• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 28 agosto, 2015

    Resenha: Emma - Jane Austen


    Emma é o 4° livro que foi publicado pela autora Jane Austen. Minha edição do livro é a da Editora Martin Claret e tem a tradução de Adriana Sales Zardini. Esse post faz parte do projeto Lendo Jane Austen, em parceria com a Juliana do Livros e Flores.


    O livro tem um total de 597 páginas, divididas em 55 capítulos. cada capítulo tem uma média de 10 páginas.


    A diagramação mais uma vez está belíssima e impecável! A fonte tem um tamanho agradável, as páginas são amareladas e as margens e espaçamentos tem ambos bom tamanhos.


    Sinopse:  Emma Woodhouse é uma mulher rica e aparentemente esnobe, mas no fundo, sua maior ambição na vida é ver os outros felizes. Quando decide que tem o talento para formar novos casais, passa a trabalhar de cupido na pequena aldeia inglesa de Hartfield. Emma foca suas atenções em Harriet Smith e, em meio à busca de pretendentes para a amiga, se mete em diversas confusões, sempre resgatada pelo amigo, o cavalheiro sr. Knightley.


    Quem acompanhou as minhas resenhas dos outros 3 livros da Jane Austen que foram lidos até agora para o projeto, já deve saber o quanto eu me apaixonei pelas histórias de Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Então, estava com altas expectativas para Mansfield Park, mas a história e os personagens principalmente, acabaram não me conquistando muito. Embora eu tenha gostado do livro, ele foi apenas uma boa leitura, nada de espetacular.
    Comecei a ler Emma sem saber muito o que pensar dessa leitura. Não conhecia a história do livro e nem ao menos havia lido a premissa, mas tinha em mente que ou eu amaria ou odiaria essa história.

    Emma conta a história de Emma Woodhouse, uma jovem rica que vive com o pai em Hartfield. Emma que aparentemente pode ser considerada como uma moça esnobe pretende nunca se casar, e se vê feliz e confortável vivendo em sua casa na companhia de seu pai. Emma nunca se apaixonou e acha muito difícil que algum homem um dia desperte nela um sentimento tão grande a ponto de fazer com que ela queira se casar com ele.
    Uma das grandes alegrias de Emma é servir de cupido e casamenteira para as amigas ou para as pessoas da região que ela acreditam que precisam se casar.

    Após o casamento de sua amiga, companheira e governanta srta Taylor, Emma se sente muito solitária, e apesar de ficar extremamente feliz por ver sua querida amiga feliz e bem casada, ela não deixa de pensar em como serão seus dias sem ela.
    Para sua alegria ela conhece a jovem Harriet Smith, que é filha ilegítima de algum homem da sociedade e que por conta disso mora em um internato. Apesar de Emma ser totalmente oposta ao relacionamento seja de amizade ou amoroso com pessoas de classe social inferior, ela não vê problema em ser amiga de Harriet, e assim que a conhece ela logo fica encantada com a jovem amiga e decide então, que irá ajudá-la como for possível. 

    Emma está a busca de bons pretendentes para a amiga e isso fará com que ela passe por várias situações difíceis e muitas vezes embaraçosas. O que a faz se meter em algumas confusões e situações constrangedoras. Mas por sorte ela pode sempre contar com os bons conselhos de seu amigo e cunhado Sr. Knightley, que está sempre buscando aconselhá-la da melhor maneira possível, afim de que ela seja uma pessoa cada dia melhor.

    Assim como os outros livros já resenhados por aqui, Emma é todo narrado em 3° pessoa. A narrativa é muito fluida e a história muito interessante e gostosa de ler, então apesar de o livro ter quase 600 páginas, elas passam voando e ao final deixam um gostinho de quero mais.
    Depois de amar tanto os livros Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito, eu confesso pra vocês que não esperava nada mais da autora, mais ai eu li Emma e gente, como eu amei essa história.

    Emma é sem sombra de dúvidas a personagem mais viva de Jane Austen, ela é uma pessoa cheia de vida, confiante, bonita e decidida, que não se deixa abater.
    Apesar de ter alguns comportamentos reprováveis e de ser um pouco esnobe quanto a classe social das pessoas, Emma é uma personagem apaixonante e de uma sagacidade irresistível. Foi impossível não amar a Emma com seu humor ácido e seu excesso de personalidade.

