fiquei curioso em lê-lo. Nunca li nada dele e espero ter uma boa experiência seja lá com qual livro for, porém já sei o que dar prioridade.

      ResponderExcluir
    28. Oii, tudo bem com você?
      Nunca li nada n Nicholas, mas tenho curiosidade. Achei interessante a premissa do livro, me deixou curiosa para saber como a história deles se cruzam, nem consigo imaginar em como possa ser, rsrs. Adorei a sua resenha.

      Beijos da Jéss ♥
      Brilliant Diamond | Fan Page

      ResponderExcluir
    29. Oi, Mai! Como vai?
      Ganhei Uma Longa Jornada de aniversário atrasado da minha amiga no começo do ano passado, contudo ainda não li. Gosto muito das histórias do tio Sparks, e concordo contigo; apesar de elas terem um quê de clichês, cada uma tem sua particularidade que faz o livro ser ótimo. Saudades de ler um livro dele... mesmo que eu só tenha lido uns dois, três, gostei bastante, e adoro os filmes. Aliás, ainda não assisti ao filme... Espero fazê-lo em breve. Achei legal o fato de ele narrar a história de dois casais e dividir os capítulos de acordo com a personagem principal de cada um. A história de Ira e Ruth pareceu meio "bah" no começo, mas como você disse que não é, confio em ti <3 Nunca tinha lido uma resenha do livro e fiquei contente por saber que você gostou.
      Beijinhos,
      Karol.
      www.heykarol.com

      ResponderExcluir
    30. Embora ouça opiniões positivas, não consigo terminar os livros do autor, sinceramente para mim falta algo mais, e com esse livro não foi diferente, tentei ler, mas a leitura não fluiu como o esperado
      bjos
      Pah
      dicalivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    31. Olá! Li apenas um livro do autor e não gostei muito.
      Depois dessa sua resenha eu bem que gostaria de dar outra chance para os livros dele!
      Adorei sua resenha, conseguiu me deixar bastante curiosa quanto a história!
      beijos!

      ResponderExcluir