• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 15 janeiro, 2016

    Resenha: Persuasão - Jane Austen


    Persuasão foi o último livro de Jane Austen a ser publicado no ano de 1818. Minha edição do livro é a da Editora Martin Claret e tem a tradução de Roberto Leal Ferreira. Esse post faz parte do projeto Lendo Jane Austen, em parceria com a Juliana do Livros e Flores.


    O livro tem um total de 310 páginas, divididas em 24 capítulos. Minha edição conta ainda com um capítulo extra que foi excluído pela autora.



    A diagramação segue o padrão dos outros livros da autora dessa edição. Com lindos detalhes florais, páginas amareladas e bons tamanhos de fonte, margens e espaçamento.


    Sinopse: O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete. No passado, Anne apaixonara-se por Frederick Wentworth, que, embora belo, inteligente e ambicioso, não tinha tradições ou conexões familiares importantes - e assim Anne fora persuadida pela família a romper com ele. Em 1815, momento em que se passam os eventos narrados no livro, a boa, generosa e sensível Anne Elliot continua solteira, mas agora, aos 27 anos, pensa com mais autonomia e maturidade. Agora, também, a situação financeira de Sir Walter Elliot é desfavorável, e ele se vê obrigado a alugar a propriedade da família. Por força do destino, o novo ocupante da residência é cunhado de Wentworth. Quase oito anos após o rompimento, Anne se verá novamente convivendo com seu grande amor, agora um capitão da Marinha, e reflexões, conjunturas e arrependimentos serão inevitáveis. Anne e Frederick se redescobrem apaixonados, e renovam o compromisso de casamento. Com o mesmo texto leve e envolvente - mas irônico e perspicaz - que a caracteriza, Austen faz aqui uma crítica à vaidade típica da sociedade inglesa do início do século XIX, ao mesmo tempo em que enfoca o tema do casamento, quase onipresente em seus escritos.

    Infelizmente o projeto Lendo Jane Austen chega ao fim com essa postagem. Foram ao todo 6 livros da autora lidos e eu estou muito contente por ter enfim lido e me deliciado com esses clássicos incríveis.
    Persuasão é o último dos romances da autora que foi publicado e foi uma leitura muito agradável que encerrou perfeitamente esse projeto.

    Persuasão conta a história de Anne Elliot, uma jovem de 27 anos filha de Sir Walter Elliot, um homem vaidoso e muito esnobe.
    A sete anos atrás  Anne se apaixonou e iniciou um noivado com o jovem Frederick Wentworth, que apesar de belo e inteligente, não possuía uma fortuna ou uma família importante, e assim Anne acabou sendo persuadida pela sua família e pela amiga Lady Russell a romper o compromisso com o jovem.

    Passados quase oito anos, Frederick é agora um capitão da Marinha e muito bem sucedido em sua profissão, e Anne continua solteira, porém, apesar de continuar sendo a mesma moça doce, gentil e sensível, ela agora pensa com mais autonomia e maturidade.
    Apesar do grande tempo que se passou Anne ainda nutre sentimentos por sua antiga paixão, sentimentos que virão a tona ao se ver frente a frente e convivendo quase que diariamente com Frederick.

    "Fora obrigada a ser prudente na juventude, e aprendera o romantismo à medida que envelhecia: a sequela natural e um começo antinatural."

    A história é toda narrada em 3° pessoa,  e acompanhamos a história da jovem, doce e sensível Anne. Uma moça que perdeu a mãe quando ainda era jovem e que vive com o pai e suas duas irmãs, Elizabeth e Mary.
    O Pai de Anne, o Sr. Walter Elliot, é um homem extremamente vaidoso e esnobe, que julga todos pela aparência, incluindo as próprias filhas.
    Elizabeth é a filha mais velha e preferida do pai, e aos olhos dos dois Anne não é ninguém, e ambos tratam Anne Elliot com um profundo desinteresse.

    É muito perceptível ao leitor os sentimentos que Anne e Frederick carregam durante toda a história. As incertezas e dúvidas de Anne, a Mágoa do capitão Wentworth por ter sido rejeitado por ela. A incerteza que ambos tem em relação ao sentimento um do outro e o nervosismo que ambos sentem quando estão juntos.
    É nessa confusão de sentimentos que o amor que os dois sentem renasce. Será possível aos dois esquecer toda a mágoa do passado e o orgulho ferido e se entregar a força desse amor?

    "Se eu amasse alguém como sua irmã ama o almirante, estaria sempre com ele, nada nunca nos separaria, e preferia capotar com ele a ser conduzida em segurança por outra pessoa."

    Os personagens desse livro mais uma vez me conquistaram, Anne com seu jeito gentil e sua sensibilidade, sempre disposta a ajudar os outros. O capitão Wentworth, mesmo estando magoado se mostra um homem gentil e inteligente. 
    Como sempre acontece nos livros da autora encontramos também aqueles personagens extremamente mimados, mesquinhos, e que são incrivelmente chatos.
    E isso é algo que eu admiro muito nos livros da Jane Asten, o quanto seus personagens são bem construidos e o quanto suas características são marcantes, sejam elas boas ou não.