    Outro personagem que me conquistou de uma maneira única foi o Sr. Knightley. Depois de me apaixonar pelo Sr. Darcy em Orgulho e Preconceito, eu pensei que outro personagem masculino da Jane Austen não poderia causar esse efeito sobre mim, mas lendo esse livro, foi impossível não suspirar e amar o Sr. Knightley ♥.
    Ele é um homem mais maduro e muito inteligente e reservado. Tem sempre ótimos conselhos para dar a Emma e é uma pessoa que apesar de ser muita rica, trata as pessoas sempre com muita educação e afeto, independente de sua classe social.

    As críticas sociais, o sarcasmo e o humor ácido de Jane Austen estão mais uma vez presentes nessa obra, e se você já leu algum livro da autora e gostou eu recomendo expressamente esse livro pra você! Caso ainda não tenha lido nada da Jane, eu também recomendo Emma pra vocês, pois é um livro maravilhoso e apaixonante que se tornou meu favorito e divide um cantinho especial na minha lista de favoritos, juntinho com  Orgulho e Preconceito.

    "Eu não sei como isso acontece, mas a verdade é que as coisas tolas deixam de sê-las quando cometidas por pessoas sensatas e prudentes. A maldade será sempre maldade, mas tolices não serão tolices para sempre. Tudo depende do caráter de cada um."

    Classificação:

    35 comentários:

    1. Que livro bonito! Mas meu Jesus amado que grosso... Tô ressabiado com livros desse tamanho. :p

      Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

      ResponderExcluir
    2. Estou lendo Orgulho e Preconceito. Estou gostando muito, mas Jane não tem muito o hábito de descrever muito bem cenas, lugares e pessoas e isso me incomoda um pouco.
      Eu gosto dos temas que Jane escolheu escrever, mas a época dela é muito diferente da nossa e isso acaba causando um choque cultural pra mim.
      Mas gostei da resenha. Só entendi a nota, você disse que não gostou tanto, mas favoritou kkkk

      Beijos!

      www.ooutroladodaraposa.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi Maiah, tudo bem?
      Tenho uma relação de amor e ódio com a Austen hahah Gostei dos livros dela, mas acho que ela enrola demais! Porém conheço quase tudo da Autora, porque a minha melhor amiga é fã e em todos os aniversários dela presenteio com algum livro da Autora hahaha Eu inclusive dei pra ela Emma. Queria muito ler, porque uma certa vez a J. K. Rowling contou que se identifica muito com a personagem principal. E se a diva indicou deve ser muito bom <3
      Beijos,
      Juliana Skwara
      http://julianaskwara.com/

      ResponderExcluir
    4. Nossa que livro lindo. A capa, as letras, tudo na diagramação chama muita atenção! A trama também parece ser muito boa, como sempre, Jane Austen é uma escritora fantástica!

      ResponderExcluir
    5. Achei liiindo! Sou louca pra ler Orgulho e Preconceito e esse agora está na minha lista. Beijos amore. :*
      - http://contosdeescritores.blogspot.com.br/2015/08/resenha-se-eu-ficar-gayle-forman.html#comment-form

      ResponderExcluir
    6. Adorei ler a resenha!! Tenho Orgulho e Preconceito aqui em casa, portanto, esse vai ser o primeiro livro da Jane que irei ler. Inclusive já folheei um pouquinho e gostei bastante do que li. Sobre a Emma, cheguei a assistir uma parte do filme na Netflix, mas pelo que parece o livro é 1000x melhor. Assim que puder, também vou iniciar minha saga pelos livros da Jane, pois tenho um amor por livros/ filmes de época *o*

      Thaís na Cidade

      ResponderExcluir
    7. Olá :) Amei a resenha!!! <3 Amo livros nesse estilo, romance de época são meus favoritos, a Jane Austen é maravilhosa, *-* amo a forma que ela desenvolve a trama, a escrita é ótima, *-* ainda não tive oportunidade de ler esse livro, sinto muita vontade, deve ser ótimo. *-* Nem li... mas, achei a Emma cativante. :3 A capa desse livro é tão linda. *-*
      Beijos!! *-*
      Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
      Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

      ResponderExcluir
    8. Oi Maiah,
      Esse é mais um dos livros da Jane Austen que estão na minha lista de "quero ler". É bom saber que você gostou da história. Eu tenho a sensação de que quando conseguir ler esse livro, vou gostar bastante da personagem Emma. Fiquei extremamente curiosa por você ter dito que ela é a personagem mais viva da autora. E confesso que também fiquei impressionada com sua afirmação sobre esse Sr. Knightley, haha.
      Enfim, eu adorei toda a sua resenha, acho que em parte pelo fato de gostar tanto da autora e ler seus elogios, mas também por estar muito bem escrita.
      Beijão - Tão doce e tão amarga.

