• Início ♥
  • Sobre ♥
  • Contato ♥
  • Layouts ♥
  • Resenhas ♥
  • Parcerias ♥
  • Rádio ♥
  • 01 agosto, 2016

    Resenha: Millennium #02 - A Menina Que Brincava Com Fogo - Stieg Larsson


    A Menina Que Brincava Com Fogo é o 2° livro da série Millennium, escrita pelo Sueco Stieg Larsson e publicada no Brasil pela Editora Companhia das Letras.


    O livro tem um total de 608 páginas e está dividido em prólogo mais 4 capítulos. Os capítulos são bem grandes, mas tem várias subdivisões, o que ajuda a não tornar uma leitura cansativa. A tradução foi feita por Dorothée de Bruchard.


    A diagramação está bem agradável com um bom tamanho de fonte, páginas amareladas, bons tamanhos de margens e espaçamentos e uma capa muito linda!


    Sinopse: "Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade", raciocina Lisbeth Salander, protagonista de A menina que brincava com fogo, de Stieg Larsson. O autor - um jornalista sueco especializado em desmascarar organizações de extrema direita em seu país - morreu sem presenciar o sucesso de sua premiada saga policial, que, somente na Europa, já vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares. Nada é o que parece ser nas histórias de Larsson. A própria Lisbeth parece uma garota frágil, mas é uma mulher determinada, ardilosa, perita tanto nas artimanhas da ciberpirataria quanto nas táticas do pugilismo, que sabe atacar com precisão quando se vê acuada. Mikael Blomkvist pode parecer apenas um jornalista em busca de um furo, mas no fundo é um investigador obstinado em desenterrar os crimes obscuros da sociedade sueca, sejam os cometidos por repórteres sensacionalistas, sejam os praticados por magistrados corruptos ou ainda aqueles perpetrados por lobos em pele de cordeiro. Um destes, o tutor de Lisbeth, foi morto a tiros. Na mesma noite, contudo, dois cordeiros também foram assassinados: um jornalista e uma criminologista que estavam prestes a denunciar uma rede de tráfico de mulheres. A arma usada nos crimes - um Colt 45 Magnum - não só foi a mesma como nela foram encontradas as impressões digitais de Lisbeth. Procurada por triplo homicídio, a moça desaparece. Mikael sabe que ela apenas está esperando o momento certo para provar que não é culpada e fazer justiça - a seu modo. Mas ele também sabe que precisa encontrá-la o mais rapidamente possível, pois mesmo uma jovem tão talentosa pode deparar-se com inimigos muito mais formidáveis - e que, se a polícia ou os bandidos a acharem primeiro, o resultado pode ser funesto, para ambos os lados. A menina que brincava com fogo segue as regras clássicas dos melhores thrillers, aplicando-as a elementos contemporâneos, como as novas tecnologias e os ícones da cultura pop. O resultado é um romance ao mesmo tempo movimentado e sangrento, intrigante e impossível de ser deixado de lado.


     A Menina Que Brincava Com Fogo 2° livro da ex-trilogia e atual série Millennium, se passa dois anos depois dos acontecimentos que marcaram o 1° livro Os Homens que Não Amavam as Mulheres e nós acompanhamos mais uma vez os personagens Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist.
    A revista Millennium está prestes a lançar uma reportagem bombástica que fala sobre o tráfico de mulheres na Suecia, um grande escândalo que envolve desde repórteres, policiais e até juízes.

    Quando a reportagem estava prestes a ser finalizada os dois autores dessa denuncia são friamente assassinados no apartamento em que moravam e como se isso tudo já não fosse demais para a cabeça de Mikael Blomviskt, que fica muito abalado, ele fica completamente chocado a saber que a principal suspeita do crime é ninguém menos que Lisbeth Salander.
    As impressões digitais de Lisbeth são encontradas na arma do crime, além disso na mesma noite desse crime, uma terceira pessoa que tem ligação com Salander também é assassinada com a mesma arma o que a tornam a principal suspeita dos homicídios.

    Lisbeth está sendo procurada por toda a polícia por triplo homicídio e está desaparecida. Mikael não acredita na culpa de Salander, já que a conheceu bem no caso anterior que trabalharam juntos. Então Blomkvist decide se empenhar junto com todos da Millennium em descobrir quem matou seus dois amigos e porque, e assim inocentar Lisbeth de todas as acusações.
    Na busca pela verdade tanto ele quanto Salander, acabam se deparando com um cenário cheio de perigos e de segredos.
    Segredos que envolvem um grande esquema de corrupção com o envolvimento de jornalistas, promotores, juízes e policiais. E que acabam tendo uma ligação com o passado sombrio de Lisbeth.

    O livro é todo narrado na terceira pessoa, com o ponto de vista alternando entre a Lisbeth e o Mikael. Assim como no 1° livro, a narrativa continua maravilhosa e nos faz não querer desgrudar das páginas enquanto não desvendamos o mistério.
    O autor tem uma narrativa bem descritiva, então preparem-se para uma história cheia de detalhes e muito bem construida.
    A ação só começa realmente na metade do livro, e a partir desse momento a leitura tem um ritmo alucinante.
    Na 1° metade do livro o autor vai construindo os fatos que desencadearam os grandes acontecimentos da história.

    Não pensem que pelo fato de a primeira parte da história não ter tanta ação, a leitura se torna chata ou cansativa, pois definitivamente não é! A história inteira é interessante e muito bem desenvolvida, de uma maneira que nós faz viciar na leitura.
    Os personagens continuam maravilhosos, e muito bem desenvolvidos. A Lisbeth é uma personagem maravilhosa e esse livro só fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela personalidade e inteligência sensacionais que essa mulher tem. Lisbeth Salander é sem dúvidas uma das personagens femininas mais icônicas e incríveis da literatura.

    Eu gostei muito desse 2° livro, foi uma leitura sensacional, e apesar de ter achado o 1° livro melhor, esse não deixa a desejar de maneira alguma.
    O livro tem uma temática mais forte, portanto não é recomendado para todo o tipo de público. Mas para quem está procurando por uma leitura fabulosa, com uma heroína completamente diferente de todas e com uma trama instigante e muito bem desenvolvida, onde todas as pontas se encaixam perfeitamente, recomendo expressamente esse livro para você!
    Fica então a dica de um incrível romance policial, para todos que gostem do gênero e que apreciem um livro sensacional e repleto de críticas a sociedade e ao machismo.

    "Inocentes não existem. Em compensação, existem diferentes níveis de responsabilidade."

    Classificação:

    27 comentários:

    1. Olá
      Adorei a resenha e as fotos, por sinal essas novas edições estão maravilhosas heim.. fico babando na minha estante. Quando li esse livro, também gostei bastante, especialmente por conta das conexões e alguns detalhes. Também acho que a leitura, em nenhum momento, se torna cansativa, já que consegue envolver bastante o leitor.
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Oie amoreca.. essa série já passou por minhas mãos algumas vezes e pra ser bem sincera não senti nem um pouco de vontade de ler... parece ser muito cansativa embora sua resenha diga o contrário.
      Até tentei começar a leitura.. mais algumas vezes achei muito forte pra mim, no momento!!! Quem sabe futuramente! Os livros tem dessas coisas, sabe como é né!!!
      Ah... adorei suas fotos, parabéns!!!

      Beijokas!!!

      www.facesdeumacapa.com.br

      ResponderExcluir
    3. Olá querida amiga embora a capa seja linda eu não gosto de livros que sejam séries ou triologia sou assim embora eu já tenha lido muitas bom o enredo não me chamou a atenção e ainda mais que ele é muito detalhado ele não vai entrar pra minha lista com certeza mesmo assim você deu cinco estrelas então creio que vale muito a leitura e fico feliz que você tenha gostado da leitura tenho um amigo que vai adorar conhecer essa série então vou indicar Com certeza para ele eu realmente Adorei a capa ela me chamou muito atenção um beijo grande e boas leituras em agosto

      ResponderExcluir
    4. Olá querida amiga embora a capa seja linda eu não gosto de livros que sejam séries ou triologia sou assim embora eu já tenha lido muitas bom o enredo não me chamou a atenção e ainda mais que ele é muito detalhado ele não vai entrar pra minha lista com certeza mesmo assim você deu cinco estrelas então creio que vale muito a leitura e fico feliz que você tenha gostado da leitura tenho um amigo que vai adorar conhecer essa série então vou indicar Com certeza para ele eu realmente Adorei a capa ela me chamou muito atenção um beijo grande e boas leituras em agosto

      ResponderExcluir
    5. Sou uma grande admiradora da série e amo a Lisbeth em um nível que eu não me reconheço ao listar suas qualidades. Este livro ficou impressionantemente bom e eu sofri e fugi com a protagonista o livro inteiro. Adorei a abordagem do tema e quando o livro terminou, corri par ao terceiro volume, totalmente viciada!!!
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    6. Olá, tudo bem?! Confesso que li sua resenha bem por cima pois estou com o livro o Homem quem não amava suas mulheres para ler e fiquei com medo de ter spoilers. Fiquei intrigada em saber que esse livro é ainda mais forte que o primeiro. E pretendo ler logo que eu concluir a leitura do primeiro volume.
      BJ

