• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 24 junho, 2016

    Resenha: O Mensageiro - O Doador de Memórias #03


    O Mensageiro é o terceiro livro da série do Doador de Memórias escrito por Lois Lowry e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, que gentilmente nos enviou esse exemplar em parceria.


    O livro tem um total de 158 páginas divididas em 21 capítulos, os capítulos são curtos o que deixa a leitura mais fluida. A tradução foi feita por Fabiano Morais.


    A diagramação está bem agradável, com um bom tamanho de fonte, páginas amareladas e bem grossas e bons tamanhos de margens e espaçamentos.


    Sinopse: Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.
    Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.
    Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais.
    Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.

     O Mensageiro é o terceiro livro da série distópica O Doador de Memórias, que está sendo publicada no Brasil pela Editora Arqueiro.
    Nesse livros nós conhecemos a história do Matty, um garoto que chegou ao Vilarejo e vive sob o cuidados de Vidente, um homem cego que foi trazido ao Vilarejo após quase ser morto em sua comunidade natal. Matty também chegou ao Vilarejo porque era muito maltratado pela mãe, o garoto vivia sujo, roubava e apanhava muito da mãe.
    O Vilarejo é um lugar onde todos que foram rejeitados em suas comunidades por ter alguma deformação ou qualquer coisa do tipo é aceito de braços abertos pelos moradores que são todos muito solícitos uns com os outros.

    No Vilarejo todos ajudam uns aos outros, e eles tem uma política de que ninguém jamais deve mentir um para o outro.
    Vilarejo é governado por Lider, que foi escolhido não apenas para governar, mas também para proteger a todos.
    Lider chegou a essas terras em um trenó, objeto que ele utilizou para fugir de sua antiga comunidade, onde ele foi ameaçado por ter o dom de ver além.

    Matty é um hábil mensageiro e se orgulha muito disso, ele leva as mensagens de todos no Vilarejo e parece ser o único a conseguir entrar e sair da floresta em segurança, já que a floresta já provocou várias mortes.
    Mas algo ruim está se infiltrando no Vilarejo e está mudando tudo. Os moradores antes tão hospitaleiros e orgulhosos por receber todos, agora exigem que a fronteira seja fechada e que mais ninguém possa entrar no Vilarejo.
    além disso, a floresta está cada vez mais perigosa até mesmo para Matty, que antes conseguia fazer tranquilamente suas viagens.
    Matty terá então que se arriscar em uma última viagem pela floresta para trazer de volta a filha de Vidente para o Vilarejo, antes que fronteira se feche para sempre.

    Esse é o terceiro livro dessa série distópica e na minha opinião é o melhor até agora. Nesse livro nós não apenas conhecemos novos personagens, mas encontramos também o jovem Jonas, protagonista de O Doador de Memórias, e Kira, protagonista de A Escolhida.
    Nós finalmente desvendamos o que aconteceu com Jonas ao fugir no trenó de sua comunidade e também ficamos sabendo um pouco sobre Kira e também da mudança que esses dois causaram em suas comunidades natais.
    Quem já leu o primeiro e o segundo livro dessa série sabe que tanto Kira quanto Jonas tem poderes especiais. Enquanto Jonas tem o poder de ver além do que está diante de seus olhos, Kira tem o poder de ver o futuro.

    Matty está aos poucos descobrindo que também tem um poder especial e que esse poder pode ajudar muitas pessoas.
    Ele ainda não compreende muito bem esse dom que tem e nem sabe como controlá-lo, mas no momento certo ele saberá usar seu poder.
    O livro é todo narrado em 3° pessoa e a narrativa é super fluida, o que faz com que essa seja uma leitura super rápida, e que dá facilmente para ser feita em um dia.
    Mesmo sendo um livro curtinho, a história é muito boa e os personagens muito carismáticos então somos rapidamente envolvidos por essa história.

    Eu gostei bastante dessa história, é interessante, envolvente e ótima para quem gosta de distopias.
    O que mais gostei nesse livro foi o fato de as histórias do 1° e 2° livro da série finalmente se encontrarem nesse livro, pois eu sempre me perguntava porque era uma série se as histórias dos livros eram diferentes e com personagens diferentes, mas em O Mensageiro, as histórias se cruzam e nos conhecemos um pouco do que aconteceu com os personagens de O Doador de Memórias e A Escolhida.
    Recomendo muito esse 3° livro, a todos os fãs de distopias e principalmente para quem leu o 1° e 2° volume dessa série. Essa é uma distopia cheia de emoção, beleza e grandiosidade.