      ResponderExcluir
    9. Olha, eu acho todos os livros da Jane espetaculares. Li muito e nunca fiz resenha, que tosco de minha parte, acho que só resenhei 1, o Mansfield Park que é um obra brilhante.

      ResponderExcluir
    10. dos livros de Austen, só li Orgulho até agora e o próximo da lista é Razão... Emma seria o terceiro... Essa edição da MC é mto linda *-*
      pena que tu nao curtiu mto o Mansfield... Espero gostar...
      Acredito que essa particularidade na personagem Emma me desanima um pouco a gostar dela... Detesto gente esnobe... mas se tratando de Austen, tem-se que levar em conta o contexto histórico da obra...
      enfim, espero gostar...
      bjs

      ResponderExcluir
    11. oie como vai maiah?
      to adorando esse projeto de vocês e olha a diagramação desse livro é MUITO LINDA!!!
      eu infelizmente sou do clube 'nunca li austen' mas sou curiosa pra ler desde sempre mas nunca tive a oportunidade.

      ResponderExcluir
    12. Olá! Tudo bem?

      Dessa autora eu só li Orgulho e Preconceito, e é também a edição da Martin Claret.
      Eu gostei bastante do livro, mas, não me apaixonei como tantos. Não achei aquilo tudo que muitos falam.

      Mas, esse Emma me deixou bem mais empolgada! Gostei desse jeito dela de Cupido. Com certeza espero ter a oportunidade de lê-lo em breve! <3

      Beijos!

      www.dreamsandbooks.com

      ResponderExcluir
    13. Caraaaaa, esses livros dão uma vontade de comprar/ler por causa dessa edição maravilhosa. Tão na minha wishlist pra ontem.
      www.belapsicose.com

      ResponderExcluir
    14. Caraaaaa, esses livros dão uma vontade de comprar/ler por causa dessa edição maravilhosa. Tão na minha wishlist pra ontem.
      www.belapsicose.com

      ResponderExcluir
    15. Caraaaaa, esses livros dão uma vontade de comprar/ler por causa dessa edição maravilhosa. Tão na minha wishlist pra ontem.
      www.belapsicose.com

      ResponderExcluir
    16. Olá!
      Eu nunca li nada da Jane, mas moooorrrro de vontade!
      Adoro a premissa desse livro e com toda certeza pretendo lê-lo! Espero comprá-lo na Bienal!
      Essa edição tá linda demais!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    17. Oi Maiah! Olha, eu não sou muito fã de romances de época, mas a Jane Austen sempre traz tantas características interessantes às histórias dela, que é meio difícil não curtir, mesmo quando se é chata como eu. Huahauhauhauh. Eu Gostei bastante de Orgulho e Preconceito,então já viu, né??? Tô querendo Emma. Huauahuahau. Essa edição tá linda demais. Babei.

      ResponderExcluir
    18. Oii.
      Ainda não li um livro completo da Jane Austem estou na metade de Razão e sensibilidade pois estou lendo aos poucos, gosto da escrita dela e das histórias, mas acho que ela enrola demais e exagera na descrição dos sentimentos. Sua resenha esta impecável, Parabéns.
      http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Oii.
      Ainda não li um livro completo da Jane Austem estou na metade de Razão e sensibilidade pois estou lendo aos poucos, gosto da escrita dela e das histórias, mas acho que ela enrola demais e exagera na descrição dos sentimentos. Sua resenha esta impecável, Parabéns.
      http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    20. Nunca li nada da Jane Austen, mas morro de vontade, já que é uma das autoras mais amadas de todos os tempos.
      Achei a sua versão do livro linda, e depois da resenha fiquei com mais vontade ainda de ler algo da autora

      ResponderExcluir
    21. Maiah, eu sou louca para ter a coleção da Jane Austen nessa edição da Martin Claret porque eu acho muito linda.
      O único romance que li dela foi Orgulho e Preconceito e eu sou totalmente apaixonada por ele.
      Espero que quando for ler o livro eu goste tanto quanto você.

      Lisossomos

      ResponderExcluir
    22. Olá!
      Adorei saber desse projeto. Amo Romance de Época e sou louca para ler os livros da Jane.
      Amei a sua resenha, me deixou mais curiosa para conhecer a história.
      Beijinhos!
      http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    23. Eu nunca li nada da autora, acredita? Mas quero muito mudar isso, já que só vejo elogios quanto as obras. O que me assusta é o tamanho, que livro enorme, hahaha. Mas irei ler!
      beijos
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    24. Sou apaixonada com a escrita da Jane!
      Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas com certeza absoluta depois de ler essa resenha maravilhosa ele já entrou para a minha lista.
      E ele é lindo né? Essa cor de verde me deixa encantada.

      Beijooos

      ResponderExcluir
    25. Eu sou fã de carteirinha da Jane, mesmo não tendo lido tantos livros dela. Mansfield Park é um que ainda não li. Já vou tentar ir sem grandes expectativas, para não me decepcionar como você! Emma está entre os próximos que vou ler da autora! <3

      Infinitos Livros

      ResponderExcluir
    26. Que edição linda! Só li Orgulho e Preconceito até agora, e tenho muita curiosidade para ler mais da autora, que é simplesmente genial!
      Beijos, http://moleca20.com.br

      ResponderExcluir
    27. Oi, tudo bem?
      Eu nunca li nada da Jane Austen, mas tenho curiosidade porque ela é uma autora muito bem comentada e os livros chamam a minha atenção. O "Emma" eu já tinha visto por ai, mas nunca parei para saber mais sobre ele, sabe? Achei bem interessante essa coisa da Emma querer dar uma de cupido e pela sua resenha é uma história apaixonante mesmo, por isso já marquei a dica o/

      Beijos :*
      Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

      ResponderExcluir
    28. Nunca li nada da Jane Austen, gostei bastante da sinopse e da resenha e fiquei interessado em conhecer as obras da autora, começando pela leitura de Emma.

      Autor de A Página Certa
      www.laplacecavalcanti.com

      ResponderExcluir
    29. Sempre tive interesse em ler a Jane, mas nunca tive a oportunidade, pelo jeito esse livro é perfeito! Voc~e me deixou muito curioso para ler e espero poder fazê-lo em breve!!

      Abraços e até!

      http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    30. Oiee, apesar de todos os comentarios positivos que vejo sobre os livros da Jane, eu n gostei da leitura, li Orgulho e Preconceito e n achei nada extraordinário :p
      Fico feliz q vc gostou da leitura ^^
      www.guildadosleitores.com

      ResponderExcluir
    31. Nunca li Austem, morro de vontade de ler. Esse livro não conhecia e confesso que assim de cara não surtiu efeito comigo, mas se eu tiver oportunidade vou ler e ver o que acho
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    32. Oi, tudo bem?
      Jane Austen não é o tipo de leitura que eu faria no momento.
      A autora tem ótimas obras pelo que vejo, mas com uma linguagem mais rebuscada de um clássico faz com que eu fique receoso.

      ResponderExcluir
    33. Oi Maiah, tudo bem contigo ???
      Sou fã assumida de Jane Austen, recomendo os livros da autora para todo mundo. Acredito que a autora têm muito a nos ensinar, a nos contar, ela é capaz de nos encantar com suas palavras, seus capítulos maravilhosos, seus livros muito bem montados e elaborados !!!
      Infelizmente, ainda não tive a chance de ler Emma, mas sei que algum dia lerei o livro, e sei que amarei tanto quanto você amou !!!
      Uma das coisas que eu mais gosto nas personagens de Austen é a diversidade. Ela não se mantém em uma única fórmula, ela busca modificar, inovar, alterar, mostrar novas perspectivas e isso torna seus livros ainda melhores !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    34. Oie, Maiah!
      A edição desse livro é linda demais. E é a primeira vez que leio sobre ele, aliás. Conhecia os outros livros da Austen, apesar de nunca ter lido, mas esse é novidade para mim. E o que é mais novidade ainda: eu gostei. Foge de tudo que estou acostumada a ler, mas gostei. Espero poder adquirir meu exemplar em breve.

      Com carinho,
      Celly || Me Livrando

      ResponderExcluir
    35. É jane austen então já amo rs. Adorei sua resenha, me fez relembrar o que senti quando li muito tempo atrás *-*
      Por sinal sua edição é linda, estou invejando aqui. Adorei a resenha e concordo com você, acho a forma que a Jane inclui criticas, romance e sarcasmo nas obras dela geniais.
      VObrigada pela resenha, Beijos.

      ResponderExcluir