• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 04 janeiro, 2016

    Resenha: Uma Chama Entre as Cinzas - Sabaa Tahir


    Uma Chama Entre As Cinzas é um livro de fantasia escrito pela autora Sabaa Tahir e lançado recentemente pela Verus Editora. O livro foi enviado como cortesia pela editora.


    O livro tem um total de 432 páginas e está dividido em 50 capítulos. Os capítulos são curtos o que deixa a  leitura rápida e fluida. A tradução foi feita por Jorge Ritter.


    A diagramação está bem simples, com páginas amareladas e um bom tamanho de fonte, margem e espaçamentos.


    Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.



    Em Uma Chama Entre As Cinzas, nós conhecemos os personagens Laia e Elias, que apesar de serem muito diferentes tem suas vidas interligadas e cujas escolhas podem mudar não só seus próprios destinos, mas também o de todo o Império.
    Laia é uma garota erudita que se torna escrava da comandante do Império Marcial, após uma batida em sua casa, onde seus avós foram mortos e seu irmão levado para uma prisão. 
    Já Elias é um aluno quase graduado da academia militar BlackCliff, que forma os melhores e mais temidos soldados do Impérios, que são conhecidos como Máscaras.

    Laia era uma garota erudita livre que vivia com os avós e com o irmão Darin. Os país de Laia eram os lideres da Resistência (grupo que luta contra o Império Marcial), mas foram capturados pelos marciais, torturados e mortos.
    Após sua casa ser invadida pelos marciais para uma batida, um Máscara mata seus avós e leva seu irmão para prisão. Laia consegue fugir, mas não se conforma em abandonar o irmão, então acaba se infiltrando no Império Marcial e se tornando escrava da comandante do Império.

    "A vida é feita de tantos momentos que não significam nada. Então, um dia, ocorre um único momento que define todos os segundos depois dele."

    Elias Veturius é o melhor aluno dentre os que estão se graduando como máscaras na academia militar Blackcliff, que forma os guerreiros mais temíveis do Império. Máscaras tem basicamente a função de lutar e matar qualquer um que ofereça qualquer resistência ou aja fora das regras do Império.
    Apesar de estar sendo treinado para matar, nada disso agrada Elias, que tem um plano de fugir para ser livre de tudo isso.
    Elias é filho bastardo da comandante do Império que o abandonou quando era apenas um bebê. Ele foi criado pelos tribais, até o dia que foi levado novamente para o Império para fazer parte da academia.

    O livro é todo narrado em primeira pessoa, com capítulos que alternam entre a Laia e o Elias, então ora temos a visão do Elias de tudo e ora temos a visão da Laia.
    Laia sofre muito nas garras da comandante e chegou a ficar a beira da morte em várias situações, mas com muita força e muita garra ela resiste a tudo afim de libertar seu irmão e finalmente poder fugir desse lugar horrível.
    Em muitas situações ela acaba sendo ajudada por Elias, que apesar de ser um máscara, demonstra muita preocupação com ela e com qualquer um que ele goste.

    "Olho para as estrelas baixas em um céu que me faz pensar que estou vendo o infinito. Mas, debaixo de seu olhar frio, eu me sinto pequena. Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida na terra é tão feia."

    Quando recebi o livro da editora, confesso que não fazia a menor ideia do que esperar dessa história, mas conforme as primeiras resenhas sobre ele foram saindo eu fui ficando cada vez mais otimista e animada para realizar essa leitura.
    Assim que iniciei a leitura me vi envolvida pelos personagens e por suas histórias que apesar de serem diferentes são ao mesmo tempo parecidas, ambos sonham com a liberdade e com um futuro melhor.
    Durante toda a história ambos os protagonistas passam por muitos perigos e muita ação acontece em várias cenas desse livro, o que me deixava apreensiva e curiosa para saber o que iria acontecer.

