• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 28 outubro, 2015

    Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn


    Garota Exemplar é um thriller psicológico escrito pela Gillian Flynn e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. O livro foi traduzido por Alexandre Martins.


    O livro é dividido em 3 partes e tem um total de 446 páginas, divididas em vários capítulos. Os capítulos não são muito grandes, o que é bom e deixa a leitura bem fluida.



    A diagramação está bem simples, mas agradável à leitura. Com páginas amareladas e bons tamanhos de fonte, margens e espaçamentos.


    Sinopse: O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado mas ela estaria contando toda a história?
    Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.

    Garota Exemplar é um thriller psicológico, escrito pela Gillian Flynn e publicado em 2012. O livro tornou-se um sucesso de público e da crítica e chegou aos cinemas em 2014 pela Twentieth Century Fox.
    O livro conta a história do casal Nick  e Amy Dunne. Amy Dunne desapareceu de casa, no dia do seu 5° aniversário de casamento, deixando para traz apenas uma sala bagunçada e sinais de uma possível luta.

    Os pais de Amy estão muito angustiados com o sumiço da filha e com o apoio de Nick e da policia, eles juntam esforços para tentar encontrar Amy. Conforme a investigação vai sendo feita e os dias vão passando, Nick aparenta cada vez mais um comportamento estranho, frio e muito inapropriado para a situação, chegando a contar uma série de mentiras para a polícia e logo em pouco tempo ele se torna o principal suspeito do sumiço da esposa.

    A narrativa se alterna ao decorrer dos capítulos entre o presente, narrado por Nick e passagens de um diário de Amy narrados por ela, onde ela conta um pouco de sua rotina com o marido nos últimos 5 anos.
    Amy narra em seu diário um casamento conturbado, cheio de brigas, medo e que nos faz ter uma péssima visão de Nick.
    Ao decorrer da leitura, vemos que nada é o que parece e que ambos escondem muitas mentiras. com uma narrativa cheia de reviravoltas vamos aos poucos descobrindo quem realmente são Amy e Nick Dunne.

    Sou apaixonada por thrillers, então estava muito ansiosa para realizar essa leitura devido aos vários comentários positivos que li sobre essa história.
    O livro é todo narrado em 1° pessoa, alternando os capítulos entre o Nick e a Amy e conforme vamos avançando na leitura, vamos conhecendo cada vez mais esses dois personagens e descobrindo a gama de segredos e mentiras que permeiam essa história.

    O livro tem uma narrativa muito fluida, então suas 446 páginas podem ser lidas rapidamente, já que a história nos instiga a querer continuar lendo e desvendando os mistérios dessa história.
    O mais bacana é que descobrimos o que realmente aconteceu com a Amy por volta da metade do livro, e de maneira alguma isso faz com que a leitura se torne morna, ao contrário, o livro dá uma reviravolta que nos faz querer ler em um ritmo ainda mais frenético.

    A autora soube muito bem caracterizar e descrever seus personagens, de maneira que ambos são quase palpáveis e muito interessantes, cada um a sua maneira. Nada na história fica solto e tudo segue uma linha bem interessante e muito inteligente e original.
    Gostaria de ressaltar a originalidade da história e a inteligência da autora na maneira como a conduziu, pois eu nunca tinha lido na parecido.

    É difícil comentar mais sobre essa histórias sem soltar spoilers, o que estragaria a leitura para vocês. No mais foi uma ótima experiência de leitura! Uma história com um bom nível de suspense, algumas reviravoltas muito interessantes e que de fato surpreende o leitor e personagens muito marcantes, que te farão pensar bastante mesmo ao término do livro.
    O final da história foge completamente do óbvio e eu gostei bastante disso! Por mais que algumas pessoas não tenho gostado eu sinceramente torci por esse final.

    Recomendo expressamente essa leitura, para todos os amantes de um bom thriller policial e psicológico. Acredito que assim como eu, vocês irão adorar essa leitura, pois ela reuni uma boa história, uma ótima narrativa, personagens muito interessantes e uma ótima dose de suspense e de reviravoltas.

     "É um tanto perturbador recordar uma lembrança calorosa e sentir-se profundamente frio."


    Classificação:

    22 comentários:

    1. Oieee.
      tenho Garota Exemplar e está na minha fila de leitura a um tempão hehehehe, assisti o filme e adorei, o livro é meu meu gênero favorito, thriller, policial ♥ Gosto dessas coisas.
      Mas tô com um problema, li um conto da autora e não gosto da escrita dele, dai toda vez que pego o livro para ler mudo de ideia.

      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    2. Esse é, sem dúvidas, um dos melhores thrillers que já li!!
      Gillian Flynn se provou uma escritora muito talentosa. Com certeza quero ler outras estórias escritas por ela!
      O filme também ficou muito bem feito. Se ainda não assistiu, assista!

      Beijos
      www.ooutroladodaraposa.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi tudo bom?
      Acredita que não li Garota Exemplar ainda com medo de me decepcionar? É o hype, santo hype

      Beijos

      http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Oi Maiah, até hoje não vi ninguém que não tenha gostado desse livro, eu como uma boa amante de thriller policial e psicológico já adicionei esse livro para a minha lista. Espero muito ler ele em breve. Ótima resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    5. Menina como quero ler esse livro, só vejo coisa boa sobre ele, sua resenha foi super bem detalhada e escrita, fiquei ainda mais curiosa para ler, uma coisa que eu não sabia ainda é que o final é assim diferente do normal, das resenhas que li ninguém tinha falado sobre isso

      ResponderExcluir
    6. Maiah, tenho muita curiosidade em ler esse livro.
      Antes eu não dava nada pela autora, então li um conto dela e adorei.
      Preciso ler um livro mesmo que foi escrito por ela e apesar de não curtir thiller quero me aventurar.

