• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 20 agosto, 2015

    Resenha: A Garota no Trem - Paula Hawkins


    A Garota no Trem é um Thriller Psicológico escrito pela autora Paula Hawkins e lançado recentemente no Brasil pelo Grupo Editorial Record. O livro foi gentilmente enviado pela editora como cortesia.


    O livro tem um total de 377 páginas, divididas em vários capítulos. Os capítulos tem uma média de 7 ou 8 páginas o que deixa a leitura fluida e ágil. A tradução foi feita pela Simone Campos.


    A diagramação do livro está impecável. Começando pela capa que eu achei linda e que tem alto relevo no título. O interior conta com páginas amareladas. Um tamanho de fonte agradável e bons tamanhos de margens e espaçamentos. O que contribui para uma boa leitura.


    Sinopse: Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor. Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Janson –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.

    A Garota no Trem é um Thriller Psicológico, lançado recentemente pelo Grupo Editorial Record. O livro tem feito muito sucesso mundialmente, já foi traduzido para mais de 41 países e já vendeu mais de 2 milhões de exemplares. Uma adaptação cinematográfica já está sendo produzida pela DreamWorks.
    A história é toda narrada em 1° pessoa, e sob o ponto de vista de 3 personagens femininas duvidosas: Rachel, Megan e Anna.

    A principal narradora é a Rachel. Rachel é uma alcoólatra que perdeu tudo na vida. Ela está divorciada a 2 anos de seu marido Tom, que a traiu e trocou por Anna, com quem ele é atualmente casado e tem uma filha chamada Evie. Rachel perdeu não só o marido para a bebida, mas também seu emprego. Atualmente ela mora de favor na casa de sua amiga Cathy.
    Como Rachel não tem coragem de contar para Cathy que está a meses desempregada, ela sai todas as manhãs e pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres e volta no trem das 17h56.

    "Com a cabeça encostada na janela do vagão, vejo essas casas passarem como num filme. Ninguém mais as enxerga como eu; nem seus donos a veem deste ângulo. Duas vezes por dia, tenho a oportunidade de espiar outras vidas por um breve momento. Observar desconhecidos na segurança de seu lar, por algum motivo, me traz uma sensação de tranquilidade."

    Todo dia durante o percurso de suas viagens de trem, Rachel é obcecada por observar os moradores da  casa número 15 da Blenheim Road. Ela adora observar o jovem casal que mora nessa casa e que em sua visão tem uma vida perfeita. Ela os chama de Jess e Jason e em sua mente ela imagina e fantasia a vida perfeita que o casal tem.
    O motivo para Rachel observar essa casa em particular é que ela fica a poucas casas da número 23, onde ela um dia morou e foi feliz ao lado de Tom. Apesar de estar divorciada a 2 anos, ela ainda ama o ex-marido e ainda usa seu sobrenome de casada.

    Após testemunhar uma cena que a deixa chocada, Rachel acaba descobrindo que Jess, que na verdade se chama Megan, está desaparecida. E ela acaba achando que pode saber mais sobre esse desaparecimento do que consegue se lembrar. Dai ela acaba se envolvendo completamente  nos acontecimentos e na vida de todos os envolvidos, buscando sempre recuperar as memórias do dia em que Megan desapareceu.

    "Sinto falta dele todos os dias. Mais do que qualquer pessoa, acho. Ele é o grande vazio na minha vida, no meio da minha alma. Ou talvez ele tenha sido só o começo."

    A Garota no Trem nos presenteia, desde a primeira página, com uma narrativa completamente viciante, que me fez não querer largar esse livro até conclui-lo.
    A história é incrivelmente envolvente e eu asseguro para vocês que é impossível largar esse livro depois de começar a lê-lo.
    Rachel é uma personagem que perdeu tudo para o álcool e que passa grande parte do livro bêbada ou lutando para se manter sóbria. Apesar dela ser uma personagem que sofreu e sofre muito com o rumo que sua vida tomou, eu por vezes me irritei com ela e suas atitudes durante a leitura, mas nem por isso esse livro deixou de ser menos maravilhoso.

