• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 08 julho, 2015

    Resenha: Eu Estive Aqui - Gayle Forman


    Eu Estive Aqui foi escrito pela autora Gayle Forman, autora do livro Se Eu Ficar, e foi publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, que nos cedeu o livro em parceria.


    O livro possui um total de 228 páginas, divididas em 41 capítulos mais epílogo. Os capítulos são bem curtinhos o que dá um ótimo ritmo de leitura.


    A diagramação está simples, mas bem agradável, com um bom tamanho de fonte e também de margens e espaçamentos. As páginas são amareladas.


    Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
    A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
    Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
    Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

     Eu Estive aqui da Gayle Forman, é o terceiro livro que leio da autora. Eu estava com muitas expectativas para essa leitura, e felizmente elas foram positivamente atendidas.
    O livro é todo narrado em primeira pessoa pela Cody, uma adolescente que acabou de perder a melhor amiga Meg. Meg tomou um frasco de veneno em um quarto de hotel e deixou 50 dolares de gorjeta para arrumadeira e três e-mails. Um para seus pais, Sue e Joe, outro para sua amiga Cody e um para a polícia.

    Com a morte de Meg, Cody fica arrasada por não ter percebido nenhum sinal no estado de espírito da amiga. E o fato de Meg nunca ter falado nada a respeito disso com ela a deixa devastada e cheia de perguntas não respondidas.
    A pedido dos pais de Meg, Cody viaja para Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, afim de reunir os pertences de Meg, e ao chegar lá e conhecer as pessoas que conviviam e conheciam Meg, ela descobre algumas coisas sobre a amiga que ela não havia imaginado.
    Vasculhando o computador da amiga, Cody acaba fazendo uma grande descoberta, que vai mudar tudo, e por em dúvida tudo que ela sabia sobre a morte de Meg.

    "Vejo que algumas pessoas estão chorando. Eu as fiz chorar. Me tornei um veneno. Se me beber, você morre."

    Cody e Meg se conhecem desde a infância e são a rocha uma da outra. A amizade das duas é muito linda, pura e verdadeira. Cody mantém um ótimo relacionamento com toda a família de Meg, que a tratam como se fosse uma filha. Na verdade, a família de Meg é a referência de família que Cody tem em sua vida, já que sua mãe, Tricia, é uma mãe muitas vezes relapsa e que não mostra muita preocupação com a filha, e o pai dela ela nunca sequer chegou a conhecer.

    A Cody foi uma personagem que eu gostei demais, ela apesar de não ter culpa por tudo que aconteceu com a amiga, ela se sente muito culpada por não ter ajudado Meg a passar por essa fase difícil de sua vida, e por não ter tido a oportunidade de mostrar para a amiga o quanto ela é maravilhosa e que ela deveria lutar por sua vida. Mesmo estando devastada com o suicídio da amiga, ela junta forças para colocar essa história a limpo nem que para isso ela tenha que se colocar em perigo. Ela é uma personagem muito centrada, apesar de não ter muito apoio da mãe em nada.

    "Perdi alguém recentemente. Uma pessoa tão importante que é como se fosse parte de mim mesma tivesse morrido. E agora  não sei mais ser como antes. Ela era meu sol, e então meu sol se apagou."

    Eu Estive Aqui, foi uma leitura muito boa e que passou rapidamente. O livro traz um tema bem pesado que é o suicídio, mas nem por isso o livro se torna uma leitura difícil, arrastada ou até mesmo pesada. A leitura foi muito leve, a autora aborda o assunto de uma maneira muito real mas com muita leveza.
    O final foi muito tocante e me agradou e emocionou muito o desfecho que a autora deu para a história.

    Recomendo a todos que lerem esse livro, que deem uma atenção especial e não deixem de ler a nota da autora ao final do livro, pois nela a Gayle, conta de onde tirou a inspiração para esse livro, e é algo realmente emocionante saber que toda essa história tem um fundo de realidade.

    Recomendo muito esse livro para todos vocês, ele fala sobre um tema triste, mas muito real e que acontece com muitas pessoas, o que me fez refletir por muito tempo após essa leitura. O livro além de ser uma ótima leitura, serve como um alerta para o tema e com certeza vale muito a pena ser lido!

    "Complicado e confuso de um jeito totalmente bizarro é uma ótima maneira de descrever. Mas talvez o amor seja assim mesmo"

     Classificação:

    29 comentários:

    1. Oiee maiah
      Quem leu esse livro foi meu resenhista e ele ficou tão apaixonado que até eu que não sou fã de romances fiquei curiosa, sua resenha só me deixou ainda mais louca pra ler ainda mais porque ele não contou que na nota a autora conta de onde tirou a história, achei a temática bem forte, espero poder ler logo.