      ResponderExcluir
    7. Ola Ma lindona ainda não li nenhum dos livros, leio muitos elogios a escrita do autor, pelo visto os personagens foram muito bem construídos e bem estruturados, pretendo assistir o filme e conhecer essa série. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    8. Olá, Maiah!
      Sou suspeita pra falar dessa trilogia, pois até hoje nenhuma a superou como minha queridinha de romance policial.
      Adoro a Lisbeth, e pelo fato desse livro ser mais focado nela se tornou o meu favorito de toda a série. Gostei de desvendar o passado dela e entender melhor porque ela agia e fazia o que fazia.
      Gostei das lombadas desses livros, deixa o box mais visível. Mas ainda não consigo gostar das capas dessa nova edição, haha. Tenho o box da antiga, e acho ele um amorzinho <3

      Confissões de uma Mãe Leitora

      ResponderExcluir
    9. Olá!
      Eu estava bem curiosa para ler uma resenha desse livro, ainda não li o primeiro mas o enredo me intriga bastante, Eu gostei de saber que foi uma boa leitura e curti muito a premissa. Acho que eu também vou gostar pois o livro me pareceu bem instigante mesmo com a primeira parte com menos ação.

      ResponderExcluir
    10. Olá Maiah,
      Já li a trilogia - e não sei se quero ler o quarto livro. Ler sua opinião sobre esse livro foi bem nostálgica, pois, inevitavelmente, acabamos misturando as histórias. Agora, que li, lembro dessa reportagem que iam publicar e do assassinato, lembro de alguns acontecimentos, mas não todos, sabe? Li os livros rápido, acho que em 10 dias li os três livros e tenho muita vontade de reler.
      Adorei sua resenha.
      Beijos

      ResponderExcluir
    11. Oi, tudo bem?
      Então, não conhecia essa série, mas confesso que não faz meu estilo, o fato de ser muito descritivo e ter muitos detalhes, a maior parte das vezes acaba tornando a minha leitura pesada, e por isso prefiro nem arriscar. Mas fico feliz que tenha gostado, e parabéns pela resenha, ela ficou ótima.

      ResponderExcluir
    12. Hey!
      Primeiramente: parabéns pela resenha, conseguiu me convencer de que esse livro é realmente bom. Não tinha conhecimento da série, e esse foi o meu primeiro contato, e embora vocÊ tenha dito que o primeiro livro é melhor, não me deixou desanimada com esse. Eu quase nunca leio romances policiais, embora eu adore o gênero, é apenas muito difícil achar algo que realmente me agrade. A personagem Lisbeth parece ser realmente interessante e instigante, principalmente por ela ter sido acusada de homicídio.
      Um abraço!

      http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Olá!
      Essa é uma das trilogias (agora série) que mais quero ler!
      Eu assisti os filmes (versão sueca) e fiquei apaixonada! Lisbeth é uma personagem incrível!
      Apesar do livro ser um pouco lento no início e ser beeem descritivo, acho que todo resto compensa! Gosto de narrativas alternando pontos de vista e fico feliz de saber que o autor foi capaz de nos viciar na leitura.
      Espero ter oportunidade de ler os livros ainda esse ano!
      Amei a resenha!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    14. Olá!! :)

      Eu já ouvi flaar muito desta coleção e ate estou interessado so não sei se me darei bem com o tipo de leitura, mas isso so mesmo lendo não e? :) ahah

      Ainda bem que apreciaste assim tanto a leitura ainda que prefiras o priemiro volume! :) Receio um pouco o facto de abordar temas fortes, mas fico contente que seja um livro bem contruído e com uma narrativa instigante! :)

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    15. Oi!
      Faz séculos que li esse livro, e realmente achei a escrita incrível, porém sem superar o primeiro livro que é incrivelmente foda, e tem um tema foda também!.
      Mas a impressão que tive quando parei essa leitura, foi que o autor poderia ter terminado o livro ai, ou ao menos ela ter dado um tiro na cabeça de uma vez daquela pessoa, porque comecei a ler o quarto livro e veio todo aquele drama envolvendo essa pessoa e a lisbeth, e queria socar ela por não ter matado ele de uma vez kkkkkk
      Enfim, preciso muito reler a série pra ver se eu animo de ler o terceiro livro também

      ResponderExcluir
    16. Oi, Maiara

      Ótima resenha. Apesar de eu não sentir vontade de ler os livros, não posso negar que acho a história extremamente instigante e inteligente, mas ela não faz o meu gênero.
      Sempre leio muitos elogios em relação a Lisbeth. Que bom que mesmo não superando o primeiro, o livro continuou sendo uma boa leitura pra você.