    Após o sumiço de Megan, Rachel tenta de todas as formas trazer a tona as lembranças que foram apagadas de sua memória, por causa do excesso de embriaguez em que se encontrava, e que ela tem quase certeza de que pode dar algum esclarecimento sobre o sumiço de Megan.
    A cada nova revelação e reviravolta, a autora nos faz acreditar em uma teoria diferente para o sumiço de Megan e em uma dessas teorias eu acabei acertando o desfecho dessa história.

    Apesar de o final não ter me surpreendido, isso em nada diminuiu a qualidade dessa leitura e nem a minha satisfação com o desfecho da história.
    Toda a história é muito bem construida e aos poucos cada detalhe vai se encaixando na história de maneira muito convincente.
    Recomendo extremamente esse livro para todos os amantes de Thrillers, pois eu tenho certeza de que assim como eu, você irá se viciar, surpreender e se apaixonar por essa trama tão envolvente.

    "Nunca entendeu como é possível sentir saudades do que nunca se teve, e ainda chorar por isso."

    Classificação:

    36 comentários:

    1. ta ai um livro que fiquei com uma pulga atrás da orelha será que vou gostar?

      ResponderExcluir
    2. Única resenha completa que eu li até hoje. O livro cá em Portugal também foi muito bem comentado, mas eu prefiro a vossa capa. Fiquei com curiosidade e talvez baixe o e-book.
      Beijinhos
      www.fofocas-literarias.blogspot.pt

      ResponderExcluir
    3. Oi Maiah, tudo bem?
      Sou fascinada por thrillers. Já tinha ouvido falar sobre o livro, só não fazia ideia de que era tão bom. É muito bacana ver Editoras grandes investindo nesse estilo que é tão pouco explorado. Fiquei mais tranquila depois de ler seu depoimento, esse tipo de história tem que estar encaixada se não desanda. Com toda a certeza, irei ler <3
      Beijos,
      Juliana Skwara
      http://julianaskwara.com/

      ResponderExcluir
    4. Interessante, mas sabe que tenho lido opiniões negativas? Vou colocar na lista. ;)

      Ensaiando

      ResponderExcluir
    5. aaiiiinnn adoro thriller psicológico *--* eu sabia que essa capa não tinha me enganado

      ResponderExcluir
    6. Olá, não conhecia o livro e percebi que é do estilo que adoro, assim que puder vou querer ler

      ResponderExcluir
    7. Ameii a capa do livro, perfeita *-* mais um livro pra minha lista hahahaha

      http://garotareading.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Olá!
      Adoro a premissa desse livro! Parece uma leitura instigante e pretendo fazê-la em breve!
      Ótima resenha!
      Beijos!

      www.livrosdajess.com

      ResponderExcluir
    9. Oii, adorei a premissa do livro, sou louca por Thrillers
      sem dúvidas que eu faria essa leitura.
      Vou anotar o título para uma próxima compra,
      valeu pela dica. Beijos

      ResponderExcluir
    10. Nunca li esse gênero de livro, mas eu gosto desse tipo de filme, então acho que curtiria a leitura.
      Já ouvi muitos comentários positivos desse livro e lendo sua resenha, tenho mais certeza ainda que vale a pena conferir a leitura.
      Anotei aqui e quero ler. Amei saber que os capitulos são curtos tmbm.

      ResponderExcluir
    11. Amei sua resenha! Estou louca pra ler este livro desde o lançamento!!! Beijosss

      ResponderExcluir
    12. Oi Maiah, esse é um livro que tenho uma curiosidade enorme em ler, a premissa dele chama muito minha atenção, sem contar que adoro um bom thriller! Parabéns pela sua resenha :D

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    13. É a primeira resenha que leio do livro, e estava aguardando ansiosa pelas suas impressões. Eu adoro livros de mistério/suspense e esse parece ser beeem legal. Só acho que não iria simpatizar muito com a Rachel, mas ok. Não gostei de saber que o final não te surpreendeu :/ AMO me surpreender com os finais... Enfim, espero ter a oportunidade de ler esse livro e tirar minhas próprias conclusões...

      ResponderExcluir
    14. Amooo thrillers, recebi o livro e não vejo a hora de arrumar um tempinho e iniciar a leitura!
      Pena o final... :/ rsrs
      beijos
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    15. Oi, Maiah!
      Estou muuuito curiosa por esse livro, a premissa me chamou muito atenção e os elogios direcionados a ele só aumentam minha vontade de conhecer sua história. Adoro thrillers e suspenses e acredito que irei aproveitar a leitura assim como você!

      Beijos!

      ResponderExcluir
    16. Maiah, achei meio louco essa mulher ficar vigiando o casal.
      Sei que ela passou por um grande baque com a separação, mas é louco ficar gastando dinheiro com trem e depois se meter no desaparecimento da outra.
      Apesar de todo o lado positivo que você mostrou não me interessei pela leitura, acho que é porque não curto thillers.

      Lisossomos

      ResponderExcluir
    17. Eu soube do livro, no mochilão da galera, mas não me interessei em nada no livro, pois eu não gosto muito de livros assim. Porém você falou tão bem, que acho que irei ler o livro...
      bj
      tudoculpadalua.blogspot.com

      ResponderExcluir
    18. Oi Mayar?
      Esse é o livro do momento né?!
      Eu gosto de thriller psicológico, mas por ser uma leitura densa não é sempre que leio. Mas como esse livro será adaptado para telinhas a leitura será necessária.
      Mesmo que o desfecho não seja surpreendente, o fato dele ter um enredo bem elaborado já vale.

      Beijos
      Leituras da Paty

      ResponderExcluir
    19. Oi, tudo bem?
      Eu tenho esse livro aqui, mas ainda não tive tempo de ler ele e assim como você acho a capa linda *-* No entanto, eu pretendo ler esse livro algum dia, porque ele tem uma premissa bem curiosa e pela sua resenha é realmente um livro muito bom e viciante.

      Beijos :*
      Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

      ResponderExcluir
    20. Olá, Maiah!
      Adooro livros de suspense, mas que também contenham um pano de fundo que vai nos envolvendo a ponto de "entrarmos" na história.
      Pelo visto, A Garota no Trem, é um desses!
      Fiquei bem curiosa e quero ler.

      Beijos!
      http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Oi, amiga! Tudo bem?

      Quanto tempo... rsrs Eu estava bem curiosa a respeito dessa obra e assim que vi que tinha resenha aqui no seu blog vim correndo conferir! Fiquei bem contente ao me deparar com 5 estrelas, pois vi muita gente falando mal do livro. Eu adoro o gênero... Você sabe, né?! E confio muito em sua opinião. Apesar do final não ter sido grandes coisas, acho que ainda assim vou comprar para ler assim que eu puder.

      Beijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    22. Wow, nada sabia sobre esse livro, flor, mas gostei muito da sua resenha. Eu curti o gênero thriller e acredito que, infelizmente, estamos com poucos livros disponíveis entre os lançamentos que sejam tão convidativos quanto esse. Fiquei muito curiosa sobre a vida da protagonista, principalmente porque ela é alcoólatra.

      Beijos.
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    23. Olá!
      Ótima resenha! Estou cada vez com mais vontade de ler esse livro.
      Acho que terei de passar-lo na frente de outras leituras.
      Beijos!

      SUA ESTANTE
      Gatita&Cia.

      ResponderExcluir
    24. oi ^^ a premissa do livro é bem diferente, mas ainda estou na duvida se leria sabe.
      mesmo com o final não sendo surpreendente fico feliz que tenha gostado da leitura. acho que seria interessante.
      bom vou tentar ler qualquer dia desses se eu me decidir xp
      Seguindo o Coelho Branco

      ResponderExcluir
    25. Oi flor, adorei sua resenha foi a segunda que li sobre o livro e amei o jeito que contou a história, fiquei bem curiosa em saber o que aconteceu naquele dia e se ela conseguirá lembrar dos detalhes, ela estava bêbada né? E fico feliz que apesar do final não ter te surpreendido você tenha gostado mesmo assim da leitura. ótima resenha.

