• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 31 julho, 2015

    Resenha: Brilhantes - Marcus Sakey


    Brilhantes é o primeiro livro da saga brilhantes, escrita pelo autor Marcus Sakey. O livro foi lançado recentemente no Brasil pela Editora Galera Record, que gentilmente nos enviou um exemplar como cortesia.


    O livro é divido em 3 partes: Caçador, Caçado e Desertor e cada parte é dividida em vários capítulos. A tradução foi feita por André Gordirro.


    A diagramação do livro proporciona uma boa leitura, com páginas amareladas, um ótimo tamanho de fonte e bons tamanhos de margens e espaçamentos. A capa do livro está bem bonita e cheia de pequenos detalhes em alto relevo.


    Sinopse: A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição. 



    Em Brilhantes, nos temos uma sociedade que a partir de 1980 começaram a surgir crianças com sinais de inteligência avançada, as chamadas Brilhantes. Essa parte da população é vista pelos cidadãos considerados "normais" com muita desconfiança e até mesmo com temor, pois a população teme a maneira que os brilhantes podem usar seus dons.
    Nick Cooper é uma agente brilhante treinado  pelo governo para identificar e capturar terroristas brilhantes. Seu atual alvo é um dos maiores e mais perigosos terroristas que já enfrentou. John Smith é responsável por uma série de atentados onde vários civis foram assassinados.

    Assim que vi esse livro entre os lançamentos eu fiquei interessada por ele, pois, além de ouvir ótimos comentários sobre ele, a premissa da história é muito interessante e nos promete muita ação ao decorrer da história.
    O livro é todo narrado em 3° pessoa e aos poucos nós vamos conhecendo um pouco mais sobre o Cooper e o seu dom e também sobre o seu trabalho na DAR (Departamento de Análise e Reação). Esse departamento é responsável  por testes , monitoramento, pesquisas e tudo mais que fosse necessário para proteger a população de ataques de terroristas por brilhantes.

    Após de mais uma tentativa mal sucedida de chegar até John Smith, e após descobrirem que existe um plano de um atentado que pode fazer milhares de vítimas,  Nick decide arriscar tudo e sair em caçada ao terrorista, nem que para isso ele tenha que abandonar sua família e tudo mais.

    Brilhantes com certeza é um livro para ser apreciado com toda a calma e atenção possíveis, pois o excesso de informações pode confundir um pouco no início da história, que foi o que aconteceu comigo. Eu me senti meio que perdida nas primeiras 100 páginas, mas conforme fui lendo, a história foi ganhando um bom ritmo e a leitura deslanchou.
    O autor não revela ao decorrer da história os motivos para essa população de pessoas especiais começaram a surgir entre as famílias. O dom não é algo hereditário, então mesmo pais normais podem ter filhos brilhantes.

    As crianças que são identificadas como possíveis superdotadas são testadas aos 8 anos de idade e caso sejam Brilhantes do 1° escalão (Brilhantes mais poderosos), eles são separados da família, recebem um novo nome e são treinados em uma espécie de internato para crianças brilhantes, onde serão ensinadas que não podem confiar em ninguém a não ser em si mesmo e onde seus dons serão trabalhados.
    Nick, que mesmo sendo brilhante, sempre lutou para combater os ataques de brilhantes a sociedade, aos poucos vai percebendo ao decorrer da história, que nem tudo que ele acredita é o que realmente é, e a partir dai, além da busca por John Smith ele irá lutar para descobrir a verdade sobre tudo que ele pensou acreditar.

    A história é bem interessante e vai ficando cada vez mais envolvente conforme as páginas vão passando. O livro é cheio de ação, então para quem curte o gênero é um prato cheio.
    A história de início pode se mostrar um pouco confusa e sem muito ritmo, mas continuem a leitura pois vale a pena.
    Eu me envolvi bastante com os personagens e gostei bastante do rumo que a história tomou. Algumas revelações me surpreenderam bastante e eu torci bastante para o Nick na última parte da história.

    Apesar de esse ser o primeiro livro de uma saga, o livro tem um início, meio e fim, então pode ler sem a pressão de ter que ler o 2° livro para descobrir como a história vai terminar. Mas, eu tenho certeza de que depois de realizar essa leitura você vai querer conhecer mais sobre o universo dos brilhantes e descobrir o que nos aguarda nos próximos livros.

    Recomendo o livro principalmente para quem curte histórias de ação, terrorismo e conspiração, pois o livro traz muito disso.
    Aguardo o 2° livro dessa saga e espero que seja lançado em breve aqui no Brasil.

    "Para mim, é uma questão de geração. Uma geração nasce, amadurece, chega ao poder, e, no fim das contas, passa o poder para a seguinte. Essa é a ordem das coisas. E, no entanto, a ordem foi interrompida."