    "— Todos fomos forasteiros em algum momento — disse, com um sorriso —, com exceção dos mais jovens, que nasceram aqui. Nós sabemos o que vocês passaram. Não sentiram mais fome. Não terão mais que viver sob o domínio de governos injustos. Não serão mais perseguidos. É uma honra para nós recebê-los entre nós. Bem-vindos ao seu novo lar. Bem-vindos ao Vilarejo."

    Classificação:



    24 comentários:

    1. Oi Maiara, ainda pretendo começar a ler essa série, especialmente porque amo o gênero distopia. E que bom que para você esse foi o melhor até agora. Também acho ótimo quando personagens dos volumes anteriores aparecem em outros. Acho essas capas lindas <3
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Oi Maiara,
      Eu não sou fã de distopias, são raras as obras desse gênero que me chamam atenção (em livros, já em filmes eu amo, estranha né?) mas essa série é uma das que eu mais quero ler. Achei os pontos que você mencionou muito interessantes e só fiquei mais curiosisa depois de ver suas impressões.

      ResponderExcluir
    3. Oi, tudo bem?
      Eu até gosto de distopias, mas confesso que essa série nunca me chamou atenção.
      Que bom que o livro te agradou e que foi o melhor até agora, é bom quando o autor evolui!
      Bjs

      ResponderExcluir
    4. Olá!! :)

      Nao conhecia a coleçao mas fiquei interessado!! :) A verdade e que AMO distopias, muito mesmo! E adoro isso de a historia ser envolvente, claro! :)

      E a premisa da colecao pareceu-me muito bem! :) ahah E sempre bom tambem quando achas que a qualidade melhora ao longo da coleçao! :)

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    5. Olá Maiah,
      Tinha bastante curiosidade de ler O Doador de Memórias, mas essa vontade foi murchando, sabe? Uma coisa que achei legal nesse livro foi ter tido a união dos dois primeiros, pois acho que o segundo livro foi muito independente.
      Fiquei curiosa para saber qual é o poder do Matty, pois acho que é um personagem legal. Quem sabe não tenho uma atitude louca e leio apenas esse volume? haha
      Beijos,
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Oi, Maiah

      Eu não li nenhum dos livros, apenas assisti a adaptação do primeiro e até gostei, mas depois que soube que o segundo não era um continuação do primeiro diretamente eu fiquei bem decepcionada, pois fiquei com várias perguntas na cabeça. Mas vc disse que nesse sabemos o que acontece com ele, né? Hmmm, quem sabe eu não dê uma chance então! Mas tenho que começar desde o primeiro livro, pois não dá pra seguir só conhecendo o enredo do filme!

      ResponderExcluir
    7. Eu não li nenhum dos livros e confesso que não gostei muito da adaptação para o cinema, o que significa que posso me surpreender com os livros. Gostei de saber que você se envolveu na trama e curtiu a leitura, me deixou curiosa!!!
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    8. Olá!
      Eu gosto muito de distopias, mas essa série é uma das poucas que não me chamam a atenção.
      Então embora você tenha elogiado bastante, é uma leitura que não pretendo fazer =/
      Fico feliz que o livro tenha sido bom para você e que tenha sido envolvida pela história.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    9. Oi, gostei muito da sua resenha. Já ouvi falar da série quando o filme foi lançado, mas não me interessei muito pois achei um pouco confusa. Além das capas que não conversam em nada umas com as outras. É bobagem, mas né. Quando o conteúdo é bom...
      Que bom que gostou da leitura, beijos!

      ResponderExcluir
    10. Que livro intrigante, sabe qual obra me lembrou? Maze Runner... Talvez não tenha nada a ver, para descobrir, preciso ler o livro.
      Eu gosto muito de distopias, ainda mais quando tem florestas como parte fundamental da trama. Parece que cria um ar misterioso, não é? Não conhecia a obra ainda, mas pelo seu ponto de vista, pude ver que se trata de uma história muito boa...
      Vou pesquisar mais sobre a série para ter certeza se a colocarei na minha lista de desejados!
      Parabéns pela resenha e sucesso!
      Filipe Penasso - Pena Pensante

      ResponderExcluir
    11. Oieee. Sabe que eu li o Doador e vi o filme e achei o filme 10 vezes melhor que o livro mas gostaria de saber o que aconteceu com o Jonas, é lógico! Mas não sei se teria paciência para ler o restante dos livros mesmo este sendo o melhor. Ou eu pularia mas aí não teria graça e eu nem conseguiria fazer isso. hahahahaah

      Beijos,

      Greice Negrini

      Blogando Livros
      www.blogandolivros.com

      ResponderExcluir
    12. Nossa! Nem sabia que o Doador de Memórias tinha sequência e só assisti ao filme, mas fiquei louca pelo livro. Descobri a sequência com sua resenha, será que vai ter uma sequência de filmes também? O primeiro é ótimo.
      dorothybz.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    13. Oi Maiah!