      Bjs

      ResponderExcluir
    26. Oie, tudo bem? Faz um tempinho que falei sobre esse livro lá no blog, fiquei muito curiosa para ler, mas ainda não tive tempo de comprá-lo. Todas as resenhas que li sobre ele são excelentes. A história é muito interessante e o enredo te prende até o final. Parabéns pela resenha. Beijos, Érika

      ~www.queroseralice.com.br~

      ResponderExcluir
    27. Eu adorei a premissa desse livro, e um thriller psicológico é ótimo pra mudar os ares de romances que eu leio, e tirar aquela ressaca literaria.. rsrs A capa é linda, e saber que a história é realmente tão boa quanto a gente imagina pela sinopse só me deixa com mais vontade de ler

      ResponderExcluir
    28. Estou lendo o livro, e acho que vou ficar na mesma que você, sem me surpreender no final mas com uma sensação de ter lido um bom livro. Espero que sim.
      Adorei a resenha e as fotos ^^

      ResponderExcluir
    29. Oie!!
      Uau, nossa, adorei a história do livro.
      Não fazia ideia do que se tratava e fiquei super curiosa pra saber o desfecho, o que aconteceu com a garota.
      Amei sua resenha.
      ;**

      ResponderExcluir
    30. Oi !! Tudo bem?

      Não conhecia o livro mas gostei muito da premissa! Apesar da capa não me interessa muito.

      Abraços,
      Ludy
      http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    31. Oi, Maiah! Ai, eu queria TANTO ter recebido esse livro da editora, mas eles me mandaram Missão Pré-Sal... :(
      Estou querendo muito ler o livro, e ele é o livro da vez no Clubinho do Victor Martins, tá sabendo? <3
      Gostei muito da sua resenha, ela me fez sofrer de tanta vontade que to de ler o livro. hahaha Sua malvada! XD
      Um abraço,
      Mona

      ResponderExcluir
    32. Oi, tudo bem?
      Que bom que curtiu a leitura! Eu particularmente não me interessei pelo livro...
      Bjs

      A. Libri

      ResponderExcluir
    33. Olha por mais que eu tenha achado a capa desse livro maravilhosa, eu sinceramente não o pegaria para ler, porque não faz muito meu gênero. Me parece ser uma boa história, mas para mim no momento não seria, porque estou na fase de leituras leves sabe? Mas eu gostei da maneira como você desenvolveu a sua resenha, porque a trama é interessante. Quem iria gostar é a Agatha que curte gêneros assim. Vou até falar pra ela dar uma passadinha aqui pra ler sua resenha, porque ela vai gostar bastante.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/especial-conhecendo-os-autores-4.html

      ResponderExcluir
    34. Olá Maiah, tudo bem contigo ???
      Flor, que saudades que eu estava de vir aqui e ler as suas resenhas !!! Já percebi, que no caso dos livros que também já li, temos uma opinião muito parecida, normalmente concordo com tudo o que você comenta sobre os livros resenhados. Também já encontrei dicas maravilhosas por aqui, sempre que estou na dúvida sobre ler ou não um livro eu procuro a resenha dele por aqui para tirar a dúvida, rsrsrs.
      Mal posso esperar para me atualizar com todas as resenhas que perdi enquanto estava longe desse mundo blogueiro.
      Desde que descobri esse livro em um canal gringo, eu morro de vontade de lê-lo. Dizem que a história é ótima e envolvente, exatamente como você destacou. Mal posso esperar para adquirir o meu exemplar e iniciar a leitura !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    35. Esse livro anda sendo bastante comentando mesmo, não é? Eu não o li ainda, não curto thriller, mas falam tanto dele que estou ficando curioso. kkkkk

      Autor de A Página Certa
      www.laplacecavalcanti.com

      ResponderExcluir
    36. Esse livro é de um thriller tão básico que até dói os olhos. Detestei. A história começa intensa, dá ânsia de continuar na companhia do livro, mas depois vai morrendo aos poucos. Dando a entender que a autora não fazia a menor ideia de como terminar o que nas primeiras páginas parece uma história bastante intrigante e 'pertubadoramente excitante. Sem querer fazer spoiler, mas não há ligação alguma entre o centro da história e o desfecho. Nunca pensei dizer isso, mas vou assistir o filme amanhã é espero sinceramente que seja melhor que o livro.

      ResponderExcluir