      ResponderExcluir
    2. Maiah me deu muita vontade de ler esse livro AGORA!
      É o tipo de história que gosto de ler.
      Adorei

      Sua resenha foi convidadiva mesmo.
      Um beijo

      http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Oiee Maiah!!
      Eu estou doida pra ler esse livro. Chegou semana passada e tô evitando cada Spoiler dele por ai hahaha Mas, que fiquei feliz de saber que suas expectativas foram atendidas e que os personagens são ótimos!! Estou ainda mais ansiosa pelo livro, agora!
      Beijos

      LuMartinho | Face

      ResponderExcluir
    4. Oi Maiah tudo bem? Eu apenas li Se eu Ficar da Gayle e achei mediano, o filme para mim foi melhor. Já a Lili, colaboradora do blog já leu Para Onde Ela Foi, Apenas um DIa e Apenas um Ano e gosta bastante de tudo que a autora lançou. Vou tentar me aventurar por Eu Estive Aqui, que tem uma trama que me interessa muito mais. Adorei a resenha!

      Beijos,
      Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    5. Oi Maiah..
      Apesar do tem bem pesado, gosto da trama e tenho vontade de ler.Adorei saber que gostou e recomenda.
      Adoro quando os autores colocam algo no final, para sabermos como foi por traz dos bastidores rs

      livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oi Maiah.
      Que bom que suas expectativas foram supridas.
      Eu só li um livro da autora, e não foi uma boa experiência, por conta disso ainda não me empolguei a me aventurar novamente.
      Mas é bom saber que a leitura é fluida e a autora consegue abordar o suicídio com mais leveza.

      Beijos.
      Leituras da Paty

      ResponderExcluir
    7. tô muito a fim de ler esse livro, gosto de histórias com temáticas suicidas e afins...
      Sem contar que a edição é belíssima... só vejo opiniões positivas sobre a autora...
      deve ser uma leitura intensa e densa...

      ResponderExcluir
    8. Oi Maiah, eu já li os outros livros da Gayle e sou apaixonada pela sua escrita, eu não sabia do que se tratava esse livro e fique bem feliz agora, pois adoro leituras que me fazem refletir, e esse tema que tem um suicídio é bem pesado mesmo, mas acredito que a leitura seja muito boa!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    9. Nunca li nada da autora, e faz um tempinho que não leio nada do gênero. Mas me pareceu muuito interessante, de verdade. É pesado, preciso de um humor bom pra ler hahah, mas parece bem interessante. Quem sabe eu leio em breve (: obrigada pela sugestão, ótima resenha.

      Le Flamant Rosé

      ResponderExcluir
    10. Oiiie.
      Eu não tive uma boa experiencia com a Gayle, nem consegui terminar de ler Se eu ficar por conta da personagem ser insuportavelmente muito chata, e infelizmente abandonei o livro, mas pretendo ler ainda esse ano, dizem que melhora no segundo volume,.
      Eu gostei da premissa do livro Eu estive aqui, acho que a personagem vai me agradar muito mais do que a MIA. Gosto muito de livros que abordam um tema mais pesado, é claro que dentro dos seus limites. Enfim.
      Ameiii a resenha.
      Beijos

      http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/sorteio-marcador-de-pagina-loja-mimos.html

      ResponderExcluir
    11. OIeeee eu li e adorei! foi meu primeiro livro de Gayle e super amei, gostei bastante da resenha também! Gostei muito da Cody e do Ben também. Beijos.

      http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Apesar de gostar da temática, não consegui senti interesse na obra. Que bom que você curtiu a leitura, talvez mais pra frente, eu consiga ler e goste tanto quanto você, no momento não é bem o que estou priorizando para compras.

      ResponderExcluir
    13. Eu gosto da temática do livro, mas como eu mesma estou um tanto suicida ultimamente, acho melhor me manter afastada. Vou guardar o nome pra um momento mais apropriado.

      ResponderExcluir
    14. Oieee...

      O livro não me interessou não Maiah, infelizmente, posso até estar perdendo uma ótima leitura, mas não rola no momento. Vou deixar a dica bem anotada, quem sabe né!?
      Ótima resenha!
      Bju
      Juh - Surtos da Juleka

      ResponderExcluir
    15. Olá
      acredite ou não, nuca li nada da Gayle, mas adorie essa capa, foi a que eu votei, aquela azul era muito feia a tonalidade, kkk, espero poder ler qualquer titulo da autora publicado aqui no Brasil, adorie a sua resenha, principalmente sua opnião sincera sobre ele
      Bjks
      Passa Lá no meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Amiga comprei esse livro na pré venda porque eu sinceramente confesso que me tornei uma grande fã dos livros da Gayle Forman e por conta disso quero muito ler ele, mesmo que eu não curta muito livros fortes, mas mesmo assim pelo que você disse a leitura é leve e passa rápido e acho que por algum lugar vou ter que começar, porque olha, eu amei a escrita da autora em todos que li até agora e espero que esse livro tenha o mesmo toque na narrativa e de envolvimento, pois estou muito curiosa. Mas vou ler quando estiver no clima também, porque eu tenho lido mais romances do que outra coisa (risos)

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-minha-querida-aline.html

      ResponderExcluir
    17. Olá!
      Tenho muito interesse pelos livros da Gayle, mas eles acabaram encalhados na minha estante. Curti bastante sua resenha e os quotes escolhidos me deixaram ansiosa para iniciar a leitura. Vou esperar a maratona acabar e tentarei incluí-los na minha lista de leituras.

      Beijos
      http://www.breakingfree.blog.br/

      ResponderExcluir
    18. Maiah, ainda não li nenhum livro da Gayle Forman apesar de ter dois aqui em casa.
      Mas a cada resenha que leio uma pontinha de vontade de ler cresce em mim, mas acho que antes tenho que tirar metade das expectativas porque posso me decepcionar, mas que bom que você gostou.

      Lisossomos

      ResponderExcluir
    19. Olá; Vou ser bem sincera, eu não dava nada por esse livro, e ainda não dou, pois me decepcionei muito com a autora em Se eu ficar. Estão tenho que admitir que só irei mesmo me interessar pelo livro quando eu ler.
      Mesmo assim gostei muito da resenha, faz as pessoas terem vontade de ler, mas se não fosse o fato de ter me decepcionado com a autora eu já estaria louca para ler o livro.
      bsj bjs

      ResponderExcluir
    20. Oi Maiah, tudo bem ???
      Menina, depois de muitos e muitos livros da autora lançados aqui no Brasil, esse é o primeiro depois de Se Eu Ficar, que consegue chamar a minha atenção. Sua resenha só me deixou ainda mais curiosa e morta de vontade para realizar a leitura. Conseguiu me convencer. O livro já está na minha listinha já !!! ^^
      Sempre gostei muito de livros que abordam a temática do suicídio. Sei que é estranho, mas acredito que os autores são capazes de passar belíssimas mensagens através desse tema tão triste e complicado. Vou ler o livro de coração aberto, e espero que ao terminar consiga fazer as pazes com a escrita da autora !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    21. Oi, Maiah, tudo bem?
      Desde que esse livro lançou (até mesmo um pouquinho antes) eu já estava com vontade de lê-lo. Eu gostei da sinopse, adoro esse suspense. Quero muito saber o que aconteceu. Mas, ao mesmo tempo tenho medo que ele seja intenso de mais e me dê ressaca literária.
      Super beijos <3

      ResponderExcluir
    22. Oie!

      Oun eu adoro os livros da Gayle, preciso muito ler esse *-* e adorei a resenha, me deixou com mais vontade ainda <3

      beijos.
      www.amigadaleitora.com

      ResponderExcluir
    23. Os primeiros contatos que eu tive com essa autora não foram bons, então quando esse livro foi lançado eu fiquei bem preocupada sobre comprar ou não ele. Agora que eu li a sua resenha e sei que o enredo vale a pena ser lido, com certeza vou comprar! Maiah, sempre aumentando os livros na minha estante haha

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Olá.
      Tudo bom?
      Acredita que ainda não li nenhum livro da autora?
      Mas pela sua resenha acho que vou me encantar com a história e agora quero saber Cody descobre o motivo da amiga ter se matado.
      Ótima resenha.
      Beijos

      ResponderExcluir
    25. Maiah querida acabei de ler esse livro ontem e escrevi minha resenha agora, depois confere minhas impressões e deixa sua opinião ok!!!??
      Foi uma leitura interessante e com certeza passou voando, a escrita da Gayle é mesmo sem igual.
      Sua resenha ficou maravilhosa e abordou apenas o necessário, deixando as surpresas para o leitor, parabéns!!! Também amei a forma como a autora finalizou o enredo, sabe quando vc respira aliviado e tem esperança no amanhã!!!???? Foi assim que me senti =)
      Os assuntos abordados nessa história (que teve partes inspiradas na realidade) são mesmo de importância pública e a autora desenvolveu eles de forma a prender a atenção do leitor e chamar a tenção para os perigos internos e externos que estamos expostos todos os dias.
      Enfim parabéns pela leitora e pelo texto. Beijos querida!!!

      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
    26. Olá, tudo bom? Maiah, depois dessa sua excepcional resenha, arrependo-me profundamente de não ter solicitado Eu estive aqui. Ainda não li nada da Gayle, mas achei que este livro não estivesse com nada. Aff, essas conclusões precipitadas.
      É ótimo saber, também, que mesmo que a história traga um tema pesado, não se deixa ficar arrastada.
      Adorei sua resenha! Beijo!
      http://www.entreleitores.com/

      ResponderExcluir
    27. Meu Deus como quero ler esse livro, amei todos os outros da Gayle haha.
      http://nevandonalua.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    28. Oi Maiah, tudo bem?
      Li somente o Se Eu Ficar dessa mesma autora, e gostei muito. Eu Esitve Aqui parece um pouco diferente dos livros que ela já escreveu, e eu fiquei bem curioso quanto a ele. A trama é bem interessante pelo que li aqui e espero eu mesmo tirar minhas conclusões o quanto antes.

      ResponderExcluir
    29. A Gayle é maravilhosa né? Acho a escrita dela muito gostosa de ler, mesmo quando o assunto é algo sério como este livro. Sou nova aqui no blog... vc já leu Os 13 Porquês? Se não, recomendo. É ótimo :)

      ResponderExcluir