      Eu tenho bastante interesse nessa série, assisti o filme e gostei bastante, mas ainda não tive o prazer e o tempo para ler. Fico feliz de saber que no terceiro volume todas as histórias e encontram, fico feliz mesmo, porque isso mostra que o autor tem propósito. Espero poder ler logo ♥

      beijo!

      ResponderExcluir
    14. Olá!

      Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, e vejo que é uma série que divide um pouco as opiniões. Acho a proposta do livro bem interessante, mas no momento estou correndo de "novas" séries, por isso deixo a dica passar. Contudo, anotarei a dica para futuramente.

      Beijos,
      entreoculoselivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    15. Oi
      Gostei de saber que esse livro faz os dois primeiros se encontrarem. Confesso que estava com receio de arriscar a leitura, já que os outros não funcionaram muito bem para mim, mas agora estou mais animada.
      Espero ler em breve!
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    16. Oie.
      Amei esse filme, mas ainda não consegui ler o livro e nem sei se vou, as capas me irritam demais e o tema não chama tanta a atenção assim para mim, acho que deve ser porque eu vi o filme sabe?
      Mas que bom que você segue firme na leitura e que goste.
      Bjokas

      ResponderExcluir
    17. Olá.
      Falam muito bem dessa série para mim e apesar dela estar na minha lista de leituras eu sinto que sempre vou acabar colocando ela para trás, e que coisa da Arqueiro fazer isso com as capas, normalmente eles são mais cuidadosos.
      Bj

      ResponderExcluir
    18. Oie!
      Eu não sabia que era uma série! Agora fiquei curiosa.
      Eu só conheci a história pelo filme, e particularmente eu adorei.
      Adoro distopias e por isso essa vai pra minha listinha de compras.

      Beijinhos da Mady.
      Blog O Mago dos Livros

      ResponderExcluir
    19. Oi, tudo bem?
      Confesso que não sou fã de séries, mas eu tenho curiosidade com essa e esse livro parece ser bacana mesmo! Achei interessante essa coisa de Vilarejo e de certa forma bonito a forma como eles vivem e acolhem todos os que foram rejeitados. Enfim, fiquei curiosa com a historia, acredito que seria conquistada, por isso vou tentar adquirir os volumes anteriores e ler.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    20. Oi, li outras resenhas e achei bem legal. Mas, meu objetivo é assistir o filme antes, principalmente por ser uma distopia.

      ResponderExcluir
    21. OI Mah tudo bom,? Gata, sobre esse livro: quero. Quero ler essa série pq alguém finalmente entendeu que distopia não precisa ter 900 páginas ♥ é muita desgraça gente. Kkkk. Então quero. Não vi o filme mas quando vi que os livros são miniaturas, amei. Quero muito ler. Não sabia que as duas primeiras histórias eram desconexas, mas, gostei e saber. OBG pela resenha desse livro amorzinho. Haja. Beeeeijos tayletitshine.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    22. Oie!!!
      Que bom que você curtiu a leitura deste livro! Já li outras resenhas deste livro e todas possuem como ponto em comum a característica de dizer que este foi o melhor dos três livros da série.
      Talvez seja porque neste livro as personagens dos anteriores foram incluídos, o que faz o leitor ter uma visão maior de toda a história. Mas sua resenha me deu a impressão desta história ser mais bem trabalhada.E também me deixou um pouco curiosa quanto a esta floresta e aos poderes deste mensageiro!
      Mas só lendo pra eu descobrir e ter uma opinião sobre isso né?
      Valeu pela dica!
      Bjinhos ;)
      Elaine M. Escovedo
      www.caminhandoentrelivros.com.br

      ResponderExcluir
    23. Oi Maiah, tudo bem?
      para ser sincera eu nunca senti vontade de ler essa série, talvez por eu não curtir muito distopias, mas fiquei feliz em ver que você gostou do livro e que recomenda. Talvez uma hora dessas dou uma chance e quem sabe mudo de ideia né?

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    24. Olá!
      Sua resenha está bem explicativa, e me chamou a atenção. Não sabia que esse livro era uma continuação da série O Doador de Memórias. Eu sempre tive curiosidade em conhecera história dessa série, mas a oportunidade não chegou. Ver os personagens de outros livros é maravilhoso, por que sempre fica aquela curiosidade de saber o que aconteceu com eles.
      Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
      Beijinhos!

      ResponderExcluir