      Beijos

      ResponderExcluir
    17. Olá!
      Nunca tive curiosidade com essa história, mas sua resenha me despertou muito interesse. Achei os capítulos bem grandes e se não tivessem essas pausas me desanimaria um pouco para ler, mas você também falou que o livro flui muito bem etão imagino que tenha sido uma ótima leitura para você.
      Beijos.
      arsenaldeideiasblog.wordpress.com

      ResponderExcluir
    18. Eu não li nenhum livro do autor ainda apesar do meu interesse neles. Espero que o fato de ter "alongado" a série não resulte em livros com uma queda de qualidade.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    19. Oi!
      Eu tenho muito interesse em ler essa série, principalmente porque leio tanta coisa boa a respeito. Eu nunca me importei para livros que possuem pouca ação, acredito que tudo tenha que estar na medida certa. Adorei ler suas impressões e espero ler me breve os os dois livros. :)


      beijo!

      ResponderExcluir
    20. A história parece ser bem interessante, mas não sei se letria. Já ouvi falar da autora e seus livros são bem elogiados. Que ótimo que apesar da primeira parte não ter tanta ação a leitura ainda é viciante. A resenha ficou maravilhosa!
      Virando Amor

      ResponderExcluir
    21. Oiii!

      Tenho uma amiga que é apaixonada por essa série de livros e eu tenho curiosidade em conhecer, mas não no momento.
      Acho que é normal o primeiro ser mais trabalhado e viciante, mas fiquei feliz em saer que esse é tão bom quanto e espero que o próximo também seja!

      A resenha está ótima!!

      beijinhos

      ResponderExcluir
    22. Ainda bem que os capítulos têm essas subdivisões, ou eu acabaria enlouquecendo! Rs... Amei o primeiro livro da série e estou louca pra ler esse, que bom que mesmo você tendo achado o primeiro melhor esse não foi atingido pela maldição do segundo livro e não deixou a desejar. A Lisbeth é mesmo uma personagem incrível!

      ResponderExcluir
    23. Oi, tudo bem?
      Eu confesso que não costumo ler esse gênero literário, mas que tenho uma certa curiosidade com essa série, por isso fiquei animada com sua resenha. Bom, a Lisbeth parece ser uma personagem incrível mesmo e apesar de não curtir muito narrativas bem descritivas, imagino que seria conquistada pela história e todos os mistérios. Enfim, gostei muito da sua resenha, espero ler a serie algum dia.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    24. Oi flor
      Perdi o "time" para ler essa trilogia e acabei lendo tantas resenhas que perdi a empolgação. Efeito inverso, pois sinto que conheço demais esses livro entende?
      Mas amei ser sua resenha tão empolgada e ao mesmo tempo tão clara. Adoro capítulos com subdivisões, pois facilita a leitura. Adoro as descrições das personagens.
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    25. Eu tenho muita vontade de ler essa serie, mas sempre que leio alguma resenha de algum dos livros eu fico com a sensação de que não é o tipo de livro para mim, pelo menos não no momento.
      Acho que pode ser o fator de ser uma história mais densa, com uma temática mais forte e isso é algo que eu estou meio que evitando no momento por vários motivos.
      Que bom que mesmo com os capítulos longos e a história com pouca ação inicial o livro consegue ser tão bom a ponto de conquistar e te fazer recomendar a leitura.
      Quem sabe mais para frente eu coloque os livros na lista de leituras já que tenho a sensação de que é um livro mais do que válido.
      Beijinhos,
      Lica
      Amores e Livros

      ResponderExcluir
    26. Olá!
      Eu não li o primeiro livro, mas vi o filme. A história é bem forte e intensa. Achei esse segundo livro na mesma sintonia que o primeiro. Ser acusado de um crime não é fácil. Fiquei com pena da Beth, sempre sofrendo na mão dos poderosos. Espero que ela consiga se safar dessa.
      Adorei a sua resenha.
      Beijinhos!

      ResponderExcluir
    27. Olá, tudo bom?

      Você acredita que eu ainda não li essa ex-trilogia? Eu vejo recomendações há anos e sempre penso em começar a ler, mas algo acaba me atrapalhando. Fiquei até assustada quando vi que esse livro só tinha 4 capítulos, sendo que possui mais de 600 páginas, mas aí li que ele tem subdivisões, rs. Adoro suspenses, ainda mais envolvendo perigo para quem está investigando, então essa obra é um prato cheio para mim. Juntando tudo isso com uma narrativa envolvente e temos uma série que eu preciso ler urgentemente :)

      Enfim, adorei sua resenha. Obrigada pela dica ;)

      Beijos.

      http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir