• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 21 abril, 2016

    Resenha: Os Escolhidos - The 100 #1


    Os Escolhidos é o 1° livro da trilogia distópica The 100, escrita pela autora Kass Morgan e lançado no Brasil pela Editora Galera Record.


    O livro tem um total de 288 páginas, divididas em 36 capítulos. Os capítulos são curtos o que deixa a leitura bem fluida e rápida. A tradução foi feita por Rodrigo Abreu.


    A diagramação está agradável a leitura, com páginas amareladas, um bom tamanho de fonte e margens e espaçamentos também com bons tamanhos.


    Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


    Nesse primeiro livro da trilogia, somos apresentados a essa sociedade distópica que vivem em naves espaciais a milhares de quilômetros da terra. São ao total 3 naves interligadas: Colônia, Walden e Arcadia.
    Os recursos nas naves estão cada vez mais escassos e com uma população em crescimento e um nível de oxigênio cada vez menor, medidas extremas terão que ser tomadas. Então eles decidem mandar um grupo de 100 delinquentes menores de idade, que estão presos nas naves, em uma missão de recolonizar a terra e descobrir se a terra está novamente habitável para os humanos.

    A milhares de anos a terra foi assolada por uma grande guerra nuclear e o nível de radiação no ar tornou impossível a vida do ser humano na terra, e os poucos sobreviventes dessa catástrofe  vivem nessas espaçonaves a muitas décadas. 
    Todos vivem de maneira bem racionada e cheio de regras, que se forem quebradas terão graves consequências. Caso um adulto infrinja uma regra, ele será julgado e se considerado culpado será morto. Já os menores de 18 anos se forem condenados, ficarão presos até completarem 18 anos, onde terão um novo julgamento que decidirá se ele será perdoado ou morto pelo seu crime.
    Cada um dos 100 que irão a terra nessa missão foram presos por um motivo diferente e dentre eles nos temos 4 personagens principais, que acompanharemos durante a história, são eles: Clarke, Bellamy, Wells e Glass.

    "— Estamos esvaziando o centro de detenção hoje. Uma centena de criminosos sortudos vai ter a chance de fazer história. — Os cantos de sua boca se contorceram num sorriso malicioso. — Você vai para terra."

    Clarke teve seus pais condenados e mortos por um crime terrível e por esse mesmo crime ela foi também condenada e estava presa.
    Bellamy tem 20 anos e é o único na tripulação que tem uma irmã, já que é proibido um casal ter mais de um filho. A irmã de Bellamy, Octávia foi presa e ele não pode permitir que ela vá sozinha nessa missão, então ele encontra uma maneira de ir com ela.
    Wells é o filho do Chanceler Jaha, que é uma espécie de presidente dos povos das naves, e propositalmente foi preso a fim de ficar junto de sua amada Clarke.
    Glass também está presa e de última hora ela acaba conseguindo fugir da nave que vinha pra terra, então é através dela que nós iremos ficar por dentro de tudo que está se passando nas naves depois da vinda dos 100.

    O livro é todo narrado em 3° pessoa e em cada capítulo acompanhamos o que está se passando com cada um desses 4 personagens. A narrativa intercala ainda entre o presente e o passado, através de alguns flashbacks. 
    Com esses flashbacks vamos aos poucos descobrindo mais sobre cada um desses personagens e descobrindo também o motivo de cada um dos 4 terem sido presos.
    Eu gostei bastante dos 4 personagens e da história de cada um deles. Meus favoritos sem dúvida foram o Bellamy e a Clarke. Ele tem uma personalidade bem forte, mas apesar de se mostrar um cara durão, ele ama sua irmãzinha e é capaz de enfrentar qualquer coisa para mantê-la em segurança.
    Já Clarke é uma pessoa justa e muito forte e que está procurando sempre ajudar as pessoas que ela ama. 

    "Bellamy vinha fazendo coisas estúpidas durante toda a sua vida e não tinha nenhuma intenção de parar agora."

    Eu inicie essa leitura bem curiosa e apreensiva. Eu amo distopias, então a um bom tempo tinha vontade de ler essa, principalmente porque eu assisto a série de TV The 100, que é uma das minhas favoritas atualmente e foi baseada nesse livro.
    Ao mesmo tempo que tinha curiosidade fiquei bem apreensiva porque li muitas resenhas sobre o livro e boa parte do pessoal que leu depois de ver a série não gostou tanto do livro porque tem muitas diferenças da série.
    Mesmo assim decidi mergulhar de cabeça na leitura e não pensar muito na opinião dos outros e nem tentar ficar comparando com a série, e que grata surpresa eu tive com essa leitura. 