      Lisossomos

      ResponderExcluir
    7. Esse livro é demais. Essa autora é demais. Ainda bem que você gostou desse livro HAHA porque nossa, ele merece ser gostado. Parabéns pela resenha e também fica a minha dica para os seus leitores: Leiaaaaaaaammmmmmmmmmmmm! hahaha beijo!

      ResponderExcluir
    8. Morro de vontade de ler esse livro, assisti o filme e achei ótimo, tenho certeza que o livro é ainda melhor!

      ResponderExcluir
    9. Oi, Maiah!
      Esse é um livro pelo qual sou louca. Tenho muuuita curiosidade em fazer a leitura dele, já que assisti ao filme e fiquei em choque com tudo o que descobri ali. Infelizmente a previsão ainda é inexistente, mas estou com expectativas altas com relação à leitura. Sinto que irei gostar muito, já que eu sou fascinada por personagens traiçoeiras e problemáticas.
      Amei sua resenha, como sempre.

      Beijoss!

      ResponderExcluir
    10. Esse livro é simplesmente sensacional, o que essa mulher faz nesse filme tá longe de explicações, só lendo mesmo pra sentir a perfeição desse enredo.

      http://laoliphant.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Olá,
      Achei o livro bem escrito e muito gostoso de ler. Gostei de ver os dois lados da história e percebi claramente a diferença de personalidade dos personagens. Recomendo tambem.

      ResponderExcluir
    12. eu AMEI o filme desse livro, iniciei a leitura mas parei, logo quero voltar adoro livros assim com esse enredo que pega mais o lado psicológico.

      ResponderExcluir
    13. Eu ganhei esse livro de presente, mas dei, não tive paciência para ir até o final da leitura, eu gosto do gênero, mas esse não chamou minha atenção...

      ResponderExcluir
    14. Uma amiga minha tá lendo esse livro e tô empolgada pra lê-lo em seguida. Ela disse que ele é maravilhoso! Como eu adorei o filme, não duvido nada que gostarei tanto quanto do livro.

      ;*

      ResponderExcluir
    15. Ah, Garota Exemplar! Tenho esse livro na estante há muito tempo, mas ainda não peguei para ler. Por ainda não ter conseguido ler, também "me recusei" a ver o filme hehehe, porque quero deixar o mistério intacto para o livro. Esse é um livro que eu meio que tenho certeza que vou curtir demais, por tudo o que já li a respeito dele e da própria autora, então... expectativas lá em cima! Só uma coisinha: detesto essa capa do filme, a original do livro é mil vezes melhor.

      Beijoka, Livro Lab

      ResponderExcluir
    16. Hey,
      Eu tenho um pouco de curiosidade em ler esse livro, principalmente porque eu acho a proposta dele um tanto diferente do que estamos acostumados a ver por aí. Essa coisa de que nenhum dos dois é aquilo que pensamos também é algo que eu acho muito interessante e gostaria de ver como a autora trabalhou essas questões no livro.
      Beijos,
      Dois Dedos de Prosa

      ResponderExcluir
    17. Maiah, eu assisti ao filme e achei MUITO ruim! Meu deus, como odiei... Mas, você elogiou tanto a obra que fiquei com vontade de ler. O livro costuma ser sempre melhor que o filme, né?! =) Vai que eu gosto

      jBeijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    18. Oi, tudo bem?
      Ta ai uma autora muito bem comentada e que ta fazendo sucesso, mas que não me deixa muito curiosa :c Eu até acho a premissa desse livro interessante e acredito que é uma história que me agradaria, mas não é algo que quero ler no momento, então não fico animada, mas gostei de saber um pouco mais com a sua resenha o/

      Beijos :*
      Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

      ResponderExcluir
    19. Oi Ma, tudo bem?
      Eu adorei esse livro, o clube do livro do qual eu participava indicou e eu não poderia ter sido mais surpreendida. Melhor livro do gênero que eu já li até agora.
      http://www.leituradascinco.com/

      ResponderExcluir
    20. Oi,
      Logo que vi o lançamento do livro ele me ganhou, não li ainda por falta de tempo e por não ter ele aqui, mas cheguei a assisti ao filme, mas não é a mesma coisa, ainda preciso ler rs.
      Eu gosto de livros com suspense e reviravoltas e com toda certeza será uma agradável leitura pra mim, sua resenha me deixou ainda mais empolgada.
      Beijos Mari - Stories And Advice

      ResponderExcluir
    21. Oi Maiara!!
      Eu tinha Garota Exemplar, ainda com a capa antiga e estava louca para ler. Mas caí na besteira de emprestar achando que poderia confiar na pessoa. Mas ela sumiu com meu livro e eu nem tinha lido ainda! Fiquei possessa! Mas assim que conseguir outra cópia quero ler, com certeza!

      B-jussss!
      http://www.quemlesabeporque.com/

      ResponderExcluir
    22. Oie, tudo bom?
      Também adoro ler thriller policiais e esse livro já está na minha lista de leituras há bastante tempo. Comprei ele tem uns 3 meses e nesse período eu também assisti ao filme. Gostei muito do final do filme e não sei se é igual, mas achei bem inteligente. Acredito que a autora tem a capacidade de surpreender com sua escrita.
      Beijos,
      http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir