• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 09 maio, 2016

    Resenha: Vamos Juntas? - Babi Souza


    Vamos Juntas?, O Guia da Sororidade Para Todas, foi escrito pela Babi Souza e publicado pela Editora Galera Record, que nos enviou esse exemplar como cortesia.



    O livro tem um total de 144 páginas e conta com uma diagramação maravilhosa! O livro está repleto de imagens e várias páginas tem detalhes especiais, nas cores do projeto, amarelo e rosa.



    Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
    Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
    Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.


    Babi Souza trabalhava em uma agência de comunicação e todas as noites tinha que pegar dois ônibus para voltar para casa e só de pensar no caminho que teria que fazer para chegar em casa ela já se arrepiava.
    Ao descer do primeiro ônibus ela teria que passar por uma praça deserta até chegar ao outro ponto de ônibus, o que a deixava apavorada. 
    Assim que desceu do ônibus ela saiu em disparada, agarrando sua bolsa e tentando chegar o mais rápido possível ao ponto de ônibus. Nesse trajeto ela percebeu que várias mulheres desceram nesse mesmo ponto e fizeram o mesmo trajeto que ela até o outro ponto de ônibus. Todas, assim como ela com muita pressa e visivelmente assustadas, e daí a Babi pensou: Porque não fomos todas juntas?
    E foi com esse pensamento que a Babi criou o projeto Vamos Juntas? que hoje alcança milhares de jovens nas redes sociais.

    Com essa ideia a Babi criou uma página no Facebook, onde compartilhou sua ideia de união feminina, onde uma faz companhia a outra, uma cuida da segurança da outra e para sua surpresa a página em pouco tempo se tornou um sucesso e teve uma repercussão incrível.
    Várias jovens começaram a mandar para ela seus depoimentos, do quanto elas se sentiam amedrontadas de sair a noite na rua, das situações difíceis que já haviam passado e até dos abusos que algumas já haviam sofrido.
    Com autorização das jovens a Babi publicou algumas dessas histórias na página e todas elas foram inundadas de comentários de incentivo e de encorajamento. 

    Nesse pequeno livro a Babi, nos conta um pouco de como foi criar esse projeto e também da diferença que ele fez em sua vida e na vida de milhares de mulheres brasileiras. 
    Mas mais do que isso, ela nos ensina o significado de Sororidade, e nos mostra como essa palavrinha pode mudar nossa vida.

    Sororidade = Reunião de mulheres que se reconhecem irmãs formando um grupo político e ético na luta pelo feminismo contemporâneo.

    Temos vários depoimentos no livro de mulheres que começaram a praticar a sororidade no seu dia a dia. De mulheres que deixaram de enfrentar o medo sozinhas e passaram a ir juntas uma do lado da outra.
    Mulheres que ao ver que outra mulher estava passando por uma situação de perigo, se prontificaram e ajudaram, não as deixando sozinhas.
    O projeto mostrou para várias mulheres que sofreram assédio que elas não estão sozinhas e que no Vamos Juntas? elas tem um lugar onde podem desabafar e receber conforto e amor.

    Confesso que antes dessa leitura eu não conhecia o projeto, mas assim que iniciei a leitura eu me identifiquei com ele.
    Quem nunca passou por uma situação onde teve medo de voltar para casa a noite ou quando passa por um lugar meio deserto, ou até mesmo por lugares cheio de homens, como bares por exemplo?.
    Mesmo hoje em dia eu enfrento esse medo toda vez que saio de casa para ir ao trabalho e quaando saio do trabalho para casa, já que é um trajeto longo e muito esquisito.
    Mas depois dessa leitura eu passei a ver as coisas de um jeito diferente e sempre olho para os lados, afim de encontrar uma mulher na mesma situação que eu.

    Esse livro além de mostrar a importância de ter esse olhar de proteção para a mulher ao nosso lado, nos mostra também o quanto é importante a união feminina em uma sociedade machista como a que vivemos.
    O quanto é importante nos mantermos juntas e o quanto é importante empoderar a mulher que está ao nosso lado.
    É impressionante o quanto um livrinho tão pequenos mudou completamente minha maneira de pensar e enxergar as mulheres a minha volta. Porque ir sozinha se podemos ir juntas? Porque ver a mulher que está ao seu lado como uma rival e não como uma amiga?.

     Recomendo esse livro a todas os leitores em geral, mas principalmente para as mulheres! É uma leitura leve e gostosa que nos mostra o poder da união feminina, o quanto é importante empoderarmos e ter sororidade umas as outras.
    Já conquistamos muitas coisas até o dia de hoje, mas com certeza juntas podemos alcançar coisas ainda mais incríveis!

    Não deixem de conhecer a página do projeto Vamos Juntas? no Facebook: https://www.facebook.com/movimentovamosjuntas/

    Classificação:

    27 comentários:

    1. Oi Maiara, esse movimento é maravilhoso, não é mesmo?! E foi muito gratificante poder conhecer através desse livro tão maravilhoso. Nós devemos nos manter juntas sempre mesmo! Afinal de contas, conquistamos muitas coisas com a nossa união. Acredito que essa obra deveria chegar na mão de todos. É um incentivo lindo e ainda mais necessário. A página é mesmo muito recomendada.
      Beijos, Fer

      ResponderExcluir
    2. Ainda que a arte gráfica do livro não estivesse simplesmente maravilhosa, ainda assim despertaria o meu interesse porque o tema é muito pertinente aos dias de hoje... infelizmente. Adorei ver a sua opinião e quero ter e ler o livro!!!
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    3. Oi, tudo bem? Desde que começaram a falar sobre esse livro (que agora já é bem famoso), eu já fiquei com vontade de comprá-lo. Sua resenha aumentou mais ainda a minha vontade, hahaha.

      Beijos,
      Duas Livreiras

      ResponderExcluir
    4. Também li esse livro e ameeei conhecer o #movimentovamosjuntas! Fez toda diferença para mim, sem dúvidas. E estou adorando colocar em prática várias das coisas que li nele, em especial a querida sororidade <3 Ameeei o post!!
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Oiee ^^
      Antes de ver sobre esse livro, eu até tinha visto uma coisa ou outra sobre o projeto, mas não o conhecia bem. Achei incrível, mas também é triste saber que as mulheres precisam estar com outras mulheres para se sentirem seguras na rua, né, enquanto os homens podem se sentir e estar seguros por si só. Mas é um projeto incrível! E a editora fez um ótimo trabalho na diagramação ♥
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Oieee,
      Menina esse é um dos poucos livros de página de facebook que eu queria.
      acompanho o projeto desde o início é posso dizer é muito amor envolvido, e muita sororidade, as vezes me vejo chorando com os relatos de algumas manas, por isso sei que eu iria adorar esse livro e o design gráfico está de tirar o fôlego! Suas fotos ficaram espetaculares.
      Beijos

      ResponderExcluir
    7. Amei o Movimento Vamos Juntas, fico feliz que cada dia veremos que as mulheres estão conquistando seu espaço e deixando de lado os padrões que foram atribuídos ao longos dos séculos e fazendo uma Revolução .
      Estou encantada pela livro e a escrita de Babi souza, além da capa e das páginas são lindas e fofas, já estar colocados na minha lista de desejados que vou ler.
      Adorei sua resenha, muito bem objetiva, e a frase que resume o propósito de seremos unidas é como foi citado : " (...) Quanto é importante a união feminina em uma sociedade machista como a que vivemos."

      Muitos Livros e Sucesso!

      booksmagiclove.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Oie, eu não conhecia esse projeto também até ouvir falar do livro, e a cada resenha que leio fico mais ainda querendo conhecer o livro porque parece ótimo. Esses depoimentos das mulheres só ajuda a acreditar que não estamos sozinhas, acho que é um livro indispensável para todo mundo.

      ResponderExcluir
    9. Oiii!

      Eu já conhecia o livro mas não tive oportunidade de ler ainda. Acho que a escrita da autora e a tematica que ela aborda é de extrema importancia para nossa sociedade hoje.
      Gostei muito das suas fotos e suas resenhas!!

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    10. Oi Maiah!

      Eu como feminista, amante do projeto e da comunidade n facebook ficquei super feliz com a publicação do livro. A edição está linda de mais! Além do conteúdo ser super instrutivo e acessível. Adorei as fotos que tirou <3

      beijo!

      ResponderExcluir
    11. Que projeto maravilhoso amei a ideia, nós mulheres passamos por tantas situações no dia a dia e são iniciativas como essa que ajudam a perceber o quanto precisamos umas das outras e que a união faz a força. Quero muito ler esse livro! Amei a página do movimento.
      www.loucurasdaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    12. Olá Maiah,

      Eu gostei da capa e, pelo pouco da diagramação que você mostrou, percebi que é um livro muito fofo. Para ser sincera eu achei que não leria esse livro, mas ao decorrer da sua resenha eu mudei esse meu ponto de vista. Eu sei mais ou menos como é se sentir assim, pois saio do trabalho e tenho que esperar o ônibus sozinha em uma esquina escura e pouco movimentada. Não conhecia o projeto, mas darei uma olhada no link que vc deixou.

      http://soubibliofila.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. OI!!!

      Eu amei a premissa e a sororidade em si, não creio que esse projeto seja algo apenas para feministas, acho que todas as mulheres deviam fazer isso. Já li várias resenhas e estou ansiosa para adquirir o livro e começar a construir minha opinião a respeito da obra.Beijos!

      ResponderExcluir
    14. Oi *--*

      Estou doida para ler esse livro. Além da capa ser maravilhosa já tinha visto o movimento na internet e achei muito bacana. Não sabia que ele era tão lindo por dentro e que trazia tantas coisas bacanas. Com certeza ainda mais ansiosa.

      Bjos
      http://rillismo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Oi Maiah, eu li esse livro e achei ele maravilhoso. A edição está de tirar o fôlego, assim como a diagramação. E a Babi soube impor sua opinião muito bem, gostei do assunto ele é muito atual, ótimo para todas as mulheres. Amei a resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    16. Ouço muito falar nesse livro e minha vontade de ler só aumenta!
      Sou feminista e tenho certeza que vou amar a mensagem desse livro, que é tão importante!
      Temos que nos emponderar e temos muito mais que conquistar, como você mesma disse!
      Ótima resenha!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    17. Antes de ler esse livro, eu não conhecia o movimento Vamos juntas?, nunca tinha ouvido falar em sororidade e não sabia o significado correto de feminismo. Então, mesmo sendo um livro pequeno e de leitura bem rápida, me ensinou bastante, adorei! A diagramação está simplesmente maravilhosa e agora passei a olhar para os lados e pensar na segurança das outras mulheres ao mesmo tempo que penso na minha. A gente se sente muito melhor quando tem companhia, mesmo que uma companhia silenciosa de outra mulher ao lado.

      Beijo.

      Ju
      Entre Palcos e Livros

      ResponderExcluir
    18. Oie! Eu também não conhecia o projeto antes de receber o livro, mas adorei a iniciativa da Babi e admiro o grande impacto positivo que ele teve na vida de muitas mulheres. Lembro de ter lido em algum lugar - talvez no próprio livro, enquanto conferia as páginas rapidamente (ainda não pude ler a obra completa) - que os homens não têm medo de andar sozinhos na rua, em nenhuma situação, e as mulheres também não deveriam precisar ter. Achei mega importante o tema abordado e a sugestão de olhar para a mulher próxima a nós como uma amiga que está na mesma situação, não como uma rival. O trabalho da editora também ficou sensacional e cooperou para uma obra perfeitamente realizada. Adorei a resenha. Depois dela, com certeza vou colocar o livro na frente da meta de leitura, rs. ><

      Beijos,
      Fernanda Goulart.

      ResponderExcluir
    19. Também recebi esse livro de cortesia da Galera e estou muito louca pra ler, mas meu tempo anda bem apertado (to numa correria louca de tentar arranjar um lugarzinho pra mim que tá difícil), mesmo sendo um livro bem fininho e, aparentemente, rápido de ler, eu ainda não consegui encaixá-lo no meu dia a dia. Mas to adorando ver o mundo falando mais abertamente desses temas e unindo tanta gente para nos defender da sociedade machista

      Um Metro e Meio de Livros

      ResponderExcluir
    20. Oi, tudo bem?
      Eu recebi essa cortesia também e fiquei encantada, porque está muito lindo o trabalho gráfico, mas até agora não consegui ler, só que cada vez que leio uma resenha sobre fico mais animada. Eu não sei muito sobre o projeto, mas desde que li sobre ele pela primeira vez adorei, então com certeza vou adorar ler mais sobre e também ver os depoimentos das mulheres.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    21. Olá!

      Já acompanho o projeto Vamos Juntas? A um tempinho pelo Facebook. Quando vi que iria lançar um livro sobre o assunto eu fiquei super animada. Ainda não pude comprar o livro, mas quero muito comprar para ler. É super importante nos unirmos e não deixar mais que injustiça aconteça com nossas irmãs. Precisamos deixar de ter medo de sair de casa, e se protegermos umas às outras vai ser muito mais fácil. Espero que eu possa comprar esse livro logo.


      Beijinhos!
      Cantinho Cult

      ResponderExcluir
    22. Há uns dois meses assisti uma entrevista da autora em que ela falava sobre o projeto e sobre o livro. Desde então sou encantada por ambos. Só não li o livro ainda por pura falta de oportunidade, mas pretendo corrigir isso em breve. O projeto gráfico da obra parece estar excelente. Tenho grandes expectativas em relação a essa leitura.

      Tatiana

      ResponderExcluir
    23. Não conhecia o livro, mas já conheço o projeto. E uau! Essa união das mulheres vem fazendo um bem e tanto. ESPERO que o projeto vem a alcançar mais leitoras e que elas possam estar ajudando sempre que podem as mulheres.

      Beijos

      ResponderExcluir
    24. Já tinha ouvido falar da ideia por tras do projeto, mas foi só ao ler o livro que realmente conheci a página. E o livro é incrível e deveria ser lido por muita gente. Adorei receber ele de surpresa da record, e mais ainda poder ter realizado a leitura.
      Parabéns pela resenha!!!!
      Beijinhos,
      Lica

      ResponderExcluir
    25. Olá Maiah,
      Tenho muita vontade de ler esse livro. Eu já conhecia o projeto antes do lançamento do livro e participei, algumas vezes, de situações em que fui ajudada e ajudei mulheres. Foi muito legal e gratificante poder fazer algo.
      Achei fascinante a editora ter lançado esse livro, pois, dessa forma, muitas pessoas poderão ajudar e ser ajudadas. Amei sua resenha e já anotei a dica. Espero ler logo.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    26. Oi!
      Eu gostei bastante da ideia do projeto da autora, toda mulher já passou por uma situação parecida e eu mesma não tinha pensado sobre isso antes do projeto... Espero poder conferir o livro logo para conhecer melhor a ideia, a diagramação está linda mesmo!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    27. Confesso que não tinha interesse pela autora, mas apos conhecer esse projeto eu mudei meu conceito! Só mulher sabe as dificuldades que temos que enfrentar diariamente! Amei o projeto, acho que juntas podemos mais, acho que temos que cuidar sim uma das outras! Amei o projeto editorial também! Ficou lindo!

      ResponderExcluir