    Classificação:

    34 comentários:

    1. Oi flor, é a segunda resenha que leio do livro só hoje e as duas citaram pontos diferentes e cada uma fez de um jeito diferente a resenha. E cara, a história me lembrou X-Men e amei isso,talvez pelas crianças diferentes, com "poderes". Já estava na minha lista agora lendo a sua linda resenha, está mais ainda.Espero conseguir lê-lo em breve.

      To aqui babando por essa capa,é linda demais.

      bjs

      ResponderExcluir
    2. Oie como vai?
      Fiquei atraída pela premissa sério adorei, e você dizer que tem conspiração é como dizer : pega paac é pra você kkkkkkkkk.

      ResponderExcluir
    3. A história parece ser muito boa, acho que já tinha ouvido falar antes. Espero ter a oportunidade de ler <3

      ResponderExcluir
    4. Brilhantes realmente é uma leitura que tem que ser feita com calma, se não você acaba se perdendo na quantidade de informações que o autor te dar. Não sei se isso aconteceu porque era o primeiro livro da duologia, mas ainda assim, eu gostei muito dos personagens e da escrita do autor.

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Me interessei muito pelo livro! Adorei a premissa e a capa é linda!
      Bela resenha, parabéns!
      Grande beijo,
      http://www.livrologias.com/2015/07/resenha-para-onde-vai-o-amor.html?m=1

      ResponderExcluir
    6. Oi Maiah! A estória parece bem interessante, gosto de ação mais nem sempre leio. Acho que me falta oportunidade, agora em julho foi a Maratona Literária e começando as aulas do meu filho fica mais corrido, espero ter a chance de ler esse lindo em breve!
      Beijo
      Mila-Scraplivros

      ResponderExcluir
    7. Olá, poxa fiquei curiosa com o livro, achei a ideia muito interessante e o que mais gostei foi de o livro ter final mesmo sendo o primeiro de uma série! beijos

      ResponderExcluir
    8. Olá, Maiah. Não é o tipo de livro que estou procurando no momento, quem sabe futuramente. Adorei sua resenha!
      Beijo,
      http://www.pactoliterario.com/

      ResponderExcluir
    9. Olá, blz?
      nossa o enredo é bem rico, não posso negar, crianças brilhante, muito original, e eu acredito que vá chegar um futuro em que as crianças já nasçam assim, kkk, adorie essa capa
      Bjks
      Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Pela sua resenha a história me parece ser super envolvente. Ainda não conhecia. Será mesmo que as crianças algum dia nascerão assim? Cada vez mais brilhantes? Ah eu quero esse livro!
      Beijos

      ResponderExcluir
    11. Olá!
      Adorei a premissa desse livro e com toda certeza irei ler!
      Não agora, pois necessita de uma atenção e tempo que não disponho no momento.
      Mas sem dúvidas é uma leitura que farei futuramente.
      Ótima resenha!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    12. Maiah, adorei o enredo do livro, acho que sua resenha vai me fazer colocar MAIS UM livro na minha lista. huahauhauhau

      ResponderExcluir
    13. Adorei a premissa e sua resenha me deixou curiosa a respeito da leitura, mas não sei se leria no momento pois estou meio que fugindo de series, quero terminar as que estou lendo antes de começar novas. Brilhantes já está na lista de livros desejados. P.s: que capa linda!

      Beijos
      http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Oiiiie
      Eu não conhecia o livro e confesso que se não tivesse lido sua resenha nunca teria me interessado por ele.
      Mas já anotei o nome aqui e vou ver se compro ainda esse mês.
      Achei interessante o livro não dar a entender que tenha uma continuação mesmo sendo o primeiro de uma saga, muito curioso isso.
      Amei sua resenha

      ResponderExcluir
    15. Oie!
      Adoro livros narrados em terceira pessoa!! Também gosto de livros com ação e que os assuntos vão se revelando ao longo da história!! Gosto muito de conspirações, então acho que vou colocar Brilhantes na listinha!!
      Beijosss

      LuMartinho | Face

      ResponderExcluir
    16. Oi Maiah...
      Para ver como as opiniões variam...eu acabei de ler uma resenha falando que as primeiras páginas já são super ágeis..rs Mas claro varia de pessoa para pessoa. Gostei da premissa e de saber sua opinião. Vou querer conferir a obra. Adorei a resenha.

      livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    17. Oie, Maiah.
      Andei ouvindo falar muito desse livro ultimamente.
      Ele me lembrou um pouco de x-men.
      E apesar da história parecer interessante não conseguiu chamar minha atenção.

      Lisossomos

      ResponderExcluir
    18. desde que vi esse lançamento no mochilao fiquei curiosa pra ler..
      a edição está realmente linda e nao vejo a hora de tê-lo em minha estante...
      bjs

      ResponderExcluir
    19. Que legal ler mais uma resenha sobre esse livro. E tenho encontrado boas críticas. A temática dele me lembra muito Heroes, que me agradou muito.
      Essa questão da sociedade que tem medo do diferente é sempre muito interessante. Acho que estamos longe de aceitamos as diferenças.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    20. Adoro livros assim. Gosto muito do modo como você escreve suas resenhas, falando mais sobre a diagramação no início e depois sobre a história. Certamente me encantei com o mundo dos brilhantes e vou adicionar o livro na wishlist!
      Beijos
      http://www.vivendonoinfinito.com/

      ResponderExcluir
    21. Oi Maiah,
      é bem chato quando o começo do livro é confuso, porque as vezes acabamos desistindo. Ainda bem que tu persistiu na leitura e ela foi bem agradável.
      Fiquei bem intrigada com a premissa da história e essa capa me chamou muito atenção! Quero ler logo!
      Beijos,
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    22. Oi, flor!
      Adorei a sua resenha. É a segunda resenha que leio a respeito desse livro e estou cada vez mais convencida a lê-lo. Pena que parece ter te confundido um pouco no começo, mas tenho esperança de gostar tanto quanto você, porque a história parece muito boa.

      Beijos!
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    23. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa em ler, nem preciso dizer que adoro títulos que tenham suspense, ação, parece os livros do Alex Cross <3 leio em um dia haha Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

      >> www.queroseralice.com.br <<

      ResponderExcluir
    24. Amiga até então esse livro não tinha chamado muita minha atenção, mas após ler suas impressões eu fiquei bastante interessada. Me parece um livro bastante envolvente. Espero que a leitura pelo menos para mim não seja massante, porque se não eu acabo ficando com sono e não leio direito. Que nem aconteceu com um livro que terminei hoje. Nossa, nunca vi um livro tão parado e enrolado. =x

      Mas enfim...Eu vou coloca-lo na minha listinha, mas eu preciso ler pelo menos as primeiras paginas para ver como é e vou pegar por ebook pra saber. Só assim mesmo.
      Se eu gostar com certeza comprarei o livro =D

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resumo-do-mes-julho.html

      ResponderExcluir
    25. Oi, tudo bem?
      Assim como você fiquei curiosa com o livro quando o vi entre os lançamentos e a linda da editora enviou como cortesia dai s2s2 kkkk Bom, eu fico feliz em ver que o livro te agradou também, eu fui envolvida pela leitura desde o começo e acredito que o próximo volume vai ser ótimo também o/

      Beijos :*
      Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

      ResponderExcluir
    26. Olá!
      A história é bem interessante, mas confesso que estou fugindo de séries. Não aguento mais ler 738273824 livros envolvendo a mesma história. Estou optando por livros single.

      Beijos
      http://www.breakingfree.blog.br/

      ResponderExcluir
    27. Oi Maiah, já tinha ouvido falar alguma coisa sobre o livro, mas sua resenha me conquistou. Adoro livros cheios de ação, com muita informação e tudo mais. Vou colocá-lo na minha lista. Bjs

      ResponderExcluir
    28. Olá; essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, já havia chamado minha atenção pela capa. A história parece bem interessante, acho que iria gostar de ler. Ótima resenha.

      ResponderExcluir
    29. Olá! Já tinha visto esse livro hehe. A capa dele é linda. Gostei muito da premissa do livro. Bem diferente do que geralmente leio. Adorei a resenha!

      Beijão da Lari!
      Brilliant Diamond | Fan Page

      ResponderExcluir
    30. Oi Maiah, tudo bem?
      Quando esse livro foi lançado realemtne deu no que falar, mas eu estava alheio a seu conteúdo. Sua resenha me abriu a mente sobre a obra e quando efetuar a leitura farei com calma prestando atenção a todos os detalhes para que não me perca.

      ResponderExcluir
    31. Oie, Maiah ^^
      Nunca tinha ouvido falar desse livro, haha, sinceramente o enredo nao me chamou muita atenção, então n acho que leria :)
      www.guildadosleitores.com

      ResponderExcluir
    32. Olá
      Tudo bom?
      Sua resenha é a primeira que leio do livro e fiquei bem curiosa para conhecer essas mentes brilhantes e como seria esse treinamento que eles recebem e como irá se desenrolar essa história.
      Beijos

      ResponderExcluir
    33. OI, tudo bem?

      Esse livro tem sido muito bem comentado ultimamente, e pelo qe tenho visto o pessoal têm gostado bastante.

      Gostei da sua resenha, e fiquei me preguntando se os personagens secundários foram bem desenvolvidos, eu sempre acho isso isso muito importante!


      ;))

      ResponderExcluir
    34. Estou lendo esse livro agora, e nossa concordo com tudo na sua resenha rs.
      E eu amo teorias de conspiração, já quero terminar pra comentar sobre tudo aqui hahaha.
      Me surpreendi com o livro, achei que seria mais infantil, porém é bem completo. ^^ Adorei a resenha e suas fotos arrasam.

      ResponderExcluir