• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 02 novembro, 2015

    Resenha: A Abadia de Northanger - Jane Austen


    A Abadia de Northanger é o 5° livro que foi publicado pela autora Jane Austen. Minha edição do livro é a da Editora Martin Claret e tem a tradução de Roberto Leal Ferreira. Esse post faz parte do projeto Lendo Jane Austen, em parceria com a Juliana do Livros e Flores.


    O livro tem um total de 301 páginas, divididas em 31 capítulos. Cada capítulo tem em média 10 páginas e a leitura deles é bem fluida.


    A diagramação está linda e cheia de detalhes. As páginas são amareladas, a fonte tem um bom tamanho e as margens e espaçamentos proporcionam uma leitura confortável.


    Sinopse: Escrito quando Jane Austen era muito jovem epublicado postumamente em 1818, 'A Abadia de Northanger' é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a traquila e por vezes tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz dos romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe.

    A Abadia de Northanger é o 5° livro da Jane Austen que leio. E ao contrário dos outros que eu já conhecia a sinopse e até um pouco da história, esse eu não tinha a menor noção de nada e preferi iniciar a leitura sem ler a sinopse.
    O livro conta a história de Catherine Morland, uma moça humilde que é filha de um eclesiástico e mora em Fullerton, um lugarejo em Wiltshire.

    Tudo muda para a Jovem Catherine, quando ela é convidada pelos amigos e vizinhos Sr. e Sra. Allen para que viagem com eles para uma temporada em Bath. Lá ela frequenta a sociedade, bailes, museus e tudo que possa ser atrativo na cidade.
    Em Bath ela conhece Isabella Thorpe, e uma grande amizade imediatamente começa entre as duas, que passam muito tempo juntas e não se desgrudam.
    Outra família que ela conhece é a dos Tilneys, e Catherine, logo se vê encantada com o jovem Sr. Tilney, e passa a ansiar pelos momentos em que encontrará com ele.

    Pouco tempo após sua chegada, seu irmão mais velho James Morland, também chegou a Bath acompanhado de John Thorpe, irmão de Isabella.
    Aos poucos os 4 vão organizando vários passeios e se encontrando frequentemente para caminhadas ao ar livre ou nos salões de bailes.
    James mostra um grande interesse por Isabella, então está sempre pensando em algo para ficar próximo da jovem, que retribui suas afeições.
    John também se mostra muito interessado por Catherine, mas a jovem só tem olhos para o jovem Henry Tilney.

    O livro é todo narrado em 3° pessoa e de uma maneira muito especial e diferente dos demais romances da autora. Nesse livro Jane meio que conversa com o leitor durante a história e faz criticas diretas a sociedade da época e até ao preconceito que os autores e outras pessoas da época tinham com livros de romance.
    Catherine Morland a heroína da história, como Jane Austen a chama várias vezes, é uma jovem humilde e ingênua que é apaixonada por ler romances góticos.
    Ela está muito feliz e animada com a temporada que está passando em Bath, pois está tendo várias experiências diferentes da que costuma viver na simplicidade de seu lar.

    Assim como em todos os livros que li da Jane, até o momento, em A Abadia de Northanger, nós temos personagens com as mais diferentes e marcantes personalidades. A autora consegue passar para o leitor uma veracidade que faz com que seus personagens sejam praticamente palpáveis.
    Catherine é uma jovem doce e ingênua, enquanto sua amiga Isabella demonstra através de suas atitudes ser uma pessoa egoísta e mesquinha, apesar de estar sempre ressaltando o quanto gosta e faz tudo pela amiga Catherine. John Thorpe é o personagem mais chato que já encontrei nos romances da autora. Ele é insuportavelmente arrogante e inconveniente. No lugar da nossa mocinha eu o teria jogado pela janela, sem nem pensar duas vezes.

    Além de John e Isabella, Catherine conhece também a jovem Sra. Tilney, com quem cria laços da mais verdadeira amizade e com quem partilha seus momentos mais felizes durante a história. E também Henry Tilney, o mocinho da história, que se mostra uma pessoa de muito caráter e respeito.
    O livro tem uma história bem diferente das outras obras da autora e essa diversidade me agradou bastante. Além do romance e do sarcasmo, já tão característico de suas obras, nesse livro nós temos também um leve toque de mistério.

    A leitura de A Abadia de Northanger foi no geral bem agradável e gostosa. A história nos instiga e nos deixa curiosos para saber o destino da nossa mocinha, mesmo já imaginando o que vai acontecer.
    Recomendo o livro para todos os amantes da diva Jane Austen e também para todos que amam um bom romance de época.

    "Mas quando uma jovem tem de ser heroína, nem a perversidade de quarenta famílias ao redor podem impedi-la. Algo deve e vai acontecer qua lançará um herói em seu caminho."