    Eu adorei esse livro e essa história. Eu  me apaixonei pelos personagens e torci muito por eles ao longo da leitura.
    Esse é mais um livro lindo e extremamente romântico. A carta que Frederick escreve para Anne nos últimos capítulos do livro é simplesmente linda, de uma riqueza de palavras incrível, uma das mais lindas correspondências literárias que eu já li e que me fez suspirar e gostar ainda mais dessa leitura.

    Minha edição conta ainda com um capítulo que foi excluído  e substituído pela autora que não ficou satisfeita e reescreveu o final da história. E que bom que ela fez isso, pois os dois capítulos que ela acrescentou a história são incrivelmente melhores que o excluído e deixaram essa história ainda melhor e mais linda.
    Recomendo muito esse livro a todos os amantes de clássicos, romances e a todos os fãs da Jane Austen. Um livro onde somos persuadidos a acreditar que a força do amor pode superar as barreiras sociais, o tempo e as mágoas do passado.

    "Não consigo mais ouvir em silêncio. Tenho de falar com você com os meios que estão ao meu alcance. Você trespassa minha alma. Sou agonia e esperança."

    Classificação:

    18 comentários:

    1. Oi, amiga! Tudo bem?

      Nossa, faz tanto tempo que não venho aqui que nem vi o layout novo! Adorei :)

      Eu amei essa leitura, foi quase tão boa quando Razão e Sensibilidade! Fico feliz que tenha gostado tanto também.

      Obrigada pelo convite, novamente! Adorei participar do projeto.

      Beijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    2. Do fim de 2015 pra cá, venho me interessando por livros do gênero e por sua resenha achei o livro legal, porém ainda não sei se dou uma chance a ele (haha).

      Frases, Trechos & Pensamentos

      ResponderExcluir
    3. Olá!
      Eu vi essa edição na saraiva e achei tão linda *-* fiquei doida pra comprar, mas tenho outras prioridades no momento. Mas já está na minha listinha de must have hahaha <3

      Beijos
      http://www.breakingfree.blog.br/

      ResponderExcluir
    4. Que livro lindo, a capa a história. Gostaria de tê-lo na minha estante também. E ler, é claro.

      ResponderExcluir
    5. Quero ler os livros da Jane Austen.
      Esse livro é lindo gente, e sua resenha me encantou!!!
      Beijos

      http://myself-here1.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Sempre vejo as pessoas falando super bem dos livros de jane e me envergonho de dizer que nunca li :/. acho que vou tomar vergonha na cara né ??

      Beijos
      http://sushibaiano.blogspot.com.br/2016/01/o-telephone.html

      ResponderExcluir
    7. Olá; ainda não tive a oportunidade de ler os livros da autora mas quero muito conhecer a obra dela. Essa edição é linda, já quero pra mim! Ainda não sabia como era a história ou os personagens desse livro, mais um que certamente vou querer ler.

      ResponderExcluir
    8. Essa edição da Martin Claret está linda e ainda saber que conta com um capítulo que foi excluído, me anima muito em comprar. Adorei a dica, infelizmente, ainda não tenho todos os livros da Jane em minha estante.

      ResponderExcluir
    9. Olá,nunca li Jane Austen,mas tenho muita curiosidade.Sei que ela tem obras maravilhosas e pretendo ler algum dia.
      A Capa desse livro tá linda demais! Gostei da sinopse e amei sua resenha.Parabéns!
      Beijo.

      http://estantelivrainos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Nunca li Austen já devo ter falado em algum outro post por aqui, mas tenho enorme vontade, esse ano vou tentar ler alguns livros e autores que nunca li. Espero que de certo, quanto a sua resenha esta perfeita, a capa é linda
      http://marifriend.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Menina, que resenha gostosa, viu?
      Meu deu muita vontade de ler o livro dela.
      Se um dia eu ler algo da autora vou começar por esse por causa da sua resenha.

      ResponderExcluir
    12. Olá! Acho que nunca li nada da Jane Austen mas quero mudar isso logo logo! Acompanhei seu projeto e gostei da maioria dos livros! Gostei desse último!

      Beijão da Lari!
      Brilliant Diamond | Fan Page

      ResponderExcluir
    13. Oiii
      Estou fazendo esse projeto também. Nao to seguindo nenhuma ordem especifica. Por Isso já li esse. O Melhor dos livros Da Jane Austen é que eles não giram só em torno da protagonista. Sabemos tudo de todos ao redor. Isso é o que mais me encanta. O livros é muito bom mesmo!
      Bjus

      ResponderExcluir
    14. Olá!
      Tem livros que te roubam seu coração desde da capa, e esse foi um dos livros que dramaticamente aconteceu comigo. Amo esse livro da jane, já li quase todos os livros dela ( SIM, SOU FÃ ahaha ). Não tem como não se apaixonar pela a narração de livros assim que o amor reencontram..

      - Garotinha Adolescente

      ResponderExcluir
    15. Não é um tipo de leitura que eu faria, mas gostei do que achou do mesmo, quem sabe mais para frente não me arrisco nos livros da Jane.

      Abraços e até!!

      lendoferozmente.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    16. Minha história favorita de Jane Austen... li a alguns anos e ainda mora em meu coração.

      ResponderExcluir
    17. Minha história favorita de Jane Austen... li a alguns anos e ainda mora em meu coração.

      ResponderExcluir