    O livro tem uma narrativa bem fluida e gostosa que me fez ler rapidamente. a história é bem interessante e como já falei anteriormente os personagens são bem carismáticos, o que torna a leitura ainda melhor.
    O livro é realmente muito diferente da série, apesar de ter a mesma premissa inicial, há vários personagens no livro que não estão na série e vários personagens na série que não estão no livro, mas mesmo assim o livro é uma ótima leitura.

    Eu amei essa leitura, e já estou super ansiosa para ler o 2° livro Dia 21 e também o 3° De Volta, que já foram lançados na Brasil, também pela Galera Record.
    Recomendo muito esse primeiro livro para todos que amam uma boa distopia, e também para quem assisti a série e gosta!
    Tenham em mente que esse livro não é igual a série e que muitas coisas estão diferentes, mas mesmo assim é uma história maravilhosa e que merece ser linda, sem ficar fazendo comparações, apenas pelo prazer da leitura.

    "Esse era o problema dos segredos — Você tinha que carregá-los consigo para sempre, independente do custo."

    Classificação:

    22 comentários:

    1. Estou bem curiosa para ler essa trilogia, apesar de não ser muito fã de distopia. Vi muitos comentários negativos sobre a série e o livro, mas curti demais a resenha e decidi dar uma chance aos livros e mais para frente, a série de tv também. A história tem uma premissa bem legal e espero não me decepcionar.

      Beijos, Gabi
      Reino da Loucura

      ResponderExcluir
    2. Oi Maiara, adorei a sua resenha, especialmente por destacar tantos pontos importantes do enredo. Eu já li os três livros e digo que vale muito a pena acompanhar, assim como a série de TV também é muito legal. Sou muito fã do gênero e acho que todos que curtem uma boa distopia irão amar também.
      Beijos, Fer ♡♡♡♡

      ResponderExcluir
    3. Oiê
      Esse livro tem a série não é? Rsrs, tenho muita curiosidade de acompanhar os dois. Acho as capas as cosas lindas. E adoro livros Distopicos. Você tem razão em questão dos tamanho dos capítulos, sou muito fã de capítulos curtos ajuda muito mesmo. Adorie a sua resenha e espero não demorar para ler também é me apaixonar tanto quanto você. Até mais vê
      Bjsk

      ResponderExcluir
    4. O livro parece ser ótimo e estou muito curiosa para ler!
      Beijos
      http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Olá Naiara ! Já tinha ouvido falar de "The 100" como série de TV, mas não sabia que tinha livros. Como eu amo distopia vou me aventurar nessa leitura !
      Umparadoxoliterario.blogspot.com

      ResponderExcluir
    6. Oie, que bacana ver uma avaliação tão positiva desse livro. Gostei do fato de uma das personagens conseguir ficar na nave para conseguir nos narrar tudo o que ocorre lá, e isso de a terra estar cheia de radiação promete, quero saber mais sobre isso. Além de ser um livro curtinho, acho que seria um bom livro para eu dar uma nova chance para as distopias.

      ResponderExcluir
    7. Eu simplesmente amo a série... Estou acompanhando ela, porém ainda quero muito ler os livros sz
      Amei a resenha!!

      Blog Luanne Oliveira

      ResponderExcluir
    8. Olá!
      The 100 é minha serie preferida, com certeza um dia terei que ler este livro haha. Eu comecei a ver a serie e só depois descobri que havia o livro. Sua resenha ficou bem completa muito boa!

      Beijos.
      http://garotadeallstart.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Amo essa série! Tenho muita vontade de ler os livros. Sei que são bem diferentes, livro e série, mas já li coisas maravilhosas que apesar das divergências, tornam o livro bem único, e pelo que você disse, é isso mesmo que acontece! Assim que eu tiver a oportunidade lerei, e aguardo a resenha dos próximos livros pra ver se continuam bons!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    10. Olá Maiah,
      Eu gosto bastante de livros distópicos e, pelo que notei, essa é uma boa distopia.
      A personagem que mais me atraiu foi a Clarke, pois ela parece ter sofrido, mas fico pensando se ela merece ser condenada também.
      Estou precisando de uma leitura fluida assim e acho que será uma boa pedida ler logo.
      Beijos
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    11. Oie!
      Eu lembro que li o livro um tempo atrás, mas não me recordo dos detalhes. Agora que saiu o último livro da trilogia, vou pegar os três par aler de uma vez. Eu lembro que gostei bastante da trama, e foi bem envolvente, deixando aquele gosto de quero mais. Preciso continuar a leitura dessa série.
      Bjks!
      Histórias sem Fim

      ResponderExcluir
    12. Oi, estou louca para ler esse livro e as continuações, pois amo distopia e achei a sinopse bem interessante e sua resenha só me deu mais vontade de ler logo. Eu acompanho a série na TV, mas acho que ela foge do livro, pelo menos é a impressão que tenho,e ultimamente não estou gostando do andamento da série, mas estou louca para ler os livros e conhecer melhor esse universo
      bjus

      ResponderExcluir
    13. Ooii.

      Sou fã de distopias, e tudo que envolve esse meio de naves, planetas..
      São meus preferidos. Não conhecia os livros dessa série, e nem assisti na tv também, mas depois dessa resenha fiquei muito curiosa, e vou procurar ver com mais calma!

      beijos
      http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Olá, eu não gosto de distopias, são poucas as que me interessam (em livros, mas filmes e séries eu amo). Esse me chamou atenção e pelo que vi na sua resenha, o enredo se mantém cativante até o final. Eu acho que ficaria vidrada e grudada nas páginas. Gostei muito da dica.

      ResponderExcluir
    15. Olá!
      Gente, que história! Sua resenha me deixou mega curiosa com essa trilogia, sempre vejo ela rodando nas redes sociais, mas eu ando evitando séries e tal, por isso acabo nem dando a devida atenção rs' tenho que parar com isso! Enfim, gostei da premissa e parece ser aquela história eletrizante, tem a série de tv, mas também não me animei muito a assistir. Já acrescentei na minha lista de desejados! ótima resenha!

      Beijos!
      http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Também tenho receio de ler a série, pois adorei o seriado, e por ter essas diferenças sinto que vou me "confundir" ou ficar procurando similaridades sabe? rsrs
      Eu adoro distopia, e acho o enredo dessa série incrível, vou tentar ler o primeiro mesmo assim, pois sempre prefiro a leitura.
      beijos
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    17. oi!!!

      Eu assisti ao primeiro episódio da série pela Netflix e a mesma não me cativou, por isso nem comecei a ler o livro, embora também não o tenha. Gosto muito de distopias e o enredo em si é interessante, já que tudo que ocorre na terra é decorrente das ações humanas e por isso a mesma se encontra em tal situação. Mesmo o livro sendo diferente da série, no momento, não me vejo lendo a mesma, talvez mais para a frente. Espero ficar tão entusiasmada quanto você. Beijos.

      ResponderExcluir
    18. Eu comecei a assistir a série, vi uns 2 episódios apenas, por conta da insistência da minha amiga que é louca pela série.
      Eu realmente amo distopia e adorei a premissa do livro, bem interessante mesmo. Acho que vou ler os livros. Não gosto muuuuito de livros narrados em 3° pessoa, mas nesse caso é interessante já que tem intercalações e ainda conta o passado, presente e ainda tem flashbacks - coisa que amo -
      Fico feliz em saber que mesmo apreensiva você gostou muito do livro e que a leitura é fluida e rápida.
      Amei

      ResponderExcluir
    19. Oi Maiah, sabe que sempre me falam muito bem dessa série mas eu nunca me importei em ir atrás dela de fato para ler, acho que é mais porque eu não curto muito distopias. Mas ver que você gostou do livro me anima um pouco e talvez um dia desses dou uma chance aos livros.

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    20. Oi, tudo bem?
      Confesso que não costumo ler esse gênero literário com frequência, mas desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei curiosa, porque a premissa é interessante e os personagens sempre são bem descritos e isso me faz ter uma visão de que eles são cativantes. Bom, eu gosto bastante de livros que tem flashbacks porque assim dá para saber mais sobre tudo, né? Enfim, eu espero um dia ler esse livro ainda e gostar tanto quanto você.

      beijos :*

      ResponderExcluir
    21. Oi flor, tudo bem??
      Eu tenho vontade de ler os livros da série, já que também acompanho a série de TV e que gosto muito... eu não ligo muito pelas diferenças do livro e da série... já fi muito isso, até enfiar na minha cabeça que as séries e filmes, são apenas baseadas nos livros, não é uma cópia... enfim... adorei ler a sua resenha e saber que gostou, também amo distopias e sempre que posso estou lendo... xero!

      ResponderExcluir
    22. Oi lindona, tudo bom?
      Tenho muita vontade de ler esse livro antes de assistir ao seriado. Confesso que não leio muitas coisas nesse gênero agora, mas gosto da premissa e dos personagens bem escritos! Isso me anima em ler, gosto de livros com flashback também! Então seria uma leitura muito bem vinda! Espero gostar tanto quanto você!

      Beijos, Rob

      ResponderExcluir