• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 16 maio, 2016

    Resenha: De Volta - The 100 #3


    De Volta é o terceiro volume da trilogia distópica The 100. O livro foi escrito por Kass Morgan e publicado no Brasil pela Galera Record, que gentilmente nos cedeu esse exemplar em cortesia.


    O livro tem um total de 300 páginas e está dividido em 30 capítulos. Cada capítulo tem uma média de 10 páginas. A tradução foi feita por Rodrigo Abreu.


    A diagramação está simples, mas bem agradável, com páginas amareladas e bons tamanhos de fonte, margens e espaçamentos.


    Sinopse: Quando naves riscam o céu da Terra, os 100 sabem que mais pessoas estão deixando a colônia espacial. E esse pode ser o retorno definitivo da humanidade ao planeta.
    Glass sobreviveu à queda dos módulos de transporte. Ela experimenta as novas sensações de estar na Terra.
    Clarke, por sua vez, está comandando o resgate aos sobreviventes da colisão, mas não consegue parar de pensar em seus pais, que ainda podem estar vivos.
    Já Wells precisa encontrar uma forma de lidar com a nova ameaça à sua liderança. Os homens que detinham o poder na colônia estão decididos a manter a ordem na Terra segundo suas regras. Mas essa nova lei está longe de ser justa.
    Chegou a hora de os 100 lutarem por liberdade, em seu novo lar.

     De Volta tem início bem após os acontecimentos que encerraram o livro Dia 21, 2° livro da trilogia.
    Os 100 acabam de descobrir que as naves da colônia estão vindo e que em breve mais deles estarão na terra.
    Os habitantes de Phoenix, Walden e Arcadia que vinham nos módulos de transporte acabam de chegar na terra e muitos deles estão bem machucados, do impacto do módulo com a terra.
    Enquanto isso, Clarke, Wells e muitos outras pessoas do grupo original dos 100 ajudam os feridos e todos os outros a chegarem até o acampamento que os 100 montaram.

     A chegada dos outros habitantes da nave é cheia de tensão e de conflitos de emoções. Bellamy teme ser preso novamente já que na busca de embarcar na nave com sua irmã ele acabou ferindo o Chanceler.
    Wells luta para manter a liderança do acampamento, com a chegada dos guardas da colônia e do Vice-Chanceler Rhodes.
    Glass sobreviveu a queda e junto à Luke está saboreando as primeiras experiências na terra e descobrindo mais sobre seu novo lar.
    Já Clarke tenta prestar cuidados médicos ao máximo de pessoas possíveis, enquanto pensa na incrível descoberta que fez recentemente.

    "— Olá — falou Glass, sentindo o medo e a tristeza derreterem por um instante. — Está tudo bem. Você está bem. Estamos aqui, Luke. Nós conseguimos. Bem vindo à Terra."

    Nesse 3° e último livro da trilogia o foco da história está na chegada dos habitantes da colônia e nos problemas que isso acarretará para o grupo dos 100.
    O Vice- Chanceler Rhodes assim que chega a terra toma a liderança do grupo e não se mostra aberto a ouvir as opiniões de Wells e de qualquer outra pessoa do grupo dos 100.
    Além disso ele está determinado a condenar Bellamy por ter ferido, mesmo que involuntariamente o Chanceler. Então Clarke, Wells e Sasha decidem esconder Bellamy dos oficiais de Rhodes, o que dá certo, pelo menos por um tempo.

    A narrativa da história continua em 3° pessoa, alternando entre os pontos de vista de Clarke, Bellamy, Wells e Glass. Glass tem uma participação bem menor nesse livro, aparecendo em poucos momentos da história, mas vivendo grandes perigos e lutando pela sua sobrevivência e pela de Luke.
    Clarke continua se mostrando uma personagem forte e muito altruísta, e mesmo tendo vários problemas continua ajudando todos as pessoas que precisam de tratamento médico no acampamento.
    "Esse era o problema da tristeza. Você nunca podia apagá-la. Você a carregava consigo, sempre."
     A narrativa dessa história segue leve e muito fluida fazendo com que a leitura seja rápida e muito intensa.
    A autora guardou grandes emoções e também muitos conflitos para esse último livro. Muitas surpresas são revelados nesse livro e temos ainda um reencontro emocionante.
    Os Flashbacks que eram bem comuns nos outros dois volumes, aparecem muito pouco nesse livro, já que nós já conhecemos bem a história de todos os personagens.
    Um grande combate está reservado para esse livro e com ele temos infelizmente a perda de alguns personagens queridos.

