• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 07 dezembro, 2015

    Resenha: Millennium #01 - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson


    Os Homens Que Não Amavam as Mulheres é o primeiro livro da série Millennium, escrita pelo autor Stieg Larsson e publicada no Brasil pela editora Companhia das Letras.


    O livro tem um total de 522 páginas, divididas em 4 partes, com um total de 29 capítulos, mais prólogo e epílogo. A tradução foi feita por Paulo Neves.


    A diagramação está bem simples, mas agradável a leitura. As páginas são amareladas, a fonte tem um bom tamanho e as margens e espaçamentos contribuem para uma boa leitura.


    Sinopse: Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

     Em Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, Mikael Blomkvist, jornalista e um dos proprietários da revista Millennium é contratado pelo milionário industrial Henrik Vanger, para desvendar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet Vanger. Harriet sumiu em 1966, sem deixar nenhum vestígio e desde então, todos os anos Henrik recebe uma flor emoldurada, presente que Harriet o dava todos os anos. Henrik acredita que sua sobrinha tenha sido assassinada por um membro da própria família e com sua saúde fragilizada ele quer colocar um fim nessa história mesmo após passados quase 40 anos.

    Mikael Blomkvist é fundador e dono da revista Millennium, junto com Erika Berger, com quem mantém um caso a muitos anos. 
    Mikael acaba de ser processado e condenado a 3 meses de prisão por caluniar o poderoso financista Wemmerstrom. Ele decide então se afastar por um tempo da Millennium para evitar que a revista caia em falência por causa dos problemas que vem passando.
    Ao ser convidado por Henrik Vanger, a investigar o sumiço de Harriet Vanger, sobre o pretexto de escrever sua biografia, de início ele fica receoso, mas acaba aceitando e se mudando para uma temporada de um ano na pequena ilha de Hedebyon.

    De início ele acredita que sua investigação não irá levar a lugar nenhum e deixa isso bem claro para Henrik, que mesmo assim insiste para que ele ao menos tente ver com outros olhos o caso de Harriet.
    Conforme vai investigando e chegando mais a fundo em suas investigações sobre cada membro da família Vanger, ele descobre que a família parece ter muitas coisas a esconder. Logo ele começa a perceber que vários membros da família estão insatisfeitos com suas investigações e fazem de tudo para faze-lo desistir.
    Com o auxílio de Lisbeth Salander, ele irá prosseguir por uma trilha cheia de segredos e acontecimentos macabros envolvendo a família até os dias atuais.

    "Todo mundo tem segredos. Trata-se apenas de descobrir quais."

    Lisbeth Salander é uma jovem Hacker que trabalha como freelancer na empresa de segurança Milton Security.Lisbeth foi inicialmente contratada por Henrik para fazer um relatório sobre Mikael, e agora a convite do próprio Mikael, ela se juntará a ele afim de desvendar a teia de segredos envolvendo a família Vanger.
    Lisbeth é uma jovem tida como problemática e que passou por vários lares adotivos e tutores. Apesar de já ser maior de idade, ela ainda precisa ser acompanhada por um guardião legal, que administra suas finanças.
    Ela é uma jovem de faro aguçado, uma mente ágil e um talento incrível para descobrir tudo sobre qualquer pessoa. 

    Toda a história é narrada em 3° pessoa, ora acompanhamos o que está acontecendo com o Mikael e ora com a Lisbeth.
    O livro inicia com uma narrativa um pouco mais lenta e até um pouco cansativa, mas lá pela página 80 as coisas começam a ficar interessantes e a partir dai a história nos envolve completamente o que me fez não desgrudar desse livro.
    Os personagens são muito bem construidos, o que dá um toque único para o livro. Eu gostei muito de ambos, que formaram uma dupla diferente e bem interessante.

    Lisbeth sem dúvidas, é minha personagem favorita nessa trama, apesar dos vários abusos que já sofreu e de ser julgada por todos como uma pessoa perturbada, devido a sua aparência gótica e excêntrica, ela é uma mulher que apesar da aparência frágil, nos mostra que de frágil não tem nada, ela sabe muito bem se defender sozinha e nunca aceita ser menosprezada ou manipulada pelas pessoas! Ela é inteligente, muito competente e com um grande senso de justiça!