    A escrita da Sabaa é muito clara e fluida, o que faz com que nos envolvamos e devoremos essa história.
    Apesar de o foco claramente não ser no romance, um espécie de quadrado amoroso se forma durante a história. Elias se vê atraído por Helene uma amiga e companheira em Blackcliff, já Laia se vê atraída por keenam, um erudito que faz parte da resistência , mas quando estão juntos uma centelha acontece entre Elias e Laia.
    A autora passou boa parte da história brincando com isso, em um momento Elias quase beijava Helene, ou Laia quase beijava Keenam e em outro os dois estavam juntos e desejando secretamente um ao outro e eu confesso que isso me incomodou um pouco durante a leitura.
    Sou completamente avessa a essas coisas de triângulo/quadrado amoroso, e acredito que essa história já era boa o suficiente sem nada disso.

    O final deixou várias questões ainda sem respostas e acredito que isso se deva ao fato desse ser o primeiro livro de uma série, fato que só descobri ao termino da leitura.
    Muitas aventuras ainda nos aguardam no segundo livro, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas que eu já estou super ansiosa para ler.
    Uma Chama Entre as Cinzas, foi uma leitura excelente, cheia de ação, fantasia e muita magia, que me deixou completamente presa a história.
    Recomendo muito o livro para todos os leitores, principalmente para você que adora uma boa fantasia.

    "Você é uma chama entre as cinzas. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar."

    Classificação:







    28 comentários:

    1. Ola Lindona eu amei esse livro, uma de minhas melhores leituras no gênero, a autora criou personagens com uma frieza que espanta e nos faz querer saber até onde isso pode ir. Estou doida para ler a continuação. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    2. Oi
      Não conhecia o livro, mas confesso que infelizmente não chamou minha atenção.
      Não sou muito fã de Fantasia e esse ainda por cima é meio adolescente demais.
      Mas que bom que no geral, o livro agradou.
      Valeu a dica.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    3. Olá
      Já havia lido uma resenha desse livro antes, e olha só parece até livros diferente, isso mostra o quanto nossa visão pode ser diferente quando lemos um livro, e é por isso que gosto tanto de ler.
      Sobre o livro ainda não consegui me conectar a ele, não sei as distopias ainda não consegui me pegar, gostei muito do clássico 1984, mas fora ele ainda não foi. quem sabe mais para frente

      www.poyozodance.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Amiga primeiramente quero te dar os parabéns, porque o layout de seu blog ficou lindo. Simplesmente amei =D Segundo, eu comecei a ler a sua resenha com muita atenção, pois tenho visto muita gente falando desse livro e hoje eu parei para ler com calma para saber do que a estória realmente se tratava e sabe que me chamou atenção tanto a estória como o seu ponto de vista, embora eu também nao tenha gostado muito quando tu disse que tem um quadrado amoroso no meio, achei que essas partes ficaram meio confusas. Eu digo no livro acho...acho que vai ficar meio enrolado, mas só lendo pra saber. Mas mesmo assim adorei saber que o livro contém ação e é de fantasia que eu adoro. Provavelmente irei adquirir, mas vou pensar antes, porque esse ano quero ver se diminuo a pilha, mas confesso que fiquei curiosa rs

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

      ResponderExcluir
    5. Distopia não é muito a minha praia não..mas ainda dou chance pra alguns aqui e acolá mas esse tirando a capa não me chamou muito a atenção pra lê-lo.. apesar de a diagramação ser do jeitinho que eu gosto com capitulos curtos e que não cansa muito a leitura quem sabe um dia eu me interesse por ele..no momento eu passo :)

      http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

      ResponderExcluir
    6. Essa é a segunda resenha que eu leio sobre o livro, e ainda estou meio que em dúvida se leio ou não. Uma coisa que eu não gostei é isso do quadrado amoroso, dos dois quererem dois diferentes e também se quererem, não me agrada. Mas a temática é algo que me deixa curiosa e ao mesmo tempo temerosa porque livro com violências e escravidão é algo que eu não sou muito fã... Então não sei, mas a resenha está ótima!
      Beijos
      - Bruna
      www.brookebells.com

      ResponderExcluir
    7. Confesso que não conhecia a obra e nem a autora! Mas, confesso também que sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer o livro! Parabéns pelo blog! Está muito fofo!

      http://365diasliterarios.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Oiii!

      É sempre assim com primeiros livros né? Sempre fica uma duvida para os proximos, um gostinho de quero mais. Eu não conhecia esse livro, nem mesmo a autora e gostei. O enredo me ganhou e saber que a escrita é fluida e capitulos curtinhos me chamam atenção porque eu consigo ler mais rapido e acabam sendo viciantes *-*
      A sua resenha e as fotos está linda!

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    9. Olá!!!
      Conhecia o livro mais não tinha visto nenhum comentários e sua resenha trouxe a impressão de ser um bom livro com uma história que prende e que nos faz querer saber mais. Ruim de continuações é a ansiedade de ficar esperando a publicação do próximo. Parabéns pela resenha informativa, clara e sincera.

      Carla Fernanda
      Beijos

      ResponderExcluir
    10. Tava gostando de tudo, até que descobri que é o primeiro livro de uma série. Eu tenho tantos livros aqui em casa, que se me arriscar com mais leitura de série, morro e nunca termino tudo que tenho por aqui. é uma pena, porque gostei do plot, mas vou anotar a dica, e quando tiver um tempinho extra por aqui encaixo essa leitura.

      ;D
      Profissão: Leitora

      ResponderExcluir
    11. Esse livro foi a minha primeira leitura do mês, também não sou muito chegada em triângulos/quadrados amorosos e mesmo não sendo necessários na história eu acho que faz sentido pois envolve uma admiração ali.A questão da magia eu curti muito e espero que elas fiquem mais claras no livros seguintes.

      http://deiumjeito.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Olá,
      Estou de olho nesse livro desde o lançamento. Só não tinha entendido que ele era fantasia, achava que era um romance épico.
      Nao sou fã de fantasia mas talvez eu de uma chance.
      Sobre a questão do quadrado amoroso, eu confesso que gosto.
      Mas como e série, vou esperar o lançamento do próximo porque fico muito tensa com livros sem continuação.
      Sua resenha me esclareceu bastante.
      Bjs,
      http://blogmundodetinta.blogspot.com

      ResponderExcluir
    13. Oi, gostei muito da sua resenha.
      Eu tava comentando com uma amiga que pela capa eu deixaria o livro passar batido
      não dá pra imaginar que a história seria tão eletrizante.
      Eu fiquei doida pra fazer essa leitura, espero ainda ter a oportunidade.
      Beijos

      ResponderExcluir
    14. Não solicitei o livro por não ter me atraído pela trama, mas sabe que depois de conferir várias resenhas minha vontade de ler aumentou? Ainda bem que eu recebi mesmo assim a obra, rsrs. Eu não sabia que era série, que legal! <3
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    15. Olha embora eu tenha achado o trabalho de arte da capa linda ,este livro certamente me passaria despercebido, tinha um pensamente completamente diferente do que li em sua resenha e posso dizer que isso é bom ,pois mudei totalmente o meu conceito em relação a ele ,me vi envolvida com a historia sem nem ao menos te-la lido , colocarei em minhas metas
      Beijos

      ResponderExcluir
    16. Oii, tudo bem?
      Eu ainda não conhecia esse livro, e confesso que se o visse em uma livraria a capa não me chamaria a atenção. Porém, ao ler a sua resenha eu fiquei realmente curiosa para poder conhecer o livro. Com certeza está na minha listinha.

      ResponderExcluir
    17. Acho os livros da verus editora muito bons e esse parece ser ótimo! Achei a capa muito bonita e me interessei pela premissa, vou esperar os próximos volumes para ler.

      ResponderExcluir
    18. Oie.
      Menina, esse livro tem uma capa linda demais. Espero um dia ter a chance de lê-lo e vou aguardar os outros serem publicados é claro. Sua resenha foi bem elucidativa e por isso fiquei ainda mais curiosa.

      Beijos da Fê
      As Catarina´s

      ResponderExcluir
    19. Também tenho birra de triângulo/ quadrado amoroso, mas incrivelmente acabei não me incomodando com isso nesse livro. Talvez porque não era a coisa mais importante, talvez por não ter achado os personagens tão confusos (é o que mais me irrita nessas situações), ou ainda por estar tão envolvida com os outros acontecimentos que não dei muita atenção a isso. Mas concordo com você que não era necessário. E sim, os protagonistas são diferentes mas desejam coisas em comum, o que os torna ainda mais interessantes. Fiquei vidrada nessa leitura do início ao fim. Me apaixonei pelo livro e espero que a continuação chegue logo por aqui.

      Beijo!

      Ju
      Entre Palcos e Livros

      ResponderExcluir
    20. Oie!!!
      Não tenho lido muitos livros de fantasia atualmente. Mas Uma Chama Entre as Cinza realmente me deixou curiosa. Irei procurar saber mais sobre o livro.
      bjs

      ResponderExcluir
    21. Olá,
      Já vi esse livro logo no lançamento e a capa me chamou muita atenção. Decidir comprar mais sem ler a sinopse. Mas a sua resenha está bem detalhada. Gostei bastante da história, principalmente de Laia, porque ela parece ser uma personagem bem determinada e corajosa, não aquela fraquinha. Sobre o quadrado amoroso, eu não tenho nada contra mais tbm me incomoda um pouquinho algumas voltas que os autores costumam fazer.
      Beijos,
      Delírios Literários da Snow

      ResponderExcluir
    22. Oi,

      Eu não conhecia este livro, mas já me apaixonei a primeira vista pela capa. Sua resenha ficou muito boa e já coloquei na lista de comprinhas do mês.Espero me apaixonar por ele.

      Beijos,

      Juci Pauda
      jusemfrescura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    23. Oi, Maiah!
      Se eu já estava querendo ler esse livro, agora que li a sua resenha estou ansiosa para me aventura na trama. 'Uma Chama Entre as Cinzas' me lembra um pouco o livro 'A escrava de Roma', só desejo que ele seja tão maravilhoso quanto.

      ResponderExcluir
    24. Olá!
      Não sei porque mas a sua resenha fez esse livro me lembrar um pouco Star Wars, o último talvez, não sou muito fã, mas parece um ótimo presente pro meu pai, só que o que me deixa com a pulga atrás da orelha é esse romance, você me garante que ele não tem muito foco? Que ele não é tratado e não tem cenas comuns da maioria dos romances da Verus?
      Beijos.

      ResponderExcluir
    25. Também fiquei sem saber direito o que esperar do livro assim que ele chegou por aqui. Não é bem meu tipo de leitura, mas estou confiante de que valerá a pena arriscar.
      Nem sempre curto triangulos-quadrados amorosos - e acho que se a história é boa sem isso pra que enrolar com essas coisas?
      O livro é uma das minhas próximas leituras - e espero gostar dele!!!
      Beijinhos,
      Lica
      Amores e Livros

      ResponderExcluir
    26. Olá... tudo bem?
      Li muitas resenhas desse livro e embora tenha ficado extremamente curiosa para ler, ainda não sei o que esperar... só sei que amo a capa do livro... achei ela simples e magnifica.... adorei saber que os capítulos são curtos e que o desenvolvimento da narrativa é bom... adorei saber que gostou e muito da leitura isso só fez aumentar ainda mais a minha curiosidade, não vejo a hora de começar a leitura... xero!!!

      http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    27. Oi!
      Estou vendo muitas resenhas fantásticas sobre esse primeiro livro da série!
      Realmente pela sua resenha deu pra ver que é uma história muito bem construída e fluida, que prende o leitor.
      Espero que a Verus não demore lançar o segundo volume, para esclarecer as pontas soltas que ficaram nesse primeiro.

      www.gordinhaassumida.com.br

      ResponderExcluir