    Classificação: 

    17 comentários:

    1. Amiga, eu amei esse livro! <3 Foi uma das melhores leituras que fiz nesse projeto. O primeiro lugar sempre será de razão e sensibilidade, hahaha. Também achei os personagens bem diferentes e marcantes nessa obra.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    2. Oieee. Acredite, mas nunca li nada da Jane Austen :'(
      É uma vergonha, eu sei. Não sabia da existência desse livro dela, e sabe de uma coisa, acabei curtindo sua resenha, senti uma diferença grande dos livros mais populares dela.

      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    3. Adorei a história não conhecia a autora
      Beijos
      Blog Hair & Makeup

      ResponderExcluir
    4. Morro de vontade de ler qualquer coisa da Jane Austen, principalmente Orgulho e Preconceito. Me interessei por mais um livro dela agora, adoro isso de criticas a sociedade, ainda mais assim, de uma época bem antiga! Me interessei bastante! Flores no Outono - Meu novo blog!

      ResponderExcluir
    5. Oi!
      Adoro romances e fico até com vergonha de dizer que até o momento não li nenhum livro da Jane Austin e olha que tenho vontade! Espero mudar isso em breve, tenho vários livros dela na minha wishlist mas pretendo começar por Orgulho e Preconceito, estou bem ansiosa pela leitura.
      Beijos,
      Andy - StarBooks

      ResponderExcluir
    6. Oi Má, tudo bem?
      Nunca li nada da Jane, acredita? Ouço muito falar e tenho muita vontade, mas ainda não parei pra ler nenhum. Te conto o que achei assim que eu fizer a leitura de algo da autora.
      http://www.leituradascinco.com/

      ResponderExcluir
    7. Eu gosto muito da Jane Austen, então vou colocar esse livro entre os meus desejado.
      A diagramação parece ter ficado bem legal em! E menina diferente de você, eu não consigo ler um livro sem ler a sinopse, principalmente por que eu tenho que saber o nome dos personagens antes de começar, se não eu fico perdida na leitura.

      Coisas de Mineira

      ResponderExcluir
    8. Oi! Sinceramente já ouvi falar desse livro, mas nunca tive vontade de ler... Confesso que nem sei se gostaria de ler, mais por que estou numa vibe que estou saindo divagar de minha zona de conforto, um dia se der irei ler e venho te contar o que achei.

      Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

      ResponderExcluir
    9. Oie!!!
      Tenho muita vontade de conhecer a escrita de Jane Auten, e essa seria uma das minhas primeiras leituras, desde que ouvi falar a primeira vez, me chamou muito a atenção.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    10. Nunca li nada Jane e tenho enorme vontade de ler, mas esse livro no momento não me chamou atenção, acho que deixaria bem pra depois.
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Oieee, menina eu sou louca para ler qualquer coisa dessa autora, sempre vejo todos falando muito bem, fiquei tão curiosa com esse livro, está lindo! adorei a sua resenha e me deixou muito mais interessada em ler o livro mas qualquer outro título da autora, beijos

      ResponderExcluir
    12. Jane austen não recebeu o título de melhor escritora de romance atoa, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nada dela mas a cada resenha sua fico mais curiosa kk.

      ResponderExcluir
    13. Oi, May!! Tudo bem?
      Eu sou louca para fazer uma coleção de livros da Jane e ler todos eles. Só tenho Orgulho e Preconceito e ainda preciso ler.
      Amei sua resenha, como de costume, mas tive a sensação de que, para você, esse não foi o melhor livro da autora, ainda que tenha sido uma leitura agradável. Estou certa? hahaha

      Beijos!

      ResponderExcluir
    14. Olaaa. Acredita que nunca parei para ler nenhum livro da Jane! Eu sei...loucura hehe mas estou anotando os títulos dos livros dela que mais me agradam para ler futuramente. Adorei sua resenha e esse vai para lista.

      Beijão da Lari
      brilliantdiamond-bg.blogspot.com

      ResponderExcluir
    15. Eu não li esse, na verdade até evito, vi resenha nao extamente negativas, mas agourentas sobre ele... mas com sua resenha e essa copa lindo como evitar?

      ResponderExcluir
    16. Oi Maiah, tudo bem flor ???
      Já comentei isso aqui nos comentários algumas vezes, mas vou repetir, sou apaixonada pelos livros da Jane Austen !!! Essa autora era incrível, possuía uma criatividade, uma sagacidade, uma maneira de ver o mundo que era única. Ela é realmente um ótimo exemplo de pessoa, não me canso de admirar o trabalho dela e comentar o quanto curto seus livros !!!
      Infelizmente, ainda não tive a chance de ler A Abadia de Northanger, mas vontade não me falta. Com toda a certeza, assim que tiver a chance, lerei esse livro !!!

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    17. Olá Maiah, eu só li Orgulho e Preconceito da autora e amei <3 e pela sua resenha este também tem uma bela historia e parece ser bem construído, espero poder lê-lo e os demais livros da Jane Austen *-*

      Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

      ResponderExcluir