    Eu gostei muito desse terceiro livro, acredito que ele tenha sido um bom encerramento para essa trilogia, mesmo eu esperando que algumas coisas tivessem se desenvolvido de uma maneira diferente.
    A leitura dessa trilogia em si foi maravilhosa para mim que sou uma fã de histórias distópicas e também fã da série de TV The 100.
    Mesmo contando a história de uma maneira totalmente diferente da série, o livro conseguiu me cativar e me envolver.
    Recomendo muito essa trilogia a todos os amantes de distopias e também para quem curtiu a premissa da série de TV, mas como já falado em outras resenhas, leia sabendo que essa história é diferente da série, mas que mesmo assim é uma ótima história.

    " Alguns dos mais novos pareciam nervosos, mas a maioria estava olhando fixamente para Wells, Bellamy e Clarke com uma mistura de rebelião e algo mais. Algo como esperança."


    Classificação:

    20 comentários:

    1. Oi Maiara, eu já conclui essa trilogia e adorei o desfecho. Foi mesmo um bom encerramento. Também sou fã da série de TV. Muitas surpresas são reveladas mesmo e só de ler sua resenha já bate aquela saudade dos personagens.
      Beijos, Fer

      ResponderExcluir
    2. Oi Maiara,
      Essa trilogia eu conheci faz pouco tempo mas ainda não li nenhum dos livros, estou louca para poder ler todos e matar a minha curiosidade. Fico feliz que o terceiro livro tenha te agradado tanto e espero que quando eu ler os três eu possa gostar também.Adorei as fotos. Ah, detalhe que eu nem sabia que tinha uma série de TV também fiquei sabendo há poucos dias.

      ResponderExcluir
    3. Oi Maiara, ainda não li nenhum livro desta trilogia e nem acompanho a série, mas sempre ouço elogios e criticas positivas. Que bacana que o livro te satisfez!!! Espero poder ler e apreciar também.
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Oie! Eu adoro distopias. É um dos meus gêneros literários preferidos mas confesso que estou um pouco enjoada do gênero por que li em uma sequência jogos vorazes, divergente, maze runner, a rainha vermelha e a quinta onda. Inclusive alguns estou aguardando o lançamento dos próximos livros. Por isso estou procurando outros gêneros para ler no momento.
      Mas com certeza vou anotar a dica dessa série e muito em breve vou efetuar a leitura.
      Bjs

      ResponderExcluir
    5. Oie!
      Eu sempre espero a publicação de toda a trilogia para poder ler de uma vez. Eu só li o primeiro livro por curiosidade, e gostei bastante. Agora com a publicação do último volume, e pelo que notei, foi um encerramento satisfatório, preciso ler a trilogia inteira de uma vez.
      Bjks!
      Histórias sem Fim

      ResponderExcluir
    6. Li o primeiro livro dessa trilogia assim que foi lançado,
      mas por questões de saúde acabei me atrasando e ainda não consegui ler os dois últimos, apesar disso já garanti meus exemplares e estou a espera de um tempinho pra poder pegá-los, fico feliz que o desfecho tenha sido satisfatório, gostei bastante do ambiente criado pela Kass e mal vejo a hora de conferir o que ela reservou para o encerramento.

      Abçs
      Nosso Mundo Literário

      ResponderExcluir
    7. Eu simplesmente AMO a série de tv, e tenho muita curiosidade de ler os livros.
      Mas como estou com uma meta de apenas ler livros independentes, vou só adiando isso.
      Apesar disso, é bom saber que mesmo tendo suas divergências com a série de tv, ele consegue prender o leitor.
      Ótima resenha!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    8. Oi flor.
      Infelizmente essa trilogia não chamou muito minha atenção, pois não é um gênero que eu curta muito sabe?
      Mas fico feliz que você tenha gostado e que o final agradou <3 Muito bom quando uma história nos envolve!
      Adorei sua resenha.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    9. Olá!

      Primeiro, não da par anão comentar das capas desses livros! Gente, a coleção montadinha sua, está linda e invejável! Amo as capas!
      Eu não sei ainda se leria, pq eu assisti os primeiros capítulos da série e detestei. Dai ficou aquela má impressão sabe? Ainda com todas as suas ressalvas! Tenho medo de não ter gostado da essência e não só da forma como foi montada a série, ainda que não seja tão parecida...

      Bjus
      Blog Fundo Falso

      ResponderExcluir
    10. OI!
      Eu não conheço a história dessa série por isso fiquei um pouco perdida, mas deu para perceber pela sua resenha que mesmo sendo o terceiro volume de uma série a autora conseguiu fechar bem sem ficar enrolando ou levar a história para um rumo que ninguém gostaria.
      Espero um dia ter a oportunidade de conhecer mais a série, pois vejo muitos fãs, principalmente da adaptação da TV

      ResponderExcluir
    11. Como é o terceiro de uma série, li por alto sua resenha, me apeguei mais na sua opinião sobre a leitura. Na realidade eu ouvi falarem mais da série do que dos livros, mas nunca vi nem o trailer. Eu achei o plot da história bem interessante é o tipo de livro que parece ser do gênero que gosto, mas tenho tantas leituras acumuladas que não sei se terei tempo pra lê-lo tão cedo. Mas gostei da dica.

      ;D
      Nelmaliana Oliveira

      ResponderExcluir
    12. Ooi
      Nunca assisti a série, então, confesso, não sei nadinha sobre a história. Também não conhecia os livros. Amoooo distopia, um dos meus gêneros preferidos, então já gostei.
      Vou ver a resenha dos livros anteriores, que só por esse não da pra entender muito o que aconteceu. Más pela resenha desse já dá pra ver que gostou, espero gostar também se eu ler.
      Beijoos

      http://estantemineira.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Oiii!!

      Já li algumas resenhas para esse livro há algum tempinho mas não li ainda. Na realidade eu não sou fã de distopias, por isso acabei deixando de lado.
      O mais interessante é que mesmo não curtindo o estilo da obra, gostaria muito de assistir a série inspirada.

      Ótima dica! A resenha está muito bem escrita!!

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    14. Aaah, é tão bom quando concluímos uma trilogia/série, né? Apesar de que fica aquele vazio no coração! hahaha Que bom que o fim da trilogia te agradou, é ótimo quando isso acontece. Eu ainda não li, mas acho bem interessante essa construção da "nova sociedade". Gosto muito de distopias pelas reflexões que o gênero oferece, além de ser muito fácil adaptar essas questões à nossa realidade. Acho que livros assim são essenciais. Beijos!

      ResponderExcluir
    15. Oi, tudo bem?
      Confesso que essa série chama a minha atenção, mas como não leio muito esse gênero, não fico realmente tentada a ler a série, sabe? É bom saber que o desfecho foi satisfatório e concluiu bem toda a história. Enfim, eu pretendo ler esses livros algum dia ainda, por isso fiquei animada com sua resenha.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    16. Oi!
      Faz um tempo que tenho vontade de começar a ler essa trilogia, mas ainda não surgiu uma oportunidade... A história parece ser muito bem construída e saber que esse último livro é bom, mesmo com a perda e alguns personagens queridos, me deixa com ainda mais vontade de ler.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    17. Oi Maiah, fico super feliz em ver que você gostou da trilogia, mas confesso que eu não gosto de distopias, por isso eu nunca me interessei em ler os livros, talvez eu dê uma chance a eles uma hora dessas para ver o que eu acho, quem sabe mudo de opinião, né?

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    18. Oi *---*

      Adoro a série de TV que foi inspirada nos livros, em contrapartida tentei ler o primeiro livro e não gostei =/ Acho que por ter assistido a série já tinha aquele enredo formado ai ver algo diferente não agradou. Mas fico feliz que tenha gostado tanto, não funcionou pra mim mas para você foi otimo.

      Bjos
      http://rillismo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Olá Maiah, tudo bem ???
      Flor, tive a oportunidade de assistir a primeira temporada de The 100 no início desse ano e fiquei encantada. Simplesmente amei a história, mesmo sendo uma série mais adolescente ela ainda nos mantém presos, nos intriga e surpreende.
      Já sabia sobre a trilogia literária, mas é sempre legal descobrir um pouquinho mais sobre as diferenças entre os livros e a série de TV !!!
      Já tinha ouvido dizer que os livros eram diferentes da história apresentada na TV, mas acho isso legal, é mais uma forma de nos deixar curiosos para conhecer tanto um quanto outro !!!
      Fiquei morrendo de vontade de ler a trilogia agora !!! ^^

      Beijinhos
      Hear the Bells

      ResponderExcluir
    20. Oie
      Tudo bom?
      Eu adoro distopias pois me fazem viajar legal, mas infelizmente essa trilogia não chamou minha atenção não sei o motivo e olha que só vejo resenhas elogiosas, mas mesmo assim um dia irei tentar ler.
      Beijos

      ResponderExcluir