    A parte investigativa da trama é muito interessante e me deixou completamente vidrada nessa leitura. Tudo se desenrola de uma maneira convincente e muito bem detalhada. O que é um prato cheio para os amantes de Thrilles.
    O clima de tensão se instala na história a cada nova descoberta feita por Mikael e Lisbeth, o que me deixou muito apreensiva e temerosa por nossos protagonistas.

    Apesar de ter um começo um pouco arrastado, a história desse livro é espetacular! Stieg Larsson desenvolveu uma história maravilhosa e soube trabalhar com maestria temas como: abuso sexual, fanatismo religioso, política, sexo, machismo entre outros.
    Estou muito ansiosa para realizar a leitura do 2° volume dessa trilogia/série, e espero fazê-lo ainda esse ano.
    Recomendo expressamente esse livro para todos os leitores que gostam de boas histórias de investigação. 
    O livro tem uma história inteligente, sinistra e profunda que superou completamente as minhas expectativas.

     "A história da família Vanger que resultava das conversas com Henrik era uma versão muito diferente  da que era dada no retrato oficial da família. Mikael sabia perfeitamente que todas as famílias tem esqueletos no armário. A família Vanger tinha um cemitério inteiro."

    Classificação:


    22 comentários:

    1. Eu achei essa capa tão linda! Tive uma ideia bem diferente do livro pela capa. Haha. A trama parece boa, mas só lendo pra saber se vou gostar mesmo, estou em cima do muro.

      ResponderExcluir
    2. Tenho o box antigo. Essa trilogia é fantástica.
      Um dos melhores livros policiais da época, sem dúvida. Lisbeth é uma heroína maravilhosa.


      Beijinhos, Helana ♥
      In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

      ResponderExcluir
    3. meu box é o antigo, e acho mais bonito que esse novo que saiu. xD
      Pretendo comprar o 4º livro, e espero que a leitura seja tão boa quanto a escrita de Stieg...

      ResponderExcluir
    4. Esse livro me desperta muito a curiosidade, mas ainda não tive a coragem de pegar para ler. Ainda que esse novo box tenha me parecido maravilhoso e tenha despertado meu lado consumista <3

      ResponderExcluir
    5. ouwnnn quero tanto esse livro, fiquei sabendo da existência há pouco tempo, achei o enredo fantástico, mas ainda não encontrei uma promoção legal para comprar :(

      ResponderExcluir
    6. Oi, Maiah. Tudo bem?
      Esse livro e os outros do autor estão na minha lista há um bom tempo e quero lê-los em breve. Adoro o gênero e só ouço elogios.
      Beijos <3

      ResponderExcluir
    7. Já ouvi/li diversos comentários positivos sobre essa obra e acho que a única coisa que não me chamou a atenção na obra, foi a capa, nas duas versões, a capa é feia! Mas de resto, acho muito instigante, ah! Adorei sua resenha e espero que esse começo, quando for ler, não me mantenha sobre cativeiro! Haha

      Abraços e até!!

      lendoferozmente.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Essa trilogia é mais do que fantástica, eu amo!

      ResponderExcluir
    9. Oi Maiah, tudo bem?

      Primeiramente, parabéns pela excelente resenha!
      Esse livro é tão rico, tão bom que nem sei. Eu achei a história um pouco arrastadinha mesmo no começo, mas acho que grandes livros tem isso um pouco, rs. A verdade é o enredo é bem fechado, amarradinho e tudo ocorre daquele jeito meio impecável. Rs. Sempre tô indicando para todos haha!

      Beijo lindoca!

      ResponderExcluir
    10. Fico feliz que tenha gostado tanto do livro!! É um dos meus favoritos da vida. Na verdade, essa é minha trilogia favorita da vida. Nenhum dos livros me decepcionou e todos conseguiram me prender do começo ao fim. Foi um livro que suei, me arrepiei e senti medo enquanto lia. Simplesmente genial!!
      Nunca consegui resenhar os livros, nem quando reli o primeiro...
      Sua resenha ficou muito boa!
      Beijos <3
      http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. oii, tudo bme?
      Essa é uma das séries que eu tenho mais curiosidade para conferir. Amo romances policiais, então esse está na minha lista há um bom tempo. Tenho o box na capa antiga.
      Quero muito conhecer a Lisbeth, que todo mundo fala...rs

      Bjs
      Aline Lima
      Sempre Nerd

      ResponderExcluir
    12. Todo mundo me indica essa série, mas eu nunca me interessei pra ler. Eu não gosto do gênero, mas esse enredo, por algum motivo me atrai demais! E esse box é um arraso, não?!

      laoliphant.com.br

      ResponderExcluir
    13. Oi, Maiah. Tudo bem?
      Eu comprei o box na versão antiga e está empacado na estante até hoje. Tentei ler uma vez, mas não cheguei à página 50. Assisti as adaptações, tanto as suecas quanto a americana, e isso me fez ter vontade de ler de novo, mas não consigo mesmo!

      Beijos,
      Leo
      http://www.segredosentreamigas.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Olá, eu li esse livro recentemente e gostei bastante. Fico contente ao ver outros leitores também gostando dele. Concordo com tudo o que está em sua resenha.

      ResponderExcluir
    15. que box lindo *-*
      Eu assisti o filme, mas nunca li o livro.Tenho muita curiosidade.
      bjs, bjs

      ResponderExcluir
    16. Oláá
      Belo box e a edição está linda, já ouvi falar muito na trilogia mas não é bem meu gênero, quem sabe mais para frente eu arrisque pois o enredo é bem legal e sua resenha ficou ótima

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Olá Maiah, tudo bem contigo ???
      Menina, você nem imagina o quanto eu fiquei feliz por ver esse livro sendo resenhado aqui no Livros e Sonhos !!! Sou apaixonada pela saga da Lisbeth Salander, apaixonada é pouco, sou louca por essa personagem, pelos livros, pelo titio Stieg que nos deixou cedo demais.
      Desde o momento em que li essa série eu recomendo ela para todo mundo. É maravilhosa, cheia de reviravoltas, com um mistério que te deixa louco e faz com que as páginas se virem sozinhas praticamente, rsrsrs.
      Fiquei feliz por saber que você gostou desse livro, agora já estou mega curiosa para saber o que vai achar da continuação !!! *-*

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    18. Sou louca para relever a trilogia! li fazem anos, pegando emprestado de uma amiga :T
      | Sorteio do livro Banksy |
      | FB Page A Bela, não a Fera|

      ResponderExcluir
    19. O enredo desse livro é realmente incrivel, mas fico surpresa a cada resenha que leio e a cada leitor que conta seu fascinio por ele.

      ResponderExcluir
    20. Maiah acredita que tenho o box da primeira edição a tempos e ainda não li!!!??? Apesar de desejar sempre acabo adiando a leitura, mas agora lendo sua resenha fiquei empolgada ao saber que após a página 80 tudo fica eletrizante e empolgante. Amei saber com detalhes sua opinião e com certeza irei ler essa trilogia em 2016.
      Vi o filme anos atrás e apesar das partes fortes e violentas achei a trama e a investigação maravilhosas. Além dos personagens cheios de personalidade e inteligência. Enfim amei ver esse filme resenhado aqui.

      Beijos e ótimo fim de ano.
      Te espero lá no blog: leiturasvidaepaixoes.blogpot.com.br

      ResponderExcluir
    21. Oi, tudo bem?
      Eu já ouvi falar muito sobre esses livros e embora tenha curiosidade com as histórias, confesso que não sei quando lerei, pois não são do gênero que costumo ler e são histórias longas, por isso preciso de tempo, o que não estou tendo ultimamente :/

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    22. Oii!

      Já ouvi falarem nesse livro, mas infelizmente não tenho nenhuma curiosidade em conhece-lo.
      Gostei muito da sua resenha, mas não irei ler.

      Beijos, Amanda
      www.vicio-de-leitura.com

      ResponderExcluir